Boa tarde a todos,
Estou com um problema na minha passat 1.9 tdi 130cv de 2005.
Acontece o seguinte, a carrinha dá o aviso "oficina emissões", e às vezes anda normalmente, pega bem, puxa bem… como de repente em andamento vai abaixo...
Como tem momentos em que custa a pegar (a quente ou a frio)… tendo que esperar um bocado para voltar a trabalhar… depois tem momentos que não puxa (parece que fica sem turbo) e depois desligo e ligo a chave em andamento e volta a puxar bem, mas sempre com a luz do motor acessa….
E depois tem alturas que a luz do motor não acende e a carrinha anda normalmente….
É de loucos… já corri 3 mecânicos e desde substituir sensores, relés, válvula N75.... nada…. tudo na mesma…..
Já foi ligada à máquina diagnostico… umas vezes dá para apagar erros, outras vezes não….
Alguém com situação parecida???
Já não sei o que fazer….
Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Amigo infelizmente só com essa ajuda não há grande feedback a dar, há dois problemas comuns nesses Passat devido á idade, um os injetores terem imensa folga e depois a queima de combustívell é péssima, isto a longo prazo provoca outro problema, encrava a geometria do turbo.
Esses carros dão esse erro quando o carro não atinge um determinado valor na maf(que indica á ecu que a gestão de turbo e egr está ok), seja a mais ou a menos, o turbo tem influência direta nisso.
Portanto, primeiro passo e até bastante simples, confirmar se o turbo funciona corretamente, pela minha experiência duvido muito pois esses injetores aos 180 mil costumam apresentar uma folga enorme e faz com que o turbo fique cheio de depósitos deixando assim a geometria de funcionar corretamente e carboniza o motor todo.
Não vale a pena economicamente reparar esses turbos pois um de fabrica num agente Garrett oficial custa cerca de 410euros e fica muito melhor que qualquer reparação.
Isto eu a supor que tudo a nível de sensores está ok bem como o sistema de vácuo e gestão térmica do motor.
Esses motores são bastante simples porém todas as coisas tem influência em outras, uma coisa mal normalmente prejudica outras a longo prazo.
Esses carros dão esse erro quando o carro não atinge um determinado valor na maf(que indica á ecu que a gestão de turbo e egr está ok), seja a mais ou a menos, o turbo tem influência direta nisso.
Portanto, primeiro passo e até bastante simples, confirmar se o turbo funciona corretamente, pela minha experiência duvido muito pois esses injetores aos 180 mil costumam apresentar uma folga enorme e faz com que o turbo fique cheio de depósitos deixando assim a geometria de funcionar corretamente e carboniza o motor todo.
Não vale a pena economicamente reparar esses turbos pois um de fabrica num agente Garrett oficial custa cerca de 410euros e fica muito melhor que qualquer reparação.
Isto eu a supor que tudo a nível de sensores está ok bem como o sistema de vácuo e gestão térmica do motor.
Esses motores são bastante simples porém todas as coisas tem influência em outras, uma coisa mal normalmente prejudica outras a longo prazo.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Boas Mário,
Obrigado pela mensagem.
Mas o carro puxa bem quando não está com aqueles streks todos…. se fosse o turbo não devia estar sempre a puxar mal?
O sistema de Vacuo está todo ok. Já foi verificado…
Já aconteceu um dia fazer mais de 100kms sem luz acessa e tudo normal…. a puxar bem e sem luz acessa nem "oficina emissões"... mas depois no dia seguinte… mais do mesmo… luz acessa, vai abaixo e depois custa a pegar….
Como é que consigo verificar se os injectores estão ok?
Abraço e obrigado
Obrigado pela mensagem.
Mas o carro puxa bem quando não está com aqueles streks todos…. se fosse o turbo não devia estar sempre a puxar mal?
O sistema de Vacuo está todo ok. Já foi verificado…
Já aconteceu um dia fazer mais de 100kms sem luz acessa e tudo normal…. a puxar bem e sem luz acessa nem "oficina emissões"... mas depois no dia seguinte… mais do mesmo… luz acessa, vai abaixo e depois custa a pegar….
Como é que consigo verificar se os injectores estão ok?
Abraço e obrigado
- Mario_Marques
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Vai por mim que "não percebo nada disso" e vê ou manda ver o turbo, ver não é olhar para ele.
Se te despoleta esse erro não tens muito mais escolha, ou é turbo, ou é egr e turbo ou problemas de vacuo que fazem com que o valor de maf que devia de aparecer não aparece (convém ter a certeza de que a maf está boa bem como todas as coisas que podem influenciar o valor dela).
Um turbo de geometria variável pode funcionar perfeitamente bem em algumas faixas e mal em outras, tudo depende de onde e quanto encravada está a geometria, isto no turbo é só uma consequência do outro problema que descrevi, e já me esquecia que também é importante ver o ponto, mas isso é normalmente a primeira coisa a ver bem como a cam em antes de fazer o serviço nos injetores.
E eu estou a supor que o resto do carro está mesmo direito pois a minha experiência também me ensinou que o pessoal diz sempre que está tudo impecável e quando se vai ver as coisas ao pormenor é frequente encontrar-se uma carrada de pequenas coisas mal.
Se te despoleta esse erro não tens muito mais escolha, ou é turbo, ou é egr e turbo ou problemas de vacuo que fazem com que o valor de maf que devia de aparecer não aparece (convém ter a certeza de que a maf está boa bem como todas as coisas que podem influenciar o valor dela).
Um turbo de geometria variável pode funcionar perfeitamente bem em algumas faixas e mal em outras, tudo depende de onde e quanto encravada está a geometria, isto no turbo é só uma consequência do outro problema que descrevi, e já me esquecia que também é importante ver o ponto, mas isso é normalmente a primeira coisa a ver bem como a cam em antes de fazer o serviço nos injetores.
E eu estou a supor que o resto do carro está mesmo direito pois a minha experiência também me ensinou que o pessoal diz sempre que está tudo impecável e quando se vai ver as coisas ao pormenor é frequente encontrar-se uma carrada de pequenas coisas mal.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
ok, obrigado.
Achas que peça para fazer um diagnóstico ao Turbo?
A "cam" é o quê?
Achas que peça para fazer um diagnóstico ao Turbo?
A "cam" é o quê?
- Mario_Marques
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
O turbo convém que arranjes uma pessoa de confiança e com bastante experiência pois dá para testar sem o tirar fora, basicamente o teste é forçar o atuador para fazer o ciclo completo algumas vezes, depois ir á estrada e tirar valores novamente, fazer o teste de ciclo da n75, isto as vezes leva as pessoas a crer que o problema ficou resolvido pois em muitos carros o erro desaparece por longo tempo, convém testar a egr pois esse erro está relacionado com turbo, maf, egr e sistema de gestão pneumático, o erro aparece pois como disse em cima, não atinge o valor necessário na condição de funcionamento.
Cam=árvore de cames, comanda abertura de válvulas e pressurização e tempo da injeção, é costume desgastar com os anos e perde eficiência.
É muito importante reveres a folga dos injetores também.
Cam=árvore de cames, comanda abertura de válvulas e pressurização e tempo da injeção, é costume desgastar com os anos e perde eficiência.
É muito importante reveres a folga dos injetores também.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
bem, já vi que tenho ai um grande "strek"...
Sabes de alguém da zona de Lisboa que faça isso?
Sabes de alguém da zona de Lisboa que faça isso?
- Mario_Marques
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Eu pessoalmente não conheço mas qualquer especialista grupo VW faz isso, dá uma vista de olhos, faz um orçamento e depois decides.
Não vás na cantiga das limpezas com a máquina xpto sem desmontar nada, isso até funciona como manutenção regular para prevenção, mas não funciona em casos sérios e infelizmente muitas oficinas sugerem isso como solução.
Não vás na cantiga das limpezas com a máquina xpto sem desmontar nada, isso até funciona como manutenção regular para prevenção, mas não funciona em casos sérios e infelizmente muitas oficinas sugerem isso como solução.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Obrigado Mário pela ajuda…
Vou tentar saber quem me consegue ajudar por esta zona e depois dou feedback...
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Desculpem pessoal… percebo tanto disto que "postei" no sitio errado!!!!
- Mario_Marques
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"
Depois os moderadores/administração do fórum mudam isto de sítio.