Aston,AstonM Escreveu:Ora bem Dr. CAlves... Acho que está na hora de o Sr. tirar o chapéu.
Tiro o chapéu, sim senhor. Tens toda a razão e eu assumo o que digo (neste caso, escrevo)!
Mas já agora, por causa de algo que também escreveste (fazer km que justifiquem o diesel), deixa-me dar nota destes dados: desde a data daquele post e o início deste ano (cerca de 1 ano e poucos meses), "poupei" cerca de 25.000 km ao Golf. Não estava previsto, mas uma certa falta de confiança (derivada da troca de embraiagens e injectores) levou-me a colocar ao serviço o companheiro de garagem dele (o Clio, que cumpriu exemplarmente). É um dos "problemas" em se ter mais do que um carro à disposição, se bem que o Clio deveria estar adstrito a outra missão mas a mulher continua a preferir a pandeireta do Saxo (não a censuro, pois é do melhor para quem não quer preocupações de qualquer género).
E desde o início deste ano a "poupança" vai para cerca de 8.000 km, como resultado do nascimento da minha filha (gozo de férias e licença). Daqui se depreende que facilmente poderia neste momento ter o Cinzentinho a chegar à barreira dos 100.000 km, mas na altura entendi que não deveria arriscar a ficar apeado (relembro que houve aqui uma fase de avarias nas mecatrónicas) pois as distâncias que necessito percorrer não são simpáticas.
Está tudo devidamente documentado na minha conta do Spritmonitor. Mas não penses - ou pensem - que me senti na obrigação de justificar alguma coisa, apenas expliquei isto porque eu próprio sou dos maiores críticos da "diesel-mania" (que dura vai para duas décadas e meia, desde o aparecimento dos primeiros TDI 's) e o meu caso, apesar de o parecer, não me parece que qualifique.
E, em face desta realidade, julgo que também é possível - finalmente e ao fim de 4 anos - colocar definitivamente uma pedra sobre o assunto "deveria ter comprado um TSI". Eu podia ter o TSI na mesma, só não me podia era dar ao luxo de fazer tantas viagens com ele. E para tê-lo parado na garagem...
O caso dos injectores foi um bocado surpresa para mim. Mas as melhorias começaram ainda antes da troca, com as actualizações a colocarem o binómio motor/caixa em muito melhor sintonia. No entanto a troca veio mesmo a revelar-se providencial, porque o que eu pensava que era feitio afinal era defeito. Como sempre disse, não tinha sintomas de meter medo ao susto (como os desse link), apenas os consumos - sem serem muito exagerados - não satisfaziam.Quanto ao teres trocado os injectores... Não fico muito surpreendido pelo facto de já ter lido casos semelhantes nos 1.6 tdi (na altura sim, surpreendi-me). Depois se quiseres dá uma vista de olhos neste tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/110835- ... lhar.html
Quanto ao conjunto motor/caixa verifico que está mais satisfeito do que nunca. É bom sinal quando isso acontece, mesmo que seja após actualizações de software. Lembro-me que a única que fizeram no meu 1.2 tsi não me deixou muito satisfeito nas primeiras impressões... Além do mais com o passar dos KM os carros também ficam mais soltos e conjugando com o "update" que te fizeram acredito que já não seja o mesmo 1.6 tdi do dia do levantamento.
Por curiosidade, em quanto te ficou o IPO? O meu vai na segunda-feira, mas como é hábito cá por casa vai pela "mão" da marca.
Gostei da parte de futuramente procurares uma companhia para o cinzentinho. Vais escolher uma fêmea ou macho?
Tu achas que o espaço de carga do Golf é curto, já eu cada vez me surpreendo mais com o "volume" que o mesmo leva e desejava que levasse menos. Principalmente sempre que levo a minha mãe à terra natal e ela decide fazer transportes "especiais" de cadeiras, mesas, plantas e todo o tipo de bens móveis imaginários.
Acredito que tenhas aí um carro para muitos e bons anos. E as modificações com gosto que lhe efectuaste ajudam a manter um ar fresco e moderno, além de deixar de ser algo tão standard para ser um objecto mais pessoal.
O valor (ou falta dele) que os carros atingem é efectivamente um contra à troca de carro. Quando atingem valores baixos face ao pvp em novo e estão bem tratados e com um historial "limpo" custa muito ter de vender. No entanto, nem sempre se tem espaço para guardar o carro (supondo que se compra um novo), ou condições financeiras para o manter. Além de que, se for para o carro ficar parado e sem uso, às vezes mais vale vende-lo e fazer alguém feliz.
Para terminar, a foto ficou com pinta. Enaltece o vinco lateral do Golf VI que está 1000x melhor que o vinco lateral que "espetaram" no Golf VII por baixo dos puxadores das portas e que não se estende pela lateral toda (deve ter ficado mais barato de produzir ).
Cumprimentos
Quanto à companhia, nada está decidido. Aguardo por alguns lançamentos que devem agitar algumas águas, mas mais importante é a situação profissional que poderá mudar a médio prazo e não quero sujeitar um outro carro novo ao tipo de utilização que o Cinzentinho tem. Só a partir daí poderei decidir melhor, especialmente a questão da motorização.
E eu digo que o espaço da mala do Golf começa a ficar curto porque as duas cadeirinhas que sou - e serei, por mais alguns anos - obrigado a manter no banco traseiro impedem o seu rebatimento, o que lhe retira alguma versatilidade. E se tiver que colocar o carrinho de bebé na mala, mais de metade do espaço útil vai à vida, o que dificulta uma simples ida às compras. Felizmente isto do carrinho é temporário e na maior parte das vezes sou o único ocupante, por isso e por enquanto vai servindo perfeitamente para as necessidades do dia-a-dia.
Como bem dizes, um carro tão personalizado como este custa mais vender, embora também defenda a máxima de que "para melhor, muda-se sempre". A fasquia é que está demasiado elevada, ou seja, não me vejo a comprar nada que tenha menos equipamentos do que este (o que em certas marcas significa mais - por vezes bastante mais - do que uma dezena de milhar de euros e há que ponderar se vale a pena o esforço). Por isso é muito boa esta "paz interior" que me faz não ter pressa, exactamente o oposto do que aconteceu aquando da compra deste.
Quanto à foto, nem tinha reparado muito bem nesse pormenor do vinco. Não foi propositado mas ficou bem, de facto. Concordo com a tua opinião em relação ao do Golf VII, comigo até começa a dar-se o "fenómeno" de quantos mais vou vendo, menos me vai dizendo. Posso dizer que aguardo "ansiosamente" a vinda do VIII...
Relativamente à tua questão sobre a IPO, ficou-me em 30,54 euros. Calhou muito bem este ano, com a taxa adicional de IUC sobre os diesel...