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jml.dias
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Ajuda

Mensagem por jml.dias »

Boa tarde amigões, precisava da vossa ajuda. O meu golf 6 1.6 90cv a diesel apareceu a luz do motor acesa em aparelho e ao colocar a OBD apareceu 3 erros podem me ajudar? (Fotos em anexo
Anexos
Screenshot_20210323-175310.jpg
20210323_175326.jpg
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Re: Ajuda

Mensagem por jml.dias »

Alguém consegue me dar dicas?
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Mario_Marques
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Re: Ajuda

Mensagem por Mario_Marques »

Essa informação não ajuda a saber muito mais do que, que tens ai algures problemas relacionados com o DPF.
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Re: Ajuda

Mensagem por jml.dias »

Um conhecido mencionou um dos sensores do escape.
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Re: Ajuda

Mensagem por Arad »

No meu acendia esporadicamente essa luz a piscar, sem perda de potência. Tinha o sensor diferencial de press6 do FAP avariado. Pouco mais de120€ e ficou ok.
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Re: Ajuda

Mensagem por Mario_Marques »

Arad Escreveu: 30 mar 2021, 19:25 No meu acendia esporadicamente essa luz a piscar, sem perda de potência. Tinha o sensor diferencial de press6 do FAP avariado. Pouco mais de120€ e ficou ok.
Normalmente nessa situação da erro do sensor de diferencial de pressão e através de diagnóstico, ao entrar nesse campo o sensor dá valores implausíveis.
É uma boa ideia ver os valores se estão ok antes de trocar seja o que for, para perceber se o sensor está avariado ou se está só fazer o trabalho dele que é indicar quando algo não está bem.

"
VAG Error Code: 009258/5257/7355/14355/4911
EOBD II Error Code: P242A/B

Fault Location:
Exhaust Gas Temperature (EGT) Sensor 3 (G495), Bank 1 - Circuit Malfunction

Possible Cause:
Malfunction Indicator Lamp (MIL)(K83) active.

Wiring/Connector(s).
Exhaust Gas Temperature (EGT) Sensor).
Engine Control Module (ECM).

Possible Solutions:
Check/Replace all faulty Wiring/Connector(s).
Read Measuring Value Blocks (MVB).
Sensor signal voltage > 1.72 V.
Comparison of upstream turbine exhaust gas temp vs modeled temperature < 250 °C or Temperature difference to other temp sensors during cold start < 45 °C.
Check/Replace Exhaust Gas Temperature (EGT) Sensor 3 (G495), Bank 1.

Description:
The Powertrain Control Module (PCM) continuously monitors the Exhaust Gas Temperature Sensor (EGTS) for proper circuit continuity and out of range high values. The Exhaust Gas Temperature Sensor (EGTS) is located in front of the Diesel Oxidation Catalyst (DOC) and/or in front of the Diesel Particulate Filter (DPF). The Exhaust Gas Temperature Sensor (EGTS) detects exhaust gas temperature and converts it into a voltage and feeds back to the Powertrain Control Module (PCM) with the voltage signal in order to control engine conditions to effectively reduce emissions. The Powertrain Control Module (PCM) sets the P242A OBD II code when the Exhaust Gas Temperature Sensor is out of factory specifications.


Uma dica extra, o sensor 3 do banco 1 é o da ficha castanha maior parte dos carros, mas há com 3 cores possíveis, mas de qualquer das formas sendo uma sonda de egt é fácil de identificar visualmente, é possível que possa estar avariada, mas o melhor é sempre ver os valores no diagnóstico, ver erros é só prai 2% do trabalho todo que ainda falta fazer.
E é boa ideia tratar isso quanto antes pois com essa avaria ele não regenera mais e não preciso explicar o que acontece quando se tem uma avaria do gênero e se deixa andar, vai até entupir ou danificar mesmo o motor.
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Re: Ajuda

Mensagem por jml.dias »

Obrigado pelos conselhos. Eu eliminei o erro e fiz cerca de 100km de nacional a cerca de 70, 80km e já vai uma semana sem aparecer. O que eu acho é que normalmente eu faço 6 km para o trabalho 3/3 e o carro já pra ai a 2 meses que não fazia a limpeza por certo e podia ser por isso. Se voltar a fazer vou mesmo levar a oficina para trocarem (vasp Viana do castelo)
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Re: Ajuda

Mensagem por Mario_Marques »

jml.dias convém dares umas gazadas, sem calor o dpf não funciona e acaba por entupir, o problema é que depois isto acaba por ser um efeito bola de neve, a longo prazo não é saudável, sempre que tiveres oportunidade é boa ideia dares uma esticadela forte.
Só uma coisa, ter um diesel moderno para viagens tão curtas não é uma opção muito económica.
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Re: Ajuda

Mensagem por Mario_Marques »

Como estava antes a falar em valores implausíveis, deixo aqui um exemplo, obviamente para quem não souber como funciona um motor pode não identificar estas coisas, neste caso é uma sonda avariada, está avariada da valores fora do normal.
O carro não dá erros mas tem uma avaria já lá implantada, vai acabar em breve por avariar a sério e vai dar erro se não for tratado.

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Re: Ajuda

Mensagem por zeluigy »

Mario_Marques Escreveu: 01 mai 2021, 10:54 Como estava antes a falar em valores implausíveis, deixo aqui um exemplo, obviamente para quem não souber como funciona um motor pode não identificar estas coisas, neste caso é uma sonda avariada, está avariada da valores fora do normal.
O carro não dá erros mas tem uma avaria já lá implantada, vai acabar em breve por avariar a sério e vai dar erro se não for tratado.

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A temperatura aí fora do normal é a de -6° do sensor antes do turbo certo?
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