A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

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tahir
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A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por tahir »

Olá a todos.

Voltando a um tema já muito falado aqui no fórum e em todo lado a EGR do Golf. No entanto, apesar de já ter pesquisado bastante não existem grandes informações sobre a EGR deste modelo (não sei se as dos 2.0 são iguais), pelo que resolvi partilhar tudo o que já consegui saber sobre elas e tentar arranjar uma solução mais barata que a substituição (para já está difícil).
Aqui fica a avaria:

7343 - EGR Sensor 2
P0407 00 [172] - Signal too Low
MIL ON - Intermittent - Confirmed - Tested Since Memory Clear
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 29
Mileage: 67539 km
Date: 2055.14.04
Time: 17:44:33

Readiness: 0000 0000

freeze frame:
PID02 DTC that caused freeze frame data storage: P0407
PID04 Calculated load value: 32.5 %
PID05 Engine coolant temperature: 73 °C
PID11 Intake Manifold Absolute Pressure: 108 kPa abs
PID12 Engine RPM: 1406 /min
PID13 Vehicle speed: 12 km/h
PID15 Intake air temperature: 25 °C
PID16 Mass Air Flow: 18.82 g/s
PID17 Throttle position sensor: 89.0 %
PID31 Time since engine start: 25 s

Comecemos pelo habitual...há uns tempos o meu Golf deu a famosa avaria da resistência a piscar e perda de potência, que como é habitual desaparecia após desligar o carro e voltava passado uns tempos, conforme o tempo ia passando, tornou-se mais frequente e agora acende mal o carro liga.
Entretanto fui a um mecânico, diagnosticou problema na válvula EGR (só a peça 420€ na VW, a concorrência tem-na a 370€ (quanto a mim não compensa) + mão de obra, fica tudo arranjadinho por 800€ (na VW)). Posto isto, dado o exagero da reparação coloquei-me à procura de soluções que partilho convosco e peço ajuda também.

Já está mais do que falado para que serve a EGR e como funciona, no entanto, toda a informação que aparece é relativa às EGR anteriores a este modelo. Falando agora um pouco sobre a EGR:
Este modelo tem uma EGR (03L131512DQ) que usa um motor eléctrico e regulação da posição electrónica, possui ainda um refrigerador dos gases de escape.
Para se perceber o funcionamento: https://www.youtube.com/watch?v=uAN6_8n ... U&index=12

Após analisar a EGR a única conexão elétrica que ela tem é na zona do motor, logo a avaria só pode estar localizada nesta zona da peça. Retirei o tubo de entrada dos gases de escape à espera de muita sujidade e nada, limpinho, portanto dentro dela há-de estar igual. Retirei então a parte do motor para perceber onde estava o problema.
A válvula apresenta-se com um conector de 6 pinos embora apenas 5 funcionais:
Aqui fica o pin out desta ficha que tanto tempo me levou a descobrir (não existe qualquer tipo de informação na internet sobre isto).

1- 5V – referencia (amarelo)
2- Motor (cinza/castanho)
3- GND (castanho)
4-
5- OUT (violeta/azul)
6- Motor (cinza)



A primeira coisa que salta à vista é que não existem contactos físicos a indicar a posição da válvula. Uma dúvida que me atormentou por muito tempo foi como ela fazia o controlo de posição sem potenciómetro de posição. Após pesquisar percebe-se que faz o controlo por um sensor magnético de posição do tipo Magneto-Resistivo Anisotrópico (AMR).
Para saber mais:
http://www.sabereletronica.com.br/artig ... s-de-posio

O circuito em si parece bastante simples, alimentação de 5v, a massa e uma saída (out) 5 condensadores SMD e um integrado (316 COM P29021). Já agora dou um prémio a quem me conseguir o datasheet ou a pinagem deste integrado, eu suspeito que fará algo muito semelhante ao HMC1501 mas com pinagem diferente. Uma coisa é clara algo neste circuito está a provocar a avaria uma vez que a explicação para o erro P0407 é o seguinte:

Código de erro VAG: 16791
Código de erro EOBD II: P0407
Localização Falha:
Recirculação dos gases de escape (EGR) sensor de posição da válvula (G212) B - valor entrada baixo
Causa provável:
Mau funcionamento Indicator Light (MIL) ativo.
Fios/ Conectores de/para a terra na EGR Potenciômetro (G212) defeituosa.
Exhaust Gas recirculação (EGR) Potenciômetro (G212) defeituosa.

O que eu noto é que este erro acontece mais ou sempre que está frio, com o carro quente ele não é tão frequente embora também aconteça, quando ressoldei todos os contactos da placa não deu o erro por três dias, até ai dava diariamente. A avaliar tudo isto pareceu-me uma fuga à massa de algum destes condensadores que entrava em curto quando estava frio. A grande dificuldade é saber o valor destes. Apesar de todos eles parecerem bons testando com ohmímetro foram todos mudados e o erro continua, pelo que voltei a colocar os originais, pois parece-me que não será dos condensadores.

Agora só me restam 2 opções ou será do integrado que não faço ideia do que é ou do que faz, apesar de suspeitar (não tenho osciloscópio para o testar), ou será do cabo de sinal que vai para o computador de bordo (assumindo que o computador está bom).

Bem eu por mim estou a dar-me por vencido e terei que avançar com a substituição da EGR, mas custa-me que a avaria esteja numa peça que custará no máximo 20 a 30 euros e ter que dar 400€ para a substituir.

Alguém tem mais alguma ideia ou sugestão do que poderá ser o problema da válvula, ou se alguém tiver uma destas que vai deitar para o lixo eu aceito para estudo. Bem pelo menos valeu pelo estudo deste componente desconhecido por mim até há bem pouco tempo.

Em jeito de desabafo, a mecânica está-se a tornar uma questão de lego, não dá vai fora e põe-se novo, o preço dos materiais/mão de obra não compensa reparações. Também não acho normal que um carro com 4 anos e 67K Km dê avarias deste valor e pelos vistos em muitos carros, neste tipo de situações as marcas deviam ser obrigadas a corrigir estes problemas de graça e não com aquelas balelas de só paga mão de obra ou a peça. Enfim isto sou eu a dizer meio deprimido/chateado por não estar a conseguir resolver este erro. E ainda por cima vendem-me um carro com software alterado.

PS: Peço desculpa pela extensão do texto mas serviu para expor o problema, mas também dar informação sobre este modelo desta peça, o que não existe em lado nenhum que tenha procurado.

para quem quiser o texto com fotos e mais organizado fica aqui o link:
http://www.filedropper.com/egrgolf16tdi
Ferraz
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por Ferraz »

Boas, no teu caso eliminava electronicamente a egr com uma repro ficava muito mais barato e não voltavas a ter problemas...
tahir
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por tahir »

Boa tarde-

Para mim eliminar a EGR não é solução, até porque se ele nasceu com ela há-de morrer com ela, se ela lá está tem a sua função... bem sei que muita gente faz essa adaptação sem problema, no entanto não queria partir para essa solução drástica. A minha primeira intenção era perceber o funcionamento da peça para a conseguir reparar, pois tenho a sensação que muitas das vezes com pequenas reparações se poupavam muitos euros.

Muito provavelmente o que vai acontecer é que vou colocar uma nova, mas hei-de estudar esta e perceber qual o problema para ajudar outras pessoas fanáticas das reparações como eu.

Vamos ver, vou dando novidades, entretanto se alguem tiver alguma informação que ajude agradecia.

Obrigado
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Maraduxo
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por Maraduxo »

tahir Escreveu:Boa tarde-

Para mim eliminar a EGR não é solução, até porque se ele nasceu com ela há-de morrer com ela, se ela lá está tem a sua função... bem sei que muita gente faz essa adaptação sem problema, no entanto não queria partir para essa solução drástica. A minha primeira intenção era perceber o funcionamento da peça para a conseguir reparar, pois tenho a sensação que muitas das vezes com pequenas reparações se poupavam muitos euros.

Muito provavelmente o que vai acontecer é que vou colocar uma nova, mas hei-de estudar esta e perceber qual o problema para ajudar outras pessoas fanáticas das reparações como eu.

Vamos ver, vou dando novidades, entretanto se alguem tiver alguma informação que ajude agradecia.

Obrigado
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Avictor
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por Avictor »

Boas pessoal.
No meu golf 1.6 aconteceu me isso conclusão foi para a vw e total 690€ de despesa. Tinha 80.000km
Levou egr radiador de gases de escape e mais umas merdas para me irem a carteira, ainda por cima ficaram com o material velho.
Relativamente ao teu relatório parece me que tu estas bem informado, continua a tua pesquisa e vê se chegas a alguma conclusão para elucidar a malta.
Na vw é tirar velho e por novo, não são eles que pagam estão se a cagar.
Cumps.
Victor.
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por flopes109 »

boas o meu tambem deu problemas na egr cerca de 100 mil km aperta com a concessionaria no meu caso a marca disse que era defeito do modelo e trocou so tive de pagar a mao de obra cumps
cocadas
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por cocadas »

Boas Pessoal

No meu carro com cerca de 97mil km hoje acendeu a luz de resistência a piscar intermitente bem como um ponto de exclamação no local onde aparecem o total dos Km bem como o símbolo do cruise control a piscar. Penso que o problema será o mesmo a nossa amiga EGR mas terei de ligar o carro a máquina a ver que erro esta lá registado.

Mal tenha novidades do meu caso informo.
Avictor
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por Avictor »

Ficamos à espera.
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por cocadas »

Boas Pessoal

Ontem lá liguei o carro através do vag-com e não apareceu erro nenhum registado, mas quase de certeza será da EGR. Uma questão o carro ao desligar dá aqueles típicos 3 estalinhos seguidos na zona do compartimento do motor, isso é a EGR a fechar ou não tem haver com EGR?
tahir
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por tahir »

Boas.

mas no vag com não deu erro nenhum? nem no histórico?
Estranho. Mas então melhor. Quanto as estalidos não parece ser egr porque o acionamento é por motor e não se deve ouvir estalidos, podem ser outras válvulas.
Amanhã vou ao mecânico para mudar a dita cuja depois de analisar a antiga coloco um post a relatar o que percebi.

Att
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por cocadas »

Boas Tahir,

Posso ter visto no local errado do vag. O que fiz foi no menu principal um scan e não apareceu erro nenhum. Agora o histórico suponho que seja outra coisa que provavelmente não vi. Não sou muito entendido no vag-com.

Esses estalinhos sei que é alguma válvula a fechar mas até pensava ser da EGR. Se repararem ao desligar o carro todos eles fazem na zona entre o motor e o para-brisas.
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por rodrigokb »

Bom tópico!
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por Maraduxo »

cocadas Escreveu:Boas Pessoal

Ontem lá liguei o carro através do vag-com e não apareceu erro nenhum registado, mas quase de certeza será da EGR. Uma questão o carro ao desligar dá aqueles típicos 3 estalinhos seguidos na zona do compartimento do motor, isso é a EGR a fechar ou não tem haver com EGR?
A minha carrinha sempre fez isso e tem EGR nova
cocadas
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por cocadas »

Maraduxo Escreveu:
cocadas Escreveu:Boas Pessoal

Ontem lá liguei o carro através do vag-com e não apareceu erro nenhum registado, mas quase de certeza será da EGR. Uma questão o carro ao desligar dá aqueles típicos 3 estalinhos seguidos na zona do compartimento do motor, isso é a EGR a fechar ou não tem haver com EGR?
A minha carrinha sempre fez isso e tem EGR nova
Boas Maraduxo

Sim sei que faz desde novo. A minha questão era mais se esse barulho será mesmo da EGR, e se a do tahir ou de outros users quando avariou se deixaram de fazer esse barulho.
gskill99
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Re: A EGR dos Golf VI 1.6 TDI

Mensagem por gskill99 »

O meu acendeu a luz da resistência com aviso de avaria no motor aos 107 mil com o seguinte fault code:

Código: Selecionar todos

Fault log report generated by Torque for Android
=================================================

Vehicle VIN: *************************
Vehicle Manufacturer: Volkswagen
Vehicle Calibration ID: 03L906023B 8831 ª

Current Fault Log
------------------
P0403: Exhaust Gas Recirculation Control Circuit

Pending Fault Log
------------------
ECU reports no pending faults

Historic Fault Log
------------------
ECU reports no historic faults
Other discovered fault codes
(possibly pending, current or manufacturer specific)
----------------------------------------------------
ECU reports no other fault codes logged

End of report.
Reparação: EGR nova + liquido de refrigeração + alinhamento de direção.
Basicamente o eixo de rotação da válvula partiu, então ela ficava presa, sendo essa a origem do erro.

Cumps.
Imagem
Golf VI Highline 1.6 TDI
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