Comprei um Golf 1.6 GTI de 1982 em Janeiro deste ano e depois de algum tempo e algumas duvidas decidi abrir aqui o tópico e partilhar a historia da aquisição e o que se seguiu..

Depois de muitos meses a varrer todos os sites online possíveis e imaginários de venda de carros e apenas ver maus negócios (ou muito caros, ou muito baratos e o carro estar irreconhecível ou ambos em algumas situações) no dia 26 de Dezembro lá encontrei no Standvirtual um 1.6 GTI nacional com 141 mil km e todo original a um preço muito bom e aparentemente com tudo em ordem.
O vendedor foi sempre muito prestável dizendo-me logo o que era preciso fazer no futuro imediato e o que tinha sido feito e até me enviou digitalizações de toda a documentação do carro assim como inúmeras fotos. Tinha IPO, seguro (provisório para fazer a viagem) e IUC em dia e estava pronto a andar (o que foi logo uma mais valia). Disse-me ainda que o carro tinha sido pintado (e chapa tratada em alguns sitios) há uns poucos meses e apenas precisa de ser revista a parte eléctrica e outras coisas..
Nas fotos e nos emails parecia estar tudo de acordo, mas era preciso ver o carro, conduzi-lo e então tomar uma decisão...
Três dias depois, num sabádo chuvoso e pelas 6h00 arranquei de Lisboa com mais dois amigos meus rumo a Oliveira de Azeméis. Quando chegamos e após uma curta conversa com o dono começou-se a ver o carro em busca de defeitos e podres. Após muito olhar foi altura do teste drive à maquina para ver o comportamento do bixo na estrada. Tanto eu como o Xisto conduzimos o carro e apesar de estar acelerado ao relantim e com o pedal de travão muito alto em relação aos outros, o desempenho foi fantástico ultrapassando as expectativas.
Após o teste drive a decisão era unamine.. comprar! Demorou cerca de 15 mins a fazer a transacção e além do carro trouxe outra caixa de velocidades, umas jantes 14 tipo BBS RA com pneus e algum material novo que ele já tinha comprado para colocar:

(Aqui na bomba da Repsol de Oliveira de Azemeis a dar de beber às maquinas para a viagem de volta )
Seguimos de seguida em direcção a Santarém (onde a minha namorada tem casa) para almoçar, recarregar energias e seguir para Lisboa de seguida. Durante a viagem deu para puxar pelo carro e todo eu fui inundado por uma sensação de prazer sempre que pisava mais no acelerador. A sensação de conduzir o carro era tão fantástica que nas fotos e vídeos que o meu amigo fez directamente do Golf 4 o sorriso era sempre uma presença. Ainda durante a viagem o quadrante deixou de dar a velocidade a que íamos e por consequência os quilómetros. Isto a juntar ao facto de não ter piscas foi uma diversão pegada!
Já em Santarém e depois do almoço por volta das 16h também na Repsol de Santarém ao encher o deposito verificou-se que estava a escorrer gasolina por baixo na zona do deposito.. Surgia assim a primeira contrariedade grave no GTI.
Imobilizamos de imediato o carro e levantamo-lo com o macaco para tentar ver se tinha batido em algum lado e ele lá continuou a verter gasolina enquanto nos tentávamos chamar o reboque para leva-lo para Lisboa.. Em conversa com o call center da seguradora disseram-nos que o seguro feito não tinha incluído assistência em viagem e como tal nada fizeram sem ser dar-nos o contacto duma empresa de reboques da zona que queria nem mais nem menos que 80 € para levar o carro apenas 10 km (que era a distância da bomba á casa da minha miúda). O Xisto disse logo que o valor pedido era um roubo e como era uma curta distancia decidiu-se arriscar e conduzir o GTI até a casa (para tentar lá encontrar e resolver o problema) indo muito devagar e em modo de economia porque não sabíamos se teríamos combustível suficiente chegar porque ele tinha vertido muita gasolina e o quadrante também não indicava o nível de combustível..
O Xisto levou o Golf 1 e eu fui a frente com o Golf 4 a desbravar caminho..
Escusado será dizer que a determinada altura o GTI tinha mais de 10 carros atrás dele na nacional porque ia mais ou menos a 40 km / 50 km/h e só com um médio ligado (o outro não funcionava) e sem luzes atrás..

Lá conseguimos chegar ao destino e pusemos de imediato mãos à obra para tentar resolver a fuga e voltar para Lisboa.. Mesmo sem a luz do dia, com um frio desgraçado e com alguma chuva em alguns momentos tivemos até ás 3h20 da manha com uma luz artificial de 3000w de volta do carro. Verificou-se as bombas, os tubos e o próprio deposito e não conseguimos encontrar a origem da fuga..

(à direita o mestre Xisto a dar no duro)
Num momento de reflexão e de brainstorming para tentar encontrar a origem da fuga decidimos verificar a tampa para o deposito onde está a boiá que mede o combustível e que fica por baixo dos bancos traseiros do carro e foi aí que verificamos que algo poderia não estar bem...

Parecia faltar algo nesta imagem.. mas ás 3h40 e já com muito cansaço, sono e frio á mistura decidimos parar, arrumar as coisas e voltar para Lisboa que todos tínhamos planos para a passagem de ano e não era possível ficarmos lá. O carro ficou na posição que vocês vêem durante 3/4 dias até que eu fui lá depois e meti-lhe uma capa para proteger da chuva.

E assim ficou até ao dia 5 de Janeiro que foi quando voltamos lá para tentar resolver a fuga de gasolina. Na semana que antecipou a ida pesquisei muito e com a ajuda de pessoal do daqui do forum (Obrigado!) percebemos que na boiá aquilo leva um oring para vedar completamente. Como não tinha esse oring quando se enchia o deposito até cima o combustível transbordava e escorria por baixo.. Comprou-se o oring na VW (ainda tinham!) e após uma trabalheira para encaixar e prender o oring na boiá resolveu-se o problema duma vez.
O GTI estava pronto para mais uma viagem!!!

De seguida levei o carro para ser revista toda a parte eléctrica, e a devida manutenção\revisão motor.
Fica assim contada a historia da compra do carro e tudo o que isso incluiu. Foi um dia fantástico que irei contar aos meus filhos no futuro.
Como sou um aficionado por VW's, principalmente pelo modelo Golf, esta nova aquisição a gasolina vai desempenhar a função de carro de fim de semana e de passeios ocasionais a autódromos e outros sítios visto que já possuo um irmão mais novo a gasóleo que é o meu dailly.
P.S- Obrigado ao Xisto pela sua paciência e disponibilidade durante esta aventura.
Ainda tenho muitas novidades para postar, mas agora vou almoçar!

Abraço
Rodolfo