Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

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mousinho
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Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

Boa tarde a todos,

Estou com um problema na minha passat 1.9 tdi 130cv de 2005.
Acontece o seguinte, a carrinha dá o aviso "oficina emissões", e às vezes anda normalmente, pega bem, puxa bem… como de repente em andamento vai abaixo...
Como tem momentos em que custa a pegar (a quente ou a frio)… tendo que esperar um bocado para voltar a trabalhar… depois tem momentos que não puxa (parece que fica sem turbo) e depois desligo e ligo a chave em andamento e volta a puxar bem, mas sempre com a luz do motor acessa….

E depois tem alturas que a luz do motor não acende e a carrinha anda normalmente….
É de loucos… já corri 3 mecânicos e desde substituir sensores, relés, válvula N75.... nada…. tudo na mesma…..
Já foi ligada à máquina diagnostico… umas vezes dá para apagar erros, outras vezes não….

Alguém com situação parecida???
Já não sei o que fazer….
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Mario_Marques
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo infelizmente só com essa ajuda não há grande feedback a dar, há dois problemas comuns nesses Passat devido á idade, um os injetores terem imensa folga e depois a queima de combustívell é péssima, isto a longo prazo provoca outro problema, encrava a geometria do turbo.

Esses carros dão esse erro quando o carro não atinge um determinado valor na maf(que indica á ecu que a gestão de turbo e egr está ok), seja a mais ou a menos, o turbo tem influência direta nisso.

Portanto, primeiro passo e até bastante simples, confirmar se o turbo funciona corretamente, pela minha experiência duvido muito pois esses injetores aos 180 mil costumam apresentar uma folga enorme e faz com que o turbo fique cheio de depósitos deixando assim a geometria de funcionar corretamente e carboniza o motor todo.
Não vale a pena economicamente reparar esses turbos pois um de fabrica num agente Garrett oficial custa cerca de 410euros e fica muito melhor que qualquer reparação.

Isto eu a supor que tudo a nível de sensores está ok bem como o sistema de vácuo e gestão térmica do motor.
Esses motores são bastante simples porém todas as coisas tem influência em outras, uma coisa mal normalmente prejudica outras a longo prazo.
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mousinho
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

Boas Mário,
Obrigado pela mensagem.
Mas o carro puxa bem quando não está com aqueles streks todos…. se fosse o turbo não devia estar sempre a puxar mal?
O sistema de Vacuo está todo ok. Já foi verificado…
Já aconteceu um dia fazer mais de 100kms sem luz acessa e tudo normal…. a puxar bem e sem luz acessa nem "oficina emissões"... mas depois no dia seguinte… mais do mesmo… luz acessa, vai abaixo e depois custa a pegar….
Como é que consigo verificar se os injectores estão ok?

Abraço e obrigado
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por Mario_Marques »

Vai por mim que "não percebo nada disso" e vê ou manda ver o turbo, ver não é olhar para ele.
Se te despoleta esse erro não tens muito mais escolha, ou é turbo, ou é egr e turbo ou problemas de vacuo que fazem com que o valor de maf que devia de aparecer não aparece (convém ter a certeza de que a maf está boa bem como todas as coisas que podem influenciar o valor dela).
Um turbo de geometria variável pode funcionar perfeitamente bem em algumas faixas e mal em outras, tudo depende de onde e quanto encravada está a geometria, isto no turbo é só uma consequência do outro problema que descrevi, e já me esquecia que também é importante ver o ponto, mas isso é normalmente a primeira coisa a ver bem como a cam em antes de fazer o serviço nos injetores.
E eu estou a supor que o resto do carro está mesmo direito pois a minha experiência também me ensinou que o pessoal diz sempre que está tudo impecável e quando se vai ver as coisas ao pormenor é frequente encontrar-se uma carrada de pequenas coisas mal.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

ok, obrigado.
Achas que peça para fazer um diagnóstico ao Turbo?
A "cam" é o quê?
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por Mario_Marques »

O turbo convém que arranjes uma pessoa de confiança e com bastante experiência pois dá para testar sem o tirar fora, basicamente o teste é forçar o atuador para fazer o ciclo completo algumas vezes, depois ir á estrada e tirar valores novamente, fazer o teste de ciclo da n75, isto as vezes leva as pessoas a crer que o problema ficou resolvido pois em muitos carros o erro desaparece por longo tempo, convém testar a egr pois esse erro está relacionado com turbo, maf, egr e sistema de gestão pneumático, o erro aparece pois como disse em cima, não atinge o valor necessário na condição de funcionamento.
Cam=árvore de cames, comanda abertura de válvulas e pressurização e tempo da injeção, é costume desgastar com os anos e perde eficiência.
É muito importante reveres a folga dos injetores também.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

bem, já vi que tenho ai um grande "strek"...
Sabes de alguém da zona de Lisboa que faça isso?
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por Mario_Marques »

Eu pessoalmente não conheço mas qualquer especialista grupo VW faz isso, dá uma vista de olhos, faz um orçamento e depois decides.
Não vás na cantiga das limpezas com a máquina xpto sem desmontar nada, isso até funciona como manutenção regular para prevenção, mas não funciona em casos sérios e infelizmente muitas oficinas sugerem isso como solução.
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

Obrigado Mário pela ajuda…
Vou tentar saber quem me consegue ajudar por esta zona e depois dou feedback...
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por mousinho »

Desculpem pessoal… percebo tanto disto que "postei" no sitio errado!!!!
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Re: Motor Passat Tdi 130cv "oficina emissões"

Mensagem por Mario_Marques »

Depois os moderadores/administração do fórum mudam isto de sítio.
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