Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder) (12 anos decorridos)

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pintooo
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por pintooo »

Existe um troço da N222 que foi considerado a melhor estrada do mundo para se conduzir.
Na altura que percorri essa estrada, não li bem o artigo e achei que a estrada era por ela toda excelente, o que não se verificou. Passei por sítios perfeitamente normais e aborrecidos e até me questionei varias vezes se estaria na estrada certa mas a partir de uma certa altura percebi que estava no sitio certo, e é de facto fantástica, a viagem valeu a pena sem dúvida mas para ser sincero, acho que o melhor é começar logo no sitio que interessa e fazer até ao fim.
Não sei precisar o sitio em que a coisa fica interessante, mas com uma pesquisa rápida no google encontram o que falei e também já percebi que há ai pessoal que conhece.
Sandro Trigo
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

"Andava eu a "gabar-me" que a bateria do VW Golf R ainda se encontrava em óptimas condições (estava quase a cumprir 10 anos) e esta semana indo à garagem notei que o carregador da CTEK (comprado já há uns bons anos atrás) e que na maioria das vezes está ligado à bateria (para ir repondo e mantendo a energia correcta) se encontrava na posição "4", ou seja deduzi logo que existisse uma anomalia, pois com esse carregador quando a energia baixa de certo valor o mesmo volta a reiniciar o recarregamento (posição "8"). Ainda pensei que fosse algum problema do próprio carregador e como há relativamente pouco tempo adquiri outro carregador no supermercado Lidl para o ir mantendo no pequeno Citroen Saxo Cup 1.6i 16v, tentei com este voltar a recarregar a bateria do "R", mas após 24 horas o mostrador digital do carregador indicava somente 11,6 volts e continuava no processo de recarregamento !!!! Para fazer um teste dei à ignição, o motor arrancou mas não com aquele à vontade de sempre. Desliguei novamente a ignição, voltei a fazer o arranque o motor ainda arrancou mas desta vez ainda um pouco mais enfraquecido. Na 3ª tentativa já não lá foi !!!

Ou seja, a bateria de origem com os seus quase 10 anos deu de si (no borne negativo está gravado que foi produzida na 25ª semana de 2010 (aproximadamente em Junho de 2010).


Fiz algumas pesquisas em algumas casas da minha zona de residência especialistas em baterias, em marcas como a Varta, Tudor, Bosch, Fiamm, mas optei ontem por encomendar na secção de peças da VW uma idêntica à de origem (a de origem é uma Varta de 60 AH, com 480 AH, 280 DIN), mas foi-me informado que estas baterias novas já não discriminam a própria marca (tinham lá em stock umas da gama económica, mas optei por encomendar uma da gama normal, idêntica à de origem, que só deverá estar disponível na próxima 3ª-feira). Não sei se terei alguma vantagem em optar por esta da própria VW, mas só o "futuro" o dirá.

Coloco aqui duas fotos da bateria de origem que cedeu somente ao final de quase 10 anos:

Imagem

Imagem"


Saliento que este meu post foi copiado de outro fórum (há aproximadamente 1 semana).
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por smdp23 »

10 anos é muito bom e muito graças ao carregador CTEK, venha a nova :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

smdp23 Escreveu: 07 mai 2020, 10:15 10 anos é muito bom e muito graças ao carregador CTEK, venha a nova :wink:

smdp23, eu até deduzi que era algo inédito esta bateria (mesmo sendo a de origem) ter tido uma longevidade de 10 anos, mas por alguns comentários e exemplos noutro fórum verifiquei que até nem é assim tão inédito, ou seja, alguns indivíduos informaram-me que as baterias de origem das suas viaturas ainda estão a uso, uma delas já de 2005 (15 anos) e outras de 2007 (13 anos), ainda por cima sem nunca terem sido recarregadas ou desligadas dos seus bornes (e um deles diz que a viatura costuma estar imobilizada vários meses consecutivos) !!!!!!
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

"Como já aqui tinha comentado, na última 5ª.Feira encomendei no concessionário VW da minha zona de residência uma bateria idêntica à original do Golf R e ontem 3ª-feira telefonaram-me para que a fosse lá buscar.

A bateria de origem tinha 60 AH, com 280 A (DIN) e 480 A (EN/SAE).

A nova bateria possui 61 AH, com 330 A (DIN) e 540 A (EN/SAE/GS), mas sou sincero que nem sei o significado de alguma dessa nomenclatura !!!

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Só o futuro dirá se esta nova bateria irá durar pelo menos 10 anos, mesmo que presentemente (por alguns comentários e exemplos) já tenha noção que 10 anos até nem é nada de extraordinário."

Saliento que este post foi copiado novamente de outro fórum.
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por smdp23 »

Acho que 10 anos é mesmo muito bom. Eu já tive um Mercedes 190 e a bateria da minha betoneira durou 18 anos e só pifou no dia que o entreguei ao "novo" dono... 1986 a 2004

Desculpa Sandro pelo spam mas a minha saudosa betoneira que em 16 anos que o tive, fiz 900 000 km e quando o entreguei tinha um carro praticamente novo, pelo meno no quadrante :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Mario_Marques »

SAE (J537 Jun 1994 American Standard)
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GS, sem certeza mas penso que é a norma do fabricante, neste caso, GS-Yuasa, mas não tenho certeza.

Essa bateria tem bastante mais power que a anterior. :wink:
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por smdp23 »

Mario_Marques Escreveu: 07 mai 2020, 15:18 SAE (J537 Jun 1994 American Standard)
DIN (German Industrial Standard at -18°C)
EN (EN50342.1A1 Nov 2011 Item 5.3)
GS, sem certeza mas penso que é a norma do fabricante, neste caso, GS-Yuasa, mas não tenho certeza.

Essa bateria tem bastante mais power que a anterior. :wink:
Penso que é mesmo isso tudo. E sim tem um pouco mais de power de arranque, principalmente.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

smdp23 Escreveu: 07 mai 2020, 13:29 Acho que 10 anos é mesmo muito bom. Eu já tive um Mercedes 190 e a bateria da minha betoneira durou 18 anos e só pifou no dia que o entreguei ao "novo" dono... 1986 a 2004

Desculpa Sandro pelo spam mas a minha saudosa betoneira que em 16 anos que o tive, fiz 900 000 km e quando o entreguei tinha um carro praticamente novo, pelo meno no quadrante :lol: :lol: :lol:

smdp23, deduzo que presentemente uma bateria possuir uma longevidade de 18 anos deverá ser quase impossível (mas já não digo nada).

Acredito que esse fiável Mercedes 190 não tivesse tantos componentes electrónicos como as viaturas mais actuais, mas mesmo assim 18 anos para uma bateria automóvel é imenso e ainda mais para os 900.000 km percorridos !!!!!!
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

Mario_Marques Escreveu: 07 mai 2020, 15:18 SAE (J537 Jun 1994 American Standard)
DIN (German Industrial Standard at -18°C)
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GS, sem certeza mas penso que é a norma do fabricante, neste caso, GS-Yuasa, mas não tenho certeza.

Essa bateria tem bastante mais power que a anterior. :wink:

Mário, muito obrigado pela explicação da nomenclatura (algumas já tinha em mente).

Mas a bateria original mesmo tendo um pouco menos de "power" do que esta que foi adquirida na 3ª.feira passada, nunca hesitou nem um pouquinho no arranque (ou em outra coisa qualquer), como será evidente até ter chegado ao seu final de vida na semana anterior.
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Mario_Marques »

Eu acredito que esse upgrade tenha havido por causa do sistema start stop e seja a nova peça também para carros mais recentes com mais coisas eletrônicas.
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

Mario_Marques Escreveu: 07 mai 2020, 17:42 Eu acredito que esse upgrade tenha havido por causa do sistema start stop e seja a nova peça também para carros mais recentes com mais coisas eletrônicas.
Mário, mas esta bateria não é específica para uma viatura com sistema Start & Stop (o Golf R VI ainda não o possui).
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, eu estava a supor apenas o motivo do upgrade, não tinha confirmado nada ou exatamente o que tinha de especial ou diferente, a vw e as marcas no geral, para simplificar por vezes stocks e custos de produção, em vez de terem uma bateria específica para cada carro, quando é possível tentam ter uma que sirva várias aplicações.

Mas já confirmei que essa não tem start stop mas que realmente veio substituir 3 baterias que havia, agora em vez de 3 diferentes essa cobre 16 modelos e 737 variantes segundo info oficial da vw.

Part Number: 000915105DE
Supersession(s): 000915105DEDSP; 5K0915105D; 915105DE

This product fits 737 vehicle variants.
Volkswagen: 19 models, 737 variants between 2008 and 2020
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Sandro Trigo »

Mário, sim, também deduzi que esta nova bateria que adquiri no concessionário VW para o Golf R VI não fosse somente e especificamente para esta versão, mas agradeço a tua exaustiva explicação pois obtive informação mais precisa.
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Re: Golf R 2.0 TSI (270cv) DSG 3p. (o Blue Thunder)

Mensagem por Angelo Abreu »

Sandro Trigo Escreveu: 07 mai 2020, 11:44 "Como já aqui tinha comentado, na última 5ª.Feira encomendei no concessionário VW da minha zona de residência uma bateria idêntica à original do Golf R e ontem 3ª-feira telefonaram-me para que a fosse lá buscar.

A bateria de origem tinha 60 AH, com 280 A (DIN) e 480 A (EN/SAE).

A nova bateria possui 61 AH, com 330 A (DIN) e 540 A (EN/SAE/GS), mas sou sincero que nem sei o significado de alguma dessa nomenclatura !!!



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Só o futuro dirá se esta nova bateria irá durar pelo menos 10 anos, mesmo que presentemente (por alguns comentários e exemplos) já tenha noção que 10 anos até nem é nada de extraordinário."

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