Uma coisa já concluída, ductos de escape e alargar sedes de escape, total 18h de trabalho.
Para quem anda nos youtubes não parece muito o que está feito mas está feito tudo o que é preciso, mais era para estragar e ficar bem na foto
Próximo vai ser válvulas ou câmara de combustão, ainda me falta umas ferramentas que vou ter de fabricar pois não "existem" a venda no mercado.
Os ductos de admissão pouco ou nada vão ser mexidos pois já são muito bons, apenas a sede de válvula vai ter de ser cortada para alargar.
O trabalho mais importante e também delicado vai ser nas válvulas e câmara de combustão.
Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Muito bom trabalho .
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Trabalho de mestre
Num motor do gti original tem alguma vantagem melhorar apenas os dutos de admissão e escape? Ou não se vai obter ganhos sem fazer outro tipo de alteraçoes?
Num motor do gti original tem alguma vantagem melhorar apenas os dutos de admissão e escape? Ou não se vai obter ganhos sem fazer outro tipo de alteraçoes?
Golf MK1 gti ->> viewtopic.php?f=63&t=115427
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- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Numa fase inicial o foco nunca é nós dutos, a maioria dos dutos é muito menos restrito que as válvulas(quando digo válvulas refiro-me a área de passagem), os dutos é mais a questão da forma deles do que propriamente o tamanho até um certo patamar.
As vezes mexer nos dutos até piora pois corres o risco de perder velocidade e depois o que se nota é que o motor fica morto e depois puxa bem num determinado regime, quando o motor vai em rotação alta e o ar já tem velocidade.
A área aberta da válvula quase sempre é mais restrita que os ductos e o que te restringe é sempre a área menor, imagina uma mangueira e metes o dedo na frente, onde está o dedo é onde está a restrição e só passa a água que o dedo deixa por muito larga que seja a mangueira.
Nestas fotos estão algumas das maiores restrições mas há mais e muitas delas parecem insignificantes quando na realidade são muito importantes.
A sede mais estreita que a válvula e a bolsa á volta da válvula, com 1mm de lift na cam a passagem está quase fechada, não passa nada.
O ducto de escape é o menos importante pois o pistão ao subir limpa o cilindro, eu só mexi no escape para tirar zonas onde se possa formar pontos quentes e ajustei as guias para ficar tudo na medida correta, é importante sim é ter um bom escape que depois ajude na evacuação, com boa pulsação.
Eu não estou a fazer nada á vista, muito xpto mas estou a fazer o necessário para um carro de estrada e sem massacrar muito a cabeça pois não quero correr o risco de furar uma galeria ou apanhar um poro na fundição.
As vezes mexer nos dutos até piora pois corres o risco de perder velocidade e depois o que se nota é que o motor fica morto e depois puxa bem num determinado regime, quando o motor vai em rotação alta e o ar já tem velocidade.
A área aberta da válvula quase sempre é mais restrita que os ductos e o que te restringe é sempre a área menor, imagina uma mangueira e metes o dedo na frente, onde está o dedo é onde está a restrição e só passa a água que o dedo deixa por muito larga que seja a mangueira.
Nestas fotos estão algumas das maiores restrições mas há mais e muitas delas parecem insignificantes quando na realidade são muito importantes.
A sede mais estreita que a válvula e a bolsa á volta da válvula, com 1mm de lift na cam a passagem está quase fechada, não passa nada.
O ducto de escape é o menos importante pois o pistão ao subir limpa o cilindro, eu só mexi no escape para tirar zonas onde se possa formar pontos quentes e ajustei as guias para ficar tudo na medida correta, é importante sim é ter um bom escape que depois ajude na evacuação, com boa pulsação.
Eu não estou a fazer nada á vista, muito xpto mas estou a fazer o necessário para um carro de estrada e sem massacrar muito a cabeça pois não quero correr o risco de furar uma galeria ou apanhar um poro na fundição.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
E já está a bomba do golf mk3 cabriolet aplicada no mk1.
Tudo isto por causa do reservatório de óleo.
Tudo isto por causa do reservatório de óleo.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
João tenho aqui um ex melhor para exemplificar o que disse em cima, este motor tem válvula de 39,5mm e em baixo nas fotos está a medida da sede 100% original e a modificada ainda não finalizada.
De nada serve escanar a cabeça toda se não se remover o que está realmente a restringir.
A válvula é também outro ponto que vai ser melhorado e que restringe muito.
Relembro sempre que este serviço que estou a fazer não é todo bonito e não vende mas é tudo o que é realmente necessário, uma cabeça toda bonita não vai fazer muito melhor que está, com azar ainda faz pior pois se tiver muito aberta o ar perde velocidade, os dutos de origem desta cabeça já são muito bons e não lhes vou sequer mexer a nível de diâmetro só vou alterar mas pouco algumas formas, isto parece feito a olho mas não é, por trás do serviço tem bastante equipamento especializado para testar e comprovar os ganhos, bem como bastante informação técnica e tenho também já uns anos nisto, não é chegar e começar a cortar á sorte e rezar para que ficando bonito funcione.
Fazer este tipo de serviços num motor destes é de certa forma ser teimoso pois o motor vai ficar bom e forte mas mesmo assim com sorte vai ter o desempenho de um 16v original sendo que ainda estou para já limitado pela gestão de motor original, meter um 16v era muito mais fácil e barato, só faço isto porque posso, teimosia e porque quero manter o aspecto do cofre do motor original 8v, eu não recomendo fazer este serviço pois não é algo barato e não faz o que as vezes prometem.
Esta cabeça vai ser acompanhada também por uma árvore de cames diferente da original bem como uma admissão diferente que está nas páginas anteriores e um escape diferente, uma caixa de velocidades com rapports alterados, etc, no total na fase inicial se me der 115cv ou lá perto e 160nm com a gestão original já me dou por extremamente feliz, mas o potencial real é muito superior a isso, o potencial são cerca de 150cv ao motor com alterações a suportar isso, isto falando em preparação estrada, pois com preparação mais agressiva é possível bem mais num 8v, estes números provavelmente não impressionam muito para quem não tem noção do que estou a fazer, mas o carro vai ser bastante rápido e acima de tudo extremamente agradável de conduzir no dia-dia, sendo relativamente económico e muito fiável, com o bónus de ter potencia sempre disponível, vai ser um carro alterado que não vai parecer um carro alterado.
O meu objectivo não é potência maluca pois para isso tinha deixado estar o G60 turbo que lá meti que fazia mais de 200cv ás rodas ou o 1.8 modificado mas sim ganhar binário e controlo de condução coisa que tanto o 1.8 modificado ou o G60 turbo não ofereciam, o 1.8 fazia só altas e pouco tempo de rotação util, só tinha realmente vitalidade em cerca de 1300rpm de utilização, o G60 turbo era inconduzivel e ia acabar por me desmanchar o carro todo.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Primeira parte concluída, alargar sedes de válvulas de escape e admissão, eliminar arestas e pontos quentes, acertar volume da câmara, cortar ângulos de sedes, teste de velocidade e fluxo, correção do ângulo de entrada dos dutos de admissão.
Próximo, trabalho de válvulas, guias, retentores de válvulas, despolir e corrigir se necessário os ductos de admissão
Próximo, trabalho de válvulas, guias, retentores de válvulas, despolir e corrigir se necessário os ductos de admissão
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Uma coisa só para garantir novamente que não vou gastar dinheiro duas vezes, voltar a confirmar, agora com cabeça e válvulas limpas, a folga das guias.
Fica a info, admissão max 1mm, escape max 1,3mm.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Não percebo nada disso grande mestre mas tem aspecto de caro e dar muito trabalho.
Se isso por para ficar como o motor que montante para o Jonas vais ter de meter cola nesses pneus.
Se isso por para ficar como o motor que montante para o Jonas vais ter de meter cola nesses pneus.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Não vai ficar até porque o motor dele era o meu G60 turbo que estava montado neste carro, a minha ideia é fazer algo muito mais civilizado e muito mais agradável de conduzir, apesar da potência com que vai ficar não vai ser nada de impressionante vai ficar com boa relação peso potência e um binário generoso sempre disponível, o binário deste motor andará na casa dos 160Nm para cima o que é muito bom.
Para já o motor está em stand by novamente e agora estou a fazer outra coisa que estava nos meus planos, montar novamente uma travagem de 280mm mas com êmbolo maior, agora vai ter pinças com êmbolos de 54mm e uma ventilação melhor.
Uma nota importante, os travões originais até davam muito bem conta do recado e não tinha nada a apontar, bem pelo contrário, isto claro, depois de refazer tudo de novo, mas fruto de ter metido uma bomba principal muito grande agora tenho de meter também êmbolos maiores para aumentar a relação hidráulica e tornar o pedal mais mole, possivelmente vou ser forçado também a meter pneus com muito mais aderência ou quiçá mais tarde reduzir novamente o diâmetro.
As fotos não estão por ordem e é só uma visão geral dos trabalhos em curso, ainda não está pronto.
Para já o motor está em stand by novamente e agora estou a fazer outra coisa que estava nos meus planos, montar novamente uma travagem de 280mm mas com êmbolo maior, agora vai ter pinças com êmbolos de 54mm e uma ventilação melhor.
Uma nota importante, os travões originais até davam muito bem conta do recado e não tinha nada a apontar, bem pelo contrário, isto claro, depois de refazer tudo de novo, mas fruto de ter metido uma bomba principal muito grande agora tenho de meter também êmbolos maiores para aumentar a relação hidráulica e tornar o pedal mais mole, possivelmente vou ser forçado também a meter pneus com muito mais aderência ou quiçá mais tarde reduzir novamente o diâmetro.
As fotos não estão por ordem e é só uma visão geral dos trabalhos em curso, ainda não está pronto.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
E pronto, depois do protótipo, a versão final em aço bom com tratamento de endurecimento muito mais robusta e com os desvios e tolerâncias todas corrigidas para ficar tudo como se viesse de fabrica.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Mário isso parece um trabalho de ourives,ou seja de luxo.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Mário posso-te comprar um par desses adaptadores feitos por ti também para montagem de travagem 280mm no meu gti mk1?Mario_Marques Escreveu: ↑14 jan 2020, 15:38 E pronto, depois do protótipo, a versão final em aço bom com tratamento de endurecimento muito mais robusta e com os desvios e tolerâncias todas corrigidas para ficar tudo como se viesse de fabrica.
Manda mensagem privada.
Bons trabalhos, como sempre.
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Sempre a fabricar material de 1a qualidade...
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Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update
Eh pah tu não paras, está aí uma cena bem catita!! ansioso de ver esse carro pronto abraço