GOLF 1.6 GTI '82 - Hill Crew |Das Original| @ BBS RS 001 & RECARO

Responder
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

GOLF 1.6 GTI '82 - Hill Crew |Das Original| @ BBS RS 001 & RECARO

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Ora vamos lá iniciar isto.. :P

Comprei um Golf 1.6 GTI de 1982 em Janeiro deste ano e depois de algum tempo e algumas duvidas decidi abrir aqui o tópico e partilhar a historia da aquisição e o que se seguiu.. :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem


Depois de muitos meses a varrer todos os sites online possíveis e imaginários de venda de carros e apenas ver maus negócios (ou muito caros, ou muito baratos e o carro estar irreconhecível ou ambos em algumas situações) no dia 26 de Dezembro lá encontrei no Standvirtual um 1.6 GTI nacional com 141 mil km e todo original a um preço muito bom e aparentemente com tudo em ordem.

O vendedor foi sempre muito prestável dizendo-me logo o que era preciso fazer no futuro imediato e o que tinha sido feito e até me enviou digitalizações de toda a documentação do carro assim como inúmeras fotos. Tinha IPO, seguro (provisório para fazer a viagem) e IUC em dia e estava pronto a andar (o que foi logo uma mais valia). Disse-me ainda que o carro tinha sido pintado (e chapa tratada em alguns sitios) há uns poucos meses e apenas precisa de ser revista a parte eléctrica e outras coisas..

Nas fotos e nos emails parecia estar tudo de acordo, mas era preciso ver o carro, conduzi-lo e então tomar uma decisão...

Três dias depois, num sabádo chuvoso e pelas 6h00 arranquei de Lisboa com mais dois amigos meus rumo a Oliveira de Azeméis. Quando chegamos e após uma curta conversa com o dono começou-se a ver o carro em busca de defeitos e podres. Após muito olhar foi altura do teste drive à maquina para ver o comportamento do bixo na estrada. Tanto eu como o Xisto conduzimos o carro e apesar de estar acelerado ao relantim e com o pedal de travão muito alto em relação aos outros, o desempenho foi fantástico ultrapassando as expectativas.

Após o teste drive a decisão era unamine.. comprar! Demorou cerca de 15 mins a fazer a transacção e além do carro trouxe outra caixa de velocidades, umas jantes 14 tipo BBS RA com pneus e algum material novo que ele já tinha comprado para colocar:

:arrow: autocolantes p/ oculo traseiro e portas novos;
:arrow: friso vermelho novo para colocar na grelha dianteira;
:arrow: manual do utilizador que ele mandou vir do ebay
:arrow: rádio Blaupunckt todo restaurado

Imagem

(Aqui na bomba da Repsol de Oliveira de Azemeis a dar de beber às maquinas para a viagem de volta )

Seguimos de seguida em direcção a Santarém (onde a minha namorada tem casa) para almoçar, recarregar energias e seguir para Lisboa de seguida. Durante a viagem deu para puxar pelo carro e todo eu fui inundado por uma sensação de prazer sempre que pisava mais no acelerador. A sensação de conduzir o carro era tão fantástica que nas fotos e vídeos que o meu amigo fez directamente do Golf 4 o sorriso era sempre uma presença. Ainda durante a viagem o quadrante deixou de dar a velocidade a que íamos e por consequência os quilómetros. Isto a juntar ao facto de não ter piscas foi uma diversão pegada!

Já em Santarém e depois do almoço por volta das 16h também na Repsol de Santarém ao encher o deposito verificou-se que estava a escorrer gasolina por baixo na zona do deposito.. Surgia assim a primeira contrariedade grave no GTI.

Imobilizamos de imediato o carro e levantamo-lo com o macaco para tentar ver se tinha batido em algum lado e ele lá continuou a verter gasolina enquanto nos tentávamos chamar o reboque para leva-lo para Lisboa.. Em conversa com o call center da seguradora disseram-nos que o seguro feito não tinha incluído assistência em viagem e como tal nada fizeram sem ser dar-nos o contacto duma empresa de reboques da zona que queria nem mais nem menos que 80 € para levar o carro apenas 10 km (que era a distância da bomba á casa da minha miúda). O Xisto disse logo que o valor pedido era um roubo e como era uma curta distancia decidiu-se arriscar e conduzir o GTI até a casa (para tentar lá encontrar e resolver o problema) indo muito devagar e em modo de economia porque não sabíamos se teríamos combustível suficiente chegar porque ele tinha vertido muita gasolina e o quadrante também não indicava o nível de combustível..

O Xisto levou o Golf 1 e eu fui a frente com o Golf 4 a desbravar caminho..

Escusado será dizer que a determinada altura o GTI tinha mais de 10 carros atrás dele na nacional porque ia mais ou menos a 40 km / 50 km/h e só com um médio ligado (o outro não funcionava) e sem luzes atrás.. :lol:

Lá conseguimos chegar ao destino e pusemos de imediato mãos à obra para tentar resolver a fuga e voltar para Lisboa.. Mesmo sem a luz do dia, com um frio desgraçado e com alguma chuva em alguns momentos tivemos até ás 3h20 da manha com uma luz artificial de 3000w de volta do carro. Verificou-se as bombas, os tubos e o próprio deposito e não conseguimos encontrar a origem da fuga..

Imagem

Imagem

(à direita o mestre Xisto a dar no duro)


Num momento de reflexão e de brainstorming para tentar encontrar a origem da fuga decidimos verificar a tampa para o deposito onde está a boiá que mede o combustível e que fica por baixo dos bancos traseiros do carro e foi aí que verificamos que algo poderia não estar bem...

Imagem

Parecia faltar algo nesta imagem.. mas ás 3h40 e já com muito cansaço, sono e frio á mistura decidimos parar, arrumar as coisas e voltar para Lisboa que todos tínhamos planos para a passagem de ano e não era possível ficarmos lá. O carro ficou na posição que vocês vêem durante 3/4 dias até que eu fui lá depois e meti-lhe uma capa para proteger da chuva.

Imagem

Imagem

E assim ficou até ao dia 5 de Janeiro que foi quando voltamos lá para tentar resolver a fuga de gasolina. Na semana que antecipou a ida pesquisei muito e com a ajuda de pessoal do daqui do forum (Obrigado!) percebemos que na boiá aquilo leva um oring para vedar completamente. Como não tinha esse oring quando se enchia o deposito até cima o combustível transbordava e escorria por baixo.. Comprou-se o oring na VW (ainda tinham!) e após uma trabalheira para encaixar e prender o oring na boiá resolveu-se o problema duma vez.

O GTI estava pronto para mais uma viagem!!! 8)

Imagem


De seguida levei o carro para ser revista toda a parte eléctrica, e a devida manutenção\revisão motor.

Fica assim contada a historia da compra do carro e tudo o que isso incluiu. Foi um dia fantástico que irei contar aos meus filhos no futuro.

Como sou um aficionado por VW's, principalmente pelo modelo Golf, esta nova aquisição a gasolina vai desempenhar a função de carro de fim de semana e de passeios ocasionais a autódromos e outros sítios visto que já possuo um irmão mais novo a gasóleo que é o meu dailly.

P.S- Obrigado ao Xisto pela sua paciência e disponibilidade durante esta aventura.

Ainda tenho muitas novidades para postar, mas agora vou almoçar! :mrgreen: Espero que tenham gostado e desculpem o testamento! :oops:

Abraço
Rodolfo
Última edição por Rodolfo Pereira em 10 nov 2019, 11:53, editado 29 vezes no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Diker
Expert
Expert
Mensagens: 995
Registado: 10 jan 2012, 14:35
Veículos: Golf Mk2 Gti 16v

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Diker »

Que bela historia apesar de tudo!!

Que corra tudo bem no futuro e espero que ele receba aquele tratamento que eles tanto gostam. ;)

Força nisso!!
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por AlexGomes »

Grande história :lol: :lol: :lol:
Muitos parabéns pela aquisição!
Já ficámos a saber que esse carro não podia andar atestado :mrgreen: mas o problema já está resolvido.
Agora é dar a volta ao carro apesar de aparentar muito direitinho.
Pelo que vejo, a nível exterior estão a faltar as faixas laterais pretas e os frisos das embaladeiras. A grelha já vai levar os frisos vermelhos e fica impecável. As jantes, se optares por umas em 15 convém guardar essas originais :wink:
Abraço
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
Bru92
Amateur
Amateur
Mensagens: 218
Registado: 12 mai 2012, 15:24
Veículos: GOLF MK1 Cabrio
Localização: Norte

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Bru92 »

Parabéns pela máquina! :twisted:
Wagen D
Admin
Admin
Mensagens: 2089
Registado: 16 out 2006, 18:20
Veículos: Rabbit '81 1.6d
Localização: Guimarães

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Wagen D »

Contente de ver a maquina por aqui. Parabéns pela compra :wink:
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Diker Escreveu:Que bela historia apesar de tudo!!

Que corra tudo bem no futuro e espero que ele receba aquele tratamento que eles tanto gostam. ;)

Força nisso!!
AlexGomes Escreveu:Grande história :lol: :lol: :lol:
Muitos parabéns pela aquisição!
Já ficámos a saber que esse carro não podia andar atestado :mrgreen: mas o problema já está resolvido.
Agora é dar a volta ao carro apesar de aparentar muito direitinho.
Pelo que vejo, a nível exterior estão a faltar as faixas laterais pretas e os frisos das embaladeiras. A grelha já vai levar os frisos vermelhos e fica impecável. As jantes, se optares por umas em 15 convém guardar essas originais :wink:
Abraço
Obrigado Alex e Diker.

As faixas laterais já as tenho os frisos das embaladeiras estão guardados para levarem tratamento mas ambos materiais serão as ultimas coisas a serem montadas.
As jantes estou na duvida entre ficar com estas, meter as 14' Pirelli (que adoro) ou as 15 BBS RM... Ando muito indeciso.. :roll:

Entretanto levou:

:arrow: Termostato
:arrow: Anti-congelante
:arrow: Bomba água
:arrow: Filtro Óleo
:arrow: Filtro Gasolina
:arrow: Filtro ar
:arrow: Óleo 10w40 Shell
:arrow: Velas
:arrow: Cabos de velas
:arrow: Vaso de Expansão
:arrow: Sensor de temperatura do óleo
:arrow: Sensor do vaso de expansão
:arrow: Tampa do distribuidor
:arrow: Junta da tampa de válvulas
:arrow: Cabo do sensor do velocímetro.

Imagem

e ainda levou

:arrow: Borrachas das portas novas

Imagem

:arrow: Volante GTI em estado novo

Imagem

:arrow: Caixa de fusíveis nova

Imagem

Imagem

Até já :mrgreen:
Última edição por Rodolfo Pereira em 19 mai 2016, 13:55, editado 1 vez no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Kingjack
Amateur
Amateur
Mensagens: 600
Registado: 14 nov 2009, 09:25

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Kingjack »

Muito bom! :D

Onde arranjas-te essas borrachas das portas? Precisava tanto disso :cry:
MaD MiKe
Pro
Pro
Mensagens: 2229
Registado: 09 fev 2006, 18:45
Veículos: VW Golf 1 Pick-Up
Localização: Invicta

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por MaD MiKe »

Boas!

Parabéns pela compra, parece que foi sempre muito bem estimado! :wink:

Com as BBS RM ganha logo outra vida! :wink:

Abraços e boa sorte com a maquina...
Imagem
Diker
Expert
Expert
Mensagens: 995
Registado: 10 jan 2012, 14:35
Veículos: Golf Mk2 Gti 16v

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Diker »

Assim ta bem!! :D

Em relação as jantes, estou com o MaD MiKe, bbs rm sem duvida vai dar outro look, juntando um bom rebaixamento fica TOP. ;)

Força nisso!!
AlexGomes
Pro
Pro
Mensagens: 3390
Registado: 01 nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004
Localização: Viseu

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por AlexGomes »

Muito bem! Gosto de ver que houve prioridade na mecânica :wink:
Já está a levar umas boas peçinhas :mrgreen:
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Kingjack Escreveu:Muito bom! :D

Onde arranjas-te essas borrachas das portas? Precisava tanto disso :cry:
Xor Willy as borrachas mandei vir deste site:

http://www.typ-17.de/index.php?bbflag=del

As tuas são estas:

http://www.typ-17.de/product_info.php/i ... -door.html

Serve tanto para direita como esquerda e é para carros de 5 portas.

Abraço
MaD MiKe Escreveu:Boas!

Parabéns pela compra, parece que foi sempre muito bem estimado! :wink:

Com as BBS RM ganha logo outra vida! :wink:

Abraços e boa sorte com a maquina...

Obrigado.

As jantes será a ultima coisa a decidir. Até lá irei reflectir na situação. As BBS RM dão logo outra vida no que diz respeito ao visual, mas o desempenho, ou a perca dele porque são jantes 15, também conta para mim.

Abraço

Diker Escreveu:Assim ta bem!! :D

Em relação as jantes, estou com o MaD MiKe, bbs rm sem duvida vai dar outro look, juntando um bom rebaixamento fica TOP. ;)

Força nisso!!
Vamos lá ver o que irei decidir :P

AlexGomes Escreveu:Muito bem! Gosto de ver que houve prioridade na mecânica :wink:
Já está a levar umas boas peçinhas :mrgreen:

Sim Alex. Quando comprei o carro deliniei logo o plano de acção. Primeiro tratar da parte mecanica e electrica para que fique fiavel e depois de tudo disso tratado, passarei para a estetica.

Depois irei tratar só de alguns sítios em que a ferrugem está a aparecer e outras imperfeições. De seguida vou despi-lo e vai levar polimento e tratamento à pintura e o interior também vai levar trabalhos.

Só no final irei montar tudo.

Abraço
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Wtavares

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Wtavares »

Rodolfo, 45€ por uma porta? :(

Possa :cry:
fusca
Pro
Pro
Mensagens: 2273
Registado: 24 out 2011, 18:30
Localização: Leiria

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por fusca »

As Pirelli para o dia a dia e as RM para os dias de festa 8)
Boa sorte ai no GTI :D
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Wtavares Escreveu:Rodolfo, 45€ por uma porta? :(

Possa :cry:
Pois as tuas são mais caras que o teu carro é de 5 portas.. :( Mas as borrachas são boas Willy...
fusca Escreveu:As Pirelli para o dia a dia e as RM para os dias de festa 8)
Boa sorte ai no GTI :D
Se houvesse dinheiro à fartura era a opção ideal! :mrgreen: :mrgreen:

Aqui parte eléctrica já resolvida. :D (Obrigado Nuno)

Imagem

Imagem



E aqui num passeio pela Ericeira quando ainda travava bem!

Imagem


Abraço
Última edição por Rodolfo Pereira em 28 mai 2016, 23:57, editado 1 vez no total.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Xkapee
Pro
Pro
Mensagens: 2095
Registado: 10 out 2005, 23:09
Localização: Casal de Cambra
Contacto:

Re: GOLF 1.6 GTI '82 - L97A

Mensagem por Xkapee »

Já vi essa maquina algumas vezes e posso atestar o bom estado da mesma!

Pormenores à parte, estás a fazer um excelente trabalho!


cumps

André
Vw Jetta Mk2 Diesel - SOLD
Vw Golf Mk2 GTD - SOLD
Vw Golf Mk2 Eco - SOLD
Vw Golf Mk2 Van - SOLD
Vw Golf Mk4 Highline - SOLD
Vw Golf Mk2 GL TD
Vw Golf Mk3 TDI JOKER
Audi A4 B6 Avant TDI

Imagem
Responder