Viva,
Já aconteceu a alguém o nível do anticongelante subir quando o carro fica parado alguns dias?
O carro não tem água a mais e nunca me fez isto, quando o ligo fica normal dentro dos níveis depois de estar parado alguns dias verifico uma subida progressiva do anticongelante.
Alguém sabe o que poderá ser?
Golf VI 2.0 de 110cv.
Obrigado,
Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
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Re: Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
Mete aí uma foto do estado do líquido de refrigeração para o pessoal analisar.
Ex
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Re: Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
O liquido está limpinho não há passagem de óleo para o circuito nem agua no óleo.
- Mario_Marques
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Re: Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
Isso acontece a quase toda a gente em todos os carros, tem a ver com a pressão e temperatura do sistema, muita gente é que nunca reparou nisso ou por vários motivos, como fugas ou qualidade do líquido que usam não acontece, entre outras coisas...
Se não for nenhum exagero, se não foi feito recentemente nenhum serviço relacionado com o sistema de refrigeração que possa ter deixado ar dentro, não te preocupes com isso.
Quando o circuito aquece, se tiveres o sistema livre de ar, com bom líquido, o líquido fica comprimido, quando arrefece volta ao normal, num circuito aberto ou com pouca pressão acontece o contrário, o líquido expande a quente, diminui volume a frio, daí muitas vezes criar confusão as pessoas.
Faz uma coisa, com o líquido quente com mesmo muito, muito, muito cuidado e devagar, abre a tampa do vaso de expansão e deixa aberta de um dia para o outro, no dia a seguir fecha, isto vai ajudar estabilizar a pressão no sistema, as vezes o pessoal abre com o sistema morno ou quente e fecha e depois a pressão no sistema fica alterada, a quente tem de haver sempre pressao num sistema fechado para não haver muita formação de gás(vapor de água).
Uma coisa quente aumenta o volume mas isso aplica-se a líquidos e gases e o que tiver maior pressão ganha ou se a atmosfera estiver saturada, por ex um depósito de gasolina ou qualquer líquido volátil, estando sobre pressão fica líquido, sem pressão forma vapor, por ex um spray de limpa travões ou um spray/tanque de CO2, sobre pressão reduz volume e aumenta densidade, fica líquido, quando tem pouca pressão passa a gás, aumenta volume e perde densidade, passa a gás.
Aquilo que as pessoas chamam de reservatório do líquido. Refrigerante na verdade chama-se vaso de expansão, serve claro para ver o nível, libertar pressão no caso de haver excesso de pressão e equilibrar a expansão do sistema gás vs líquido.
Se não for nenhum exagero, se não foi feito recentemente nenhum serviço relacionado com o sistema de refrigeração que possa ter deixado ar dentro, não te preocupes com isso.
Quando o circuito aquece, se tiveres o sistema livre de ar, com bom líquido, o líquido fica comprimido, quando arrefece volta ao normal, num circuito aberto ou com pouca pressão acontece o contrário, o líquido expande a quente, diminui volume a frio, daí muitas vezes criar confusão as pessoas.
Faz uma coisa, com o líquido quente com mesmo muito, muito, muito cuidado e devagar, abre a tampa do vaso de expansão e deixa aberta de um dia para o outro, no dia a seguir fecha, isto vai ajudar estabilizar a pressão no sistema, as vezes o pessoal abre com o sistema morno ou quente e fecha e depois a pressão no sistema fica alterada, a quente tem de haver sempre pressao num sistema fechado para não haver muita formação de gás(vapor de água).
Uma coisa quente aumenta o volume mas isso aplica-se a líquidos e gases e o que tiver maior pressão ganha ou se a atmosfera estiver saturada, por ex um depósito de gasolina ou qualquer líquido volátil, estando sobre pressão fica líquido, sem pressão forma vapor, por ex um spray de limpa travões ou um spray/tanque de CO2, sobre pressão reduz volume e aumenta densidade, fica líquido, quando tem pouca pressão passa a gás, aumenta volume e perde densidade, passa a gás.
Aquilo que as pessoas chamam de reservatório do líquido. Refrigerante na verdade chama-se vaso de expansão, serve claro para ver o nível, libertar pressão no caso de haver excesso de pressão e equilibrar a expansão do sistema gás vs líquido.
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Re: Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
Obrigado pela vasta explicação
O que me estranha nesta situação é que o carro nunca me fez isto é já o tenho à 10 anos
O que me estranha nesta situação é que o carro nunca me fez isto é já o tenho à 10 anos
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Re: Ajuda aumento do nível de anticongelante motor frio
Muito provavelmente só reparaste nisso agora pois estás mais atento aos pormenores depois de teres reparado o motor e qualquer coisa achas logo estranho. O que não é mau de tudo pois muita avaria é por e simplesmente falta de monitorização periodica dos próprios donos a coisas muito simples que o manual de utilizador faz questão de explicar.
Ex
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