Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Responder
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por mankot »

Boa tarde,

Tenho um VI 2.0TDI desde novo que trocou a distribuição e bomba de água em 2016 quando tinha uns 7 anos e picos e 95000km.

Agora que já passaram uns 5 anos o carro tem apenas 157.000km e estava a pensar que teria de trocar novamente, mas fui consultar o manual e o que lá vejo é que deve ser trocada aos 180.000km sem qualquer referência temporal.

Portanto, já esqueci a ideia de trocar a correia e bomba de água agora.

Como não me vejo a chegar aos 275.000 antes dos 20 anos (e 14 desde a última troca), pergunto de quanto em quanto tempo é que acham que se deve trocar?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por SuperGolf »

Boas

Salvo erro ao fim de 5 anos, tendo em conta o tempo.

Deves ter em atenção também o problema do veio da bomba de olêo que acho que afecta esse modelo igualmente.

Espera que alguém mais por dentro se pronuncie.

Cumps,
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por mankot »

SuperGolf Escreveu: 29 mai 2021, 21:24 Boas

Salvo erro ao fim de 5 anos, tendo em conta o tempo.

Deves ter em atenção também o problema do veio da bomba de olêo que acho que afecta esse modelo igualmente.

Espera que alguém mais por dentro se pronuncie.

Cumps,
Obrigado @SuperGolf!

Efetivamente foi com base nessa indicação dos 5 anos que o carro trocou a correia aos 7, tendo eu tido a noção na altura que já estava a exceder o período preconizado. Mas hoje vi o manual e não há qualquer referência aos 5 anos (ou a outro período de tempo) no que à correia dentada diz respeito.

Quanto ao problema do veio da bomba do óleo, será que é esse o problema que faz com que o carro se desligue em andamento e depois não se consiga ligar? Vi aqui uns relatos semelhantes

Aconteceu-me isto uma vez e com o motor já quente. Seguia a uns 30/35 em terceira, senti o carro a soluçar, reduzi para 2ª e acelerei bem mas o carro desligou-se. Fiz várias tentativas para o ligar e só ao fim de uns 5 minutos é que consegui. Quando consegui, o carro deitou muito fumo mas depois arranquei normalmente e sem notar nada de diferente.

Uma outra vez, o carro estava estacionado e frio. Tento ligar-lo por várias vezes, sem sucesso. Parece que nem se ouvia o motor de arranque. Desisti e depois de 1 ou 2h voltei a tentar e o carro pegou sem qualquer dificuldade.

Na sequência do primeiro episódio, fui à VW fazer um diagnóstico e a máquina não deu qualquer erro.

Quando era novo, o carro fez isto várias vezes e depois ao abrigo da garantia esteve na VW vários diz de motor aberto e depois disseram que se tratava de um problema num sensor da cambota, que substituíram.

Será que é esse o problema?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por SuperGolf »

O problema que me refiro qd acontece e o motor não é desligado, já era....

Basicamente, a bomba de oleo deixa de fornecer o mesmo para a cabeça e dasse uma falha catastrófica do motor, e até turbo por falta de lubrificação...

Esses problemas devem ser outros.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por Mario_Marques »

Super, este motor não sofre de qualquer falha na bomba de oleo,

CBDA, CBDC, CBDB, CJAA são super fiáveis nesse aspecto, aliás, as bombas destes carros são usadas para montar em carros que realmente sofrem desse problema.
Imagem

Atenção que há imensos tipos de motores 2.0 tdi 16....já saiu imensa coisa

mankot dá uma vista de olhos aqui, última pagina:
viewtopic.php?f=126&t=113328&start=15

A informação que eu tenho da marca é que se deve inspecionar nesse carro aos 90 mil e depois a cada 30mil até chegar á altura da troca.
A maioria dos carros modernos usa correias em kevlar, e mesmo em alguns golf mais antigos existia essa opção para alguns motores, a vantagem destas correias é que não sofrem dos tipicos problemas das correias de borracha, não oxidam, obviamente sofrem desgaste mecanico e o retso do sistema da distribuição também sofre desgaste, mas a correia em si dura muito mais.
Atenção que isto só se aplica a uma correia original VW, não sendo original deve-se ver as recomendações do fabricante dela, a correia pode eventualmente ter caracteristicas diferentes, que geralmente têm.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por mankot »

SuperGolf Escreveu: 30 mai 2021, 20:09 O problema que me refiro qd acontece e o motor não é desligado, já era....

Basicamente, a bomba de oleo deixa de fornecer o mesmo para a cabeça e dasse uma falha catastrófica do motor, e até turbo por falta de lubrificação...

Esses problemas devem ser outros.
Obrigado!

Pois, não está fácil dar com o problema, por um lado é raríssimo acontecer e a máquina não acusa nada e felizmente aconteceu a 30 numa reta onde me consegui encostar. Por outro, tenho receio que me aconteça a mais de 100 numa EN ou a 140 numa AE e ficar sem travões ou DA...

Mais frequentemente tenho sentido um soluçar a velocidade constante (normalmente em AE) que dura 1 segundo ou menos. Parece que a injeção do gasóleo falha momentaneamente.
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por mankot »

Mario_Marques Escreveu: 30 mai 2021, 21:44 Super, este motor não sofre de qualquer falha na bomba de oleo,

CBDA, CBDC, CBDB, CJAA são super fiáveis nesse aspecto, aliás, as bombas destes carros são usadas para montar em carros que realmente sofrem desse problema.
Imagem

Atenção que há imensos tipos de motores 2.0 tdi 16....já saiu imensa coisa

mankot dá uma vista de olhos aqui, última pagina:
viewtopic.php?f=126&t=113328&start=15

A informação que eu tenho da marca é que se deve inspecionar nesse carro aos 90 mil e depois a cada 30mil até chegar á altura da troca.
A maioria dos carros modernos usa correias em kevlar, e mesmo em alguns golf mais antigos existia essa opção para alguns motores, a vantagem destas correias é que não sofrem dos tipicos problemas das correias de borracha, não oxidam, obviamente sofrem desgaste mecanico e o retso do sistema da distribuição também sofre desgaste, mas a correia em si dura muito mais.
Atenção que isto só se aplica a uma correia original VW, não sendo original deve-se ver as recomendações do fabricante dela, a correia pode eventualmente ter caracteristicas diferentes, que geralmente têm.
Muito obrigado pelo esclarecimento Mário!

Esta correia terá uns 60000km pelo que agora não vou fazer nada em relação a ela.

Não sei se tens experiência com este motor, mas tens alguma dica em relação ao problema que descrevi no meu segundo post do tópico?

Já li relatos semelhantes mas acabam por não ser bem iguais.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por Mario_Marques »

O teu segundo problema, infelizmente pode ser muita coisa, mas será algo mais inclinado para parte elétrica de comando/injeção.
Seria interessante, quando acontece isso de ele não pegar, tentar perceber(ler sinais) o que está a falhar, pode ser algo como um simples sensor da cambota que não envie impulsos, isso também pode provocar mais uma data de problemas, pois é baseado nesse sensor que a ecu decide todo o comando de injecção.
Mas esses carros apesar de serem muito bons, têm montes de componentes e pode ser uma falha em qualquer um deles, não havendo erros, geralmente há uma série de procedimentos a ver, um deles é medir/testar o rail/bombas em especial a de alta pressão/valvula de rail
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado pelos esclarecimentos Mário.
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Correia de distribuição 2.0TDI CR 110cv CBDC: trocar ao fim de quantos anos?

Mensagem por mankot »

Mario_Marques Escreveu: 30 mai 2021, 23:29 O teu segundo problema, infelizmente pode ser muita coisa, mas será algo mais inclinado para parte elétrica de comando/injeção.
Seria interessante, quando acontece isso de ele não pegar, tentar perceber(ler sinais) o que está a falhar, pode ser algo como um simples sensor da cambota que não envie impulsos, isso também pode provocar mais uma data de problemas, pois é baseado nesse sensor que a ecu decide todo o comando de injecção.
Mas esses carros apesar de serem muito bons, têm montes de componentes e pode ser uma falha em qualquer um deles, não havendo erros, geralmente há uma série de procedimentos a ver, um deles é medir/testar o rail/bombas em especial a de alta pressão/valvula de rail
Muito obrigado Mário!
Responder