Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro, já conheço bem essa solução e outras que dava para encher uma página aqui, mas esquece isso.
Eu já abri dentro disto á uns anos, tenho muitos clientes com vanagon, Porsches e vw antigos e é tudo o mesmo problema.
Para uma pessoa que quer o carro a trabalhar e andar serve, para o que quero não dá nem chega lá perto pois não tem características iguais.
Isto é o desempenho de uma placa dessas, é pior que essa bem usadas e já com problemas e muito pior que a minha, já há muito feedback disso, é muito mau, pelo menos para quem sabe como seria direito.
Agora para quem tem um carro que já nem sequer pega e anda serve, mas não chega nem aos calcanhares da original mesmo usadas e Ben usadas pois cada uma é específica e essas tailandesas é igual para um supra ou um golf como o meu.
A melhor solução ainda é mesmo passar para um sistema de maf, mas para já não está nos planos até porque nesse caso iria para outra opção pelo custo e trabalho de transformação.
Anexos
1898796.jpg
1898801.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jun 2020, 18:20 Ovelheiro, já conheço bem essa solução e outras que dava para encher uma página aqui, mas esquece isso.
Eu já abri dentro disto á uns anos, tenho muitos clientes com vanagon, Porsches e vw antigos e é tudo o mesmo problema.
Para uma pessoa que quer o carro a trabalhar e andar serve, para o que quero não dá nem chega lá perto pois não tem características iguais.
Isto é o desempenho de uma placa dessas, é pior que essa bem usadas e já com problemas e muito pior que a minha, já há muito feedback disso, é muito mau, pelo menos para quem sabe como seria direito.
Agora para quem tem um carro que já nem sequer pega e anda serve, mas não chega nem aos calcanhares da original mesmo usadas e Ben usadas pois cada uma é específica e essas tailandesas é igual para um supra ou um golf como o meu.
A melhor solução ainda é mesmo passar para um sistema de maf, mas para já não está nos planos até porque nesse caso iria para outra opção pelo custo e trabalho de transformação.
De certo que soluções não devem faltar.
Mas que tipo de material é necessário para restaurar em condições?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Vê as fotos anteriores no microscópio, é preciso recuperar a pista de carvão com material compatível, com o mesmo valor de resistência, com as mesmas características mecânicas, eu ate sei onde vende e sei aplicar mas não estás a imaginar o preço :mrgreen:
Ando a ver se consigo material igual mas em quantidade reduzida.
Os circuitos da placa já os testei e estão todos bons, bem como o sensor IAT.
Este sensor é extremamente importante para o carro, não fazia qualquer sentido estar a fazer um motor xpto e depois numa coisa desta importância tentar validar.
De qualquer das maneiras futuramente vou ter de arranjar uma maneira de poder manipular a mistura, uma das opções é instalar uma unidade wideband innovate com saída programável analógica programável e colocar o carro a trabalhar sempre em "close loop" com as correções ditadas pela programação, para já não está na lista de coisas a fazer mas no futuro é uma possibilidade, bem como instalar megasquirt ou outra stand Alone, mas aí tera de ser bem estudado pois como disse, não quero o carro muito inventado, quero o mais original e funcional possível.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jun 2020, 18:39 Vê as fotos anteriores no microscópio, é preciso recuperar a pista de carvão com material compatível, com o mesmo valor de resistência, com as mesmas características mecânicas, eu ate sei onde vende e sei aplicar mas não estás a imaginar o preço :mrgreen:
Ando a ver se consigo material igual mas em quantidade reduzida.
Os circuitos da placa já os testei e estão todos bons, bem como o sensor IAT.
Este sensor é extremamente importante para o carro, não fazia qualquer sentido estar a fazer um motor xpto e depois numa coisa desta importância tentar validar.
De qualquer das maneiras futuramente vou ter de arranjar uma maneira de poder manipular a mistura, uma das opções é instalar uma unidade wideband innovate com saída programável analógica programável e colocar o carro a trabalhar sempre em "close loop" com as correções ditadas pela programação, para já não está na lista de coisas a fazer mas no futuro é uma possibilidade, bem como instalar megasquirt ou outra stand Alone, mas aí tera de ser bem estudado pois como disse, não quero o carro muito inventado, quero o mais original e funcional possível.
E não se consegue encontrar uma placa dessas com boa qualidade, ou só em quantidades que deixam de compensar?
Também dava para fazer com metade esmalte e metade grafite, mas pode não ter a resistencia que se precisa.
Tintas condutoras provavelmente também não têm resistencia suficiente.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Esta placa nunca se vendeu em separado, e o componente em si está descontinuado á muitos anos, os poucos novos que aparecem andam entre os 700 e os 1000e, um usado garantidamente bom(testado e vindo de uma empresa credível) ou recondicionado anda entre os 250 e os 450e.
Eu sei exatamente o que preciso, onde é feita e como se aplica, só não encontrei ainda venda em quantidade pequena, caso não encontre terei de inventar uma solução ou ir por outro caminho, há muitas opções, todas envolvem é ou custos muito elevados ou se não envolvem, envolvem muita bricolage, há inclusive um controlador programável, há muitos e muitas opções no mercado, o problema é que implica muito tempo e alterações.

De qualquer das maneiras, para já fique bem servido, só quero é arranjar uma solução mais duradoura, tipo mais 30 anos e vou ter de arranjar um sistema externo de controlo adicional(piggy back) que vou mais tarde ponderar se não instalo um que de para também fazer por map a função deste sensor ficando a cargo da ecu apenas o controlo da ignição.

Se eu não me importasse com alterações o problema era fácil de resolver com uma megasquirt, a kdata vende por ex uma unidade quase plug and play, mas não tem algumas funções da original importantes, como o controlo de knock ou isv.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jun 2020, 23:07 Esta placa nunca se vendeu em separado, e o componente em si está descontinuado á muitos anos, os poucos novos que aparecem andam entre os 700 e os 1000e, um usado garantidamente bom(testado e vindo de uma empresa credível) ou recondicionado anda entre os 250 e os 450e.
Eu sei exatamente o que preciso, onde é feita e como se aplica, só não encontrei ainda venda em quantidade pequena, caso não encontre terei de inventar uma solução ou ir por outro caminho, há muitas opções, todas envolvem é ou custos muito elevados ou se não envolvem, envolvem muita bricolage, há inclusive um controlador programável, há muitos e muitas opções no mercado, o problema é que implica muito tempo e alterações.

De qualquer das maneiras, para já fique bem servido, só quero é arranjar uma solução mais duradoura, tipo mais 30 anos e vou ter de arranjar um sistema externo de controlo adicional(piggy back) que vou mais tarde ponderar se não instalo um que de para também fazer por map a função deste sensor ficando a cargo da ecu apenas o controlo da ignição.

Se eu não me importasse com alterações o problema era fácil de resolver com uma megasquirt, a kdata vende por ex uma unidade quase plug and play, mas não tem algumas funções da original importantes, como o controlo de knock ou isv.
Isso é que eu acho uma estupidez, quer dizer se não se conseguir arranjar e não houver solução carro para a sucata?
Já agora qual a solução que precisavas para restaurar em condições?
O Piggy Back é tipo um emulador certo?
O problemas da soluções existentes é que não têm as funcionalidades todas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Solução há sempre, mas é um pouco complicado, muita gente nem sequer sabe que tem um problema, só sabem quando já nem pega ou tem outros problemas bastante notórios, estes carros não há erros obd nem luzinhas no painel ninguém :D ou anda propriamente a medir gases todos os dias ou vai de mês a mês ao banco de potência, olhos que não vêm, coração que não sente.

E depois as soluções dependem, se o carro vale a pena mesmo, se o dono pode pagar, se o quer manter original ou nao, se quer ter o máximo rendimento e funcionalidade possível, etc, etc, há montes de opções.
Podia alterar o sistema mas não quero perder a originalidade do carro, se o carro fosse mais cronho não tinha problema em alterar muito mas está demasiado bom a esse nível para andar a estragar e inventar, além de que o problema ficou resolvido, só que sei que isto é solução para uns 15 anos e não para outros 30, fiz basicamente o que as empresas que recondicionam fazem.

Apesar de ser um carro ja com alterações(travagem, suspensão, centralina e outras pequenas coisas) tenho algum cuidado na escolha das mesmas, e tento sempre preservar a originalidade e fazer as coisas á época dentro do possível e sempre tudo reversível sem corte e costura, basicamente preparo tudo para ser compatível com o carro, não meto peças ao calhas e depois adapto o carro a elas.
Já foi o mesmo com o motor G60 turbo, não houve um único corte ou peça modificada, tudo foi feito para dar no carro original, infelizmente os resultados não foram os que queria porque não quiz perder tempo a refinar muito mas deu para perceber que para aqui é um atmosférico simples e com um binário razoável, não é preciso uma enorme potencia pois o carro depois não tem sequer capacidade de digeri-la e acaba até por perder a piada dele que é ser ágil e muito fácil de conduzir.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

E então como é que isso ficou?
Marito, vi nos diy um vídeo do albernas de recuperar uns símbolos e tinha ideia de também teres recuperado os teus de outra maneira, qual o feedback disso? O meu irmão precisa recuperar os dele que já estão todos pretos.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por rui 130 »

catskills Escreveu: 07 jul 2020, 23:19 E então como é que isso ficou?
Marito, vi nos diy um vídeo do albernas de recuperar uns símbolos e tinha ideia de também teres recuperado os teus de outra maneira, qual o feedback disso? O meu irmão precisa recuperar os dele que já estão todos pretos.
Já somos dois. Eles novos são um valor absurdo. Penso que o Mário utilizou uma técnica com folha de alumínio, etc.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

catskills Escreveu: 07 jul 2020, 23:19 E então como é que isso ficou?
Marito, vi nos diy um vídeo do albernas de recuperar uns símbolos e tinha ideia de também teres recuperado os teus de outra maneira, qual o feedback disso? O meu irmão precisa recuperar os dele que já estão todos pretos.
Ficou porreiro, aprovou o serviço e já arranjei um novo material para testar nas pistas, mas entretanto aproveitei para rever também outras coisas, uma delas o distribuidor e o sistema de ignição no geral.
Eu o da frente usei tinta como o albernas, na altura ficou muito bom mesmo, até com melhor aspecto que o do albernas pois apliquei em spray e ficou tudo uniforme e brilhante como de origem, mas agora está completamente cinzento e sem brilho nenhum, nao tem mau aspecto mas não tem nada a ver, os traseiros usei folheado de alumínio, estão ao fim de 4 anos e meio iguais ao dia em que os meti, deu muito mais trabalho mas o resultado foi muito melhor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

As fotos não fazem bem justiça ao aspecto real, mas dá para ter uma ideia a diferença da tinta e da folha de alumínio ao fim de 4 anos de uso.
Folha de alumínio ainda está igual a novo, o outro ficou baço e parece pintado de cinzento, na altura que foi feito estava semelhante aos de folha de alumínio.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por joaodh92 »

Desenhasse num programa e mandaste fazer o corte numa gráfica? Ou fizes-te o corte à mão?

Tenho de fazer o mesmo nos meus. Pintado não vai ficar com o aspeto de alumínio escovado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Limpei bem as peças originais, colei folha completa e cortei no sítio, autocolantes já feitos com a espessura de alumínio que é, seria bastante difícil de aplicar bem especialmente no símbolo da karmann, é muito importante limpar bem e que não fique ar, se ficar uma coisa ou outra com o sol vai levantar, estes já apanharam muito sol em cima e nada, pior será se um dia quiser remover, tinha metido na grelha da frente e foi extremamente difícil de remover, como é uma folga muito fina, a aplicação ficou boa e a cola também é forte é muito difícil de remover, tive de usar calor, wd40 e muita paciência para remover.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por joaodh92 »

Estava a pensar fazer o corte numa gráfica. Mas vou tentar fazer como tu a ver o que vai sair dali xD
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Eu nem sequer coloquei essa hipótese pois iria ser mais difícil aplicar sem estragar, esta cola é extremamente forte, muito mais forte que a folha de alumínio, o corte teria de ser perfeito e uma aplicação com precisão quase cirúrgica para ficar tudo no sítio senão basta um toque e era uma vez um autocolante, eu aqui apliquei e removi o excesso, é mais fácil do meu ponto de vista do que estar a tentar colocar as letras já feitas no sítio, por ex as letras karmann tem uma espessura super fina prai 3mm ou nem isso, a margem para correr mal era enorme.
Arranja uma folha boa resistente a frio e temperatura alta, limpa tudo bem, arranja um bisturi ou uma lâmina de precisão o mais afiada e fina possível e bota paciência, mas os resultados são esses ao fim de 4 anos e certamente irá durar o resto da vida do carro a julgar pelo aspecto atual ao fim deste tempo todo, se não durar, é fácil de refazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder