Boas,
Decidi fazer este tópico para vos apresentar o meu carrito. O meu primeiro carro, sendo dono do mesmo. Um simples polo de 1997 1.4 8v AEX com uns estonteantes 60cv (de certeza que não anda nesses patamares, mas já tem os seus aninhos). Deixo aqui as fotos do carro
Fico completamente aberto a opiniões e conselhos, porque duas cabeças pensam melhor que uma hahaha.
PS. A consola central irrita me, eu sei, estou a me debater se mando vir uma do ebay, porque tenho medo que se parta no caminho, visto a doença destas peças serem fracas.
Obrigado!
Vw Polo mk3 1.4 8v
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Vw Polo mk3 1.4 8v
Última edição por hugoasfernandes em 12 mai 2021, 16:14, editado 2 vezes no total.
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Re: Vw polo 1.4 8v
Já que nem tudo é um mar de rosas, envio também as fotos da infelicidade que tive com a cabeça do motor. Resumindo e concluindo, os donos anteriores não mudaram óleo nos intervalos certos, falharam mas foi por muito, e infelizmente uma das entradas de óleo para a chumaceira da árvore de cames entupiu. A árvore de cames agarrou se a cabeça, e pronto, o resto é história. Mas agora está bom, tudo dentro dos eixos. "Motor flush" aplicado, óleo Motul 15W/40 e filtro de óleo Febi Bilstein aplicado, e viscosa Motul para ajudar com os tuchos hidráulicos. Antes desta última parte desmontei também o cárter para limpar o puxador de óleo, que estava de facto entupido com sujidade do trabalhinho feito pelos donos anteriores.
Ah, e engraçado a rosca do coletor de escape onde partiu um parafuso, não foi removido, mas sim furado de lado para por um pequeníssimo parafuso de madeira
Ah, e engraçado a rosca do coletor de escape onde partiu um parafuso, não foi removido, mas sim furado de lado para por um pequeníssimo parafuso de madeira
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Re: Vw Polo mk3 1.4 8v
Hugo, tem aí muito trabalho mas tudo se vai resolvendo.
Agradeço as fotos, mas tenha atenção ás matrículas visíveis.
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Re: Vw Polo mk3 1.4 8v
Já não vou provavelmente a tempo de ajudar, mas os tuchos dão para desmontar e limpar, os teus de aspecto parecem perfeitamente utilizáveis, pelo menos a avaliar só pela parte de cima, se estiverem tão bons do lado da válvula dão para meter como novos.
Uma coisa importante, provavelmente foi por usarem 15w40 que ele ficou como ficou, esses motores não devem usar esse óleo, esses motores de origem usavam 5w30 no nosso clima, o pessoal rebentou com eles todos por usar oleos incorretos, aconteceu o mesmo nos golf 4 16v que ainda usavam um motor baseado nesse, o tal mal afamado golf 4 1.4 16v e todos os seus derivados, grande parte da sua má fama tem origem nisso.
Uma coisa importante, provavelmente foi por usarem 15w40 que ele ficou como ficou, esses motores não devem usar esse óleo, esses motores de origem usavam 5w30 no nosso clima, o pessoal rebentou com eles todos por usar oleos incorretos, aconteceu o mesmo nos golf 4 16v que ainda usavam um motor baseado nesse, o tal mal afamado golf 4 1.4 16v e todos os seus derivados, grande parte da sua má fama tem origem nisso.
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Re: Vw Polo mk3 1.4 8v
Por acaso foi exatamente isso que fiz aos tuchos, o motor de momento tem 230000kms, e incrivelmente nunca tinha sido aberto. Tive que substituir os vedantes da haste das válvulas, mas como reparei que os tuchos estavam em estado mais que razoável, e pensando também que só poderiam ser originais, decidi deixá-los "de molho" dum dia para outro em óleo de motor, para os limpar por dentro e fora. Sim, estão na mesma condição por baixo como estavam por cima, e vi sair a sujidade do orifício lateral, portanto estão no melhor que podiam estar. Também não me sentia confortável descartar estes porque pondo uns de marca branca talvez estaríam no mesmo nível que estes usados. Em relação ao óleo, pus 15w/40 de facto, e uma ajuda com o líquido de tuchos hidráulicos. Sinto que esteja algo mais viscoso do que o suposto, e na próxima troca de óleo talvez reduza para um 10w/30, porque vamos ser sinceros, o carrinho já teve muita vida e não deve estar 100% nos limites aceitáveis de fábrica. Mas dum 5w/30 para um 10w/30 não deve mudar muito, mas se é essa a especificação original irei fazê-lo, não quero que aconteça coisas que não devem porque algum aventureiro (eu hahaha) pôs óleo "errado".Mario_Marques Escreveu: ↑12 mai 2021, 21:31 Já não vou provavelmente a tempo de ajudar, mas os tuchos dão para desmontar e limpar, os teus de aspecto parecem perfeitamente utilizáveis, pelo menos a avaliar só pela parte de cima, se estiverem tão bons do lado da válvula dão para meter como novos.
Uma coisa importante, provavelmente foi por usarem 15w40 que ele ficou como ficou, esses motores não devem usar esse óleo, esses motores de origem usavam 5w30 no nosso clima, o pessoal rebentou com eles todos por usar oleos incorretos, aconteceu o mesmo nos golf 4 16v que ainda usavam um motor baseado nesse, o tal mal afamado golf 4 1.4 16v e todos os seus derivados, grande parte da sua má fama tem origem nisso.
Obrigado!
PS. Também como vivo Madeira, não tenho a tendência de fazer trocas de óleo a cada 10.000kms, só deixo chegar a 7.000/7.500kms, porque também não quero danificar o motor pouco a pouco só para ter a vida útil do óleo toda completa.
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Re: Vw Polo mk3 1.4 8v
Os tuchos são desmontáveis, da para tirar o pistão do tucho fora.
O que referi do óleo, era so uma partilha de informação, sobre como o óleo danificou os motores que estavam bons e ganharam a fama que têm...... é que esse óleo é mineral e em pouco tempo/kms oxida todo, mesmo que se faça poucos kms, a própria idade mete o óleo como tens nas fotos, toda a gente culpa os motores mas isto é tipo 15% do problema era dos motores, 85% culpa do uso de óleo inadequado, a VW fez disso um caso de estudo nos EA111.
Francamente agora na tua situação atual também não sei se utilizaria 5w30, muito provavelmente não, a não ser que o motor tivesse sido alvo de uma revisão total a respeitar as tolerâncias STD todas.
O problema do óleo não é o índice de viscosidade, era o facto de oxidar fácil e a fluidez a frio, pelo que um 10w40 para ti sera talvez a opção melhor e era uma das opções da altura também recomendadas pelo fabricante, a VW chegou a ter 15w40 nas especificações mas não era um 15w40 qualquer tinha uma norma específica, era só para climas muito quentes e o período de troca aconselhado era prai 3000km ou 1 ano, o que ocorresse primeiro.
O que referi do óleo, era so uma partilha de informação, sobre como o óleo danificou os motores que estavam bons e ganharam a fama que têm...... é que esse óleo é mineral e em pouco tempo/kms oxida todo, mesmo que se faça poucos kms, a própria idade mete o óleo como tens nas fotos, toda a gente culpa os motores mas isto é tipo 15% do problema era dos motores, 85% culpa do uso de óleo inadequado, a VW fez disso um caso de estudo nos EA111.
Francamente agora na tua situação atual também não sei se utilizaria 5w30, muito provavelmente não, a não ser que o motor tivesse sido alvo de uma revisão total a respeitar as tolerâncias STD todas.
O problema do óleo não é o índice de viscosidade, era o facto de oxidar fácil e a fluidez a frio, pelo que um 10w40 para ti sera talvez a opção melhor e era uma das opções da altura também recomendadas pelo fabricante, a VW chegou a ter 15w40 nas especificações mas não era um 15w40 qualquer tinha uma norma específica, era só para climas muito quentes e o período de troca aconselhado era prai 3000km ou 1 ano, o que ocorresse primeiro.
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Re: Vw Polo mk3 1.4 8v
Desde já, agradeço imenso a informação, não são todos os dias que tenho informações em relação a este motor heheheMario_Marques Escreveu: ↑13 mai 2021, 16:31 Os tuchos são desmontáveis, da para tirar o pistão do tucho fora.
O que referi do óleo, era so uma partilha de informação, sobre como o óleo danificou os motores que estavam bons e ganharam a fama que têm...... é que esse óleo é mineral e em pouco tempo/kms oxida todo, mesmo que se faça poucos kms, a própria idade mete o óleo como tens nas fotos, toda a gente culpa os motores mas isto é tipo 15% do problema era dos motores, 85% culpa do uso de óleo inadequado, a VW fez disso um caso de estudo nos EA111.
Francamente agora na tua situação atual também não sei se utilizaria 5w30, muito provavelmente não, a não ser que o motor tivesse sido alvo de uma revisão total a respeitar as tolerâncias STD todas.
O problema do óleo não é o índice de viscosidade, era o facto de oxidar fácil e a fluidez a frio, pelo que um 10w40 para ti sera talvez a opção melhor e era uma das opções da altura também recomendadas pelo fabricante, a VW chegou a ter 15w40 nas especificações mas não era um 15w40 qualquer tinha uma norma específica, era só para climas muito quentes e o período de troca aconselhado era prai 3000km ou 1 ano, o que ocorresse primeiro.
Em relação aos tuchos, pronto, já os montei, de facto não sabia que se desmontavam, mas estão limpos, ao menos isso.
Já em relação ao óleo, uso Motul 15w/40 mineral (creio eu, já não me lembro), sempre o utilizei no meu carro anterior, um Renault Clio mk1 1.2 8v. Mas sim, passar para o 10w/40 parece-me uma boa ideia, porque não fiz assim uma revisão 100% empenhada, foi substituir o essencial, limpar o que pude, e voltar a montar. A nível de normas de folga, não fiz nada para que as mudasse, sem ser na chumaceira da árvore de cames, onde agarrou. Sendo assim, se for só pela oxidação do óleo, passarei para um 10w/40 sintético, se o orçamento me permitir