Bom dia,
Adquiri recentemente esta carrinha com caixa DSG.
Estou muito satisfeito, mas tenho uma duvida quanto à manutenção da caixa.
Quando a comprei o vendedor disse que esta caixa não precisa de manutenção. Como gosto de confirmar as coisas, fui investigar e concluí que, apesar de noutros países a troca do óleo ser parte do plano de manutenção deste carro, em Portugal isso não acontece. Contactei directamente um concessionário que me disse:
“ informamos que a sua viatura não necessita de fazer manutenção em relação ao óleo da Caixa de Velocidades. Não existe nenhuma quilometragem nem tempo estipulado.”
No entanto, ao fazer a revisão dos 185.000km, falei com o meu mecânico que diz que é aconselhável trocar o óleo da caixa e que com estes kms isso já devia ter sido feito.
Dito isto, gostaria da vossa opinião sobre duas coisas:
1 - Devo ou não fazer a mudança de óleo tendo em conta que a marca diz para não fazer?
2 - Um dos meus receios era o preço absurdo do óleo, mas o mecânico diz que muda com 3 litros de óleo Motul (pouco mais de 60 euros), com uma durabilidade de 60.000km. Será de confiança?
Obrigado.
Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Vou dar a minha opinião, essas caixa DSG (DQ 200) deram vários problemas devido à valvulina, tive uma Golf de 2011 que em 2016 teve de levar uma caixa nova (que foi à conta da VW, após muito trabalho da minha parte) e isto porque a teoria inicial é que era vitalicia, depois foi substituida (ação de chamada, neste caso efetuada em 2015 com 120000 km) e 30000 km depois a caixa partiu... Para mim não existe valvulinas vitalícias, todos os meus carros substituem as valvulinas a cada 60000 km mesmo os carros de caixa manual. A valvulina original não é cara, cada litro acerca de 15€ mais iva, leva no máximo 3 litros.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Só deixo uma recomendação para usar o óleo original. É caro porque é logicamente bom e o indicado para garantir que não existem falhas eletro estáticas com a mecatronica.
Ex
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Nem é assim tão caro, na concorrência pelos vistos não é mais baratoGolf_4_TDI Escreveu: ↑04 dez 2019, 20:43 Só deixo uma recomendação para usar o óleo original. É caro porque é logicamente bom e o indicado para garantir que não existem falhas eletro estáticas com a mecatronica.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
O que vocês querem dizer com valvulinas?
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Valvulina é o óleo da caixa de velocidades.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Boa noite a todos e obrigado pelo feedback.
Obviamente decidi trocar a valvolina e pedi orçamento a 2 oficinas (à minha habitual e à oficina com acordo do seguro da garantia do carro).
Não sendo nenhum entendido em carros, mais uma vez fiquei com duvidas, desta vez por causa dos preços.
Na primeira o orçamento é:
1 Jogo pastilhas traseiras - 67.00 €
1 Substituição fluído travões - 50.00 €
1 Fole transmissão - 32.00 €
3lts Óleo caixa automática - 61.00 €
1 Alinhamento direção - 22.00 €
6,5H Mão de obra - 208.00 €
Na outra é:
1 Jogo pastilhas traseiras - 34.53 €
1 Substituição fluído travões - 9.86 €
1 Fole transmissão - 17.72 €
2lts Óleo caixa automática (dizem que só é necessário trocar da parte mecânica) - 25.58 €
1 Alinhamento direção - 22.00 €
3H Mão de obra - 100.50 €
Confio em ambas as oficinas e, como todos, procuro o melhor preço desde que com qualidade, mas metade do preço deixa-me desconfiado. Para além disso uma diz que faz em metade do tempo...
Sei que é abstracto, mas qual vos parece o mais realista/alinhado com os preços do mercado?
Obrigado.
Obviamente decidi trocar a valvolina e pedi orçamento a 2 oficinas (à minha habitual e à oficina com acordo do seguro da garantia do carro).
Não sendo nenhum entendido em carros, mais uma vez fiquei com duvidas, desta vez por causa dos preços.
Na primeira o orçamento é:
1 Jogo pastilhas traseiras - 67.00 €
1 Substituição fluído travões - 50.00 €
1 Fole transmissão - 32.00 €
3lts Óleo caixa automática - 61.00 €
1 Alinhamento direção - 22.00 €
6,5H Mão de obra - 208.00 €
Na outra é:
1 Jogo pastilhas traseiras - 34.53 €
1 Substituição fluído travões - 9.86 €
1 Fole transmissão - 17.72 €
2lts Óleo caixa automática (dizem que só é necessário trocar da parte mecânica) - 25.58 €
1 Alinhamento direção - 22.00 €
3H Mão de obra - 100.50 €
Confio em ambas as oficinas e, como todos, procuro o melhor preço desde que com qualidade, mas metade do preço deixa-me desconfiado. Para além disso uma diz que faz em metade do tempo...
Sei que é abstracto, mas qual vos parece o mais realista/alinhado com os preços do mercado?
Obrigado.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Só os preços praticados pela "outra" oficina não vejo onde peças de qualidade com esses preços tão baixos, então o fole de transmissão deve de ser a coisa mais réles que por aí anda. A única coisa de certo que vejo são apenas os 2 litros de óleo unicamente necessários para a caixa, mais especificamente 1,9 litros de quantidade de enchimento.
Agora muito por alto no que toca aos templários do fabricante seriam: 1 hora pastilhas, 1 hora fluído travões, 1 hora fole transmissão, talvez 30 minutos óleo caixa, 1 hora max para alinhamento.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Uma oficina que cobra 9 euros e tal para mudar o óleo dos travões e faz esses serviços todos em 3horas tem algo de muito errado.lol
Acredito que faça, mas é tudo bota e vira, nada recomendado.
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Re: Golf VI Variant 1.6 105hp - manutenção caixa DSG
Acho estranho os preços e os 3 litros do óleo da caixa!
Aqui diz 1,7 litros caixa, óleo dos travões costumam levar 25€, pastilhas atrás ainda não meti, alinhamento está dentro dos preços e quanto ao fole transmissão e uma diferença grande, talvez seja de concorrência...
https://www.my-gti.com/847/volkswagen-d ... ch-gearbox
Aqui diz 1,7 litros caixa, óleo dos travões costumam levar 25€, pastilhas atrás ainda não meti, alinhamento está dentro dos preços e quanto ao fole transmissão e uma diferença grande, talvez seja de concorrência...
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