2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Responder
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Boa noite malta!

Tenho um Golf VI 2.0 TDI de 110cv e, após ter dado umas voltas por alguns tópicos não cheguei a uma conclusão concreta sobre as melhores opções para montar no meu companheiro de há 9 anos dado que está prestes a entrar nos 200K e está na hora de mudar umas coisitas.
Pretendo substituir o material de origem que me acompanhou até agora no meu carro, está full stock e noto que o pisar do carro já não é o mesmo. logo, equaciono mudar suspensões e borrachas/sinoblocos se necessário, gostaria de saber que sugerissem algumas opções tendo em conta que não pretendo rebaixar (baixo demais já acho que é ele, bate em tudo e mais alguma coisa por baixo) e que embora tenham bom comportamento dinâmico também se consiga uma boa dose de conforto para viagens mais longas, isto é, não pretendo nada muito diferente do material de origem.
Quanto ao Bi-massa já faz barulho e já ando com a sensação de vibrações transmitidas pelo motor. Será impressão minha? A meu ver o carro já não é aquele "tapete voador" que era em mais novo.
Dado que pretendo fazer também uma ligeiro repro (estava a pensar chegar por volta dos 140/150cv), devo ter isso em conta e montar um conjunto de embraiagem bimassa mais "rijo"? Se sim, o quê? Monomassa não é opção porque não quero vibrações para a caixa...
Já agora e quanto à repro, o que aconselham e onde?

Obrigado desde já a todos!
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Obrigado a todos, foram uma gigante ajuda! :)
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por sflopes »

Se tivesse posto no sitio certo talvez já tivesse ajuda,aqui é a área dos projectos.
E desde 2015 têm sido um user com pouca participação (6) e acho que não são maneiras para se manifestar.
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Caro sflopes, mea culpa...
De facto esqueci-me que esta vida dos foruns é um ecosistema muito particular e que me deveria ter lembrado que certamente não cumpro algumas das regras auto-infligidas pelos confrades mais regulares. Por tal facto peço desculpa e aproveito para pedir também desculpa pelas tais "maneiras em que manisfestei" sendo que não vejo nenhuma falta de educação em lado nenhum, mas cmo estou fora das regras, certamente tbm estou fora do jargão utilizado por aqui.
Quanto "ao sitio certo", ok, aceito que a mudança de peças de origem por outras de marca e características diferentes não seja um "projecto", eu de projectos só percebo mesmo de arquitectura e mecânica industrial que é o ramo em que trabalho, portanto mais uma vez peço desculpa por não estar devidamente contextualizado.
Quanto à "pouca participação", mais uma vez tem razão dado que não tenho muito para dizer acerca do meu carro, já cá mora há quase 10 anos, está completamente de origem, tem sido fazer as revisões normais, gasóleo, pneus e pouco mais... Umas escovas limpa vidros de vez em quando vá! Compreendo que seja uma pena porque assim não tenho grande assunto para vir aqui passar o meu tempo a partilhar outras aventuras (no meu caso inexistentes) com o meu carrito além de que, assim já tinha mais mensagens no meu perfil e assim já tinha "créditos" para poder contar com a precisosa ajuda de quem já passou pela duvida que me está a surgir agora..!
É a vida, meus caros, fico assim com as mesmas duvidas porque não tenho requisitos para pertencer a um grupo muito restrito ou então faço amanhã um perfil novo com outro mail e aí cmo já não tenho um rácio mensagens/tempo de registo desfavorável, se calhar já pode ser! Vou pensar no assunto.
Sem mais de momento despeço-me cordialmente de todos os users e participantes regulares e não regulares deste forum de utilidade inequívoca... para quem cumpre, claro!

Abraços e bons kms!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por Mario_Marques »

rmgcg o tópico já foi movido para o sítio certo pela administração do fórum.
Infelizmente nem sempre vai haver resposta imediata ainda para mais nesta altura, o importante é manter as coisas organizadas e participação de todos, incluindo a tua. :wink:

Em relação as tuas dúvidas, nenhuma embraiagem te vai durar para sempre, 180mil nos dias de hoje é o normal, se estás satisfeito não mudes pois possivelmente não vais encontrar melhor compromisso que o que tens.
Mesmo reprogramado, se houver cuidado no controlo de binário não tens problemas, trabalhei com vários carros precisamente como o teu quando saíram e ia-se até cerca de 170cv e uns trocos sem problemas, as embraiagem duraram sensivelmente 200mil.

A suspensão, o mesmo digo, mas aqui tens mais oferta com a mesma qualidade de origem ou até com características diferentes, o que procuras concretamente?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Mario_Marques Escreveu: 29 dez 2019, 22:56 rmgcg o tópico já foi movido para o sítio certo pela administração do fórum.
Infelizmente nem sempre vai haver resposta imediata ainda para mais nesta altura, o importante é manter as coisas organizadas e participação de todos, incluindo a tua. :wink:

Em relação as tuas dúvidas, nenhuma embraiagem te vai durar para sempre, 180mil nos dias de hoje é o normal, se estás satisfeito não mudes pois possivelmente não vais encontrar melhor compromisso que o que tens.
Mesmo reprogramado, se houver cuidado no controlo de binário não tens problemas, trabalhei com vários carros precisamente como o teu quando saíram e ia-se até cerca de 170cv e uns trocos sem problemas, as embraiagem duraram sensivelmente 200mil.

A suspensão, o mesmo digo, mas aqui tens mais oferta com a mesma qualidade de origem ou até com características diferentes, o que procuras concretamente?
Caro Mario, desde já obrigado pela correcção, eu teria corrigido se assim me fosse pedido/informado, não foi por mal e a verdade é que sim, não passo aqui o tempo que alguns de vós passam (nem que seja por não ter nada para dizer) e como tal não criei o tópico onde devia sem qq tipo de "maldade". Como podes verificar a minha pergunta foi feita no inicio de Setembro e reagi quase no final do mesmo mês e em jeito de graça, até já tinha esquecido o assunto! :D Não queria ofender ninguém mas isso hoje em dia é complicado porque aparece sempre alguém que se ofende seja pela forma ou pelo conteúdo.
Passando à frente e falando das perguntas que fiz, considero normal que a embraiagem esteja a pedir reforma por esta altura, a minha pergunta é se com as características da embraiagem de origem montadas no meu carro, se com mais potencia aguenta bem e ao que percebi é que sim, não tenho que me preocupar com isso!
Quanto à suspensão já tenho mais pontos chave que gostava de contar:
- Não queria rebaixar (com a altura ao solo de origem bate facilmente por baixo em várias situações do dia a dia)
- Posso sacrificar um pouco o conforto mas não muito dado que a utilização é diária e em ritmo descontraído.
- Um comportamento um pouco melhor em curva seria bem vindo mas respeitando as 2 questões acima mencionadas.
Falaram-me nos Koni Special Active aqui há uns tempos e a pergunta é: serão muito mais rijos? Mantém a altura ao solo? Também me perguntaram se o meu carro monta amortecedores de 50mm ou 55mm e não soube responder.. É algo que tenho que verificar pq pelo que percebi sairam carros do mesmo modelo com as 2 hipoteses, certo?

Obrigado pela preciosa ajuda, mesmo! Abraço :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por Mario_Marques »

Era mesmo essa suspensão que te ia sugerir, isso antigamente chamava-se koni fsd, frequency selective damping, agora são special active para dar continuidade a gama special.
Eu a escrever não dá para ter obviamente noção, mas uso isso em carros de clientes desde que saiu para o mercado, na realidade, no geral falando em suspensões convencionais, são muito mais confortáveis que um sistema Standard e conseguem ao mesmo tempo ter também melhor desempenho desportivo que a maioria das ofertas do mercado, têm umas válvulas de regulação inteligentes que reagem consoante o tipo de pavimento, abrem e fecham praticamente de forma instantânea, assim há sempre o melhor conforto e performance possível, se experimentares vais perceber que aquilo é mesmo muito bom mesmo.
Se não vais rebaixar não procures mais, é isso que tu precisas.
As mangas, sei que há diferenças, e é fácil de ver pelo tipo de travões, o teu á partida é 55 e terá os travões fn3 ou fnrg, carros com fs3 é 50mm, mas por via das dúvidas conferir sempre(!), Isso o ideal é procurares logo uma oficina fazem a montagem e não tens de te preocupar, é uma boa altura para rever ou trocar casquilhos e rótulas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Mario_Marques Escreveu: 30 dez 2019, 01:10 Era mesmo essa suspensão que te ia sugerir, isso antigamente chamava-se koni fsd, frequency selective damping, agora são special active para dar continuidade a gama special.
Eu a escrever não dá para ter obviamente noção, mas uso isso em carros de clientes desde que saiu para o mercado, na realidade, no geral falando em suspensões convencionais, são muito mais confortáveis que um sistema Standard e conseguem ao mesmo tempo ter também melhor desempenho desportivo que a maioria das ofertas do mercado, têm umas válvulas de regulação inteligentes que reagem consoante o tipo de pavimento, abrem e fecham praticamente de forma instantânea, assim há sempre o melhor conforto e performance possível, se experimentares vais perceber que aquilo é mesmo muito bom mesmo.
Se não vais rebaixar não procures mais, é isso que tu precisas.
As mangas, sei que há diferenças, e é fácil de ver pelo tipo de travões, o teu á partida é 55 e terá os travões fn3 ou fnrg, carros com fs3 é 50mm, mas por via das dúvidas conferir sempre(!), Isso o ideal é procurares logo uma oficina fazem a montagem e não tens de te preocupar, é uma boa altura para rever ou trocar casquilhos e rótulas.
Caro Mario, 5 estrelas! Estou completamente esclarecido! Só mais uma coisa para finalizar, a designação dos Koni actual continua a ser "special active"? Parece-me que não os encontro no site oficial... Quanto ao tipo de travões vou averiguar e logo digo alguma coisa!
Mais uma vez, muitíssimo obrigado! :D
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Não consegui ver a ref. dos travões pq não tirei as rodas e não dá para ver a maxila com a roda colocada mas consegui ver o part number do amortecedor montado que é: 1K0 412 021 KE. Essa medida (50mm ou 55mm) é a medida do diâmetro do corpo do amortecedor onde a manga de eixo "abraça" o mesmo, correcto (não estou a dizer asneiras pois não?)?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por Mario_Marques »

Usando a ajuda do tio Google aparece isto, 50mm, portanto tens travões de 280mm fs3
Mas, eu pessoalmente confirmava mesmo na peça
https://www.proxyparts.com/car-parts-st ... /11475953/
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por cristo_844 »

Normalmente os 110 Cv sao de 50 mm 280 mm fsIII a julgar por alguma conversões que fiz para 55 mm!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Tal e qual... Ainda me vou dar ao trabalho de tirar uma roda antes que faça caca! :D
Por acaso também acho os travões a dar para o fraquinho, aquecem depressa e perdem muita eficácia...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por Mario_Marques »

Esses travões não são nada maus, é importante ter é em consideração que se deve mudar o óleo de 2 em e anos senao além de sujar o sistema hidráulico todo ficam esponjoso e claro, se pastilhas e discos já estiverem gastos também acentua bastante isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
rmgcg
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 31 mar 2015, 16:35
Veículos: Golf VI 2.0 TDI

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por rmgcg »

Fiz uma consulta, parece que só se fazem os special active em 55mm mas existem os STR.T em 50mm. Serão mais ou menos equivalentes? Serão mais rijos? Mais macios? Deram-me um valor bem mais baixo para os STR.T, receio que não seja bem "a mesma coisa". Será que vale a pena mudar o conjunto mangas de eixo para levar os de 55mm? Implica levar discos de travão e maxilas diferentes, correcto? Ainda fiquei com mais perguntas... :?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 2.0 TDI 110 - Sugestões para Suspensão/Bimassa/Repro

Mensagem por Mario_Marques »

Há adaptadores para aplicar 55 em 50 ou a outra opção mudares a travagem para GTI e afins.
Os str-t não tem nada a ver, não são maus mas não têm comparação.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder