::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Responder
arsoares
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 06 mar 2017, 15:15
Veículos: Golf mk IV, 1.6 16v Gasolina

::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por arsoares »

Boa noite,

Desde já obg pela paciência de lêr o conto que se segue! :lol: :lol:

Tenho cá em casa um Golf IV 1.6 16v, gasolina, cor "indigo blue", a precisar de carinho.

Comprei o carro em 2016 por 2k€, já com 250mil km, e com problema no catalizador (luz check engine acesa). Por dentro muito bem arranjado (material nao original) e por fora alguns riscos e amolgadelas, mas nada crítico. A ideia na altura era pegar no carro e fazer dele um projecto a GPL, etc. etc..

Entretanto, vida corrida e tal, fui andando, ainda passei uma inspeção à primeira, até ao dia que começou a dar problemas de aquecimento.. Fui ver o deposito de liq. refrigeração... e lá estava aquela baba branca nojenta a dar-me más notícias ------> juntas do motor :/ Na reparação, vim a saber que o motor ja tinha sido retificado anteriormente,, e que esta era mesmo a última que dava pra fazer.. considerei despachar o carro nessa altura, mas arrisquei e pimba ---> Retificação completa ao motor (outros 2k€!!!!)

Problema resolvido, pus-me a ver peças e pedir orçamentos p GPL,, andava tudo a mais ou menos 2k€ (outra vez o raio dos 2k€!!! :evil: ),, então resolvi primeiro ir p inspeção e deixar novamente o GPL p "mais logo".. Como é óbvio, com a sorte que tenho tido com o bote (e já sabendo do problema do catalizador),, chumbou pq dos gases. Os srs do centro ainda encontraram mais umas coisinhas, inclusive vasamento de óleo ---> mais 500€ p deixar tudo ok e passar a inspeção. Isto foi em Setembro passado.

Dia 15 de Outubro, semana anterior aos meus anos, recebi uma bela prenda.. :( num para-arranca chuvoso a sair da A5 em Carcavelos embati num JIPE, com ATRELADO (!!!) a uns 20-30 km/h... parti-lhe os dois farolins do atrelado... e DESTRUI A FRENTE DO MEU GOLF! :evil: :evil: :evil:

Mandei para a oficina do costume, e quando me deram orçamento... adivinhem... 2k€ para por o carro a andar! :shock: Fui fazer o que devia ter feito há muito e procurei pelas refs. nos sites de autopeças. A "oficina de confiança" andava-me a impingir material por 4-5x o preço que vi online (e sem contar a mao de obra!) provavelmente tinha saído mais barato ter ido logo à marca quando comprei o carro. :evil:

Bem, tl;dr - Carro agora está parado, a apanhar chuva, e precisa do seguinte material para voltar a viver bem, segundo os srs. da tal oficina:

-Farol esq
-Farol drt
-Pára-choques fr
-Travessa pára-choques fr
-Apoio esq pára-choques fr
-Apoio drt pára-choques fr
-Grelha fr
-Capô fr
-Frente fr
-Reforço frente
-Radiador motor
-Envolvente radiador (necessario apenas para A/C?)
-Apoio ventilador radiador (necessario apenas para AC?)
-Condensador (becessario apenas para A/C?)
-Terminal Direção fr esq
-Tubo motor
-Bateria

Para arranjar o "catalizador":
-VALVULA EGR
-CATALIZADOR
-JUNTA COLECTOR ESCAPE
-SONDA LAMBDA 1
-SONDA LAMBDA 2

Pra ficar "impecável" (isto já sou eu q digo):
-Pneus (pelo menos 2x)
-Travoes (talvez precise de 2x discos a frente)
-Amortecedores (talvez)
-Bancos frente (princpalmente o do condutor, ja se sentem as peças de plastico/metal quando sentado)
-Apoio Braço (faz-me mais falta do que imaginava quando comprei o carro)
-Suporte Copos tablier (molas partidas/em falta)
-Letras L e F do simbolo GOLF (atualmente, o letreiro do meu carro é um "GO" :lol: )

::FOTOS::
https://drive.google.com/open?id=12V5r0 ... KPe7bvGOB3
https://drive.google.com/open?id=1wAT8V ... q0-8b5EEEs
Última edição por arsoares em 04 mar 2018, 17:49, editado 3 vezes no total.
arsoares
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 06 mar 2017, 15:15
Veículos: Golf mk IV, 1.6 16v Gasolina

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por arsoares »

Agora as minhas opções, com 2000€ max para resolver isto tudo, e não tendo muito interesse em nenhum outro carro, que não outro GOLF!!! :D:D:D

A) comprar as peças online (cerca de 1200€, algumas sem disp. imediata) e arranjar um mecanico de confianca (aceitam-se recomendações!!) para fazer o trabalho. Depois gastar mais uns 500€ para deixar o carro o mais seguro e confortável possível. Esquecer de vez a ideia do GPL e andar com o meu velhinho até a próxima chatice, e ficar com o mesmo sentimento de "pq que eu ando a enterrar €€€ neste charuto!!" quando a chatice inevitavelmente acontecer :lol:

B) gastar o minimo possível para por o carro a andar (bate chapas p capo, sem ar condicionado, etc...) e usar o carro (mais o troco dos 2000€) como entrada para um.... GOLF :lol: :lol: (Golf IV ou Golf VII,, o V e o VI não me convencem... e ainda.. devo confessar que já olhei para os Renault Zoe eletricos, e cada vez mais me parece um bom negócio.. se ja houvessem Tesla Model3 a bons preços por aí, considerava mesmo passar a carregar o carro!! :lol: )

C) mandar logo p/ abate (ou tentar vender inteiro/peças), não me chatear mais com bote do ano 2000,, e assinar a proposta que tenho para um renting de um Golf VII de 2014 (1.6 tdi) por 240€/mês "tudo incluído" (sgr. danos proprios, carro substiuição, manutençao, pneus, etc.. etc..). Contrato de 22 meses, até final de 2019.

D) alguma outra que se lembrem? 8)

Sobre o uso... Faço muito poucos KMs (menos de 10k por ano), é indiferente para mim ser "dono" ou não do carro (dou mais importancia ao conforto e segurança) e para viagens longas tenho outros carros em casa que posso utilizar. Tenho cada vez menos tempo disponível para dedicar aos carros, e conhecimentos de mecanica pra fazer eu mesmo os arranjos -> no way! 8)

Entao digam lá a vossa justiça - se o charuto fosse vosso, o que fariam nesta situação?? :?: :?: :?:

(tks again pela paciencia de ler isto tudo!!)
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por vwg3gt96 »

Boa noite.
A opção certa para mim depende muito do gosto ou relação "pessoal" que há com o carro em si. Penso que o estado geral do carro também pode ajudar um pouco a escolher. O pouco tempo disponível...bem este não vai para novo, cada vez vai pedir mais paciência e atenção.
Só tu podes tomar essa decisão, acredito que não seja nada fácil.
Agora uma coisa é certa, muda de oficina! Por acaso não é uma dessas muito conhecidas com lojas em todo o lado não?
Se fosse O MEU carro não pensava duas vezes, opção A :)
antoniomanueel
Amateur
Amateur
Mensagens: 275
Registado: 07 set 2014, 21:18

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por antoniomanueel »

Acho que fizeste mal arranjar o carro quando o valor do arranjo custou tanto como o carro. Eu não investia mais, vendia o resto a peças e se gostas mesmo do Golf compr um em melhor estado.
antoniomanueel
Amateur
Amateur
Mensagens: 275
Registado: 07 set 2014, 21:18

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por antoniomanueel »

Em relação ao renting se tens € e não te queres chatear avança. Na Alemanha é uma prática muito comum, tem a vantagem de estar sempre a trocar de carro, e não pagar manutenção etc.
arsoares
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 06 mar 2017, 15:15
Veículos: Golf mk IV, 1.6 16v Gasolina

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por arsoares »

Obg pelas opiniões malta!

sim, sem dúvida que mudar de oficina é o aprendizado nº1!!! E o nº2 é não avançar com retificação de motores com 250k KM, e que ainda por cima ja foram rectificados anteriormente! :oops: :oops: :oops:

Quanto ao renting, devo dizer que cada vez mais me parece a melhor opção (para o meu caso em particular). Só em combustivel acho que poupo uns 800EUR/ano em comparação ao meu golf (p/ 10000km/ano). Fui ver o contrato em mais detalhe, e mesmo o seguro danos próprios nao me pareceu caro, com 4% de franquia, se "destruo" o carro, acabo por pagar uns 600-700EUR, e ainda tenho carro substituição enquanto fazem o arranjo.

Só que entretanto apareceu-me uma oportunidade interessante.. um golf iv 25 anos, azul como o meu, mas a versão 1.4, com motor avariado, por 900EUR. Pelo que sei a nivel de peças, mesmo as mais "complexas" como o catalizador, são iguais em ambas as versões (é verdade isto? Algum sitio online onde possa confirmar essa info?) - radiador é que penso nao conseguir reaproveitar, certo? Mas pelo menos para choques, guarda lamas, capo farois, etc.. acredito que não haveria problemas.

Como o motor é das poucas coisas que sei estarem minimamente OK no meu carro, pensei em comprar esse 1.4 e montar tudo o que estiver em melhor estado no meu.. Acabava com o meu velhinho "renovado", material "da marca", e ainda me sobra um "meio-golf-iv-1.4-avariado" p despachar p peças, ou mesmo abate. Dava-me mais trabalho, claro (mas até gostava de tentar fazer o "basico" eu mesmo), mas a nivel de EUR acho que no final ficava a perder menos... Acham que faz sentido considerar isso?
arsoares
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 06 mar 2017, 15:15
Veículos: Golf mk IV, 1.6 16v Gasolina

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por arsoares »

vwg3gt96 Escreveu: 03 mar 2018, 21:57 Boa noite.
A opção certa para mim depende muito do gosto ou relação "pessoal" que há com o carro em si. Penso que o estado geral do carro também pode ajudar um pouco a escolher. O pouco tempo disponível...bem este não vai para novo, cada vez vai pedir mais paciência e atenção.
Só tu podes tomar essa decisão, acredito que não seja nada fácil.
Agora uma coisa é certa, muda de oficina! Por acaso não é uma dessas muito conhecidas com lojas em todo o lado não?
Se fosse O MEU carro não pensava duas vezes, opção A :)
...não, não é das conhecidas com lojas em todo o lado :o é daquelas que "os mecanicos trabalhavam na marca, mas sairam ha uns anos p fazer negocio proprio". mas isso é só mesmo por acaso.. cheguei a pedir orçamento nas mais conhecidas, e para o que faziam (não tocavam nem no radiador, nem catalizador, etc.), e o preço andava elas por elas em comp. com a "oficina da (des)confiança"

.. e se o meu carro fosse o teu,, também ia logo para a opçao A!! :D :D :D belo carro, parabens!
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por vwg3gt96 »

Obrigado :D
Ele não está habituado a tanto elogio!

Tens por exemplo o Misterauto que costumo usar para esses casos, escolhes uma versão, vês os part numbers, dimensões, etc dos artigos que têm e comparas com os da outra versão. Normalmente as marcas mais caras e conhecidas têm mais informação disponível.
arsoares
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 06 mar 2017, 15:15
Veículos: Golf mk IV, 1.6 16v Gasolina

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por arsoares »

então novidades.... o golfinho voltou à vida!!! :D

700€,, frente refeita, (capo em segunda mao já com uns toques,, para choques por pintar :P), A/C a funcionar,, direçao assistida ok,, pneus michelin que travam como deve ser (que diferença!! ZETUM nunca mais!!! lolololol)

agora as chatices ainda por resolver

1) motor a babar óleo, deverá ser alguma válvula, mas ainda nao está identificado.
2) luz EPC acesa
3) luz check engine acesa
4) catalizador continua a fazer barulho (disseram que a "porcelana deverá estar partida/solta"!?!? bom saber que tenho porcelana no carro!?! lol)
5) ainda nao arranjei o banco d condutor, nem apoio de braço :P

o mecanico disse que os pontos 2,3 e 4 devem estar relacionados, mas anteriormente nao tinha a luz EPC acesa, apenas a do check engine. acho que preciso de um VAG-COM p perceber q pasa, certo?
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: ::: Golf IV 1.6 16V (ano 2000) :::

Mensagem por vwg3gt96 »

Bom saber :)
As luz de motor pode muito bem ser devido ao interior do catalisador partido. A EPC já não tenho assim tanta certeza, acho que não envolve controlo anti-poluição. Com a situação da junta da cabeça o mais provável é ter passado água pelo escape, o que é morte certa do catalisador. Fica a fazer um chocalhar muito chato, especialmente a fazer ponto de embraiagem.
Os pneus podem, de facto, ter um efeito enorme no carro.
Eu tinha (muita) atenção com essa EPC, passar pela marca secalhar é o melhor.
Cumprimentos.
Responder