Ora vamos lá iniciar isto..
Comprei um Golf 1.6 GTI de 1982 em Janeiro deste ano e depois de algum tempo e algumas duvidas decidi abrir aqui o tópico e partilhar a historia da aquisição e o que se seguiu..
Depois de muitos meses a varrer todos os sites online possíveis e imaginários de venda de carros e apenas ver maus negócios (ou muito caros, ou muito baratos e o carro estar irreconhecível ou ambos em algumas situações) no dia 26 de Dezembro lá encontrei no Standvirtual um 1.6 GTI nacional com 141 mil km e todo original a um preço muito bom e aparentemente com tudo em ordem.
O vendedor foi sempre muito prestável dizendo-me logo o que era preciso fazer no futuro imediato e o que tinha sido feito e até me enviou digitalizações de toda a documentação do carro assim como inúmeras fotos. Tinha IPO, seguro (provisório para fazer a viagem) e IUC em dia e estava pronto a andar (o que foi logo uma mais valia). Disse-me ainda que o carro tinha sido pintado (e chapa tratada em alguns sitios) há uns poucos meses e apenas precisa de ser revista a parte eléctrica e outras coisas..
Nas fotos e nos emails parecia estar tudo de acordo, mas era preciso ver o carro, conduzi-lo e então tomar uma decisão...
Três dias depois, num sabádo chuvoso e pelas 6h00 arranquei de Lisboa com mais dois amigos meus rumo a Oliveira de Azeméis. Quando chegamos e após uma curta conversa com o dono começou-se a ver o carro em busca de defeitos e podres. Após muito olhar foi altura do teste drive à maquina para ver o comportamento do bixo na estrada. Tanto eu como o Xisto conduzimos o carro e apesar de estar acelerado ao relantim e com o pedal de travão muito alto em relação aos outros, o desempenho foi fantástico ultrapassando as expectativas.
Após o teste drive a decisão era unamine.. comprar! Demorou cerca de 15 mins a fazer a transacção e além do carro trouxe outra caixa de velocidades, umas jantes 14 tipo BBS RA com pneus e algum material novo que ele já tinha comprado para colocar:
autocolantes p/ oculo traseiro e portas novos;
friso vermelho novo para colocar na grelha dianteira;
manual do utilizador que ele mandou vir do ebay
rádio Blaupunckt todo restaurado
(Aqui na bomba da Repsol de Oliveira de Azemeis a dar de beber às maquinas para a viagem de volta )
Seguimos de seguida em direcção a Santarém (onde a minha namorada tem casa) para almoçar, recarregar energias e seguir para Lisboa de seguida. Durante a viagem deu para puxar pelo carro e todo eu fui inundado por uma sensação de prazer sempre que pisava mais no acelerador. A sensação de conduzir o carro era tão fantástica que nas fotos e vídeos que o meu amigo fez directamente do Golf 4 o sorriso era sempre uma presença. Ainda durante a viagem o quadrante deixou de dar a velocidade a que íamos e por consequência os quilómetros. Isto a juntar ao facto de não ter piscas foi uma diversão pegada!
Já em Santarém e depois do almoço por volta das 16h também na Repsol de Santarém ao encher o deposito verificou-se que estava a escorrer gasolina por baixo na zona do deposito.. Surgia assim a primeira contrariedade grave no GTI.
Imobilizamos de imediato o carro e levantamo-lo com o macaco para tentar ver se tinha batido em algum lado e ele lá continuou a verter gasolina enquanto nos tentávamos chamar o reboque para leva-lo para Lisboa.. Em conversa com o call center da seguradora disseram-nos que o seguro feito não tinha incluído assistência em viagem e como tal nada fizeram sem ser dar-nos o contacto duma empresa de reboques da zona que queria nem mais nem menos que 80 € para levar o carro apenas 10 km (que era a distância da bomba á casa da minha miúda). O Xisto disse logo que o valor pedido era um roubo e como era uma curta distancia decidiu-se arriscar e conduzir o GTI até a casa (para tentar lá encontrar e resolver o problema) indo muito devagar e em modo de economia porque não sabíamos se teríamos combustível suficiente chegar porque ele tinha vertido muita gasolina e o quadrante também não indicava o nível de combustível..
O Xisto levou o Golf 1 e eu fui a frente com o Golf 4 a desbravar caminho..
Escusado será dizer que a determinada altura o GTI tinha mais de 10 carros atrás dele na nacional porque ia mais ou menos a 40 km / 50 km/h e só com um médio ligado (o outro não funcionava) e sem luzes atrás..
Lá conseguimos chegar ao destino e pusemos de imediato mãos à obra para tentar resolver a fuga e voltar para Lisboa.. Mesmo sem a luz do dia, com um frio desgraçado e com alguma chuva em alguns momentos tivemos até ás 3h20 da manha com uma luz artificial de 3000w de volta do carro. Verificou-se as bombas, os tubos e o próprio deposito e não conseguimos encontrar a origem da fuga..
(à direita o mestre Xisto a dar no duro)
Num momento de reflexão e de brainstorming para tentar encontrar a origem da fuga decidimos verificar a tampa para o deposito onde está a boiá que mede o combustível e que fica por baixo dos bancos traseiros do carro e foi aí que verificamos que algo poderia não estar bem...
Parecia faltar algo nesta imagem.. mas ás 3h40 e já com muito cansaço, sono e frio á mistura decidimos parar, arrumar as coisas e voltar para Lisboa que todos tínhamos planos para a passagem de ano e não era possível ficarmos lá. O carro ficou na posição que vocês vêem durante 3/4 dias até que eu fui lá depois e meti-lhe uma capa para proteger da chuva.
E assim ficou até ao dia 5 de Janeiro que foi quando voltamos lá para tentar resolver a fuga de gasolina. Na semana que antecipou a ida pesquisei muito e com a ajuda de pessoal do daqui do forum (Obrigado!) percebemos que na boiá aquilo leva um oring para vedar completamente. Como não tinha esse oring quando se enchia o deposito até cima o combustível transbordava e escorria por baixo.. Comprou-se o oring na VW (ainda tinham!) e após uma trabalheira para encaixar e prender o oring na boiá resolveu-se o problema duma vez.
O GTI estava pronto para mais uma viagem!!!
De seguida levei o carro para ser revista toda a parte eléctrica, e a devida manutenção\revisão motor.
Fica assim contada a historia da compra do carro e tudo o que isso incluiu. Foi um dia fantástico que irei contar aos meus filhos no futuro.
Como sou um aficionado por VW's, principalmente pelo modelo Golf, esta nova aquisição a gasolina vai desempenhar a função de carro de fim de semana e de passeios ocasionais a autódromos e outros sítios visto que já possuo um irmão mais novo a gasóleo que é o meu dailly.
P.S- Obrigado ao Xisto pela sua paciência e disponibilidade durante esta aventura.
Ainda tenho muitas novidades para postar, mas agora vou almoçar! Espero que tenham gostado e desculpem o testamento!
Abraço
Rodolfo
GOLF 1.6 GTI '82 - Hill Crew |Das Original| @ BBS RS 001 & RECARO
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
GOLF 1.6 GTI '82 - Hill Crew |Das Original| @ BBS RS 001 & RECARO
Última edição por Rodolfo Pereira em 10 nov 2019, 11:53, editado 29 vezes no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Expert
- Mensagens: 995
- Registado: 10 jan 2012, 14:35
- Veículos: Golf Mk2 Gti 16v
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Que bela historia apesar de tudo!!
Que corra tudo bem no futuro e espero que ele receba aquele tratamento que eles tanto gostam.
Força nisso!!
Que corra tudo bem no futuro e espero que ele receba aquele tratamento que eles tanto gostam.
Força nisso!!
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=92212
-
- Pro
- Mensagens: 3390
- Registado: 01 nov 2007, 18:41
- Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
- Localização: Viseu
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Grande história
Muitos parabéns pela aquisição!
Já ficámos a saber que esse carro não podia andar atestado mas o problema já está resolvido.
Agora é dar a volta ao carro apesar de aparentar muito direitinho.
Pelo que vejo, a nível exterior estão a faltar as faixas laterais pretas e os frisos das embaladeiras. A grelha já vai levar os frisos vermelhos e fica impecável. As jantes, se optares por umas em 15 convém guardar essas originais
Abraço
Muitos parabéns pela aquisição!
Já ficámos a saber que esse carro não podia andar atestado mas o problema já está resolvido.
Agora é dar a volta ao carro apesar de aparentar muito direitinho.
Pelo que vejo, a nível exterior estão a faltar as faixas laterais pretas e os frisos das embaladeiras. A grelha já vai levar os frisos vermelhos e fica impecável. As jantes, se optares por umas em 15 convém guardar essas originais
Abraço
-
- Amateur
- Mensagens: 218
- Registado: 12 mai 2012, 15:24
- Veículos: GOLF MK1 Cabrio
- Localização: Norte
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Parabéns pela máquina!
-
- Admin
- Mensagens: 2089
- Registado: 16 out 2006, 18:20
- Veículos: Rabbit '81 1.6d
- Localização: Guimarães
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Contente de ver a maquina por aqui. Parabéns pela compra
Rabbit L '81
http://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
http://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Diker Escreveu:Que bela historia apesar de tudo!!
Que corra tudo bem no futuro e espero que ele receba aquele tratamento que eles tanto gostam.
Força nisso!!
Obrigado Alex e Diker.AlexGomes Escreveu:Grande história
Muitos parabéns pela aquisição!
Já ficámos a saber que esse carro não podia andar atestado mas o problema já está resolvido.
Agora é dar a volta ao carro apesar de aparentar muito direitinho.
Pelo que vejo, a nível exterior estão a faltar as faixas laterais pretas e os frisos das embaladeiras. A grelha já vai levar os frisos vermelhos e fica impecável. As jantes, se optares por umas em 15 convém guardar essas originais
Abraço
As faixas laterais já as tenho os frisos das embaladeiras estão guardados para levarem tratamento mas ambos materiais serão as ultimas coisas a serem montadas.
As jantes estou na duvida entre ficar com estas, meter as 14' Pirelli (que adoro) ou as 15 BBS RM... Ando muito indeciso..
Entretanto levou:
Termostato
Anti-congelante
Bomba água
Filtro Óleo
Filtro Gasolina
Filtro ar
Óleo 10w40 Shell
Velas
Cabos de velas
Vaso de Expansão
Sensor de temperatura do óleo
Sensor do vaso de expansão
Tampa do distribuidor
Junta da tampa de válvulas
Cabo do sensor do velocímetro.
e ainda levou
Borrachas das portas novas
Volante GTI em estado novo
Caixa de fusíveis nova
Até já
Última edição por Rodolfo Pereira em 19 mai 2016, 13:55, editado 1 vez no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Amateur
- Mensagens: 600
- Registado: 14 nov 2009, 09:25
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Muito bom!
Onde arranjas-te essas borrachas das portas? Precisava tanto disso
Onde arranjas-te essas borrachas das portas? Precisava tanto disso
-
- Pro
- Mensagens: 2229
- Registado: 09 fev 2006, 18:45
- Veículos: VW Golf 1 Pick-Up
- Localização: Invicta
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Boas!
Parabéns pela compra, parece que foi sempre muito bem estimado!
Com as BBS RM ganha logo outra vida!
Abraços e boa sorte com a maquina...
Parabéns pela compra, parece que foi sempre muito bem estimado!
Com as BBS RM ganha logo outra vida!
Abraços e boa sorte com a maquina...
-
- Expert
- Mensagens: 995
- Registado: 10 jan 2012, 14:35
- Veículos: Golf Mk2 Gti 16v
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Assim ta bem!!
Em relação as jantes, estou com o MaD MiKe, bbs rm sem duvida vai dar outro look, juntando um bom rebaixamento fica TOP.
Força nisso!!
Em relação as jantes, estou com o MaD MiKe, bbs rm sem duvida vai dar outro look, juntando um bom rebaixamento fica TOP.
Força nisso!!
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=92212
-
- Pro
- Mensagens: 3390
- Registado: 01 nov 2007, 18:41
- Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
- Localização: Viseu
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Muito bem! Gosto de ver que houve prioridade na mecânica
Já está a levar umas boas peçinhas
Já está a levar umas boas peçinhas
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Xor Willy as borrachas mandei vir deste site:Kingjack Escreveu:Muito bom!
Onde arranjas-te essas borrachas das portas? Precisava tanto disso
http://www.typ-17.de/index.php?bbflag=del
As tuas são estas:
http://www.typ-17.de/product_info.php/i ... -door.html
Serve tanto para direita como esquerda e é para carros de 5 portas.
Abraço
MaD MiKe Escreveu:Boas!
Parabéns pela compra, parece que foi sempre muito bem estimado!
Com as BBS RM ganha logo outra vida!
Abraços e boa sorte com a maquina...
Obrigado.
As jantes será a ultima coisa a decidir. Até lá irei reflectir na situação. As BBS RM dão logo outra vida no que diz respeito ao visual, mas o desempenho, ou a perca dele porque são jantes 15, também conta para mim.
Abraço
Vamos lá ver o que irei decidirDiker Escreveu:Assim ta bem!!
Em relação as jantes, estou com o MaD MiKe, bbs rm sem duvida vai dar outro look, juntando um bom rebaixamento fica TOP.
Força nisso!!
AlexGomes Escreveu:Muito bem! Gosto de ver que houve prioridade na mecânica
Já está a levar umas boas peçinhas
Sim Alex. Quando comprei o carro deliniei logo o plano de acção. Primeiro tratar da parte mecanica e electrica para que fique fiavel e depois de tudo disso tratado, passarei para a estetica.
Depois irei tratar só de alguns sítios em que a ferrugem está a aparecer e outras imperfeições. De seguida vou despi-lo e vai levar polimento e tratamento à pintura e o interior também vai levar trabalhos.
Só no final irei montar tudo.
Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Pro
- Mensagens: 2273
- Registado: 24 out 2011, 18:30
- Localização: Leiria
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
As Pirelli para o dia a dia e as RM para os dias de festa
Boa sorte ai no GTI
Boa sorte ai no GTI
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Pois as tuas são mais caras que o teu carro é de 5 portas.. Mas as borrachas são boas Willy...Wtavares Escreveu:Rodolfo, 45€ por uma porta?
Possa
Se houvesse dinheiro à fartura era a opção ideal!fusca Escreveu:As Pirelli para o dia a dia e as RM para os dias de festa
Boa sorte ai no GTI
Aqui parte eléctrica já resolvida. (Obrigado Nuno)
E aqui num passeio pela Ericeira quando ainda travava bem!
Abraço
Última edição por Rodolfo Pereira em 28 mai 2016, 23:57, editado 1 vez no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Pro
- Mensagens: 2095
- Registado: 10 out 2005, 23:09
- Localização: Casal de Cambra
- Contacto:
Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A
Já vi essa maquina algumas vezes e posso atestar o bom estado da mesma!
Pormenores à parte, estás a fazer um excelente trabalho!
cumps
André
Pormenores à parte, estás a fazer um excelente trabalho!
cumps
André
Vw Jetta Mk2 Diesel - SOLD
Vw Golf Mk2 GTD - SOLD
Vw Golf Mk2 Eco - SOLD
Vw Golf Mk2 Van - SOLD
Vw Golf Mk4 Highline - SOLD
Vw Golf Mk2 GL TD
Vw Golf Mk3 TDI JOKER
Audi A4 B6 Avant TDI
Vw Golf Mk2 GTD - SOLD
Vw Golf Mk2 Eco - SOLD
Vw Golf Mk2 Van - SOLD
Vw Golf Mk4 Highline - SOLD
Vw Golf Mk2 GL TD
Vw Golf Mk3 TDI JOKER
Audi A4 B6 Avant TDI