Olá a todos
Tenho um Golf VI 1.6 TDI 105cv de Dezembro de 2009.
Desde que lhe foi feita a intervenção por causa dos gases o motor nunca mais trabalhou da mesma forma, entretanto há 1 ano a marca fez uma afinação dos injetores e melhorou umas semanas para depois voltar oa mesmo.
Atualmente os problemas que tenho e sobre os quais gostava de ouvir opiniões são os seguintes:
1. Com a descida das temperaturas o carro pega normalmente mas após cerca de 4 ou 5 segundo desliga. Se tentar acelerar soluça, não reage e desliga.
O truque tem passado por acelerar logo mal pega e aí consigo que manter o motor a trabalhar.
2. O carro tem um trabalhar nada suave, mesmo em rotações altas sinto o carro ruidoso e com um trabalhar como se rodasse em baixa rotação a necessitar de outra mudança.
3. Ao arrancar e após os 2 ou 3 primeiros metros, ao ir largando a embraiagem o carro vibra e só quando largo completamente a embraiagem é que essa vibração para. Se pressionar mais a embraiagem para evitar a vibração, quase não anda...
4. Após uma viagem e com o moto quente, parado e desengatado, acelero a fundo e não passa das 2600rpm, é uma segurança do próprio carro ou não é normal?
Antecipadamente grato pela vossa ajuda.
António Fernandes
Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Se notas isso desde a intervenção VW, o melhor será levares o carro à VW para eles averiguarem qual é o problema.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Não me expliquei bem, o problema desde a intervenção é apenas o descrito em 2.Martins SDI Escreveu: ↑26 nov 2019, 18:23 Se notas isso desde a intervenção VW, o melhor será levares o carro à VW para eles averiguarem qual é o problema.
Já o levei 2 vezes afinaram, segundo dissseram os injetores, passados uns dias estava na mesma.
Os restantes problemas surgiram posteriormente.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Ora vamos lá assim muito superficialmente com base mas tuas descrições.
1- causa provável válvula EGR não funciona correctamente, injetores em muito mau estado, sistema de combustível com problemas (desferrar).
2 - se os injetores já foram adaptados por 2 vezes isso tem de ser analisado mais ao pormenor, ver valores de desvio, medir retornos, medir a compressão do motor.
3 - pode ser da embraiagem e/ou volante do motor com problemas de desgaste ou mesmo ser provocado pelo ponto 1 e 2.
4 - essa situação é característica desse e muitos motores atuais, pois não é muito saudável acelerar o motor a fundo em vazio, daí limitar se a rotação com o carro parado.
Cumprimentos
1- causa provável válvula EGR não funciona correctamente, injetores em muito mau estado, sistema de combustível com problemas (desferrar).
2 - se os injetores já foram adaptados por 2 vezes isso tem de ser analisado mais ao pormenor, ver valores de desvio, medir retornos, medir a compressão do motor.
3 - pode ser da embraiagem e/ou volante do motor com problemas de desgaste ou mesmo ser provocado pelo ponto 1 e 2.
4 - essa situação é característica desse e muitos motores atuais, pois não é muito saudável acelerar o motor a fundo em vazio, daí limitar se a rotação com o carro parado.
Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem
"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"
True story by Telmo Abreu
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Mais claro e conciso não podia ser.
Muito obrigado pelo esclarecimento e pela atenção.
Muito obrigado pelo esclarecimento e pela atenção.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Viva,
O carro também treme um pouco ao desligar?
O meu, com 214.000 kms agora com tempo frio também faz isso. Só à 2ª ou 3ª tentativa é que efectivamente pega, e carregando no acelerador nada faz.
Tenho lido sobre o tema e vi que a válvula borboleta antes do colector de admissão é o que faz o carro desligar quando fecha. E com excesso de carvão ao fim de elevada quilometragem ela pode ficar empancada e até mesmo destruir o mecanismo de accionamento. Se bloquear fechada o motor não pega.
https://www.skodacommunity.de/threads/f ... ch.124137/
E pelo menos no 2.0 tdi há também um procedimento para rodar 180º a conexão do tubo que vem da EGR e entronca nesse local. Depois da actualização anti-poluição o carro usa mais gases recirculados.
https://www.motor-talk.de/forum/touran- ... 34100.html
Tenho quase a certeza que o seu caso e o meu se devem a isso.
Vou brevemente desmontar a minha válvula borboleta a ver como está e limpar para ver se resolve.
Abraço,
O carro também treme um pouco ao desligar?
O meu, com 214.000 kms agora com tempo frio também faz isso. Só à 2ª ou 3ª tentativa é que efectivamente pega, e carregando no acelerador nada faz.
Tenho lido sobre o tema e vi que a válvula borboleta antes do colector de admissão é o que faz o carro desligar quando fecha. E com excesso de carvão ao fim de elevada quilometragem ela pode ficar empancada e até mesmo destruir o mecanismo de accionamento. Se bloquear fechada o motor não pega.
https://www.skodacommunity.de/threads/f ... ch.124137/
E pelo menos no 2.0 tdi há também um procedimento para rodar 180º a conexão do tubo que vem da EGR e entronca nesse local. Depois da actualização anti-poluição o carro usa mais gases recirculados.
https://www.motor-talk.de/forum/touran- ... 34100.html
Tenho quase a certeza que o seu caso e o meu se devem a isso.
Vou brevemente desmontar a minha válvula borboleta a ver como está e limpar para ver se resolve.
Abraço,
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Boa tarde
Os sintomas são os mesmos.
Se solucionar, diga alguma coisa.
Muito obrigado
Os sintomas são os mesmos.
Se solucionar, diga alguma coisa.
Muito obrigado
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Já agora, a questão que eu coloquei não poderá se o coletor de admissão sujo ou serão os injetores?
"O carro tem um trabalhar nada suave, mesmo em rotações altas sinto o carro ruidoso e com um trabalhar como se rodasse em baixa rotação a necessitar de outra mudança"
"
Obrigado
"O carro tem um trabalhar nada suave, mesmo em rotações altas sinto o carro ruidoso e com um trabalhar como se rodasse em baixa rotação a necessitar de outra mudança"
"
Obrigado
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Fatz, em quanto está o consumo, ao latenti, com o motor quente? Nos 0,3 l/h ou mais?
Antes de fazer a limpeza da borboleta fiz o processo de adaptação "injector minimum deviation quantity" com o cabo VCDS.
O motor ficou com um trabalhar muito mais suave, muito melhor de manhã a frio, e a gastar menos umas décimas de litro.
Antes de fazer a limpeza da borboleta fiz o processo de adaptação "injector minimum deviation quantity" com o cabo VCDS.
O motor ficou com um trabalhar muito mais suave, muito melhor de manhã a frio, e a gastar menos umas décimas de litro.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Boa tarde Simão
Vejo logo à noite e depois digo.
Pode traduzir para "português" o processo de adaptação "injector minimum deviation quantity" com o cabo VCDS
Obrigado
Vejo logo à noite e depois digo.
Pode traduzir para "português" o processo de adaptação "injector minimum deviation quantity" com o cabo VCDS
Obrigado
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Ver este vídeo, depois do minuto 5:10
https://www.youtube.com/watch?v=GBvMHFEe3bc
É na secção do motor e tem de se meter um código de segurança antes. O carro executa acelerações automáticas e adapta a quantidade de combustível nos injectores para ficar afinado. Caso algum injector esteja mau o teste falha e creio que indica qual o injector afectado. No meu caso o processo demorou 15min +- e deu "test OK".
https://www.youtube.com/watch?v=GBvMHFEe3bc
É na secção do motor e tem de se meter um código de segurança antes. O carro executa acelerações automáticas e adapta a quantidade de combustível nos injectores para ficar afinado. Caso algum injector esteja mau o teste falha e creio que indica qual o injector afectado. No meu caso o processo demorou 15min +- e deu "test OK".
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Boa noite Simão
Ao ralenti em quente varia entre 0,2 e 0,4h/l.
Não é constante.
Em relação à essa afinação que fez, o que é que utilizou ao nível de software e e cabo de ligação ao carro?
O software é específico da vw ou é um transversal a várias marcas?
Muito obrigado por toda a ajuda que tem dado e pela sua disponibilidade.
António
Ao ralenti em quente varia entre 0,2 e 0,4h/l.
Não é constante.
Em relação à essa afinação que fez, o que é que utilizou ao nível de software e e cabo de ligação ao carro?
O software é específico da vw ou é um transversal a várias marcas?
Muito obrigado por toda a ajuda que tem dado e pela sua disponibilidade.
António
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Foi o cabo vcds / vagcom que existe para os carros do grupo vw no mercado paralelo.
Não sei de que zona é senão até o podia ajudar.
Não sei de que zona é senão até o podia ajudar.
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Sou de Viana do Castelo.
Pode dar-me um link onde posso comprar o cabo e arranjar o software?
Obrigado
António
Pode dar-me um link onde posso comprar o cabo e arranjar o software?
Obrigado
António
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Re: Motor barulhento e com dificuldade em pegar.
Tenho o Data Plug da VW ligado no carro, mas apenas me dá informação básica.