Tópico do Concurso de Fotografia

Responder
Avatar do Utilizador
brunolsi
Rookie
Rookie
Mensagens: 93
Registado: 11 jul 2012, 02:58
Veículos: honda civic eg4 - vw jetta 1.3 - sachs lotus v5
Localização: montijo

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por brunolsi »

feito.
jetta LQ low life on street....
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Queiroz »

Boa noite pessoal,
Está aberto o tópico de votação. Tenham atenção às matrículas, existiam fotos espetaculares que não puderam ir a concurso por causa disso...
F16
Amateur
Amateur
Mensagens: 229
Registado: 16 ago 2008, 15:08

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por F16 »

Boa tarde a todos,

e antes de mais nada, Parabéns aos vencedores dos últimos meses! Parece-me que o nível fotográfico está mais alto do que nunca, e a prova disso está à vista, tanto nas fotos deste mês como na corrida dividida aos votos ;)

Quanto ao assunto do Carocha que postei o mês passado, compreendo que possa causar alguma confusão ou polémica. Confesso que tive que ler atentamente o regulamento para ter a certeza que não estava em falta em algum ponto (talvez o ponto 4, que refere que apenas modificações ligeiras são aceites, tenha sido o mais problemático :lol:). Tal como já referiram, também estaria disposto - em caso de ser eleita a melhor foto - em ceder o lugar na página principal à foto do melhor Golf.
Para finalizar, e muito sinceramente, concorri com essa fotografia apenas pelo prazer que me deu "fazê-la" e nem tanto pelo resultado final. Como a maioria dos que passam algum tempo de roda da fotografia sabe, o gozo que este processo pode dar é enorme, e foi este o caso :wink:

Dark Violet, dou-te os meus Parabéns pela foto que apresentaste este mês :D É para mim, sem dúvida alguma, a melhor foto com que concorreste e está muito bem conseguida. O que mais aprecio é mesmo a tua atitude, a tua curiosidade e vontade de aprender. Há uns meses andavas a perguntar como é que conseguiam obter determinadas fotografias, que técnicas utilizavam e como se podia alcançar o mesmo efeito. Aprendeste a técnica, o software, praticaste, apresentaste, sempre sem medo do erro e da crítica...e hoje conseguiste algo que te deves orgulhar...um "fotão"! Tens por isso o meu voto e espero sinceramente (sem querer ofender ninguém) que os outros reconheçam a qualidade da tua fotografia e que isso te permita um lugar especial neste forum :wink:
Independentemente de tudo, continua a aperfeiçoar, há sempre lugar para melhorar e acima de tudo...alimenta esse teu gosto pela fotografia! É um mundo!

Gostaria ainda de partilhar uma pequena visão: já não é a primeira, nem a segunda vez que vejo utilizadores a referirem que adoravam aprender uma determinada técnica, efeito ou até fotografia em geral. Sendo isto um local privilegiado de partilha de informação, acho que seria extremamente interessante e inteligente criar uma espécie de rubrica mensal onde os autores das fotografias partilhassem a sua visão, como conseguiram obter a fotografia, em termos técnicos, desde o click à pós-edição. Julgo que a partilha desta experiência por parte dos 3 finalistas (pelo menos) seria bastante benéfica para todos e também iria dinamizar esta parte do forum ao longo do mês seguinte. Pensem nisso :wink:

Abraço a todos e um bom fim de semana!
dark violet
Pro
Pro
Mensagens: 1248
Registado: 07 abr 2009, 18:07
Veículos: uuuuuiii!
Localização: muntáfrente

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por dark violet »

Obrigado pelo elogio amigo. :oops:
Só me faz querer melhorar.
Realmente o HDR é um mundo, estou a adorar a aprendizagem.
Neste momento estou a praticar o merge em single shot, porque na maior parte das situações não consegues fazer bracketing.
Fiquei muito contente com esta experiencia.
From this:

Imagem

To this:

Imagem

Abraço
P.S. -Adorei a foto do carocha, podes mandar as specs?
Imagem
You can't treat your Vw like you treat your wife. It needs love!
A lamber colhoadas desde Abril 2009
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Queiroz »

Boas,
Tópicos atualizados, parabéns aos vencedores...
F16
Amateur
Amateur
Mensagens: 229
Registado: 16 ago 2008, 15:08

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por F16 »

Boa tarde novamente!

Tal como previa, a foto vencedora acabou mesmo por ser a tua Dark Violet! Estás de Parabéns (tal como os que alcançaram o Top3 e os restantes participantes) :D Espero que estejas orgulhoso do fruto do teu trabalho e dedicação, e acima de tudo do reconhecimento por parte das pessoas! Continua a empurrar os teus limites e a sair da tua zona de conforto, tenho a certeza que te irás superar muitas mais vezes e que podemos esperar todos por mais grandes trabalhos teus :D

Que sirvas de exemplo e inspiração para todos os que acharem que não são capazes ou que a qualidade da foto na capa do Forum é só para os outros :wink:

Voltando um pouco à parte técnica, o espírito é mesmo esse: se não podemos ou conseguimos utilizar a técnica ideal, procura-se uma alternativa. Em alternativa ao HDR convencional com tripé podes tentar extrair diversas exposições de uma única imagem, algo que já mostraste dar resultados muito bons. Já vi fotos de acção (rallye por exemplo) espectaculares com essa técnica! Acabei por nunca a por muito em prática porque conclui que dependia muito das capacidades da máquina que se está a usar (Dynamic Range principalmente), e no meu caso o material já se encontra um pouco ultrapassado para a qualidade que eu desejava alcançar com essa técnica. Mas sem dúvida que é viável, o resultado que mostraste comprova-o :D

Quanto à foto do carocha, posso tentar dar-te as linhas gerais de como a obtive:

-Não foi algo planeado. Encontrei o carro de um colega meu no meio da rua (por acaso) e vi logo o que queria fazer. Montei o estaminé em 2 minutos e e preparei-me para uma HDR.

-Utilizei uma D3000 da Nikon sem flash, com uma Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6 sem filtros, um tripé Hama Star 62 e disparei em RAW com todos os efeitos da máquina desligados.

-Apesar de não ter tido tempo para experimentar vários enquadramentos porque encontrava-me no meio da rua, preocupei-me minimamente em colocar o pôr do sol atrás do carro, tapar alguns elementos potencialmente distractivos que pudessem desviar a atenção do elemento principal da fotografia, tirar o veiculo do centro geométrico do enquadramento e encontrar algum equilíbrio ponderado entre a porção de asfalto e de céu na composição final.

-Calculei uma exposição correcta (através de uma média central ponderada) a ISO100 (para garantir o mínimo de ruído possível na foto) a 20mm com uma f/9.0 (que é a abertura que garante o máximo de nitidez nesta lente) na qual resultou um tempo de exposição 1/20s. Não fiquei propriamente contente porque estava vento muito forte e as nuvens estavam a deslocar-se muito rapidamente, o que para um HDR é péssimo. No entanto como sabia, desde o inicio, que para dar algum protagonismo extra ao carocha tinha que simular um DOF (profundidade de campo) bastante pequeno (típico de uma abertura grande f/2 e até mais), resolvi não me preocupar muito porque em pós-processamento ia tentar desfocar o fundo através do efeito blur e consequentemente qualquer desalinhamento existente nas nuvens iria ser camuflado por este desfoque.

-Foquei (através do ponto central apenas) a roda traseira do carocha em modo Automático e mudei para Manual para bloquear o foco ao longo das diversas exposições que ia tirar. Calculei um mínimo de 5 exposições com variações de 1 stop (+1EV) para as condições de luz da altura, no entanto para jogar pelo seguro acabei por tirar 9 (4 abaixo da exposição inicial e 4 acima).

Com isso obtive 9 frames e voltei para casa sem grandes esperanças mas ainda assim curioso :wink:

Para a pós edição utilizei um monitor HP w2408h calibrado e uma Wacom Intuos4 S.

-Importei individualmente os Raws para o Lightroom da Adobe e analisei-os: exclui automaticamente 2 deles por estarem tremidos.

-Apliquei algum noise reduction aos frames mais escuros e algum sharpening geral em todas as fotos de onde resultaram estas 7:

Imagem

-Exportei-as para o Photomatix PRO com o intuito de obter uma única fotografia com o melhor de cada uma das 7. O resultado foi este:

Imagem

- Voltei para o Lightroom onde corrigi o black and white point entre algumas outras coisas, como contraste global, balanço de brancos e alguns outros ajustes globais.

-Exportei a foto para o Photoshop para alguns ajustes locais, e para aplicar selectivamente o efeito blur simulando um DOF mais reduzido do que o actual, conferido mais algum punch à fotografia e guiando o olhar do observador para o elemento principal da fotografia, o carocha, sem se perder em muitos outros detalhes.

-Por fim estilizei globalmente a fotografia no Lightroom ao meu gosto, com recurso a alguns ajustes locais de cor, contraste, exposição e clarity. Apliquei ainda uma ligeira vinheta para garantir mais uma vez a não dispersão do olhar, assim como o seu "emolduramento natural" e recorri a um split toning para conferior um mood mais warm and confy do que as cores frias captadas pelo máquina (foto de cima), um sentimento que estes carros clássicos me despertam e que tentei transmitir através da imagem.

O resultado foi este:

Imagem

Apesar de não estar perfeito, tal como já tinha referido, deu-me um gozo enorme "pintar" este quadro. Julgo que muitos serão os puristas que dirão que qualquer semelhança com a foto original é pura coincidência e que isto já não devia ser considerado fotografia ou até aceite para concurso. Não vou defender um lado ou o outro, porque já estive dos dois lados, e são sem dúvida duas correntes opostas de pensamento no meio de tantas outras :wink:



Para terminar, e já que ninguém se manifestou relativamente à sugestão que fiz de os que alcançaram o TOP3 partilharem o behind the scenes dos seus trabalhos, teria todo o gosto em pedir directamente ao Kingjack, ao Biscaya e claro ao Dark Violet se pudessem partilhar com a comunidade ao longo deste mês como conseguiram imortalizar aqueles vossos momentos nestes grandes trabalhos, os quais vos fizeram justos vencedores do concurso do mês de Maio de 2013 de Fotografia, e aos quais dou mais uma vez umas meus sinceros Parabéns :wink:

Grande abraço a todos e espero ter ajudado alguém!
Lowlife
Pro
Pro
Mensagens: 3068
Registado: 24 mar 2009, 20:52

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Lowlife »

Obrigado pela partilha! :wink:
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por AugustoT »

Bela partilha. ;)
É quando leio relatos destes que percebo que não pesco nada de fotografia.

Vai partilhando mais algumas, assim como os restantes.

Um abraço
Avatar do Utilizador
Muuu
Pro
Pro
Mensagens: 1129
Registado: 06 jul 2009, 01:08
Localização: Faro

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Muuu »

epahhh obrigado a todos :) fui vencedor do concurso do mês de Junho! muito obrigado a todos :) ehehehe

uma rodada, paga o Soules e Queiroz! :D

abraço malta ;)
___________________________________________________
VW GOLF Mk1 -> "...carro velho não, veículo antigo..."
VW GOLF Mk4 -> "...velocidade controlada por buracos..."
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por soules_s »

:wink: Parabéns Muuu
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Queiroz »

Muuu Escreveu:epahhh obrigado a todos :) fui vencedor do concurso do mês de Junho! muito obrigado a todos :) ehehehe

uma rodada, paga o Soules e Queiroz! :D

abraço malta ;)
Parabéns!!
Combinado
mikael_23
Amateur
Amateur
Mensagens: 333
Registado: 22 abr 2011, 20:12
Veículos: VW Golf II 1.9 TDI
Localização: Coimbra

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por mikael_23 »

Era só para dizer que o código da minha foto relativamente ao mês de junho tem o código errado ( [//img]

Parabéns ao vencedor
Obrigado
Acho que devo um caneco ao Alvim...

Abraço
MycarGOdzilla|O====O|
viewtopic.php?f=18&t=84716
Imagem

More doors for all my friends appreciate the best car! :D
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Queiroz »

Boas mikael, nao consigo colocar a tua foto porque o imageshack tem um erro e a dimensão está acima do permitido no forum. Tenta colocar aqui para ver se aparece sff...
Se não conseguires faz upload outra vez e manda-me o link numa PM para eu meter no tópico.
mikael_23
Amateur
Amateur
Mensagens: 333
Registado: 22 abr 2011, 20:12
Veículos: VW Golf II 1.9 TDI
Localização: Coimbra

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por mikael_23 »

Imagem
Está a 1024 penso eu...eu so faço uploads dessa dimensao...

Pelo que vejo no tópico, o codigo é que está mal posto... Exemplo do que está [img]Link.jpg[//img]
Tem uma barra a mais...
Grande abraço...
MycarGOdzilla|O====O|
viewtopic.php?f=18&t=84716
Imagem

More doors for all my friends appreciate the best car! :D
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Re: Discussão sobre concursos/fotografia Geral

Mensagem por Queiroz »

Boas, corrigido!
Grande foto BTW, parabéns.
Abr
Responder