Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Responder
Francisco Martins
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 21 jan 2019, 11:40
Veículos: VW Jetta mk2 1.6 TD
Localização: Viana do Castelo

Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Francisco Martins »

Boas,

Estou com problemas novamente na minha travagem. Em 3/4 anos já é a 4 bomba que vai a vida.

Queria saber o que me aconselham a por para ficar com uma travagem boa e como já estou farto de não ter uma travagem das melhores e ainda por cima com dores de cabeça, prefiro gastar mais uns euros e por isto em condições.

Ora, Tenho em mente 2 hipóteses.

A 1ª é ir à sucata buscar uma igual e meter lá. (aconselharam-me a substituir também umas borrachas, que não sei quais são).

a 2ª, talvez consiga arranjar uma travagem completa ou quase completa proveniente de um passat da época de 2000 (estou a espera de saber mais detalhes da travagem do carro)


Para além disto, tenho jantes 14 em ferro com medidas 185/60/14 de livrete.
Por fim, eu tenho também que mudar de jantes porque tenho uma criticamente empenada (anda atrás) e outras 2 com um empeno ligeiro. O valor de desempenar não me compensa. Logo talvez a 2ª opção aqui me cative mais pois tento que mudar e tenho e eliminava 2 problemas.

Precisava de conselhos sobre o que me aconselham a fazer e o que tenho de alterar, quer para um caso, quer para outro.
Última edição por Francisco Martins em 22 jan 2019, 13:26, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problemas de travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Mario_Marques »

Abriste o tópico na área dedicada a projetos.
Sem sombra de dúvida alguma coisa andas a fazer bastante mal pois obviamente não é normal as bombas durarem tão pouco tempo, o melhor talvez fosse procurares ajuda num profissional até porque estás a por em risco a tua segurança e a das outras pessoas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Francisco Martins
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 21 jan 2019, 11:40
Veículos: VW Jetta mk2 1.6 TD
Localização: Viana do Castelo

Re: Problemas de travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Francisco Martins »

Peço desculpa por abrir no local errado.

O problema está no distribuidor de travagem traseiro. Vou alterar em breve.

No entanto, tenho uma travagem completa de 288 mm de uma passat de 2002.

Que preciso alterar para aplicar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Mario_Marques »

Em relação ao problema do regulador de travagem, podes sempre comprar uma bomba das modernas, obviamente nova nada de ir á sucata, comprar as válvulas de vias especificas, fica-te bastante mais em conta que todas as outras opções e fica funcional e claro, não esquecer de revisionar as 4 bombas das rodas, testar servofreio e verificar vacuo, tubos de oleo e oleo em condições que é a causa do pessoal dar cabo dos sistemas todos....
Sinceramente não sei para que queres meter uns travões de 288mm nesse carro mas tu lá sabes, até porque os 288 nem sequer cabem nas jantes de 14", isso obriga-te logo a trocar de jantes para no mínimo 15", legalizar jantes de 15", pneus e depois nem qualquer 15" dá e imaginando que hipoteticamente conseguias usar o máximo desses travões, tu com 15" a não ser que uses pneus xpto e suspensão muito boa e cara, tenhas um chassis impecavel, numa travagem poderosa só vais ganhar as rodas a bloquear e um belo susto pois não vais ter nem abs nem o repartidor de travagem electrónico do abs nem o carro vai ter tracção suficiente para cravar os pneus no chão sem as rodas derraparem.
Se fores ver por exemplo um golf mk1 ou mk2 gti, aquilo tudo original direito(sendo que o direito é bem mais que ter discos e calços novos é mesmo ter o sistema todo impecável) trava super bem, trava bem melhor que "os upgrades" de peças de sucata que o pessoal normalmente faz, eu no teu caso começava por renovar o sistema original todo e em condições e depois via se realmente precisava de mais.
Se fores aos classificados do fórum vais ver que tenho lá uma manga de eixo de um golf mk2 com um suporte para pinças de 288mm, aquilo naquela manga de eixo é quase instalação directa, porem não totalmente com aquele modelo de pinça/suporte de pinça, mas já dá para teres uma ideia da dificuldade.
Alguns mk2 nem sequer permitem aquilo pois trazem o suporte da pinça como parte integrante da própria estrutura da manga de eixo, se não tiveres uma manga de eixo com suporte de pinça separado do género da que tenho lá não consegues sem trocar também as mangas de eixo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Francisco Martins
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 21 jan 2019, 11:40
Veículos: VW Jetta mk2 1.6 TD
Localização: Viana do Castelo

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Francisco Martins »

Obrigado pela tua resposta Mario.

Mudei de ideias e vou fazer a instalação da travagem original completa do VR6.
Terei de mudar de jantes mas esse também é umas das coisas que quero fazer pois tenho 2 empenadas e quero algo melhor e mais bonito.
A ideia posterior é alterar suspensões (o que tem está a ficar cansado, quero algo novo, melhor e mais seguro) e por último motor (ou o 1.9 TD AAZ ou o AFN 110).
Não quero nada de projectos malucos para andar aí no stance, ou com tudo minado tipo locomotivas. É um protejo para ter um carro antigo e que gosto para dia a dia e que esteja direitinho e seguro para esse mesmo uso. Algo para estar bonito para quem vê e estimar para guardar no futuro.

Aceito sugestões e conselhos, e até mesmo estimativas de orçamentos para estas minhas ideias, a puxar um pouco para cima já.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Mario_Marques »

Sendo o teu carro um mk2, se tiveres mangas de eixo com suportes de pinça separados é relativamente simples instalares travões maiores, porém, é como te estou a dizer, maior não significa que vais ter directamente mais poder de travagem.
Se tiveres os suportes separados(se não tiveres passa nos classificados, tenho lá umas mangas de eixo para mk2 rally de suportes separados e fotos com os 288mm montados), podes instalar 256 ou 280 com bastante facilidade, eu pessoalmente nunca instalaria a travagem do vr6, primeiro porque não é grande coisa, depois ficas com bastante peso adicional á roda e é cara, tu com 256mm já tens travões de chega e sobra, ou mesmo o sistema original mas todo renovado e com pastilhas em condições, eu ando a correr com um carro que tem os 239mm de origem revistos e não tenho queixa(e tenho um sistema de 280mm que se eu quiser a qualquer momento o monto porém não me faz qualquer falta e pesa mais que o original, tendo em conta que 1Kg extra numa roda em rotação equivale a mais de 10kg...), nunca me deixaram ficar mal, tenho é mesmo o sistema todo 100% renovado, não tem uma única peça usada sem rever totalmente com peças novas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Francisco Martins
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 21 jan 2019, 11:40
Veículos: VW Jetta mk2 1.6 TD
Localização: Viana do Castelo

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Francisco Martins »

A travagem do VR6 não é grande coisa?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Mario_Marques »

Depende daquilo a que estás a comparar, comparar um sistema de um vr6 usado, comparativamente a um sistema todo novo dedicado para performance não é grande coisa.
Tu não vais ter o chassis\suspensão de um vr6, a bomba de um vr6, servo de um vr6, alavanca de um vr6, abs de um vr6, jantes de um vr6.
Eu no teu caso reparava o que tens em condições com peças em condições novas, em especial a bomba principal, quiçá umas pastilhas melhores do que o que andas a usar quanto muito ia para uns 256mm pois isso arranjas com bastante facilidade e sem custos elevados, queres gastar dinheiro, força no 280mm.
O que faz aumentar significativamente o poder de travagem é obviamente aumentar significativamente o atrito, aumentar o diâmetro também ajuda porém o ganho é muito baixo comparativamente a aumentar o atrito, para este ganho ser considerável o aumento teria de ser enorme coisa que não é, o disco maior também ajuda a dissipar mais calor coisa que só vai ajudar a quem realmente tiver problemas relacionados com este problema.
Como se costuma dizer, uma imagem vale mais que mil palavras:
Imagem

Isso é um teste de travagem, até certo ponto o binário aumenta um pouco com aumento de diâmetro mas a partir de um ponto quem manda é o atrito real do sistema e o tamanho pouca ou nenhuma diferença faz, so no caso dos 30mm que foi usado no teste como peça subdimensiinada e portanto há uma quebra expectável por aquecimento excessivo, os outros mantêm e o tamanho não faz diferença.

Isto acontece por ex nos golf mk4 quando o pessoal mete os travões de 312mm+256 e depois constatam que a travagem pouco melhorou pois não melhoraram o atrito, mantiveram igual ou pior.

E supondo que nada disto acontecia, montavas uns 280 todos poderosos, sem ABS ias precisar de uns bons pneus em pelo menos 15" para conseguir agarrar o carro ao chão, ias precisar de ter um chassis e suspensão muita boa para manter sempre os pneus em contato para o carro não derrapar totalmente numa travagem forte, juntando a isto o VR6 é pesado, muito mais potente que o teu, muito mais rápido, tem ABS, tem tudo melhor que o teu.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Francisco Martins
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 21 jan 2019, 11:40
Veículos: VW Jetta mk2 1.6 TD
Localização: Viana do Castelo

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Francisco Martins »

Obrigado pela tua partilha. Ajudar a aprender bastante.

Apenas um apontamento para me ajudares a tirar as minhas muitas dúvidas e tomar decisões acertadas com bons conselhos.
Sei que não tenho o chassis\suspensão de um vr6,

Mas quando falo em meter a travagem de um VR6 (dos primeiros), vai levar tudo de um VR6 desde a bomba de um VR6, servo-freio de um VR6. Mesmo assim pode não resultar e ter uma boa travagem?

A única coisa que não terá é o ABS e aí não sei ainda como contornar isso ou se será um problema.

Depois, para poder por esta travagem, claro que irei alterar a suspensão para uma coisa em condições para não só conseguir ter poder de travagem como também conseguir por esse poder de travagem no chão.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Alterar travagem Jetta mk2 de 88

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, bomba recomendo sempre nova, o motivo é muito simples, é uma peça super importante na potência hidráulica, se não estiver 100% nunca vai travar bem metas o que lá meteres, não é sequer uma peça cara nova, vejo o pessoal pedir por elas usadas as vezes mais do que custa uma melhor nova, já em alumínio e com materiais muito melhores.
As bombas com os anos estragam-se, ganham ferrugem por dentro, desgastam os retentores e depois não fazem a pressão máxima, o óleo deve ser mudado de 2 em 2 anos pois o óleo dos travões é higroscópico, ou seja, absorve água inclusive do ar e como se vê por aí, pouca gente muda.
O. Servofreio não é obrigatório mas torna a travagem muito mais fácil pois ajuda a colocar mais força no pedal, retira esforço ao condutor, o servofreio é apenas uma ajuda ao condutor, não te dá na verdade nenhuma travagem adicional.

Não tens de usar obrigatoriamente peças de um VR6, há muitos carros compatíveis.

Tem atenção que o carro só trava aquilo que os pneus conseguem segurar, fora tudo o resto que interfere com a travagem que ainda é bastante coisa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder