Reparação Diesel Motor EA189

Responder
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por Xinesvsc »

Olha que o 1.6 fazer mais de 1000km é difícil para mim na variant. Tenho de andar com pezinhos de lã para o conseguir :mrgreen:
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

Xinesvsc Escreveu: 12 mar 2018, 13:18 Olha que o 1.6 fazer mais de 1000km é difícil para mim na variant. Tenho de andar com pezinhos de lã para o conseguir :mrgreen:

Cada vez mais me convenço que quem comprou o 1.6 por teoricamente ser mais económico que o 2.0 foi levado em erro.. no meu 2.0 é rara a vez que não faz mais de 1150km até á reseva.. E não faço praticamente AE, se fizesse por exemplo 20 km ou mais por dia de AE era capaz de passar os 1300km até á reserva.. agora a apanhar rotundas, semáforos e afins não consigo fazer mais de 1180, que é até este momento o mais que fiz..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por Xinesvsc »

CarlosRainho Escreveu: 12 mar 2018, 19:16
Xinesvsc Escreveu: 12 mar 2018, 13:18 Olha que o 1.6 fazer mais de 1000km é difícil para mim na variant. Tenho de andar com pezinhos de lã para o conseguir :mrgreen:

Cada vez mais me convenço que quem comprou o 1.6 por teoricamente ser mais económico que o 2.0 foi levado em erro.. no meu 2.0 é rara a vez que não faz mais de 1150km até á reseva.. E não faço praticamente AE, se fizesse por exemplo 20 km ou mais por dia de AE era capaz de passar os 1300km até á reserva.. agora a apanhar rotundas, semáforos e afins não consigo fazer mais de 1180, que é até este momento o mais que fiz..
Disso não tenho a menor dúvida.
Mas o teu já não está stock pois não. Anulando o fap e a egr acredito que conseguia isso.
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

Xinesvsc Escreveu: 12 mar 2018, 22:54
CarlosRainho Escreveu: 12 mar 2018, 19:16
Xinesvsc Escreveu: 12 mar 2018, 13:18 Olha que o 1.6 fazer mais de 1000km é difícil para mim na variant. Tenho de andar com pezinhos de lã para o conseguir :mrgreen:

Cada vez mais me convenço que quem comprou o 1.6 por teoricamente ser mais económico que o 2.0 foi levado em erro.. no meu 2.0 é rara a vez que não faz mais de 1150km até á reseva.. E não faço praticamente AE, se fizesse por exemplo 20 km ou mais por dia de AE era capaz de passar os 1300km até á reserva.. agora a apanhar rotundas, semáforos e afins não consigo fazer mais de 1180, que é até este momento o mais que fiz..
Disso não tenho a menor dúvida.
Mas o teu já não está stock pois não. Anulando o fap e a egr acredito que conseguia isso.
A EGR não faz diferença nenhuma, não a ter ativa até se calhar vai consumir mais no inverno pois o carro demora mais a chegar á temperatura ideal..
O FAP faz diferença, mas mesmo quando ainda andava no lugar fazia sempre mais de 1000km com um tanque, as regenerações era a cada 600km por isso era só 1 por tanque.. o primeiro tanque cheio que gastei no carro quando o comprei fez 1038km.. depois indo aprendendo mais sobre o carro consegui fazer mais quase 150 com o mesmo tanque.. O ultimo que abasteci, meti 48,6L e fez 1094km, mas ainda não estava na reserva, estava no traço acima, dá uma média de 4.4, mas tive mais filas do que é normal e o gasóleo sai sem os km passarem.. A média pior que tive com o carro foi de 4.8 mas foi maioritariamente cidade e percursos pequenos e pelo meio uma mudança de filtro de combustivel em que tudo o que estava no copo do filtro saiu, e ainda era muita coisa.. mas pronto.. estou satisfeito com o carro, a proxima coisa que tinha ideia de fazer era uma reprogramação para ver se ele consegue com a caixa, que é muito grande para os pequenos 250Nm de binário..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por Xinesvsc »

Quem me dera esses consumos.
O melhor que consegui com um depósito foi 4.5L quando fui ao Algarve e vim. Normalmente faço entre 5L e 5.3L num trajecto com algum transito e semáforos pelo caminho. A minha média nos ultimos 3000km anda nos 5.2L não é um sonho mas o normal neste motor. O 2.0 tdi seja em que potência for consegue-se melhores consumos que o 1.6tdi em condução normal. Na altura ainda procurei mas eram muito caros ou com muitos kms. Acabei por escolher o 1.6.
orovita
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 25 dez 2011, 22:24
Veículos: VW Golf VI 1.6 TDI Bluemotion 105cv 2010

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por orovita »

CarlosRainho Escreveu: 11 mar 2018, 23:53
orovita Escreveu: 11 mar 2018, 20:42 Boas Golfistas!
Continuo a rolar bem depois do fix, o motor faz mais de 1000 kms só com um depósito, boas acelerações e boas recuperações, boa resposta do motor (melhor ainda).
Apenas noto as regenerações mais frequentes, e às vezes ao parar o carro está a fazer a regeneração.
Cumps!
Também mau era se um 1.6 não fazia mais de 1000 km só com um depósito, o meu mk3 anda com 1 depósito há mais de 300 mil km :lol:
Mas brincadeiras á parte, antes não fazia mais de 1000km com um tanque?
O problema é que antes do fix eu andava sempre acima das 3000 rpm... e agora devido a uns "flashs e fotografia tipo polaroid" escondidas e enganadoras, passei a andar nas 2000 rpm!
orovita
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 25 dez 2011, 22:24
Veículos: VW Golf VI 1.6 TDI Bluemotion 105cv 2010

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por orovita »

O meu está a fazer média de 4,5 L/km!
Avatar do Utilizador
nasm
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 13 mai 2016, 00:51
Veículos: Golf mk6 1.6 tdi-105cv 12/2010
Localização: Alfragide / Pombal

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por nasm »

Boas,

Eu tenho o meu 1.6 com fix e sem modificações, ao fim de 2mil km em 5.7l. Antes gastava menos que era 5.4l. (faço bastante auto-estrada e nacionais).
Uma questão minha, já alguém com fix sentiu uns cortes (raros 1 ou 2 vezes por depósito) na injecção quando se pucha por ele?
Existe alguém aqui com 20mil km ou mais com o fix e sem problema nenhum?

Obrigado
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

orovita Escreveu: 25 mar 2018, 22:54
CarlosRainho Escreveu: 11 mar 2018, 23:53
orovita Escreveu: 11 mar 2018, 20:42 Boas Golfistas!
Continuo a rolar bem depois do fix, o motor faz mais de 1000 kms só com um depósito, boas acelerações e boas recuperações, boa resposta do motor (melhor ainda).
Apenas noto as regenerações mais frequentes, e às vezes ao parar o carro está a fazer a regeneração.
Cumps!
Também mau era se um 1.6 não fazia mais de 1000 km só com um depósito, o meu mk3 anda com 1 depósito há mais de 300 mil km :lol:
Mas brincadeiras á parte, antes não fazia mais de 1000km com um tanque?
O problema é que antes do fix eu andava sempre acima das 3000 rpm... e agora devido a uns "flashs e fotografia tipo polaroid" escondidas e enganadoras, passei a andar nas 2000 rpm!
Se esses 3k rpm eram em 5a realmente essas "polaroid" doem, é que se essa caixa for igual á minha 3k rpm é na ordem dos 180kmh :lol:
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

nasm Escreveu: 26 mar 2018, 15:21 Boas,

Eu tenho o meu 1.6 com fix e sem modificações, ao fim de 2mil km em 5.7l. Antes gastava menos que era 5.4l. (faço bastante auto-estrada e nacionais).
Uma questão minha, já alguém com fix sentiu uns cortes (raros 1 ou 2 vezes por depósito) na injecção quando se pucha por ele?
Existe alguém aqui com 20mil km ou mais com o fix e sem problema nenhum?

Obrigado
Mais AE ou mais nacionais? Velocidades de que ordem? É que fazendo muita AE eu esperava que esses motores andassem na casa dos 4 baixos.. nunca acima dos 5 e muito menos dos 5 quase 6..
Acho pouco provável que alguém tenha esses km após o fix, por 2 razões, ou porque passados 1000km ou menos aquilo deu barracada ou porque passados 20km firam logo fazer o downgrade :mrgreen:
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Avatar do Utilizador
nasm
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 13 mai 2016, 00:51
Veículos: Golf mk6 1.6 tdi-105cv 12/2010
Localização: Alfragide / Pombal

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por nasm »

Faço as duas coisas, AE e nacional.
Ele gasta mais com o fix é verdade, mais ou menos 0,5l a mais que antes em ambas as situações.
Será que sou a pessoa que anda mais? Quantos km depois do fix?
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

nasm Escreveu: 27 mar 2018, 06:51 Faço as duas coisas, AE e nacional.
Ele gasta mais com o fix é verdade, mais ou menos 0,5l a mais que antes em ambas as situações.
Será que sou a pessoa que anda mais? Quantos km depois do fix?
Eu em tempos andei a fazer 1500 km por semana por causa do trabalho no meu antigo mk4 tdi90.. andei assim 5 meses, fiz 42mil km esse ano, agora já ando bem menos no mk6, cerca de 18/20 mil por ano.. Eu depois do fix fiz 500m :lol:
Mas o carro que andei mais num ano foi o meu ibiza manquito, 47mil.. aquilo andava bem e não gastava um crlh :mrgreen:
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Rudaaaa
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 09 jul 2015, 14:15
Veículos: Golf VI Variant

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por Rudaaaa »

nasm Escreveu: 26 mar 2018, 15:21 Boas,

Eu tenho o meu 1.6 com fix e sem modificações, ao fim de 2mil km em 5.7l. Antes gastava menos que era 5.4l. (faço bastante auto-estrada e nacionais).
Uma questão minha, já alguém com fix sentiu uns cortes (raros 1 ou 2 vezes por depósito) na injecção quando se pucha por ele?
Existe alguém aqui com 20mil km ou mais com o fix e sem problema nenhum?

Obrigado
Boas,

Já vou em 30000km após o fix e até agora não tive problemas. Notei que após 20000km do fix os consumos começaram a baixar gradualmente (talvez me tenha habituado ao feitio do carro) Apenas noto um barulho cada vez maior na injecção. Vou tentar ver se existe mais alguma actualização dos mapas de injecção desde do fix desde maio 2017.

Cumprimentos,
Rudaaaa
prlm86
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 21 jan 2011, 17:37

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por prlm86 »

14000km após o fix, aplicado aos 120k. Recentemente tenho regeneração a deitar fumo pelo escape, e médias de quase 7l/100km, quando antes fazia entre 5 e 5,5... Antes disto estava top, até parecia ter mais vida do que antes do fix (é um 1.6). Próxima semana vou ver o que podem fazer por ele.
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Reparação Diesel Motor EA189

Mensagem por CarlosRainho »

prlm86 Escreveu: 30 mar 2018, 16:15 14000km após o fix, aplicado aos 120k. Recentemente tenho regeneração a deitar fumo pelo escape, e médias de quase 7l/100km, quando antes fazia entre 5 e 5,5... Antes disto estava top, até parecia ter mais vida do que antes do fix (é um 1.6). Próxima semana vou ver o que podem fazer por ele.
Fumo esbranquiçado?
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Responder