EGR? duvida

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: EGR? duvida

Mensagem por SuperGolf »

Só leva no de escape, essa junta, depois outra no tubo que vai para a EGR... :wink:

É uma boa solução, q.b. 8)
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Qual é a diferença entre substituir a EGR por um supressor ou tapar a EGR com uma junta cega?
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: EGR? duvida

Mensagem por Cidades »

HuGgMC Escreveu:Qual é a diferença entre substituir a EGR por um supressor ou tapar a EGR com uma junta cega?
Se deixares a EGR podes esufruir da ASV(anti shudder valve), que serve para suavizar o desligar do motor e também o pode salvar caso tenhas o azar do teu turbo partir.
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Cidades Escreveu:
HuGgMC Escreveu:Qual é a diferença entre substituir a EGR por um supressor ou tapar a EGR com uma junta cega?
Se deixares a EGR podes esufruir da ASV(anti shudder valve), que serve para suavizar o desligar do motor e também o pode salvar caso tenhas o azar do teu turbo partir.
Isso é se eu deixar a EGR. Então qual é a diferença entre substituir a EGR por um supressor ou tapar a EGR com uma junta cega? O que é que o supressor faz na vez da EGR? Qual é a função do supressor neste caso?
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: EGR? duvida

Mensagem por Mario_Marques »

A diferença é mesmo aquela que o cidades disse, ficas sem travão de motor se tirares e meteres um supressor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Então sendo assim considerando o risco, mais vale uma vez por ano ou ano sim ano não fazer uma revisão à mesma e caso já não tenha reparação então comprar uma nova ou um semi-nova e ir fazendo a revisão á mesma? Se se fica sem travão de motor qual a razão de o pessoal a tampar com uma junta cega ou a substituir por um supressor?
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: EGR? duvida

Mensagem por Cidades »

Se tapares com junta cega ficas com o travão do motor na mesma, no entanto EU prefiro deixar a EGR a funcionar porque a única desvantagem é ter de a limpar de vez em quando.

Uns metem supressor porque têm o carro muito mexido e tem mesmo que ser... Mas há muita gente que mete o supressor porque sim...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: EGR? duvida

Mensagem por Mario_Marques »

Cidades Escreveu: Mas há muita gente que mete o supressor porque sim...
A maioria, metem porque alguém lhes meteu o couro a dizer que dava cavalos.lol
Só eu que queria ter egr e não dá para meter sem me meter em muita laboura.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Então o que me aconselham:
1ª opção: ver se EGR está boa e então fazer-lhe uma limpeza/manutenção e caso não esteja boa então comprar uma nova ou semi-nova e uma vez por ano ou ano sim ano não fazer uma revisão à mesma;
2ª opção: limpar EGR e respectivas tubagens em seguida por uma junta sega.

Nota: esta duvida surgiu porque tenciono fazer uma ligeira repro, passar de 115cv para +/- 145cv (algo ligeiro para dar mais alma ao carro visto que tem um caixa de 6v e a qual considero que não tenho motor suficiente para ela) então o rapaz que em principio me ira fazer esse serviço disse-me que era possível fazer isso e que era só fazer a repro e mais nada, não precisava de comprar nada mas ele aconselhou-me 1º a fazer limpeza e retificar o turbo e o respectivo colector, 2º limpar EGR e respectivas tubagens em seguida por uma junta sega ou se eu quiser manter a EGR ( se a mesma estiver boa) fazer uma limpeza a mesma anualmente, 3º se bem percebi é por um tubo dentro do catalisador e acho que é linha direta (não percebi muito bem está parte... :S) segundo ele está tudo feito depois destes 3 passos é só reprogramar.
Para efetuar está repro é assim como ele diz? o que me aconselham em relação á EGR não sei o que fazer com ela.... já agora alguém me pode explicar melhor o passo 3...
Peço desculpa se deveria postar este assunto em outro tópico.
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: EGR? duvida

Mensagem por gongasfrs »

EGR se a tua estiver a babar pelos orificíos é deita la fora e arranjar uma nova ou semi nova..

o 3º ponto é para iliminar o catalizador, mas não o podes tirar se nao tens chatices na ipo, das duas uma, ou metes um tubo por dentro que é o mais indicado ou então abres o catalizador e tiras lhe o miolo
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Duvida sobre a EGR esclarecida (manter EGR) e fazer a manutenção da mesma.
Em relação á repro posso confiar no que o mecânico disse e simplesmente efetuar esses três passos e depois então fazer a repro? O que aconselham? Em relação ao 3º ponto o carro não vai ficar a fazer aquele barulho desagradável que parece um Nissan Patrol?
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
HuGgMC
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 22 ago 2012, 10:40
Veículos: VW Golf IV TDI PD115cv de 2001
Localização: Portalegre e Abrantes

Re: EGR? duvida

Mensagem por HuGgMC »

Qual a diferença entre a EGR do meu golf e do golf de 150cv?
VW Golf IV TDI PD 115cv Highline - AJM
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: EGR? duvida

Mensagem por Silver_Ajm »

HuGgMC Escreveu:Qual a diferença entre a EGR do meu golf e do golf de 150cv?
Se a tua é de um pd115 é diferente o bocal de encaixe no tubo do intercooler, a tua aperta com abraçadeira e a do TDI130/150 o encaixe é diferente e leva só um freio para não se soltar do tubo. Não sei se há mais diferenças entre ambas, a olho é o que se vê.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
peskador
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 15 dez 2010, 21:34

Re: EGR? duvida

Mensagem por peskador »

A recirculação dos gases de escape (do inglês exhaust gas recirculation, EGR) serve para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx). A redução é feita mantendo a temperatura de combustão abaixo de 1.400° C mediante a introdução no motor pela admissão, de uma pequena quantidade (recirculação) de gases de escape, de maneira a "contaminar" a mistura ar-combustível.


Acima dessa temperatura o oxigênio dos gases de escape começa a reagir com o nitrogênio da atmosfera, gerando os óxidos mencionados. A "contaminação" é definida de maneira a manter a temperatura da combustão dentro daquele limite. Quem controla a recirculação é uma válvula denominada justamente EGR.
Se ela prender aberta, haverá contaminação excessiva quando a recirculação não é necessária, e em rotações baixas e médias com pouco acelerador o motor engasga. Se prender fechada, não haverá contaminação ou controlo de emissões de NOx, além de possivelmente ocasionar detonação (a "contaminação" ajuda a evitá-la). A válvula EGR pode ser comandada por depressão, pressão ou solenóide, nesse caso recebendo sinal elétrico do módulo eletrônico de comando. Este último é cada vez mais usado.
gcerq
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 23 mai 2014, 15:17
Veículos: Ibiza 6L

Re: EGR? duvida

Mensagem por gcerq »

Boa tarde.
Peço desculpa vir desenterrar o tópico, mas ultimamente andei a pesquisar informação sobre este assunto e descobri este tópico.

A minha EGR encontra-se neste estado:
Imagem

Já morreu?
Já tenho o carro há uns anos mas confesso que não percebo muito de mecânica e pelos vistos o meu mecânico também nunca se preocupou com isto.

Estive a pesquisar DIY's e vou tentar tirá-la para lhe dar uma limpeza.
Já vi que se remover e voltar a colocar novamente não corro o risco de ficar com erro no quadrante.

O que aconselham?

Importa informar que o carro em questão é um Ibiza 6L 1.4TDI 75cv motor pd.
Responder