[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS

Responder
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por sflopes »

Contacte o LauAlf zona de Sintra.
Pessoa competente para esse serviço.
Avatar do Utilizador
Nandoreis
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 10 nov 2018, 04:00
Veículos: Golf mk4 sr 1.6 2001
Localização: Barbacena

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Nandoreis »

Como instalar o sensor de nível do óleo
carloscdourado
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 14 jun 2019, 00:19
Veículos: Golf Sportline 2.0 Gasolina MK4,5
Localização: Brazil

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por carloscdourado »

Semir Gerkhan Escreveu: 08 set 2010, 23:18 Boas, depois de ser esclarecido sobre a mudança de quadrante normal ou com computador de bordo pequeno, houve users que disseram para partilhar o que aprendi. Assim decidi fazer um DIY. Então, cá vai.

Nota: Tenham sempre muita atenção no que diz respeito ao CAN BUS e Imobilizador. Comprem só quando tiverem a certeza que o vosso quadrante tem CAN BUS, e com o IMMO correcto. Antes de fazerem estas operações desliguem sempre a bateria!

DIY para desmontarem o volante:
:arrow: http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 14&t=39480 by user Queiros;

:arrow: Quadrante FIS que será instalado:
Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:
Imagem

Este quadrante não tem qualquer computador de bordo. Para trocá-lo pelo FIS é preciso, em 1º de tudo, saber se o vosso carro tem CAN-BUS. Se tiver, sigam o 1º passo, se não tiver, terão de adquirir e instalar um adaptador para CAN BUS.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Manete para computador de bordo;

Imagem


Boa noite amigo!!!! Primeiro de tudo parabéns pelo Tutorial!!! continue fazendo ele!!!! segundo tenho uma duvida, meu quadrante é o 1JE 920 846 D gostaria de saber como faço para colocar a autonomia no CB, eu tenho o VAG-COM 18.9.1, mas não tenho o VAG-TACHO, o que eu precisaria?????? desde já agradeço!!! abraço

ahh eu sou Brasileiro! :wink:

:arrow: 4 fios para fazerem a ligação;
:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Desmontem o volante, se precisarem de ajuda usem o DIY do Queiros que está no inicio da pagina.

5º Passo
:arrow: Com o volante retirado, passem os 4 fios desde a zona da manete até à zona do quadrante. Depois, liguem os fios ao quadrante FIS novo e à manete, e montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram. A seguir, montem a manete e depois o volante e o airbag.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante tem um pequeno computador de bordo na zona das horas. O procedimento para alterá-lo é igual do de cima, tem de ter CAN BUS. A diferença é que já trás a manete e os fios, é só alterar (se tiverem CAN BUS).

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante já traz o computador de bordo normal, com meio ecrã. Para trocar para FIS, é mais fácil, é só desmontar um e montar outro.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

E pronto, quanto à parte física está tudo explicado, agora é que dói.
Para o quadrante ficar operacional, é preciso casarem as chaves com o quadrante e meter os vossos km. Para isso, vão precisar do VAGTACHO.
Podem meter os seguintes extras no quadrante:

Com VAGCOM:
:arrow: Activar aviso sonoro dos cintos de segurança;
:arrow: Activar aviso sonoro de porta aberta;

Com VAGTACHO
:arrow: Activar autonomia;
:arrow: Activar mensagem WELCOME ao ligar a ignição;
:arrow: Mudar o icone de portas abertas;
:arrow: Etc...

O que precisam de saber sobra as referências:

Vamos usar como exemplo o quadrante 1J5 920 845 CX.

1J5 - Sport Edition. Se for 1J0 é o normal.
920 - Quadrante com CAN BUS. Se for 919 não tem CAN BUS.
8 - Km/h. Se for 9, é em mph.
4 - Display FIS. Se for 2 é MFA, se for 0 não tem Computador de Bordo.
5 - IMMO 2. Se for 6 tem IMMO 3
C - Diesel. Se for A é gasolina, excepto o motor 1.4 que não tem letra.
X - Revisto/recondicionado pelo fabricante (Obrigado Karl Martin)


Depois de tudo isto, ficam tudo operacional.
Desde já agradeço aos users sport999leonfr e Karl Martin por me terem esclarecido várias duvidas.
Algumas fotos são do fórum Golfiv.fr, outras minhas, outras daqui. Depois vou melhorando o DIY para ficar mais esclarecedor.

Espero ter ajudado
Última edição por carloscdourado em 14 jun 2019, 01:57, editado 1 vez no total.
carloscdourado
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 14 jun 2019, 00:19
Veículos: Golf Sportline 2.0 Gasolina MK4,5
Localização: Brazil

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por carloscdourado »

Semir Gerkhan Escreveu: 08 set 2010, 23:18 Boas, depois de ser esclarecido sobre a mudança de quadrante normal ou com computador de bordo pequeno, houve users que disseram para partilhar o que aprendi. Assim decidi fazer um DIY. Então, cá vai.

Nota: Tenham sempre muita atenção no que diz respeito ao CAN BUS e Imobilizador. Comprem só quando tiverem a certeza que o vosso quadrante tem CAN BUS, e com o IMMO correcto. Antes de fazerem estas operações desliguem sempre a bateria!

DIY para desmontarem o volante:
:arrow: http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 14&t=39480 by user Queiros;

:arrow: Quadrante FIS que será instalado:
Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:
Imagem

Este quadrante não tem qualquer computador de bordo. Para trocá-lo pelo FIS é preciso, em 1º de tudo, saber se o vosso carro tem CAN-BUS. Se tiver, sigam o 1º passo, se não tiver, terão de adquirir e instalar um adaptador para CAN BUS.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Manete para computador de bordo;

Imagem

:arrow: 4 fios para fazerem a ligação;
:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Desmontem o volante, se precisarem de ajuda usem o DIY do Queiros que está no inicio da pagina.

5º Passo
:arrow: Com o volante retirado, passem os 4 fios desde a zona da manete até à zona do quadrante. Depois, liguem os fios ao quadrante FIS novo e à manete, e montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram. A seguir, montem a manete e depois o volante e o airbag.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante tem um pequeno computador de bordo na zona das horas. O procedimento para alterá-lo é igual do de cima, tem de ter CAN BUS. A diferença é que já trás a manete e os fios, é só alterar (se tiverem CAN BUS).

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
:arrow: Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

:arrow: Para quem tem um quadrante destes:

Imagem

Este quadrante já traz o computador de bordo normal, com meio ecrã. Para trocar para FIS, é mais fácil, é só desmontar um e montar outro.

Material necessário:
:arrow: Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);

Imagem

:arrow: Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)

Como fazer :?:

1º Passo
:arrow: Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:

Imagem

2º Passo
:arrow: Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.

3º Passo
:arrow: Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.

4º Passo
:arrow: Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.

Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:

Imagem

E pronto, quanto à parte física está tudo explicado, agora é que dói.
Para o quadrante ficar operacional, é preciso casarem as chaves com o quadrante e meter os vossos km. Para isso, vão precisar do VAGTACHO.
Podem meter os seguintes extras no quadrante:

Com VAGCOM:
:arrow: Activar aviso sonoro dos cintos de segurança;
:arrow: Activar aviso sonoro de porta aberta;

Com VAGTACHO
:arrow: Activar autonomia;
:arrow: Activar mensagem WELCOME ao ligar a ignição;
:arrow: Mudar o icone de portas abertas;
:arrow: Etc...

O que precisam de saber sobra as referências:

Vamos usar como exemplo o quadrante 1J5 920 845 CX.

1J5 - Sport Edition. Se for 1J0 é o normal.
920 - Quadrante com CAN BUS. Se for 919 não tem CAN BUS.
8 - Km/h. Se for 9, é em mph.
4 - Display FIS. Se for 2 é MFA, se for 0 não tem Computador de Bordo.
5 - IMMO 2. Se for 6 tem IMMO 3
C - Diesel. Se for A é gasolina, excepto o motor 1.4 que não tem letra.
X - Revisto/recondicionado pelo fabricante (Obrigado Karl Martin)


Depois de tudo isto, ficam tudo operacional.
Desde já agradeço aos users sport999leonfr e Karl Martin por me terem esclarecido várias duvidas.
Algumas fotos são do fórum Golfiv.fr, outras minhas, outras daqui. Depois vou melhorando o DIY para ficar mais esclarecedor.

Espero ter ajudado
Boa noite amigo!!!! Primeiro de tudo parabéns pelo Tutorial!!! continue fazendo ele!!!! segundo tenho uma duvida, meu quadrante é o 1JE 920 846 D gostaria de saber como faço para colocar a autonomia no CB, eu tenho o VAG-COM 18.9.1, mas não tenho o VAG-TACHO, o que eu precisaria?????? desde já agradeço!!! abraço

ahh eu sou Brasileiro! :wink:
carloscdourado
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 14 jun 2019, 00:19
Veículos: Golf Sportline 2.0 Gasolina MK4,5
Localização: Brazil

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por carloscdourado »

Formigoni Escreveu: 17 ago 2017, 19:44 Boas pessoal...

Como havia dito acima, fiz a troca do quadrante da minha carrinha por um FIS full e estou feliz da vida com isso.
Consegui mudar algumas configurações para acender ponteiros e acionar a autonomia no CB.

A minha dúvida agora é o seguinte...

Quando meu tanque de combustível entra no modo reserva, acende a luz laranja na parte de cima do display por alguns instantes e depois ela se apaga...
Nos mais modernos a luz continua acessa até que haja um novo abastecimento.
Existe alguma forma de se deixar acessa direta mudando-se alguma coisa no código do software do quadrante ?? Alguem sabe sobre isso ??

Obrigado
Formigoni
Boa tarde Formigoni!! desculpa incomodar meu amigo, me Chamo Carlos, moro no Brasil também, mais precisamente na Bahia, e tenho um Golf sportline do ano de 2013 chamado no brasil de MK4,5, o quadrante de instrumentos dele é o 1JE 920 846 D, que foi aplicado nos Golf's dos anos 2000 até 2006 acho, enfim, e ai o que acontece, o meu CB não mostra a autonomia do veículo, e eu estou desesperado atrás de alguém que me ajude, e verifiquei que você conseguiu ativar!!! por favor se possível poderia me passar como você fez isso. Estou precisando muito disso meu amigo, ficarei eternamente grato se conseguir me ajudar cara!!!! desde já agradeço qualquer ajuda!! abraço!
carloscdourado
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 14 jun 2019, 00:19
Veículos: Golf Sportline 2.0 Gasolina MK4,5
Localização: Brazil

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por carloscdourado »

Magrão SP br Escreveu: 15 jul 2017, 04:20 Então andei lendo aqui sobre a troca do painel do meu carro um golf 2003 painel sem CB climatronic

Comprei um painel
1JE920 846D VDO
E seta com controle de CB

Gostaria de saber se casar o painel com o carro ira funcionar as funções do painel ( autonomia ,etc)e a comunicação de seta com painel como tem que ser feita precisa alterar chicote?
Boa tarde amigo!! você teve alguma novidade com relação a esse CB, tipo conseguiu adicionar a autonomia nele?? o meu golf 2013 tem esse mesmo painel 1JE920 846D VDO V01, e estou desesperado em como ativar a função de autonomia no meu golf!! Se possível poder me ajudar ficarei eternamente grato, moro na Bahia. Abraços!!! me ajude por favor!!!
NVRSystem
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 03 dez 2018, 22:06
Veículos: VW Golf4 1.9 TDI 25th anniversary
Localização: Leiria

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por NVRSystem »

Depois de andar a pesquisar por aqui e pelo amigo google, fiquei com a ideia que consigo fazer isto rápido, no meu caso, tenho um quadrante 1j0 920 805E, pelo 920 deduzo que tenha can bus, pelo que tenho lido, é immo2 a troca por um 1j5 920 846 será relativamente simples.

É necessário também a manete dos piscas para o cruise control -1J0953513 e a respectiva cablagem (1J0971425) ou uma manete já com tudo no pack.

A referência à manete do limpa vidros que penso ser esta -4b0953503h, a respectiva instalação eléctrica e como fazer, alguma ajuda com isto?

Tenho de ponderar o investimento e ter um noção da dor de cabeça.
Última edição por NVRSystem em 22 jul 2019, 11:26, editado 1 vez no total.
RockyBoy
Amateur
Amateur
Mensagens: 435
Registado: 28 nov 2007, 18:47
Localização: Aveiro - Ilhavo

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por RockyBoy »

se quiser eu posso fazer a montagem mesmo que traga o material.. sou de aveiro
Imagem
Audi A3 8L Restyling- 1.9 TDI 110cv Imagem
NVRSystem
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 03 dez 2018, 22:06
Veículos: VW Golf4 1.9 TDI 25th anniversary
Localização: Leiria

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por NVRSystem »

Boas, obrigado pela rápida resposta, gostava de confirmar as peças todas e se a questão do quadrante se este que indiquei serve ou não.

Assim de repente quadrante + manetes fora mão de obra ronda 400€ é uma modificação que não fica barata, ainda quero confirmar se tenho o sensor de temperatura exterior também.
RockyBoy
Amateur
Amateur
Mensagens: 435
Registado: 28 nov 2007, 18:47
Localização: Aveiro - Ilhavo

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por RockyBoy »

Se quiser eu tenho todo o material necessário.. quadrante full fis sport edition original + manete + etc... posso fornecer tudo e montar tudo..

abraço
Imagem
Audi A3 8L Restyling- 1.9 TDI 110cv Imagem
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por ravager »

NVRSystem Escreveu: 22 jul 2019, 11:29 Boas, obrigado pela rápida resposta, gostava de confirmar as peças todas e se a questão do quadrante se este que indiquei serve ou não.

Assim de repente quadrante + manetes fora mão de obra ronda 400€ é uma modificação que não fica barata, ainda quero confirmar se tenho o sensor de temperatura exterior também.
Se não tiveres climatronic, 99% de certeza que não tens esse sensor.
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por paulo1337 »

ravager Escreveu: 10 nov 2019, 14:17 Se não tiveres climatronic, 99% de certeza que não tens esse sensor.
Nem mais nem menos ;)
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por ravager »

No que toca à codificação, uma dúvida:

Troquei no meu carro o quadrante e apliquei um quadrante IMMO3 (com CB) onde originalmente estava um IMMO2. No que toca ao hardware, foi só seguir os passos, aplicar os fios na ficha verde e na da manete, montar o quadrante, ficou logo tudo impecável.

A minha questão é na codificação. Saquei o PIN do quadrante com o commander e liguei o VAG-COM. Codifiquei as chaves todas do meu carro, na adaptation fiz o coding do quadrante correcto para o meu carro, porque aquele quadrante tinha lá avisos de nível do óleo e sensores de pastilhas dos travões que o meu carro não tem, e o velocímetro estava configurado para um ARL e o meu é um AHF.

Contudo, no VCDS, num dos campos "Extra", onde diz o ID do imobilizador, aparece lá o VIN do carro donde o quadrante veio. Isto é normal (dado estar a meter um immo3 onde estava um immo2, e o immo3 é que guarda o VIN do carro), ou devia aparecer o meu VIN no campo "Extra"? Esqueci-me de algum passo?

O carro trabalha, marca a velocidade certa, o CB está fixe, funciona tudo impecável.
É só este detalhe que me deixou a pensar se não fiz algo mal.
RockyBoy
Amateur
Amateur
Mensagens: 435
Registado: 28 nov 2007, 18:47
Localização: Aveiro - Ilhavo

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por RockyBoy »

é normal....
Imagem
Audi A3 8L Restyling- 1.9 TDI 110cv Imagem
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por ravager »

Certíssimo, só queria confirmar que não tinha feito nada de errado. Porque o carro pega lindamente, o quadrante em si funciona exactamente como o que saiu do carro, a única coisa é que aparecia o VIN do carro do qual o quadrante saiu.. e pensei que às vezes estivesse a fazer algo mal
Responder