golf cabrio mk1 1982 1500cc

Responder
paulocrisitna
Beginner
Beginner
Registado: 18 Mai 2017, 17:15
Veículos: golf mk1 cabriolet 1.5

golf cabrio mk1 1982 1500cc

Mensagem por paulocrisitna »

Boa tarde,

adquiri há pouco tempo um golf mk1 cabriolet de 1982 com a cilindrada no livrete de 1500 cc, no entanto há pouco tempo, reparei que no bloco do motor aparece inscrito 1.6.

como não tenho grande conhecimento nesta área seria possivel informarem me, se esta situação é mesmo assim, ou se há algo de anormal.

muito obrigado

Paulo
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Contacto:

Re: golf cabrio mk1 1982 1500cc

Mensagem por Mario_Marques »

Não, essa situação não é assim, o motor não é de lá ou o livrete, das duas uma.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
AlexGomes
Pro
Pro
Registado: 01 Nov 2007, 18:41
Veículos: BMW 320TD compact M-technic 2004

Mensagem por AlexGomes »

Boas!
É assim, é original.
Tenho um jetta mk1 na mesma situação e após muitas pesquisas e informações à VW, constatei isso. Até cheguei a conhecer proprietários com cabrios etc iguais.
O que encontrei e me disseram é que o bloco é o 1.6 mas os internos são diferentes, daí a menor cilindrada.
No entanto para dissipar dúvidas pedi um documento à SIVA mas não foi possível porque no meu caso, o jetta foi legalizado.
Golf I 1.6D > GTD RETRO VW-PORSCHE AQUI
Golf I 1.6D > GTD VOTEX High Sport AQUI
Golf II 1.6 GTD look GTI 16V AQUI
TRANSPORTER T3 1.6D AQUI FOTOS págs 1, 2 e 3
Imagem
paulocrisitna
Beginner
Beginner

AlexGomes Escreveu:Boas!
É assim, é original.
Tenho um jetta mk1 na mesma situação e após muitas pesquisas e informações à VW, constatei isso. Até cheguei a conhecer proprietários com cabrios etc iguais.
O que encontrei e me disseram é que o bloco é o 1.6 mas os internos são diferentes, daí a menor cilindrada.
No entanto para dissipar dúvidas pedi um documento à SIVA mas não foi possível porque no meu caso, o jetta foi legalizado.
ok, muito obrigado, vou então tentar junto da SIVA, no enntato o carro também foi importado, vmaos ver se tenho sorte.

cpts
Paulo
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Contacto:

Alex, não tenho certeza absoluta ainda mas tenho quase a certeza que isso não bate certo, e dá também para confirmar isso pelas letras dos blocos.
Última edição por Mario_Marques em 19 Mai 2017, 12:35, editado 2 vezes no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
paulocrisitna
Beginner
Beginner

Mario_Marques Escreveu:Alex, não tenho certeza absoluta ainda mas tenho quase a certeza que isso não bate certo, e dá também para confirmar isso pelas letras dos blocos.
ok obrigado pela resposta, diga me uma coisa, como consigo confirmar, isso das letras, ?

por acaso já me foi dito o mesmo que o outro amigo disse, ou seja, que o bloco é o mesmo, mas que difere, depois no interior, mas gostava mesmo de ter a certeza absoluta.

muito obrigado pela sua ajuda
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Contacto:

As letras estão gravadas no bloco, o motor original 1.5(79,5x73,4) nos cabrio saiu com código GH e JB ambos de carburador, convém ter alguma sensibilidade para perceber se as gravações no bloco são as originais é que devido á procura desses carros e valor quando eram novos foi feita muita coisa no mercado de usados.
Imagem
Eu pessoalmente nunca vi esse tipo de coisa, quando a vw reusa blocos apagam sempre a gravação\ marca de fundição incorrecta e colocam a correcta.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
paulocrisitna
Beginner
Beginner

Mario_Marques Escreveu:As letras estão gravadas no bloco, o motor original 1.5(79,5x73,4) nos cabrio saiu com código GH e JB ambos de carburador, convém ter alguma sensibilidade para perceber se as gravações no bloco são as originais é que devido á procura desses carros e valor quando eram novos foi feita muita coisa no mercado de usados.
Imagem
Eu pessoalmente nunca vi esse tipo de coisa, quando a vw reusa blocos apagam sempre a gravação\ marca de fundição incorrecta e colocam a correcta.
ok, vou tentar tirar fotos e envio lhe, assim consigo confirmar csg se sao verdadeiras ou nao

mais uma vez mt obrigado
paulo
paulocrisitna
Beginner
Beginner

paulocrisitna Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:As letras estão gravadas no bloco, o motor original 1.5(79,5x73,4) nos cabrio saiu com código GH e JB ambos de carburador, convém ter alguma sensibilidade para perceber se as gravações no bloco são as originais é que devido á procura desses carros e valor quando eram novos foi feita muita coisa no mercado de usados.
Imagem
ok, vou tentar tirar fotos e envio lhe, assim consigo confirmar csg se sao verdadeiras ou nao

mais uma vez mt obrigado
paulo
vi que ja havia um topico sobre isto

viewtopic.php?f=29&t=109106

cpts
Paulo
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Contacto:

Sou-te sincero, nunca tinha visto uma coisa dessas, e acho isso mesmo muito estranho, ja vi motores serem "reutilizados" pela vw mas por norma apagam sempre a gravação anterior e metem a nova e alteram a referencia do bloco(um numero comprido de 9 ou 12 digitos e uma ou duas letras na parte de trás)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
paulocrisitna
Beginner
Beginner

Mario_Marques Escreveu:Sou-te sincero, nunca tinha visto uma coisa dessas, e acho isso mesmo muito estranho, ja vi motores serem "reutilizados" pela vw mas por norma apagam sempre a gravação anterior e metem a nova e alteram a referencia do bloco(um numero comprido de 9 ou 12 digitos e uma ou duas letras na parte de trás)
estive a confirmar e tem as letras JB no bloco, vai de encontro ao que disseste, ou seja, talvez seja mesmo 1500 cc.
queria por aqui uma foto, mas n sei como anexar

cptd
paulo
AlexGomes
Pro
Pro

Mensagem por AlexGomes »

O do meu jetta também é um JB. Foi comprado novo na Alemanha, só teve 1 dono e com o motor original! E no bloco tem 1.6
Como o meu há mais. Alguns até travei conhecimento pelo Facebook. Um deles é o Lucas, um user antigo aqui do clube e também me confirmou que teve um cabrio em igual situação!
Imagem
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Contacto:

Por acaso tenho um livro tecnico que menciona que em 1975 foi criado um "novo" 1.5 com os códigos que coloquei e carburação através do 1.6 para criarem uma versão mais barata, mas admira-me terem lá deixado as numerações anteriores, não é típico vw fazer isso.
Mas se o codigo bate certo é o que interessa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
AlexGomes
Pro
Pro

Mensagem por AlexGomes »

Mario_Marques Escreveu:Por acaso tenho um livro tecnico que menciona que em 1975 foi criado um "novo" 1.5 com os códigos que coloquei e carburação através do 1.6 para criarem uma versão mais barata
Sim, foi precisamente isso! Para redução de custos, aproveitaram o bloco já existente 1.6 mas com diferentes internos.
O problema é que numa inspecção pode haver problemas por esse desconhecimento e a SIVA não sabe de nada porque o meu jetta foi legalizado. Na Alemanha, o museu da VW não me souberam responder a essa informação...
Imagem
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Contacto:

Mas é estranho é não terem apagado a marca de fundição anterior, é que há mais blocos na mesma situação e tem a gravação de cc correcta, dai inicialmente achei que estava errado, nunca vi isso em outros motores vw, não é algo nada normal ate porque há 1.5 com a gravação correcta, feita do mesmo bloco 1.6.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
Responder