Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Responder
davidscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 08 dez 2014, 01:37
Veículos: Golf VI Variant 1.6 TDI 2009
Localização: Oliveira de Azeméis

Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por davidscp »

Boas gente do fórum!!

Sou o novo e feliz proprietário de uma carrinha Golf Variant de Outubro de 2009 com o motor 1.6 TDI de 105 cv comprada em 2ª mão. :D

Após muitos problemas com o meu primeiro veículo comprado novo (Megane Break de 2006 1.5 DCi com 105 cv) :x , decidi "investir" num carro usado (os € não abundam) mas com melhorias substanciais em termos de qualidade.
Depois de pensar durante alguns dias e combinar vários critérios (estética, motor com provas dadas e financeiros), deparei-me quase sem querer com esta "pérola" num stand da minha zona. Alguns dias depois, estava decidida a compra em sintonia com a "patroa" que gostou muito da estética e interiores da carrinha. Fui buscá-la esta manhã fazendo logo quase 50 km com ela para testá-la melhor sob várias condições (velocidade, piso, curvas, rectas, ...).

ADORO-A!!! O motor é bastante solto (em comparação com o meu anterior veículo) e o conforto é muito bom.

Não tenho a certeza da versão mas tem alguns extras significativos como AC automático, alarme e sensores de parqueamento.

Falta referir que a carrinha, apesar de contar com 180000 km, encontra-se em perfeito estado a nível de pintura e interiores, com todas as revisões feitas na marca (prévio dono em regime de ALD, acho eu) tendo sido trocada correia de distribuição e bomba de água pelo stand que ma vendeu com garantia de 12 meses... :lol:

Logo que possível, postarei fotos da mesma mas posso dizer que ADORO a carrinha (é preta!!!) e espero que me dê muitos e bons anos de condução...

Depois das apresentações, gostaria que referissem alguns problemas recorrentes/frequentes/crónicos conhecidos deste motor em particular uma vez que sou novo nisto de ser dono de um Golf.

Muito obrigado a todos e saudações "clubegolfistas"!!!
so_um
Pro
Pro
Mensagens: 2117
Registado: 25 jan 2008, 19:56
Veículos: Golf VI

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por so_um »

Antes de mais, bem vindo e boa sorte e bons kms com a carrinha é o que se quer....
Quanto a problemas, nesse motor acho que o maior "dissabor" que alguns donos têm tido é mesmo a nível de injetores, mas podes ver melhor na secção das dúvidas do Golf 6, bem como mais alguns detalhes a ter em conta.
Fora isso, venham de lá as ditas fotos.
Cumps
migpoeira
Expert
Expert
Mensagens: 894
Registado: 01 jan 2012, 17:08
Veículos: vw golf VI 1.6 TDI 105cv Highline, R-Line

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por migpoeira »

Viva David!
Bem vindo e parabéns pela compra.
Vais adorar a carrinha.
O motor é um pouco lento em 1a e 2a, mas quando metes a 3a, tudo se transforma e parece que ganha alma. Para 1.6cc é muito bom, rápido e silencioso. Considero-o muito equilibrado e fiavel. O carro em si, está muito bem construído e dá bastante prazer conduzi-lo.
Quanto aos injectores, se tiver o famoso matraquear, dá a sensação de ser um motor velho a trabalhar, mas os injectores continuam a funcionar bem.
Agora, quando são substituidos, o motor fica melhor e consome menos.
Abraço!
migpoeira
ordepas
Rookie
Rookie
Mensagens: 83
Registado: 09 fev 2011, 22:23
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por ordepas »

Boas David, bem vindo ao forum, tens aqui muita coisa para ler para saberes quase tudo sobre o teu VW, isto é quase como uma diciopedia... :lol: :lol: :lol:
Cumps
davidscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 08 dez 2014, 01:37
Veículos: Golf VI Variant 1.6 TDI 2009
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por davidscp »

migpoeira Escreveu:Quanto aos injectores, se tiver o famoso matraquear, dá a sensação de ser um motor velho a trabalhar, mas os injectores continuam a funcionar bem.
migpoeira Escreveu:
Apesar das revisões terem sido feitas todas na marca a tempo e horas, ouço ocasionalmente esse matraquear que referes (parece um bom velho motor TDI... :lol: :lol: :lol: ...
Acham que me devo preocupar?
tdmferreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 22 abr 2015, 16:06
Veículos: Golf Variant 1.6 Tdi

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por tdmferreira »

Acabei de adquirir uma golf variant 1.6 de 2010/03 e está com o mesmo matraquear a baixas rotações...o mais engraçado...foi adquirido na santogal (nacional car) e antes vai à oficina da marca para fazerem a revisão dos 100 pontos e não deram por nada ou deram e calaram se! Há dias meti na oficina volkswagen em alfragide fizeram atualização de software(estranho não devia ter sido feito há umas semanas atrás?) e lá deu que tinha de trocar 4 injetores! Estou a espera da resposta da Garantia da nacional car! Opinião minha vendedores são todos uns tretas!
rodrigokb
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 07 jul 2015, 09:28
Veículos: Golf VI Variant

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por rodrigokb »

Boas.

Ora parece que vim mesmo parar ao sitio certo.

Comprei uma Golf VI Variant 4/2011 e vou busca-la no próximo sábado. sendo assim ja fico com algumas noções para onde tenho de olhar.
Como é que se tá a portar a carrinha davidscp?
tdmferreira, como é que isso se resolveu?

Tou bue ansioso pa!

Nunca mais é Sábado!
davidscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 08 dez 2014, 01:37
Veículos: Golf VI Variant 1.6 TDI 2009
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por davidscp »

Está tudo em condições. Fiz apenas cerca de 10000km em meio ano e está a portar-se lindamente.

Boa compra.
Leonelrusso
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 jun 2016, 19:51
Veículos: Golf

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por Leonelrusso »

Boas tambem tenho uma e ele 3 a 3 meses tenho que acrescentar agua sera normal? Ja procurei fuga tudo nao encontro nem sequer me aparece a pinga no chao alguem me explica?
timiraflor
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 21 set 2016, 16:05
Veículos: vw golf VI

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por timiraflor »

tdmferreira Escreveu:Acabei de adquirir uma golf variant 1.6 de 2010/03 e está com o mesmo matraquear a baixas rotações...o mais engraçado...foi adquirido na santogal (nacional car) e antes vai à oficina da marca para fazerem a revisão dos 100 pontos e não deram por nada ou deram e calaram se! Há dias meti na oficina volkswagen em alfragide fizeram atualização de software(estranho não devia ter sido feito há umas semanas atrás?) e lá deu que tinha de trocar 4 injetores! Estou a espera da resposta da Garantia da nacional car! Opinião minha vendedores são todos uns tretas!


boas tdmferreira
tenho um golf vi 1600 tdi que neste momento faz o mesmo, como conseguiu resolver o problema??????
o meu carro ainda esta na garantia mas o dono do stand diz k o barulho é normal quando quando os injetores atingem 30 mil quilometros.
David78
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 26 set 2016, 18:49
Veículos: VW golf vi variant

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por David78 »

LeonelRusso, isso é a bomba de agua a minha está na mesma tenho de trocar, parece que quando comprei a minha Variant 1.6 TDI, parece que trocaram as correias mas nao a bomba de agua, só pode.
Também não vejo pingar liquido, porque não é o suficiente para ser visível e passar o resguardo motor.
abraço.
nogueiramiguel
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 16 jan 2017, 13:39
Veículos: VW GOLF 6 VARIANT 1.6TDI 105CV

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por nogueiramiguel »

Pessoal se não ha marcas de anticongelante no chão e a carrinha perde agua aconselho aos que tiverem os carros ainda na garantia a irem à oficina, a fuga deve ser pelo radiador dos gases de escape junto à EGR daí não aparecer no chão. Se fosse pelo veio da bomba de agua aparecia e a tampa da distribuição ca em baixo estaria molhada.
Cumprimentos malta!
ArlindoVarela
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 22 jan 2017, 09:32
Veículos: VW golf 1.6 tdi

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por ArlindoVarela »

Tenho um golf com o mesmo motor é apenas posso dizer que estou extremamente desiludido e teso com essa viatura, com 80.000 já levou injetores e prepara-se para levar embraiagem. O filtro de partículas foi a maior dor de cabeça, um carro vergonhoso.
migpoeira
Expert
Expert
Mensagens: 894
Registado: 01 jan 2012, 17:08
Veículos: vw golf VI 1.6 TDI 105cv Highline, R-Line

Re: Golf VI Variant 1.6 TDI 105 cv

Mensagem por migpoeira »

ArlindoVarela Escreveu:Tenho um golf com o mesmo motor é apenas posso dizer que estou extremamente desiludido e teso com essa viatura, com 80.000 já levou injetores e prepara-se para levar embraiagem. O filtro de partículas foi a maior dor de cabeça, um carro vergonhoso.
Ao contrário de ti, estou completamente satisfeito.
Claro que fiz algumas alterações para evitar futuros problemas.
De qualquer forma, acho que tiveste azar com o teu carro.
O meu tem 5 anos e 3 meses e conta com 131.600kms, sem qualquer tipo de problemas.
A minha embraiagem ainda é a de origem e já levou bastante coça.
Quanto ao resto, tirei o FAP e anulei a EGR sensivelmente aos 30.000kms.
Quanto aos injectores, a garantia suportou a substituição dos 4 aos 28.000kms.
Espero que tudo se resolva bem, porque acho que ainda vais gostar do carro que tens.
Abraço!
migpoeira
Responder