Motor desliga-se

Responder
hugo pinto
Amateur
Amateur
Mensagens: 550
Registado: 06 dez 2008, 23:09
Veículos: mk4 GTI e mk2 1.9tdi
Localização: paredes-porto

Re: Motor desliga-se

Mensagem por hugo pinto »

pelos sintomas parece mais o imobilizador
Imagem
Meu progeto clicar na imagem
Meu Feedback
mk4 gti
mk2 1.9tdi
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

hugo pinto Escreveu:pelos sintomas parece mais o imobilizador
Sim e foi o imobilizador... Que já foi trocado, mas segundo o mecânico, teve que se trocar também o quadrante dado que o imobilizador está no quadrante (eu não sabia disso) e que não havia forma de substituir apenas o imobilizador (coisa que eu acho também um pouco estranho)...
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Karl Martin »

eduardoribeiro Escreveu:Bom depois de cerca de duas semanas sem quaisquer notícias e com indicação de que apenas se tratava do imobilizador avariado sendo a reparação barata e rápida, hoje recebo a notícia que tiveram que trocar o quadrante do veículo dado que o imobilizador "foi à vida e teve que ser trocado".
Ora a minha dúvida, não fazia ideia que o imobilizador estava no quadrante?!!! E depois é o facto do preço apresentado, o orçamento de troca de quadrante (quadrante, mão de obra e reprogramação das chaves) foi de 320€, mas isso deixou-me um pouco confuso pois existe uma casa de peças em Sintra que vende imobilizadores a 72€+IVA. Então se se vende o imobilizador a 72€+IVA porque que raio é que o meu carro teve levar um quadrante novo? E o valor é um valor justo ou estou a ser gamado?
Boas
bem me parecia que era o imobilizador. O imobilizador é o que chamamos de transponder que está na chave e no quadrante. Se foi o transponder da chave que foi à vida (parece-me que só dá para programar uma vez), ele custa cerca de 15 ou 20 euros. Se foi o do quadrante, não sei se dá para reprogramar ou até substituir. De qualquer das formas, se foi substituido o quadrante, devem ter metido um usado. Os preços dos usados variam em função de serem immo2 ou immo3 (o teu é immo2), de serem para diesel ou gasolina e de terem ou não computadotr de bordo. Custam entre os 50 e os 250 euros.
Se o teu quadrante não tem CB, 320 euros é malho grande, agora se tiver CB central (MFA ou FIS), o que eu duvido que tenha, pois o teu carro não tem can bus, então o preço foi bom. Mas mantenho muitas reservas que tenham arranjado um quadrante sem can bus e com CB central em tão pouco tempo. 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Karl Martin »

eduardoribeiro Escreveu:
hugo pinto Escreveu:pelos sintomas parece mais o imobilizador
Sim e foi o imobilizador... Que já foi trocado, mas segundo o mecânico, teve que se trocar também o quadrante dado que o imobilizador está no quadrante (eu não sabia disso) e que não havia forma de substituir apenas o imobilizador (coisa que eu acho também um pouco estranho)...
E é mentira que não haja forma de apenas substituir o imobilizador (se estivermos a falar do imo da chave). Há sim senhor, basta comprar um imobilizador novo e programá-lo. 8) E há sempre a opção radical de anular o imobilizador que está no quadrante, tarefa pouco complicada e barata. Mas com o inconveniente de ser a custo da segurança, pois basta uma simples cópia da tua chave para que o carro arranque. :wink:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

Karl Martin Escreveu: E é mentira que não haja forma de apenas substituir o imobilizador (se estivermos a falar do imo da chave). Há sim senhor, basta comprar um imobilizador novo e programá-lo. 8) E há sempre a opção radical de anular o imobilizador que está no quadrante, tarefa pouco complicada e barata. Mas com o inconveniente de ser a custo da segurança, pois basta uma simples cópia da tua chave para que o carro arranque. :wink:
Boa noite Karl,
Pois não era o imobilizador da chave ou vulgarmente conhecido por transpoder, mas sim o imobilizador do carro, que se encontra no quadrante, segundo explicação do mecânico, e que teve que ser substituído - o quadrante. Bom ao fim de 4 semanas na oficina e um arranjo total no valor de quase 1000€, trocaram o quadrante - 320€, o que achei um exagero, especialmente depois de ter reparado que a iluminação de um dos visores electrónicos (onde é feita a contagem dos quilometros e da viagem, não funciona). O kit de Distribuição no valor de 247,71€ mais IVA e outras pequenas substituições (óleo, filtros, velas, bomba de água, etc...), mais mão de obra - 80€ mais IVA; o carro apresenta agora os seguintes sintomas:

1 - Visor do quadrante onde é apresentado a quilometragem sem iluminação à noite (todos os restantes elementos do quadrante têm iluminação);
2 - Luzes do habitáculo (da frente, as traseiras funcionam) não ligam nem desligam quando se abrem as portas;
3 - Carro custa mais a desenvolver... não consegue uma aceleração rápida em primeira nem em segunda;
4 - Manípulo das mudanças treme durante a marcha (bastante quando em aceleração);
5 - Caixa de Mudanças bastante "lassa" parecendo que está com folga extrema...

As minhas questões:

Estes sintomas são normais, quando existe substituição de filtros, velas e kit de distribuição? Parece-me que custar a desenvolver pode ter a haver, mas caixa de mudanças com sensação de folga e manipulo a tremer não tem certamente?! Certo? Não deveria o quadrante ter toda a iluminação a funcionar se custou 320€ (mais codificação das chaves, mas não sendo feito na Volkswagen)? E as luzes do habitáculo (a que está por cima do espelho retrovisor) porque será que deixou de acender/apagar com abertura/fecho das portas? E mais uma questão, se o quadrante foi trocado, como é que a quilometragem foi reposta???
Última edição por eduardoribeiro em 10 out 2011, 11:12, editado 1 vez no total.
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

Alguém tem alguma ideia ou algum diagnóstico?
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Karl Martin »

eduardoribeiro Escreveu:
Karl Martin Escreveu: E é mentira que não haja forma de apenas substituir o imobilizador (se estivermos a falar do imo da chave). Há sim senhor, basta comprar um imobilizador novo e programá-lo. 8) E há sempre a opção radical de anular o imobilizador que está no quadrante, tarefa pouco complicada e barata. Mas com o inconveniente de ser a custo da segurança, pois basta uma simples cópia da tua chave para que o carro arranque. :wink:
Boa noite Karl,
Pois não era o imobilizador da chave ou vulgarmente conhecido por transpoder, mas sim o imobilizador do carro, que se encontra no quadrante, segundo explicação do mecânico, e que teve que ser substituído - o quadrante. Bom ao fim de 4 semanas na oficina e um arranjo total no valor de quase 1000€, trocaram o quadrante - 320€, o que achei um exagero, especialmente depois de ter reparado que a iluminação de um dos visores electrónicos (onde é feita a contagem dos quilometros e da viagem, não funciona). O kit de Distribuição no valor de 247,71€ mais IVA e outras pequenas substituições (óleo, filtros, velas, bomba de água, etc...), mais mão de obra - 80€ mais IVA; o carro apresenta agora os seguintes sintomas:

1 - Visor do quadrante onde é apresentado a quilometragem sem iluminação à noite (todos os restantes elementos do quadrante têm iluminação);
2 - Luzes do habitáculo (da frente, as traseiras funcionam) não ligam nem desligam quando se abrem as portas;
3 - Carro custa mais a desenvolver... não consegue uma aceleração rápida em primeira nem em segunda;
4 - Manípulo das mudanças treme durante a marcha (bastante quando em aceleração);
5 - Caixa de Mudanças bastante "lassa" parecendo que está com folga extrema...

As minhas questões:

Estes sintomas são normais, quando existe substituição de filtros, velas e kit de distribuição? Parece-me que custar a desenvolver pode ter a haver, mas caixa de mudanças com sensação de folga e manipulo a tremer não tem certamente?! Certo? Não deveria o quadrante ter toda a iluminação a funcionar se custou 320€ (mais codificação das chaves, mas não sendo feito na Volkswagen)? E as luzes do habitáculo (a que está por cima do espelho retrovisor) porque será que deixou de acender/apagar com abertura/fecho das portas? E mais uma questão, se o quadrante foi trocado, como é que a quilometragem foi reposta???
Boas
1 - Visor sem iluminação. Se pagaste 320 pelo quadrante (mais mão de obra), ele além de dever estar todo iluminado, até deveria tirar cafés. Pode ser um led fundido, ou o ecrã mal encaixado.
2 - Luzes do habitáculo não acendem. Possíveis motivos: switchs das fechaduras marados ou problemas com o modulo comfort ( más ligações, desconfiguração, etc...)
3 - Não sei
4 - Manípulo das mudanças treme. Possíveis causas: apoio da caixa de velocidades ou motor mal afinado (penso eu).
5 - Não sei...

A quilometragem é reposta com o vag tacho. Pediste o quadrante antigo?
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

Karl Martin Escreveu: Boas
1 - Visor sem iluminação. Se pagaste 320 pelo quadrante (mais mão de obra), ele além de dever estar todo iluminado, até deveria tirar cafés. Pode ser um led fundido, ou o ecrã mal encaixado.
2 - Luzes do habitáculo não acendem. Possíveis motivos: switchs das fechaduras marados ou problemas com o modulo comfort ( más ligações, desconfiguração, etc...)
3 - Não sei
4 - Manípulo das mudanças treme. Possíveis causas: apoio da caixa de velocidades ou motor mal afinado (penso eu).
5 - Não sei...

A quilometragem é reposta com o vag tacho. Pediste o quadrante antigo?
Pois concordo contigo, 320€ pelo quadrante, acho que até cafés devia tirar. As luzes do habitáculo era um fusível mal encaixado, já resolvi. Agora a falta de desempenho em 1ª e 2ª é que me está a deixar preocupado. O facto do manípulo tremer na 1ª e na 2ª em conjunto com um desempenho lastimável (na primeira vai às 3000 rotações para estar a andar a 5km/h) pode ser fuga ou falta de óleo na caixa de velocidades, será? Se for isso, além de ser bastante mau (posso partir a caixa) justifica o facto da caixa estar com folga - acho eu!!!!.
Não tenho o quadrante antigo, vi-o lá, mas não mo deu..., mas sim penso que pode ter sido reposta de facto a quilometragem via VAG Tacho...

P.S.: Pergunta parva, achas que fui gamado???!!!
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Karl Martin »

Não acho. Tenho a certeza. O teu quadrante deve ter custado à volta dos 60 euros. Pede-lhe o antigo, ele é teu.
Tens um aqui a 50 euros: http://www.ebay.de/itm/VW-Golf-IV-4-Bor ... 3a6b032f90
Aqui um sportedition a 140 euros: http://www.ebay.de/itm/TACHO-VW-GOLF-4- ... 5ae2e9c0ef
Assim, não há outra forma de te dizer: foste roubado. :evil:
Por 300 euros eu comprava este, com full fis e sem can bus: http://www.ebay.de/itm/Golf-4-Tacho-Kom ... 58901c462e
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

Karl Martin Escreveu:Não acho. Tenho a certeza. O teu quadrante deve ter custado à volta dos 60 euros. Pede-lhe o antigo, ele é teu.
Tens um aqui a 50 euros: http://www.ebay.de/itm/VW-Golf-IV-4-Bor ... 3a6b032f90
Aqui um sportedition a 140 euros: http://www.ebay.de/itm/TACHO-VW-GOLF-4- ... 5ae2e9c0ef
Assim, não há outra forma de te dizer: foste roubado. :evil:
Por 300 euros eu comprava este, com full fis e sem can bus: http://www.ebay.de/itm/Golf-4-Tacho-Kom ... 58901c462e
Pois quanto a isso não tenho dúvidas de que fui gamado, já me tinhas dito anteriormente que se arranjava quadrantes por 50€. Que no meu caso teriam que ser o primeiro dado que o meu carro tem IMMO 1 (penso eu :P )
Quando te perguntava se achavas que tinha sido gamado era em relação à revisão (sendo que antes de o mecânico ter feito a revisão, me disse que não precisava de mexer no kit de distribuição pois o mesmo estava impecável e que as correias também estavam óptimas). Surpresa, quando fui buscar o carro tinha um kit de distribuição novo :roll:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Motor desliga-se

Mensagem por gongasfrs »

amigo o mecanico onde foste eu nunca mais la voltava acredita..

quanto ao tremer que falas, penso que tbm podera ser do volante do motor ou enbraiagem nao?
ve se eles nao te deixaram a caixa de velocidades sem oleo
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Karl Martin »

O teu carro tem immo2. Tens um mecânico jeitoso. "Atão" o homem vê se as correias estão boas a olho? Será que nesse dia tinha conjuntivite e quando melhorou viu que afinal precisavas mudar a distribuição? :mrgreen:
Contudo, a nível da mecânica os meus conhecimentos são limitados...
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Motor desliga-se

Mensagem por Silver_Ajm »

eduardoribeiro Escreveu: Pois quanto a isso não tenho dúvidas de que fui gamado, já me tinhas dito anteriormente que se arranjava quadrantes por 50€. Que no meu caso teriam que ser o primeiro dado que o meu carro tem IMMO 1 (penso eu :P )
Quando te perguntava se achavas que tinha sido gamado era em relação à revisão (sendo que antes de o mecânico ter feito a revisão, me disse que não precisava de mexer no kit de distribuição pois o mesmo estava impecável e que as correias também estavam óptimas). Surpresa, quando fui buscar o carro tinha um kit de distribuição novo :roll:
Quando falas que viste a correia de distribuição nova, viste aquela que está a vista ou a que está tapada, só se ve tirando uma tampa plastica na lateral do motor??
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

gongasfrs Escreveu:amigo o mecanico onde foste eu nunca mais la voltava acredita..

quanto ao tremer que falas, penso que tbm podera ser do volante do motor ou enbraiagem nao?
ve se eles nao te deixaram a caixa de velocidades sem oleo
Pois eu estou com medo que seja falta de óleo ou fuga de óleo na caixa. A embraiagem não sei se será, dado que a mim parece-me igual... embora eu ache que ela não está muito afinada (o ponto de embraiagem é muito alto e tens muito pouco espaço - isto é, ao mínimo movimento do pé, o carro vai logo a baixo). Quanto ao volante do motor, pode ser dado que foi trocado o kit de distribuição, certo?

Eu não tenciono voltar lá, mas só depois de ele ter corrigido aquilo que deixou mal, ou será que devia ir a outro mecânico? O problema é que noutro mecânico teria que pagar, além do que já paguei naquele...
eduardoribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 17 ago 2011, 10:03
Veículos: Golf IV 1.4
Localização: Lisboa

Re: Motor desliga-se

Mensagem por eduardoribeiro »

Silver_Ajm Escreveu: Quando falas que viste a correia de distribuição nova, viste aquela que está a vista ou a que está tapada, só se ve tirando uma tampa plastica na lateral do motor??
Não apenas vi a suposta antiga, já desmontada e as respectivas correias (que não consegui confirmar se de facto eram as minhas dado que vi-as antes no meu carro, mas não memorizei o que tinham escrito para ver se de facto eram algo semelhantes às minhas).
Responder