"Pequeno" update:
Deixei passar a marca do 3º aniversário do Cinzentinho. Contingências da vida...
Fica agora assinalado.
Foi no passado mês de Junho, custa a crer que já se cumpriram 3 anos (mais 1 mês e 13 dias
) desde que o fui buscar.
Quanto a modificações, pouca coisa. Aparecem aqui tarde e más horas (dado que já têm meses), mas... é a vida. Além disso este canto dos VI parece definitivamente virado para as mods "hard-core", com as quais não me identifico minimamente, pelo que é natural que o interesse por pseudo-projectos como este (e outros...) se venha a diluir, mesmo por parte dos próprios proprietários.
Mas passando ao que interessa: diversas vezes havia afirmado que o exterior estava, em princípio, "fechado" e que iria dedicar alguma atenção ao interior. Foi nisso que estive mais ou menos empenhado nos últimos tempos e os resultados estão mais ou menos "à vista", isto é, há coisas que se vêem e outras que nem por isso.
Comecemos por algo que há muito andava para ilustrar, trata-se da
ledificação total do interior (incluindo aqui as luzes dos espelhos retrovisores exteriores, pois estas acompanham a iluminação interior), modificação que data de... Setembro 2012:
A seguir, algo que há muito cobiçava mas achava o preço exagerado. Cansei-me de esperar e como "sofri" as consequências da minha indecisão, finalmente encomendei a
câmara traseira que dá origem ao
Rear Assist, sistema instalado em Março deste ano:
Nestas fotos são mais ou menos (in)visíveis outras duas mods: disponho agora da
função "mute" dos sensores, graças à colocação de um
novo módulo OPS; e as luzes de matrícula dispensam agora o uso de resistências porque foi colocada uma
nova BCM! Tudo parte do "pacote" que incluiu a RVC.
Uma outra modificação, totalmente inesperada porque surgiu praticamente "do nada" (foi em conversa de café com amigos) mas que para mim é mesmo a "cereja no topo do bolo": módulo
Climatronic MY2013, que já cá anda desde os primeiros dias de Abril:
Desde que soube da existência deste Climatronic, sempre me agradou bastante o seu aspecto e em termos de funcionalidade também me pareceu algo superior ao modelo que substitui. Não que este fosse problemático, mas, quando se conduz com a frequência com que o tenho feito, há certos pormenores "práticos" de utilização em que vamos reparando (e gostando ou desgostando). Neste aspecto, acho os comandos rotativos - bem como a presença dos mostradores digitais da temperatura - mais intuitivos. Claro que o principal motivo para a troca foi o estético, mas também há um bocadinho de racionalidade pelo meio.
Ainda assim faltava mais qualquer coisa, algo que de certa forma era uma inevitabilidade e que a possibilidade de adquirir a um preço bastante mais em conta (obrigado, Skoda!) acabou por facilitar a concretização. Surgem assim os
pedais em alumínio, instalados em meados de Maio último:
Foi também por questões de funcionalidade que veio (cr)isto:
Desde que foi instalado o módulo BT que tinha esta "ambição", agudizada entretanto porque, ao longo do tempo e com as constantes viagens, fui-me apercebendo que há diferenças consideráveis entre ter uma antena colocada no pilar A ou ligação à de origem. Felizmente, a antena que veio de fábrica (por força do RNS) já incluía a ficha GSM, pelo que foi só mandar vir o cabo FAKRA e aproveitar uma das visitas ao mestre para fazer um "upgrade" à anterior instalação!
Mais uma vez, as muitas horas ao volante servem para que certos pormenores de índole prática se revelem e, neste caso, era difícil não reparar graças à quantidade de vezes que as chamadas caíam, culpa das constantes oscilações de sinal. Agora... fantástico!
Termino com dois agradecimentos especiais:
Um, ao incansável Luís (cristo_844) porque sem ele nada disto seria possível. Não basta saber executar os trabalhos, convém executá-los bem e este Homem faz, de facto, pequenos milagres! Se pensam que montar uma câmara é um "filme", experimentem trocar um módulo OPS (vindo de fábrica)! Não é, de facto, para amadores. Luis, mais uma vez, um grande bem-hajas, não fosses tu e a tua habilidade e muito provavelmente já teria despachado o carro.
Outro, ao meu vizinho Paulo (proalves), pela preciosa ajuda na desmontagem dos espelhos retrovisores, operação que repetimos 4 (!) vezes por causa de testes e experiências, decisões e indecisões da minha parte relativamente a lâmpadas; e pela "dica" relativa à existência do Climatronic MY2013, pois de outra forma muito provavelmente iria passar-me ao lado (pelo menos até eventualmente aparecer no Golf de alguém).
Entretanto, em termos de ocorrências, apenas chapa (malditas "pedras voadoras"). De resto, tem sido meter gasóleo e andar. Está "à porta" a segunda revisão, com o odómetro a aproximar-se da marca dos 50.000 km, marca que há muito já podia ter ultrapassado mas que decidi retardar por questões de... preservação (aguardo a conclusão de obras nas estradas por onde circulo e pela melhor altura para o levar à oficina, pois além da revisão vou solicitar a reparação das pequenas mazelas). Muito em breve voltará à carga - isto é, à estrada - em full-time.
Como podem verificar, não havia quase nada para contar.
PS: caso pretendam deixar comentários, evitem fazer o "quote" (pelo menos total) deste post, julgo que os motivos serão mais ou menos óbvios.