Sirene Alarme - Golf VI

Responder
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Boas pessoal,
Sou proprietário de um Golf VI 1.6tdi de 2011/06 Highline, provavelmente ainda andará o meu DB por aí, infelizmente tive alguns anos ausente do fórum devido a questões pessoais que não me permitiram ser mais frequente.
Há cerca de um ano que ando com um problemita no meu golf que honestamente já me anda a irritar, que é sempre que está calor e o carro ficar ao sol por algumas horitas a sirene do alarme dispara. Mas nem mesmo com o comando a consigo calar, sou mesmo obrigado a esperar que se cale! Não ativa os piscas nada, simplesmente dispara a sirene.
Já aconteceu inclusivamente uma vez com o carro a andar normalmente! Imaginem a vergonha :lol:
Já liguei ao vag com, mas não tenho agora em mente os códigos dos erros, mas sei que dá sempre 3erros, erro na sirene, erro no módulo de ultra-sons, e erro de comunicação...
Eu por descargo, e sendo que só falha mesmo com o calor do habitáculo, imaginei que poderia ser o módulo de sensores de ultra-sons que com o calor por alguma razão falhasse, já experimentei um que estava a trabalhar em um carro de um amigo, e ele andou com o meu uns tempos, e ele nunca teve qualquer problema e do meu lado continuava a disparar. Já verifiquei as ligações tanto neste módulo como na sirene como na bcm e tudo ok...
Por um esquema da net verifiquei que há um fio de comunicação da bcm com o módulo e com a sirene, e se não me engano apenas chega um fio há bcm, e sendo que sai um do módulo e outro da sirene, deverá existir uma junção dos mesmos em alguma parte do carro. Alguém me consegue confirmar se isto é verdade? E sim em que zona do carro estará esta junção?
Alguém que tenha os esquemas fidedignos deste modelo?
Muito honestamente estou a desesperar um bocadinho.
O que necessitarem para me tentarem ajudar estarei totalmente há disposição para facultar.
Muito obrigado desde já
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Dispõe aqui os códigos de avaria para o pessoal começar a compor o estado clínico do problema 😉
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Boas,
Segue abaixo os códigos de erro que aparecem sempre que a sirene dispara:
Imagem
Imagem
Imagem

A questão que falava do esquema eléctrico é esta junção "B549", alguém sabe onde se localiza?
Imagem

Fico a aguardar as vossas sugestões.
Muito obrigado desde já
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por cristo_844 »

Isso é a sirene avariada...na janela anterior do vcds deverá aparecer a ref da sirene e sensores volumétrico nos extras se estiverem a comunicar corretamente por Lin!
Essa junção está no meio da cablagem na zona do tablier. É uma ligação soldada que nunca lá vais chegar sem desmontar meio carro e muito dificilmente o problema será daí!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

cristo_844 Escreveu: 24 jul 2020, 13:32 Isso é a sirene avariada...na janela anterior do vcds deverá aparecer a ref da sirene e sensores volumétrico nos extras se estiverem a comunicar corretamente por Lin!
Essa junção está no meio da cablagem na zona do tablier. É uma ligação soldada que nunca lá vais chegar sem desmontar meio carro e muito dificilmente o problema será daí!
Cristo,
Desde já muito obrigado pela tua resposta.
Realmente a sirene ainda não foi substituída! Mas será possível que só mesmo com o tempo quente é que ela dispara? Esta situação já vem desde o verão passado, não consegui resolver e depois começou o Inverno e até esqueci, porque realmente durante todo o Inverno nunca mas nunca falhou... Incrível!
Eu sempre excluí a sirene devido ao problema só acontecer com o calor, e naturalmente o habitáculo é o que aquece mais ao sol, como a sirene é das únicas coisa que está no exterior. Percebes!?
Sabes de alguém que tenha alguma há venda? Têm de ser exactamente a mesma referência da minha?
Muito obrigado mais uma vez
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Boa tarde,
Infelizmente já substituí a sirene e o problema mantém-se!
Volto a dizer que é somente com o calor...
Alguma outra ideia?
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por cristo_844 »

Hugo09 Escreveu: 14 ago 2020, 13:58 Boa tarde,
Infelizmente já substituí a sirene e o problema mantém-se!
Volto a dizer que é somente com o calor...
Alguma outra ideia?
Nova?
cristo_844 Escreveu: 24 jul 2020, 13:32 na janela anterior do vcds deverá aparecer a ref da sirene e sensores volumétrico nos extras se estiverem a comunicar corretamente por Lin!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

cristo_844 Escreveu: 14 ago 2020, 14:10
Hugo09 Escreveu: 14 ago 2020, 13:58 Boa tarde,
Infelizmente já substituí a sirene e o problema mantém-se!
Volto a dizer que é somente com o calor...
Alguma outra ideia?
Nova?
Boas Cristo,
Não, não é nova, é de um colega meu com uma Audi A3 8P de 2010, o som até é mais feiinho :( Fiz a troca da minha com a dele por uns tempos para ver se algum de nós lhe acontecia o problema, até agora a minha sirene na Audi dele impecável, o meu esteve hoje ao sol e pimba! Não disparou a sirene mas sei logo que perdeu a comunicação porque assim que cheguei ao carro e ao trancar/destrancar já não fez o apito abitual é porque já está em erro e confirmo logo também através do led da porta do condutor que ao trancar fica fixo por um tempo indicando erro.

Ao chegar a casa ligo o VCDS e confirmasse novamente os mesmos 3 erros!

As sirenes estão abaixo, a minha do Golf é a da esquerda "1K8 951 605 B" e a da Audi do meu colega que está agora instalado no meu é a da direita "1k0 951 605 C":
Imagem
cristo_844 Escreveu: 24 jul 2020, 13:32 na janela anterior do vcds deverá aparecer a ref da sirene e sensores volumétrico nos extras se estiverem a comunicar corretamente por Lin!
Será isto o que pretendes?
Imagem

Passado já um tempo há sombra já em casa, voltou o apito a funcionar ao trancar/destrancar, o estado do led do alarme já fica logo a piscar, e tudo fica normal... Sinceramente não sei o que fazer.
Alguma ideia?

Muito obrigado mais uma vez
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se não houver nenhum problema com a cablagem só falta mesmo ser defeito com o G273.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Golf_4_TDI Escreveu: 15 ago 2020, 15:54 Se não houver nenhum problema com a cablagem só falta mesmo ser defeito com o G273.
Boas,
O G273 já foi substituído, foi dos primeiros a trocar, por realmente estar no interior e ser o "primeiro" a ser afetado pelo calor, estava mesmo convencido que seria, mas não...
Neste momento ou é a bcm ou é cablagem!!
BCM não acredito, porque se fosse teria outros problemas e não somente este, acredito eu, o que acham?
Contínuo inclinado desde sempre para a cablagem, já pensei inclusivamente passar somente um fio provisório da sirene, e dos sensores interiores diretamente para a bcm, não sei é qual a forma mais simples de o fazer sem desmontar meio carro. Talvez alguém possa ajudar neste ponto.
É que sinceramente o fio da sirene entra lá em um buraco na cave de roda e a partir daí perco-o completamente, não fazem ideia em que zona ele entra para o habitáculo? Será na zona da bcm?
O dos sensores, parece-me mais facil, penso que ele esteja a descer pelo pilar A do lado do condutor... Daí eu achar que a junção que falo esteja mais próxima da bcm do que propriamente a meio do carro. Bem bem era encontrar esta junção que eu quase que aposto que o problema está aí...
Aguardo sugestões
Gonçalo96
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 05 fev 2020, 02:03
Veículos: Golf3, Alfa 159

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Gonçalo96 »

Então e o G578 já foi visto? É um dos códigos de avaria e se não me engano é no tecto, podia estar ligado ao factor calor...
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Gonçalo96 Escreveu: 17 ago 2020, 03:45 Então e o G578 já foi visto? É um dos códigos de avaria e se não me engano é no tecto, podia estar ligado ao factor calor...
Boas Gonçalo,
Desde já obrigado pelo teu comentário.
O esquema que apresento acima não é bem do meu carro, eles devem ter feito mudanças, e acredito que o G273 é a mesma coisa que o G578, que é o sensor que monitoriza o habitáculo e está realmente no tecto. E este foi a primeira coisa a ter sido mudado, infelizmente não é dele.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Hugo09 Escreveu: 16 ago 2020, 18:35 ...
Neste momento ou é a bcm ou é cablagem!!
BCM não acredito, porque se fosse teria outros problemas e não somente este, acredito eu, o que acham?
...
Existe sempre a possibilidade de ser qualquer coisa, incluindo a BCM. Antes disso tem de se perceber de onde vem a falta de comunicação que é detetada. Se é de facto cablagem, quer seja a linha LIN neste caso ou alimentação de uma unidade que faça o registo aparecer.

Este vídeo é bastante bom, e pode dar te umas ideias do que fazeres para encontrar o problema :

https://youtu.be/RW8u3mngeD0
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Hugo09
Rookie
Rookie
Mensagens: 90
Registado: 27 jan 2011, 09:37

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Hugo09 »

Golf_4_TDI Escreveu: 18 ago 2020, 15:15
Hugo09 Escreveu: 16 ago 2020, 18:35 ...
Neste momento ou é a bcm ou é cablagem!!
BCM não acredito, porque se fosse teria outros problemas e não somente este, acredito eu, o que acham?
...
Existe sempre a possibilidade de ser qualquer coisa, incluindo a BCM. Antes disso tem de se perceber de onde vem a falta de comunicação que é detetada. Se é de facto cablagem, quer seja a linha LIN neste caso ou alimentação de uma unidade que faça o registo aparecer.

Este vídeo é bastante bom, e pode dar te umas ideias do que fazeres para encontrar o problema :

https://youtu.be/RW8u3mngeD0
Boas,
Obrigado desde já pelo teu comentário. Sim tudo o que dizes é verdade e eu sou inteiramente apologista desta verificação, acontece é que a sirene, estando no sitio que está não é propriamente fácil aceder-lhe precisamente na altura que existe a falha para assim verificar tanto a alimentação como a comunicação LIN...
Esta verificação da alimentação já foi feita para o sensor interior, e tanto os 12V como o GND estão lá presentes durante a falha... Irei verificar a comunicação na próxima vez... Já a sirene, não é realmente fácil. Ou então arranjar forma temporariamente de a passar para o compartimento do motor.
Pergunto novamente alguém sabe por onde passa a cablagem para a sirene? Ela entra em um buraco na cave de roda mas depois perco-lhe completamente o rasto, será possível que ela entre para o habitáculo do lado do passageiro ou irá até ao lado do condutor pelo compartimento do motor e só depois entra para o interior?
Obrigado mais uma vez
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sirene Alarme - Golf VI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Desmonta a caixa de águas (curcuvan) e terás melhor ideia por onde passa a cablagem.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder