falhas a frio..

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Boas.

Conforme o titulo, ando com o seguinte problema:

O carro ao pegar, passado alguns segundos, começa a tremer um bocado, em ponto morto, notando-se pequenas falhas na injecção....sentindo-se a vibração no volante. O carro pega bem, não deita fumos, puxa bem e a quente, parece um relógio suíço.O conta-rotações não varia.

Carregar na embraiagem ou não, é indiferente.
Já foi metida cablagem nova nos injectores, ficou na mesma.
Leitura na máquina, dá valores excelentes, mas já se sabe que estes tem o valor que tem, ou seja, pode ser nenhum....

Alguém já passou por alguma situação parecida?
Porque senão, terei de mandar sacar os injectores e revisionar um a um....mas isso seria a opção ultima...

Sugestões?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: falhas a frio..

Mensagem por Golf_4_TDI »

Boas amigo, ora aí está exatamente o problema que tive anos e anos no meu carro. Anos e anos a estudar a fundo os injetor-bomba, tentativas e testes sem fim de melhorias. E acabou por ser o último suspeito a resolver as falhas...NO MEU CASO!!!
Vamos considerar que mecanicamente o motor está mesmo um relógio. Não vão cá haver cames e touches comidas 😅
Verificar o ponto do motor, 0 a 1 está ok, 0.5 ideial.
Verificar a válvula de retorno no filtro combustível, pouco provável, mas válido.
Verificar afinação mecânica dos injectores, nessa operação a inspecção visual aos componentes é essencial - batentes esféricos e parafusos de afinação dos injetores em ordem, e os veios de excêntricos a desgastes.
Verificar débitos da bomba tandem.
E por último reparar e afinar os injectores.
Boa sorte amigo. Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Todos os pontos referidos estão ok, excepto tentar os ultimos 2....
Curiosamente ontem de manha, pus a trabalhar e nada se passou....isto depois de no dia anterior ter feito uns 100km...

Para já acho que vou por em lista de espera....ficaria mais preocupado se a quente tivesse o mesmo comportamento.
Arvore de cames, valvula anti-retorno, cames, tem tudo novo com menos de 2 anos....

Independentemente disso, estou a pensar de facto tira-los, testar, meter bicos novos e demais peças da praxe...
Obrigado pelo feedback!
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Bem a partida vou mandar remover os injectores e fazer uma descarbonização/manutenção, ou em caso mais grave, meter bicos novos, selenoide, veio e o que for preciso...
Vou também mandar verificar a bomba tandem e talvez mandar revisionar.....afinal de contas já são quase 400k no bixo.
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 560
Registado: 04 dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: falhas a frio..

Mensagem por bora01 »

Como está a bateria? Digo isto porque o meu carro estava com bateria fraca à beira da morte, e por incrível que pareça tinha uma muito ligeira falha ao relantim que não se notava no ponteiro das rotações, só mesmo parado no transito mas mto ligeiramente. No passado sábado, morreu por completo a bateria de tal maneira que nem a ignição tinha quando ligava a chave. Depois de trocar a bateria, o relatim, parece um relógio suíço, quem diz bateria, diz alternador. Nada que começar pelo mais simples ;)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

A bateria é de 2013, mas pelo aparelho que tenho para medir e valendo o que vale, está boa.
Não sinto qq dificuldade em arrancar, e curiosamente as falhas começam uns 20 segundos após ligar o carro....

Tubos novos.
Anti.retorno novo.
Desconfio de algum problema na bomba Tanden, ou injectores....
Depois de quente, parece um relógio.....ou pelo menos nada noto.

também noto após ligar o carro, alguns estalidos em relés debaixo do guiador....até já pensei se algum controla qq coisa ligada a injecção, mas parece já ser paranóia...

A bateria é uma Varta Silver.
De resto tirando um assobio normal no turbo, puxa e anda bem, e faz boas médias em AE como era de esperar.

No entanto, no próximo fim de semana, aproveitando a tua dica, tenho uma pequena bateria nova, e vou ligar com os cabos a minha e simular a frio a ver o que acontece....nunca se sabe. :wink:
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: falhas a frio..

Mensagem por Golf_4_TDI »

SuperGolf Escreveu: 04 dez 2018, 13:36 também noto após ligar o carro, alguns estalidos em relés debaixo do guiador....até já pensei se algum controla qq coisa ligada a injecção, mas parece já ser paranóia...
Os estalidos que ouves é efetivamente o relé das velas de incandescência, para a função do "after glow", quando o motor está frio 😉
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Ah desconhecia!
Sempre a aprender....no entanto desconfio que as velas ainda são de origem....

Vou deixar o carro no fim do ano no mecânico, vai ser para tirar injectores e mandar revisionar. Aproveito, pois também está altura, bem como o turbo que parece um assobio gigante....
Entretanto meti o "osso de cão" no motor......e vou mandar revisionar mais umas coisas.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: falhas a frio..

Mensagem por gongasfrs »

podes deixar as velas que ele pega a mesma sem as velas ;)
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: falhas a frio..

Mensagem por Golf_4_TDI »

gongasfrs Escreveu: 07 dez 2018, 21:25 podes deixar as velas que ele pega a mesma sem as velas ;)
Nesta altura são capazes de fazer jeito apenas lá para os lados da serra da estrela 😅
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Eu sei disso malta...

Bem hoje abri o capot e deixei ao sol....e qd fiz uma maior inspecção ao motor, reparei, que o topo do filtro de gasoil está humedecido com acho que gasoil...
Das duas uma, ou um dos tubos que comprei na net está F****, ou a válvula anti retorno que meti, tem fuga....

Pode ser coincidência, mas pode advir daqui as mini falhas que tenho tido a frio.......
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: falhas a frio..

Mensagem por gongasfrs »

pode apanhar o circuito e vir dai sim.. limpa tudo e confirma amanha ou depois como está
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Já é tarde.....que se lixe vou dar uma lavadela......
também vou mandar vir uma valvula anti retorno original, just in case....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: falhas a frio..

Mensagem por Silver_Ajm »

Por vezes basta um dos orrings da válvula anti-retorno do filtro estar danificado para que haja uma fuga de gasóleo nessa zona...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: falhas a frio..

Mensagem por SuperGolf »

Bem depois do post ontem fiz 30km e estava sequissimo....ora bolas.
Não é por aqui.....

De qq modo vou mandar tirar os injectores e mandar para a Bosh para revisionar....ou até mesmo meter bicos novos.
Já são muitos km´s e convém revisionar essa parte importante do motor.

Outra pergunta:

Um gajo vai na AE, e sente vibrações e pancadinhas no volante....já sei que os pneus já não são novos, e criam vibrações, mesmo apesar de os ter a duas semanas calibrado....
Qual a parte da suspensão que mais conta na passagem e criação de vibrações parasitas? Triangulo?
Responder