Velocidades entram sem tocar embraiagem

Responder
Marcoloureiro
Beginner
Beginner
Registado: 16 Jan 2019, 19:42
Veículos: Seat ibiza 6l

Velocidades entram sem tocar embraiagem

Mensagem por Marcoloureiro » 29 Ago 2019, 21:08

Boas malta , o meu 1.9 tdi 130cv asz, partiu, entao la comprei eu outro motor igual , troquei caixa e embraiagem pois comprei motor nu e aproveitei a minha embraiagem, o que acontece e que punha o carro a trabalhar e metia velocidades de 1 a 6 sem tocar na embraiagem ( logico que o carro nao andava) sangrei sistema de oleo o pedal descia a subia normalmente , la pensei eu ter montado o disco da embraiagem ao contrario, para minha surpresa abri a caixa e o disco esta na posicao correta.... alguem ja passou por isto e me sabe dar umas luzes da solucao ?
Obrigado desde ja

Mario_Marques
Master
Master
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Contacto:

Re: Velocidades entram sem tocar embraiagem

Mensagem por Mario_Marques » 29 Ago 2019, 21:55

Tiraste a caixa por causa disso?! :shock:
Isso dá para testar facilmente e com certeza sem a tirar e em último caso sacavas só o motor de arranque e já vias o interior.
Pela tua descrição ou tens a caixa ko no sistema seletor interno ou o mecanismo seletor de tirantes com algo errado, se o problema fosse na embraiagem o que te acontecia era precisamente o contrário, não conseguir meter mudanças, a alavanca prendia, quando acontece o contrário o problema está relacionado com engrenar mudanças.
Por curiosidade, o jogo de embraiagem é original? Já vi situações de pessoal com embraiagem ninja do "Zé das embraiagens" que ficavam sempre com a prensa aberta e nessas situações as mudanças entravam e não andavam pois o carro estava sempre embraiado, ou seja, sem ligação entre motor e veio primário da caixa
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Marcoloureiro
Beginner
Beginner

Mensagem por Marcoloureiro » 30 Ago 2019, 05:40

Mario_Marques Escreveu:
29 Ago 2019, 21:55
Tiraste a caixa por causa disso?! :shock:
Isso dá para testar facilmente e com certeza sem a tirar e em último caso sacavas só o motor de arranque e já vias o interior.
Pela tua descrição ou tens a caixa ko no sistema seletor interno ou o mecanismo seletor de tirantes com algo errado, se o problema fosse na embraiagem o que te acontecia era precisamente o contrário, não conseguir meter mudanças, a alavanca prendia, quando acontece o contrário o problema está relacionado com engrenar mudanças.
Por curiosidade, o jogo de embraiagem é original? Já vi situações de pessoal com embraiagem ninja do "Zé das embraiagens" que ficavam sempre com a prensa aberta e nessas situações as mudanças entravam e não andavam pois o carro estava sempre embraiado, ou seja, sem ligação entre motor e veio primário da caixa
Boas, entao dizes que sera um problema de caixa ? Sim a embraiagem e uma sachs, a indicada para o motor, o que eu acho estranho e que a caixa trabalhava bem com o outro motor

Mario_Marques
Master
Master
Contacto:

Mensagem por Mario_Marques » 30 Ago 2019, 12:28

Atenção que eu não sei qual é o problema, isto é só um comentário baseado na tua informação.
Se o carro antes estava bom e agora não está, as chances foi que quem trocou o motor fez algo mal e adivinhar o que não é fácil, não é fácil adivinhar avarias provocadas por erros, mas também não há muitas hipóteses e é fácil de diagnosticar, provavelmente para quem trocou o motor não mas para um mecânico bom é.
Pode ser algo tão simples como não saberem afinar corretamente os tirantes, até é bastante fácil, há um bloqueio na caixa, outro por baixo do fole, é soltar tirantes, bloquear caixa e alavanca, trancar tirantes, tirar os 2 bloqueios e já está.
Mas convém ser visto por alguém experiente, pois estar a tirar caixa para fazer diagnóstico disso é obra, só se tira depois de testar tudo bem e ter a certeza que o mal está lá.
Na caixa essencialmente o que pode estar mal é o mecanismo seletor, garfos seria difícil pois partir 7 garfos era obra.
Convém também ver se o carro não está permanentemente embraiado por algum motivo.
Imagem

Imagem

SUBA-WHO?

Marcoloureiro
Beginner
Beginner

Mensagem por Marcoloureiro » 30 Ago 2019, 16:41

A caixa ja esta fora, e sim estavam bem afinados os tirantes, o problema tem que vir do seletor como dizes pois eu engato a caixa e rodo os cardas nos 2 sentidos, e nao deviam rodar visto que esta engatado, sendo uma avaria no seletor sera posivel reparacao ou terei que comprar outra ?

Marcoloureiro
Beginner
Beginner

Mensagem por Marcoloureiro » 30 Ago 2019, 18:03

Havera alguma hipotese de quando montaram a caixa o veio da caixa nao ter ficado bem encaixado no disco da embraiagem ? A caixa dava para ter sido apertada na mesma ?

Mario_Marques
Master
Master
Contacto:

Mensagem por Mario_Marques » 30 Ago 2019, 22:50

Marcoloureiro Escreveu:
30 Ago 2019, 16:41
A caixa ja esta fora, e sim estavam bem afinados os tirantes, o problema tem que vir do seletor como dizes pois eu engato a caixa e rodo os cardas nos 2 sentidos, e nao deviam rodar visto que esta engatado, sendo uma avaria no seletor sera posivel reparacao ou terei que comprar outra ?
Isso também não é nenhum diagnóstico.... obviamente que rodam.
O diagnóstico era feito com a caixa no carro.

Faz o seguinte, engrena uma mudança qualquer, segura a caixa nas duas flanges em simultâneo para trancar o diferencial, se não segurares não o trancas, pede a alguém para rodar o veio primário, se as duas flanges quiserem andar bem trancadas a caixa á partida está ok, testa em todas as mudanças, se engrenares e segurares como disse e mesmo assim ao rodarem o veio primário ela não atracar algo se passa.
Eu acho que devias procurar ajuda profissional, eu não sei quanto a ti, eu sou mecânico e detesto tirar caixas, em especial de 6 que pesam de caraças, uma pessoa deve procurar sempre a avaria da maneira mais fácil e respeitar obviamente a lógica de funcionamento das coisas.
Imagem

Imagem

SUBA-WHO?

Marcoloureiro
Beginner
Beginner

Mensagem por Marcoloureiro » 30 Ago 2019, 23:01

Mario_Marques Escreveu:
30 Ago 2019, 22:50
Marcoloureiro Escreveu:
30 Ago 2019, 16:41
Isso também não é nenhum diagnóstico.... obviamente que rodam.
O diagnóstico era feito com a caixa no carro.

Faz o seguinte, engrena uma mudança qualquer, segura a caixa nas duas flanges em simultâneo para trancar o diferencial, se não segurares não o trancas, pede a alguém para rodar o veio primário, se as duas flanges quiserem andar bem trancadas a caixa á partida está ok, testa em todas as mudanças, se engrenares e segurares como disse e mesmo assim ao rodarem o veio primário ela não atracar algo se passa.
Eu acho que devias procurar ajuda profissional, eu não sei quanto a ti, eu sou mecânico e detesto tirar caixas, em especial de 6 que pesam de caraças, uma pessoa deve procurar sempre a avaria da maneira mais fácil e respeitar obviamente a lógica de funcionamento das coisas.
Tambem ja testei isso , e as falanges forçam para rodar por isso normalmente esta ok , eu vou montar ao sitio eu desta vez e vamos ver mas de toda a maneira obrigado pela ajuda

Mario_Marques
Master
Master
Contacto:

Mensagem por Mario_Marques » 30 Ago 2019, 23:04

Se testaste e roda, significa que as mudanças engrenam, logo voltas ao ponto que disse, embraiagem com algo de errado ou. Sistema de seletor com algo errado.
Testa as mudanças todas já agora, para evitares de fazer isso outra vez.
Confere se a embraiagem não fica embraiada sempre, dá para fazer isso com a caixa no sítio ou sem ela no sítio.
Imagem

Imagem

SUBA-WHO?

Responder