VW Golf mk1 LD '79

Responder
Alllexandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jun 2013, 15:22

VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Alllexandre »

Boa noite a todos,

Venho apresentar o meu mk1 de '79, o qual adoptei à cerca de 1 ano.


Na verdade esbarrei com esta máquina à 3 anos na zona de Tomar onde trabalhava na altura. Durante alguns meses me cruzei com este carro, praticamente todas as manhãs, dado que na altura era um daily-driver (aliás, só desde que está comigo deixou de ser carro de dia-a-dia, portanto não está cansado, mas sim fatigado :mrgreen: ).

Tanto quanto sei, este golf foi adquirido novo por uma escola de condução de Alvalade (não faço ideia qual seria, eu na altura ainda nem projecto era :D ), foi o 1º carro a ser usado ao seu serviço, o qual se prolongou durante alguns anos.
Não sei quantos donos teve até agora (sei quantos motores teve :D ), mas a dada altura foi então comprado por um senhor perto de Tomar, até eu ter «tropeçado» nele. Como tenho um amigo que é também aficionado pelos mk1, acabei por lhe passar o testemunho, sabendo de antemão que este estava à venda.

Uns dias depois de fechar negócio, verifiquei os níveis (água, óleo), meti diesel com fartura, dei à chave e trouxe-o para Lisboa.
Confesso que fiquei algo admirado pelo facto de o carro não sobreaquecer nem nada do género, mas tendo em conta que ainda são uns quantos kms, parei duas vezes pelo caminho, não fosse o diabo...

Nos últimos 2 anos, o meu amigo utilizou o golf diária e intensivamente, como tal começaram a surgir alguns sintomas da idade e desgaste (coisas como a osteoporose, alguma amnésia e muitas varizes :D ). As tubagens da água foram substituídas, a bateria, o alternador foi recondicionado, os travões da frente revistos, fugas nos injectores, escape, entre (muitos) outros.

Dado que o meu amigo decidiu vender o carro, acabei por ficar (novamente) com o velhinho.

Sem mais paleio, venham fotos do rato:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Por enquanto, o meu objectivo para este carro é mantê-lo em circulação, dando prioridade essencialmente à mecânica, travões, suspensão.
Não sendo adepto fanático de restauros integrais de anos e anos de trabalho, aprecio sobretudo o prazer de conduzir um clássico vw, ainda que não esteja impecável (os meus muito longe disso), a pintura esteja vergonhosa, o chão tenha buracos, as jantes não estejam polidas...

Claro que à parte disto, logicamente o carro tem de pegar à 1ª, tem de travar (e bem) quando é preciso, não pode «fugir» nas curvas e não pode ter fugas.

A curto e médio prazo tenciono:

-> Mudar toda a tubagem (óleo, diesel, água), a actual está cheia de «improvisos» feitos ao longo dos últimos anos;
-> Trabalho de chapa nos fundos;
-> Trabalho de chapa no pilar (junto ao para-brisas);
-> Escape (ainda não sei bem o que fazer, o que tem agora já foi soldado por cima se solda, eventualmente levará escape e colector, aceito sugestões...);
-> Ligar os manómetros de temperatura da água e óleo;
-> Baixá-lo um pouco, com umas molas curtas ou uns coil-overs;
-> Tenho pensado em mudar os rodados, mas estou indeciso, por enquanto está em standby...


Para já para já, o mk1 continua no activo, a fazer barulho, a deitar fumo e a irritar pessoas :mrgreen:


Saudações golfistas,
Obrigado,
Alexandre
Última edição por Alllexandre em 02 dez 2014, 22:13, editado 1 vez no total.
Alllexandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jun 2013, 15:22

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Alllexandre »

Boas,

Porque não aparecem as fotos? Se alguém me puder elucidar agradeço.

Obrigado,
Alexandre
buffon27
Amateur
Amateur
Mensagens: 219
Registado: 07 out 2013, 15:58

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por buffon27 »

Tens de meter o link das fotos entre [img]link[/img]
Alllexandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jun 2013, 15:22

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Alllexandre »

Obrigado Buffon,

Os links também estavam incorrectos, daí não dar de maneira nenhuma.

Cumprimentos,
Alexandre
Alllexandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jun 2013, 15:22

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Alllexandre »

Boa noite pessoal,

Entre outras coisas, tenho intenção de baixar um pouco o meu mk1 (60mm/ 40mm, ou 50mm/ 50mm, a volta disto).

Ponho a hipótese de colocar apenas molas de rebaixamento, já que estou a limitar (bastante) o orçamento. Questiono se serão compatíveis molas provenientes dos MK2 (Golf mk2, Jetta mk2...). Se os mais experientes me poderem dar umas dicas...

Gracias,

Alexandre
Luis Carvalho
Amateur
Amateur
Mensagens: 343
Registado: 21 mai 2013, 15:25
Veículos: Vw Golf mk3 GT TDI

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Luis Carvalho »

Ja começaste o tratamento na chapa??
Abraço :mrgreen:
Imagem
Alllexandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 11 jun 2013, 15:22

Re: VW Golf mk1 LD '79

Mensagem por Alllexandre »

Boas Luis Carvalho,

A chaparia ainda não, mas "há-de ficar" :D
Para já só vou dar mesmo atenção aos podres junto ao para-brisas e os fundos que estão fu*****...

Abraço,
Alexandre
Responder