Válvula EGR dúvida

Responder
DanielF
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 30 jun 2018, 16:44
Veículos: GOLF VI 1.6 TDI

Válvula EGR dúvida

Mensagem por DanielF »

Bons dias,

Gostaria que me dessem um conselho sobre a válvua egr.
Há uns tempos na AE o meu golf VI deu um salavanco, uma luz amarela começa a piscar eo carro não acelera. Desligo e volto a ligar e fica bom.
Meses depois, na semana passada o mesmo acontece duas vezes no espaça de dias e na sexta passada o carro em quarta demorava a responder quando pisava o acelarador e em quinta parecia instavel na margem dos ~110km/h.
Levei-o esta semana a um mecánico e o gajo disse-me que a máquina (VAG com) mostrava avarias na válvula egr.
O gajo disse-me que trocar por uma nova fica a cerca de 500€ (peça ronda os 350 mais a mao de obra) ou então o que tem feito a outros clientes, anulava a válvula e ficaria-me a ~200€
Infelizmente não tenho grandes conhecimentos mecánicos e não sei bem o que fazer.

O que acham?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se o componente está avariado a solução é substitui-lo por um novo. Anular é alterar as características originais do carro, do tipo como fazem com os DPF's (FAP). Ou seja, não inventem e mantenham o carro em ordem. É a minha opinião.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
marciovalente
Rookie
Rookie
Mensagens: 109
Registado: 06 dez 2011, 19:52
Veículos: VW GOLF III GT TDI '94; VW GOLF VI TDI 1.6 '10
Localização: Aveiro

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por marciovalente »

Depende da utilidade que das ao carro penso eu… se fizeres mt poucos km's diários secalhar até te compensa teres a válvula para te ajudar a aquecer rapidamente o motor , penso ser a única vantagem. Por outro lado, se fizeres mt km's eu considerava anular até porque a válvula nova ou reparada ao fim de x km's vai te acontecer o mesmo, não sei bem quanto tempo leva a ela entupir novamente. Já li algures pela net que secalhar ao fim de 90 mil começam a ter problemas. Faz umas pesquisas
GOLF 3 GT TDI '94 RIP
GOLF 6 1.6 TDI '10
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por sflopes »

Cada um é livre de fazer o que quer mas estou plenamente de acordo com o Golf_4_TDI e como tal eu não anulava.
DanielF
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 30 jun 2018, 16:44
Veículos: GOLF VI 1.6 TDI

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por DanielF »

Pois ...
O carro tem agora 96 mil ainda a pouco mudei um injetor :"( devo fazer .. talvéz, uns 150 a 200 KM por semana.
O meu problema é o dinheiro, e até nem me importava de pagar a substituição mas quando o mecánico me diz que dura uns anos e depois provavelmente volta a avariar é um pouco desencorajador.
tenho carro desde os 82 mil cerca de 2 anos

Não sei se a IPO me chumba o carro por isso ou nao.
marciovalente
Rookie
Rookie
Mensagens: 109
Registado: 06 dez 2011, 19:52
Veículos: VW GOLF III GT TDI '94; VW GOLF VI TDI 1.6 '10
Localização: Aveiro

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por marciovalente »

a IPO não deteta o anulamento da válvula. Para os km's que fazes se trocares a válvula agora provavelmente só te voltará a dar problemas daqui a uns 10 anos …
GOLF 3 GT TDI '94 RIP
GOLF 6 1.6 TDI '10
marciovalente
Rookie
Rookie
Mensagens: 109
Registado: 06 dez 2011, 19:52
Veículos: VW GOLF III GT TDI '94; VW GOLF VI TDI 1.6 '10
Localização: Aveiro

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por marciovalente »

relembro.te que os motores a diesel modernos não foram feitos propriamente para deslocações curtas… fazes mt poucos km's para o bixo que tens
GOLF 3 GT TDI '94 RIP
GOLF 6 1.6 TDI '10
fabiojclopes
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 07 ago 2015, 20:09
Veículos: Golf VI 2.0 TDI 110

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por fabiojclopes »

DanielF Escreveu: 18 out 2019, 11:42 Bons dias,

Gostaria que me dessem um conselho sobre a válvua egr.
Há uns tempos na AE o meu golf VI deu um salavanco, uma luz amarela começa a piscar eo carro não acelera. Desligo e volto a ligar e fica bom.
Meses depois, na semana passada o mesmo acontece duas vezes no espaça de dias e na sexta passada o carro em quarta demorava a responder quando pisava o acelarador e em quinta parecia instavel na margem dos ~110km/h.
Levei-o esta semana a um mecánico e o gajo disse-me que a máquina (VAG com) mostrava avarias na válvula egr.
O gajo disse-me que trocar por uma nova fica a cerca de 500€ (peça ronda os 350 mais a mao de obra) ou então o que tem feito a outros clientes, anulava a válvula e ficaria-me a ~200€
Infelizmente não tenho grandes conhecimentos mecánicos e não sei bem o que fazer.

O que acham?
Boas. Tenho um 2.0 tdi 110cv cbdc e já me fez isso duas vezes. A primeira numa altura em que a esposa andava com ele meia dúzia de kms e não mais de 80km/h e recentemente também por não haver grandes apertos.
Resolvi o assunto a dar-lhe calor na AE. Também acendia a resistência e ficava a piscar e cortava a potência, safe, tinha que desligar e ligar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por Mario_Marques »

fabiojclopes isso que fizeste tanto pode correr bem como muito mal, o carro entra em modo de segurança quando algo está errado para prevenir danos graves no motor, a maioria das vezes até corre bem, outras tantas da muito mau resultado, se tiveres por ex um problema no controlo do turbo ou um injetor com problemas, dar uma gazada pode correr muito, muito mal, não estou a dizer para assustar mas mesmo por conhecimento de causa de várias pessoas que conheço em que deu mau resultado (eu trabalho ligado a mecânica automóvel).
É boa ideia dar um calor e manter o carro antes de ele dar problemas, depois de já os ter já é bastante arriscado, tanto que a ecu corta por algum valor ou vários estarem bastante errados.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
fabiojclopes
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 07 ago 2015, 20:09
Veículos: Golf VI 2.0 TDI 110

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por fabiojclopes »

Mario_Marques Escreveu: 04 dez 2019, 14:34 fabiojclopes isso que fizeste tanto pode correr bem como muito mal, o carro entra em modo de segurança quando algo está errado para prevenir danos graves no motor, a maioria das vezes até corre bem, outras tantas da muito mau resultado, se tiveres por ex um problema no controlo do turbo ou um injetor com problemas, dar uma gazada pode correr muito, muito mal, não estou a dizer para assustar mas mesmo por conhecimento de causa de várias pessoas que conheço em que deu mau resultado (eu trabalho ligado a mecânica automóvel).
É boa ideia dar um calor e manter o carro antes de ele dar problemas, depois de já os ter já é bastante arriscado, tanto que a ecu corta por algum valor ou vários estarem bastante errados.
O que aconteceu no meu caso era em tudo semelhante ao safe mode de quando a MAF corta e o turbo deixa de ter pressão.
Desliguei o carro em andamento e liguei, puxava e cortava outra vez. Fez isso 3 vezes seguidas sempre com a resistência a acender no painel e piscar.
A partir da terceira, depois de puxei e desapareceu.
Da segunda vez so fez isso uma vez. E estamos a falar que o fez com intervalos de tempo de 3 anos e em alturas que praticamente fazia percursos citadinos.
Já lá vão uns tempos e tudo top.
fafe
Amateur
Amateur
Mensagens: 494
Registado: 20 jul 2007, 22:32
Veículos: Golf IV PD100
Localização: Aveiro/Figueiró Dos Vinho

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por fafe »

Boa noite,

Tenho o mesmo problema. No espaço de um dia, acendeu a luz de avaria, 1 vez na auto estada a 140km/h outra vez no dia seguinte numa nacional a andar devagar com o motor frio. O diagnóstico acusou EGR.
Já falei com alguns reprogramadores de centralina para downgrade fix e eliminação electrónica da EGR e a maior parte não recomenda anular electronicamente a EGR pois irá haver problemas a curto prazo no filtro de partículas.
Estou a ponderar se anulo sim o não o filtro de partículas pois a viatura em questão só tem uma 74000km...
GOLF IV TDI PD100 A maquina :wink: :D 8)
GOLF VI TDI 1.6 105 :evil: :x :?
PEUGEOT 207 1.4 16V 90CV :| :| :|
VOLVO V40 2.0D 120cv Ocean Race :D 8) :mrgreen:
Imagem
Flavio21
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 05 jun 2012, 17:03
Veículos: Golf Mk6 1.6TDi R-line
Localização: Leiria

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por Flavio21 »

fafe Escreveu: 20 jan 2020, 21:27 Boa noite,

Tenho o mesmo problema. No espaço de um dia, acendeu a luz de avaria, 1 vez na auto estada a 140km/h outra vez no dia seguinte numa nacional a andar devagar com o motor frio. O diagnóstico acusou EGR.
Já falei com alguns reprogramadores de centralina para downgrade fix e eliminação electrónica da EGR e a maior parte não recomenda anular electronicamente a EGR pois irá haver problemas a curto prazo no filtro de partículas.
Estou a ponderar se anulo sim o não o filtro de partículas pois a viatura em questão só tem uma 74000km...
Eu no meu caso quando reprogramei o carro eliminei a EGR electronicamente, cerca de 1 ano e meio (+/- 20k km) removi o FAP por opção minha de ter colocado um turbo maior, nese tempo nunca tive qualquer problema de FAP, guardei o meu FAP e comprei um desmiolado que encontrei por 90€. Não vale a pena desfazeres um FAP bom que pode vir-te a fazer falta num futuro..
:D
fafe
Amateur
Amateur
Mensagens: 494
Registado: 20 jul 2007, 22:32
Veículos: Golf IV PD100
Localização: Aveiro/Figueiró Dos Vinho

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por fafe »

Flavio21 Escreveu: 20 jan 2020, 22:02
fafe Escreveu: 20 jan 2020, 21:27 Boa noite,

Tenho o mesmo problema. No espaço de um dia, acendeu a luz de avaria, 1 vez na auto estada a 140km/h outra vez no dia seguinte numa nacional a andar devagar com o motor frio. O diagnóstico acusou EGR.
Já falei com alguns reprogramadores de centralina para downgrade fix e eliminação electrónica da EGR e a maior parte não recomenda anular electronicamente a EGR pois irá haver problemas a curto prazo no filtro de partículas.
Estou a ponderar se anulo sim o não o filtro de partículas pois a viatura em questão só tem uma 74000km...
Eu no meu caso quando reprogramei o carro eliminei a EGR electronicamente, cerca de 1 ano e meio (+/- 20k km) removi o FAP por opção minha de ter colocado um turbo maior, nese tempo nunca tive qualquer problema de FAP, guardei o meu FAP e comprei um desmiolado que encontrei por 90€. Não vale a pena desfazeres um FAP bom que pode vir-te a fazer falta num futuro..
O meu problema é que tenho a EGR avariada. Tenho medo de eliminar e ter problemas mais tarde no filtro de partículas. Vamos ver como fica com o downgrade.
GOLF IV TDI PD100 A maquina :wink: :D 8)
GOLF VI TDI 1.6 105 :evil: :x :?
PEUGEOT 207 1.4 16V 90CV :| :| :|
VOLVO V40 2.0D 120cv Ocean Race :D 8) :mrgreen:
Imagem
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por Quinzico »

Flavio21 Escreveu: 20 jan 2020, 22:02
fafe Escreveu: 20 jan 2020, 21:27 Boa noite,

Tenho o mesmo problema. No espaço de um dia, acendeu a luz de avaria, 1 vez na auto estada a 140km/h outra vez no dia seguinte numa nacional a andar devagar com o motor frio. O diagnóstico acusou EGR.
Já falei com alguns reprogramadores de centralina para downgrade fix e eliminação electrónica da EGR e a maior parte não recomenda anular electronicamente a EGR pois irá haver problemas a curto prazo no filtro de partículas.
Estou a ponderar se anulo sim o não o filtro de partículas pois a viatura em questão só tem uma 74000km...
Eu no meu caso quando reprogramei o carro eliminei a EGR electronicamente, cerca de 1 ano e meio (+/- 20k km) removi o FAP por opção minha de ter colocado um turbo maior, nese tempo nunca tive qualquer problema de FAP, guardei o meu FAP e comprei um desmiolado que encontrei por 90€. Não vale a pena desfazeres um FAP bom que pode vir-te a fazer falta num futuro..

Onde compraste a carcaça da FAP?
Flavio21
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 05 jun 2012, 17:03
Veículos: Golf Mk6 1.6TDi R-line
Localização: Leiria

Re: Válvula EGR dúvida

Mensagem por Flavio21 »

Quinzico Escreveu: 09 fev 2020, 12:30
Flavio21 Escreveu: 20 jan 2020, 22:02
fafe Escreveu: 20 jan 2020, 21:27 Boa noite,

Tenho o mesmo problema. No espaço de um dia, acendeu a luz de avaria, 1 vez na auto estada a 140km/h outra vez no dia seguinte numa nacional a andar devagar com o motor frio. O diagnóstico acusou EGR.
Já falei com alguns reprogramadores de centralina para downgrade fix e eliminação electrónica da EGR e a maior parte não recomenda anular electronicamente a EGR pois irá haver problemas a curto prazo no filtro de partículas.
Estou a ponderar se anulo sim o não o filtro de partículas pois a viatura em questão só tem uma 74000km...
Eu no meu caso quando reprogramei o carro eliminei a EGR electronicamente, cerca de 1 ano e meio (+/- 20k km) removi o FAP por opção minha de ter colocado um turbo maior, nese tempo nunca tive qualquer problema de FAP, guardei o meu FAP e comprei um desmiolado que encontrei por 90€. Não vale a pena desfazeres um FAP bom que pode vir-te a fazer falta num futuro..

Onde compraste a carcaça da FAP?
Num site tipo OLX espanhol..
:D
Responder