Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica [Resolvido]

Responder
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica [Resolvido]

Mensagem por mk4110Leiria »

Boa noite. A luz da mala do golf não acende. A lâmpada está boa, mas não chega lá 12v . Desmontei a tampa da mala e vejo que os fios passam pelo lado esquerdo. Existe um switch que está ligado a dois fios é esses fios tem voltagem 12v não sei porque isto porque u switch para mim serve para interromper um circuito. Emcontro também uma ficha de 3 fios ligada à pega da mala. Apenas um fio que vem da lâmpada vem dar a esta pequena ficha. Suspeito que o switch e esta fixa estejam interligados mas ainda não percebi a logica disto. Normalmente um switch entra positivo e so quando ligado passa para o outro fio mas neste caso não vejo jeitos disso. Conseguem ajudar? Obrigado
Última edição por mk4110Leiria em 16 ago 2013, 22:17, editado 1 vez no total.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por Silver_Ajm »

Quase de certeza que esse switch da fechadura da mala já era, o meu pai tem a mesma situação no pd130 dele, outro dia tirei a fechadura, limpei aquilo tudo muito bem com limpa contactos e ficou a funcionar, mas já voltou ao mesmo.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

mk4110Leiria Escreveu:Boa noite. A luz da mala do golf não acende. A lâmpada está boa, mas não chega lá 12v . Desmontei a tampa da mala e vejo que os fios passam pelo lado esquerdo. Existe um switch que está ligado a dois fios é esses fios tem voltagem 12v não sei porque isto porque u switch para mim serve para interromper um circuito. Emcontro também uma ficha de 3 fios ligada à pega da mala. Apenas um fio que vem da lâmpada vem dar a esta pequena ficha. Suspeito que o switch e esta fixa estejam interligados mas ainda não percebi a logica disto. Normalmente um switch entra positivo e so quando ligado passa para o outro fio mas neste caso não vejo jeitos disso. Conseguem ajudar? Obrigado

Boas,
Em principio o user Silver_ajm tem razão, mas para tirares as teimas, com uma ponta de fio podes fazer um shunt ao switch que a lâmpada acenderá...

Deixo-te aqui um esquema simplificado do circuito:
Em cima tens 12Volt que veem do módulo conforto (do mesmo sítio que sai para os switches existentes nas restantes portas).

Boa sorte,

Imagem
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

Obrigado pela ajuda. Hoje andei a verificar os circuitos para ver se encontrava um mau contacto.
-Os fios que vão à lampada não passam para a zona da mala, ou seja dáme ideia que vão ao modulo confort ou assim.
-Os fios que vão ao switch levam 12 não compreendo porque razão levam 12v.Já tentei fazer shunt e não deu nada...
-Existem outros 3 fios que vão à parte que tranca na trazeira do carro esses 3 fios não trazem sequer corrente.

Vou seguir o diagrama para ver o que consigo fazer. Mas esta situação é muito estranha porque os 2 fios que vão ao switch devia um levar 12v e outro trazer a corrente quando há passagem mas não eles levam 12v para o switch não entendo que situação é esta.

Obrigado
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

Sim os fios não devem dar passagem direta dentro da bagageira, até porque vai uma informação do switch (mala aberta) para o quadrante via módulo confort. Tens esta informação no quadrante?
Se ao medires 12v entre os dois fios que vão ao switch, estão este está avariado, não fecha o contacto logo não fecha o circuito para a massa.
Deves fazer a leitura com o multímetro colocando a ponta preta no chassi do carro "massa" (onde não haja tinta) e com a ponta vermelha vê um e outro pino de ligação ao switch... Num tens que ter 12v e no outro 0v (massa). Tem em atenção que ao fim de algum tempo, o módulo confort corta os 12v que alimentam estes circuitos.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

AFGG Escreveu:Sim os fios não devem dar passagem direta dentro da bagageira, até porque vai uma informação do switch (mala aberta) para o quadrante via módulo confort. Tens esta informação no quadrante?
Se ao medires 12v entre os dois fios que vão ao switch, estão este está avariado, não fecha o contacto logo não fecha o circuito para a massa.
Deves fazer a leitura com o multímetro colocando a ponta preta no chassi do carro "massa" (onde não haja tinta) e com a ponta vermelha vê um e outro pino de ligação ao switch... Num tens que ter 12v e no outro 0v (massa). Tem em atenção que ao fim de algum tempo, o módulo confort corta os 12v que alimentam estes circuitos.
A minha luz da mala no quadrante não acende...
Os dois fios que vão ao switch tem uma ficha que os separa. Essa ficha eu medi a voltagem que vinha do lado do carro e não do lado do switch e vinham 12v... Não entendo porque vem 12v dar ao switch ... Meti com alguma dificuldade as pontas do multimetro dentro da ficha.

Será que tenho algum fio mal ligado no modulo confort ou assim?
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

Se tirares a lâmpada, deixas de ter 12v nessa ficha :wink:
Faz um shunt entre os pinos da ficha, para simular o switch, ou então com a ficha desligada usando o multímetro, faz o teste de continuidade ao switch...
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

AFGG Escreveu:Se tirares a lâmpada, deixas de ter 12v nessa ficha :wink:
Faz um shunt entre os pinos da ficha, para simular o switch, ou então com a ficha desligada usando o multímetro, faz o teste de continuidade ao switch...
Boa ideia. Não me lembrei de fazer um teste de continuidade ao switch. Só consigo fazer isso amanhã. Mesmo assim estou desconfiado que o problema não seja aqui no switch mas na ligação entre a luz e o módulo confort.
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

No módulo confort não, se tens 12v na ficha do switch este em principio está bom...
Se não for do switch é falta de massa. Podes ter o terminal de massa isolado (não faz contacto)
Depois diz alguma coisa!
cumps
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

AFGG Escreveu:No módulo confort não, se tens 12v na ficha do switch este em principio está bom...
Se não for do switch é falta de massa. Podes ter o terminal de massa isolado (não faz contacto)
Depois diz alguma coisa!
cumps
Esta imagem não diz onde está o terminal de massa ou diz? Será que no autodata consigo encontrar o circuito desta luz.
Posso ter falta de massa o meu pai também concorda o mesmo.
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

Boas,
O ponto de massa é o mesmo das restantes luzes traseiras (G400), podes seguir o fio castanho que sai do switch e encontras o referido ponto de massa.
Também podes testares o circuito, com uma ponta de fio, fazendo um encosto na massa noutro lugar da carroçaria.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

Boas. Desde já obrigado pela ajuda.
Peço desculpa não ter dito nada.
A situação encontra-se igual.

Hoje andei a testar e reparei que à lampada chega sempre corrente positiva.
O que fiz foi testar com o multimetro depois liguei um fio negativo da lampada ao isqueiro da mala fechei a mala e a luz nunca se desligou.

1º- Acho estranho chegar corrente positiva à lampada, por norma um switch corta a corrente positiva e não a masssa digo eu, nas casas o interruptor interrompe o positivo.
2º - Não faço ideia se isto é assim ou não mas posso comparar noutro golf a ver o que acontece se corta a corrente negativa ou a positiva.

Se der o caso do negativo ser o que é interrompido então algo se passa com o switch talvez. Preciso das voossas opiniões.
Cá para mim o antigo dono a luz não apagava e gastava a bateria e acabaram por cortar aqui alguma coisa que não sei.

Estes dois fios da lâmpada será que vão ao módulo confort? Como nenhum deles entra na mala!!!

Obrigado
AFGG
Amateur
Amateur
Mensagens: 374
Registado: 20 nov 2011, 20:32
Veículos: Golf IV TDI 115cv AJM
Localização: Seixal

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por AFGG »

Boas,
Continuas com muitas dúvidas, mas para quem não está por dentro da electricidade é complicado, principalmente porque esta não é visível. :(
Não podes comparar o circuito de um carro (Corrente Contínua (CC) que tem polaridade), com a instalação de uma casa (corrente Alterna (CA) que não tem polaridade, mas sim Fase e Neutro). No golf os switch fecham todos para a massa. Se queres testar a avaria do teu switch, usa um fio e curto-circuita os fios dentro da ficha que liga ao switch e verás que a lâmpada fica permanentemente acesa! :wink:
Não te preocupes com a passagem dos fios que vão á lâmpada, eles podem dar muitas curvas, mas estão ligados conforme o esquema que te forneci...
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por joao_silva »

com o shunt na ficha de 3 fios já tinhas tirado as duvidas
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Mala aberta luz não acende - Duvida eletrica

Mensagem por mk4110Leiria »

Quando tiver tempo volto a tirar a forra da porta para ver essa situação do switch de novo.
Os meus conhecimentos de eletrecidade são poucos. Fazia-me confusão porque razaão chega carga positiva à luz.
Em principio acredito que nenhum antigo dono andou a cortar os fios.

Depois digo algo
Obrigado
Responder