Travagem MK3 Discos vs Tambores

FORNAZARI
Amateur
Amateur
Mensagens: 389
Registado: 01 set 2005, 13:38
Veículos: MKIII cabrio 96
Localização: Rio de Janeiro/BR & Ponte de Lima/PT

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por FORNAZARI »

Tenho tambores no eixo traseiro. Basta trocar o eixo por outro com discos? Ou preciso substituir algum outro componente do sistema?
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por dalhegas »

sim basta trocar o eixo e os cabos de travão de mão. ( o eixo de disco têm barra estabilizadora e o eixo de tambor não tem e nem dá para trocar dum para o outro.
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por camon »

hum, mais uma vez sempre a dar jeito as vossas respostas.

Não sabia que os 288 de origem eram 5 furos. Mas suponho que haja 4 furos que não seja de origem?

Mas pronto como não vou mudar de tambor para disco e tenho 4x100 tenho de por de 4 furos.
FORNAZARI
Amateur
Amateur
Mensagens: 389
Registado: 01 set 2005, 13:38
Veículos: MKIII cabrio 96
Localização: Rio de Janeiro/BR & Ponte de Lima/PT

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por FORNAZARI »

dalhegas Escreveu:sim basta trocar o eixo e os cabos de travão de mão. ( o eixo de disco têm barra estabilizadora e o eixo de tambor não tem e nem dá para trocar dum para o outro.
Hummm. Agradeço pela resposta.
E a barra estabilizadora tem fixação simples no veículo? Ou fica apenas no próprio eixo?
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por camon »

camon Escreveu:hum, mais uma vez sempre a dar jeito as vossas respostas.

Não sabia que os 288 de origem eram 5 furos. Mas suponho que haja 4 furos que não seja de origem?

Mas pronto como não vou mudar de tambor para disco e tenho 4x100 tenho de por de 4 furos.
Já agora para mudar de 4x100 para 5x100 tinha de fazer o que mesmo? (Já que vou trocar de jantes...)

BTW: estive a ver no ETKA e os originais do Golf 3/Vento 280 são 5x100 também....
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por GTDblack »

Aproveito para dizer que a pinças de 280mm de GTI de 5 furos são iguais às dos Ibiza's e G60 de 280mm de 4 furos.

Portanto podem usar pinças de um GTI por exemplo, mantendo as mangas de eixo e discos de 4 furos (que vêm em todos os modelos de 90cv para cima). :wink:
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por camon »

GTDblack Escreveu:Aproveito para dizer que a pinças de 280mm de GTI de 5 furos são iguais às dos Ibiza's e G60 de 280mm de 4 furos.

Portanto podem usar pinças de um GTI por exemplo, mantendo as mangas de eixo e discos de 4 furos (que vêm em todos os modelos de 90cv para cima). :wink:
Ok, eu tenho de trocar tudo portanto :P

Tive a ver sobre 288 e 280mm. 288 supostamente cabe nas jantes de 15'' OEM, mas fica tipo bue à justa. Isso não faz mal?
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por dalhegas »

FORNAZARI Escreveu:
dalhegas Escreveu:sim basta trocar o eixo e os cabos de travão de mão. ( o eixo de disco têm barra estabilizadora e o eixo de tambor não tem e nem dá para trocar dum para o outro.
Hummm. Agradeço pela resposta.
E a barra estabilizadora tem fixação simples no veículo? Ou fica apenas no próprio eixo?
A barra estabilizadora faz parte do próprio eixo: Está soldada nas estremidades aos braços e só tem uma borracha(cinobloco) para eliminar vibrações.
Rodas730
Pro
Pro
Mensagens: 3180
Registado: 02 jan 2009, 21:17
Localização: Alugueres

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por Rodas730 »

camon Escreveu:
GTDblack Escreveu:Aproveito para dizer que a pinças de 280mm de GTI de 5 furos são iguais às dos Ibiza's e G60 de 280mm de 4 furos.

Portanto podem usar pinças de um GTI por exemplo, mantendo as mangas de eixo e discos de 4 furos (que vêm em todos os modelos de 90cv para cima). :wink:
Ok, eu tenho de trocar tudo portanto :P

Tive a ver sobre 288 e 280mm. 288 supostamente cabe nas jantes de 15'' OEM, mas fica tipo bue à justa. Isso não faz mal?
mas os de 280mm é de aplicaçao directa e os de 288mm ja nao é mas aplica-se bem.
Discos 280mm 4x100 compra-se facilmente, os discos 288mm 4x100 nao existe, como tal tens de comprar uns 288mm 5x100 e abrir uma nova furaçao 4x100 neles
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por camon »

Rodas730 Escreveu:
camon Escreveu:
GTDblack Escreveu:Aproveito para dizer que a pinças de 280mm de GTI de 5 furos são iguais às dos Ibiza's e G60 de 280mm de 4 furos.

Portanto podem usar pinças de um GTI por exemplo, mantendo as mangas de eixo e discos de 4 furos (que vêm em todos os modelos de 90cv para cima). :wink:
Ok, eu tenho de trocar tudo portanto :P

Tive a ver sobre 288 e 280mm. 288 supostamente cabe nas jantes de 15'' OEM, mas fica tipo bue à justa. Isso não faz mal?
mas os de 280mm é de aplicaçao directa e os de 288mm ja nao é mas aplica-se bem.
Discos 280mm 4x100 compra-se facilmente, os discos 288mm 4x100 nao existe, como tal tens de comprar uns 288mm 5x100 e abrir uma nova furaçao 4x100 neles
Ok mas como eu tenho de comprar tudo para mudar (mangas, pinças, etc), a frente posso mudar para 5x100. Agora queria era saber para trás, para os tambores, o que preciso de fazer para mudar para 5x100?

Abraço,
Tiago
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por dalhegas »

Atras basta trocar os discos de 4 por uns de 5 furos.
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por Jarbas83 »

Tenho um Golf mk3 TDI com ABS e estou a fazer upgrade na travagem. Encontrei um eixo traseiro de discos de um Ibiza 6k. Sendo que os eixos são diferentes, resta-me tirar o material desse eixo e aplicar no meu. As dúvidas:

- Confirmam que as mangas de eixo traseiras (isto é, o veio/espigão onde trabalham os rolamentos) precisam ser trocadas, certo?

- Tenho de aplicar tubagens novas desde o compensador de travagem do eixo até às pinças? O que tenho de momento é um tubo rígido que vai diretamente ao bombito. Preciso aplicar os tubos flexíveis? É possível?

- Em relação ao ABS, o sensor dá o mesmo, certo? Entra no cubo com disco? No eixo que tenho em vista tem no cubo um suposto buraco para o sensor...é plug&play?

- Em relação à leitura do sensor ABS, dá para tirar o anel (peça onde o sensor quase encosta para fazer a leitura das rotações) do tambor e aplicá-lo nos discos?

- Cabos de travão de mão já li que precisam ser trocados mas que há várias medidas...li que recomendam do TDI AFN. O meu é TDI 90cv 1Z. Qual comprar?

Desde já muito obrigado!
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por Vovin Tharos »

Jarbas83 Escreveu: 06 set 2020, 19:57- Tenho de aplicar tubagens novas desde o compensador de travagem do eixo até às pinças?
Idealmente é necessário trocar o compensador de travagem também!
Imagem Imagem
Imagem
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por Jarbas83 »

Sim, também tirei o compensador do eixo do ibiza 6k.

O que noto é que à diferenças entre o disco/rolamento do ibiza 6k e o disco traseiro original do golf 3...O disco do Ibiza 6k aperta com uma 30 de caixa e não tem o freio e anilha que até os tambores traseiros do mk3 trazem. Só tem a porca de 30mm...Também noto que o disco 6k tem uma tampa lisa a tapar a porca enquanto que nos mk3 tem lá uma "bola" arredondada que sai para fora (como no sistema de tambores), visto que o espigão sai para fora do disco...

Vou aplicar o sistema num mk3 de uma sucata a ver se entra tudo direitinho e depois meto no meu.

Ainda vou confirmar se arranjo novo as seguintes peças que estão em falta:

- Cabos de travão de mão para discos (já vi que há quem adapte os cabos para tambor, mas prefiro não aldrabar, até porque não são caros)
- Tubos rígidos + flexíveis do compensador até à pinça
- Molas que as pinças levam no sistema de travão de mão
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores

Mensagem por Jarbas83 »

Conforme mencionei nos meus ultimos post´s, arranjei uma travagem de disco traseiro com ABS para o meu Golf 3. Afinal, o que arranjei foi do Ibiza 6k2, que já tem cubo-rolamento, o que me parece uma mais-valia em relação ao sistema de rolamento de encosto dos 6k1 e golf 3.

O único problema que parece que vai existir vai ser aplicar o meu sensor de Abs no cubo do 6k2. Metade do sensor entra, mas a outra metade é um pouquinho mais larga e não entra. O que sugerem? Sei que o sistema do 6k2 dá para aplicar no meu carro pois já vi até Golf´s II com essa travagem atrás. Não tenho os sensores Abs originais do 6k2. Vou tentar limar o meu sensor a ver o que dá...tenho aqui um sensor velho de um golf 3 e vou experimentar primeiro neste a ver...
Responder