Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

E já estão definitivamente no sítio, agora é só tratar dos tubos de óleo e sangrar.
Houve mais um pequeno toque, fiz uns parafusos novos para fixar as pinças usando parafusos de braço de um Audi A4 novos que tinha por cá encostados, a vantagem é evidente, na foto é a diferença entre upgrade, original e os usados no protótipo, os que vou usar tem uma área de contacto muito maior.
Utilizei discos e pastilhas pagid normais, era o que tinha nos 239 originais e estava satisfeito.
Anexos
IMG_20200115_234904_8.jpg
IMG_20200115_234840_4.jpg
IMG_20200116_005329_0.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda falta fazer uns suportes novos específicos para os tubos de travão com este sistema, mas já está tudo no sítio e tem suportes provisórios para andar e testar sem problemas, os suportes originais têm de ser cortados para não haver risco de contacto e não dão neste sistema.
A cor das pinças não é de todo a minha preferência, preferia preto ou cinza metal mas era a única cor disponível.
Brevemente vou testar e ver se aprova ou é demasiado, se for demasiado vou deixar estar até instalar pneus melhores e o motor 2.0 que vai colocar mais peso no eixo da frente e ajudar um pouco com a tração nas rodas.


Caso alguém precise tenho o sistema original para venda, para quem acompanha o projeto :lol: sabe que tem pouquíssimo uso.

Nota para o pormenor do cubo ventilado, agora quando houver oportunidade vou testar.
Anexos
IMG_20200119_210238_3.jpg
IMG_20200119_210206_0.jpg
IMG_20200119_210430_1.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Como é habitual nos teus trabalhos, sempre top e tudo ao mais alto pormenor, by the book.
Lembro-me que á uns anos fui fazer um serviço parecido e na oficina onde fiz não me confirmaram nada das medidas, depois tive mais tarde, passado uns tempos, tive montes de problemas com a travagem, com os discos estarem sempre a empenar e até me bloqueou uma roda uma vez que fui ao gerês.
Esse carro já estava a travar super bem, nem tinha noção que esses carros travam tão bem até andar no teu, houve alguma melhoria ou isso foi só para poderes ir correr com ele e a pensar no futuro motor?
Esses discos são enormes ao pé dos originais, e acredito que não sejam nada leves, não notaste perdas de aceleração?
Quando for aí na Páscoa já vai dar para ver essa máquina com o novo motor? :mrgreen:
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Este procedimento é obrigatório, pelo menos para mim e em qualquer carro, as ferramentas foram feitas para serem usadas e os travões não são para brincar ou para ficar bonitos.
O motivo principal foi o que já expliquei Antes, tive forçosamente de trocar a bomba principal e a que coloquei lixou basicamente a relação hidráulica de travagem ideal que era a original:

Original VW 20/48=0,42
Bomba Wildwood com pinças originais 23/48=0,48
Bomba Wildwood com travagem VR6/GTI/G60 23/54=0,42

Com a bomba Wildwood e pinças originais o pedal fica muito firme e a relação de travagem mais direita, ou seja, perde modularidade e controlo, facilmente bloqueava rodas, agora o pedal tem mais curso, o poder max de travagem está sempre limitado pelos pneus nestes caso.

Isto foi um bocado overkill, se tivesse acesso a uma bomba original Nova teria substituído e aplicado umas pastilhas com características diferentes, ao fim fazia o mesmo efeito ou melhor pois ficava com bem menos peso á roda, não estou a dizer que este upgrade é mau mas que é desnecessário muitas vezes pois o carro não apresentava qualquer problema grave de fadiga e travava muito bem depois de tudo revisto.

Mais tarde com o outro motor será possívelmente uma ajuda pois o carro já não é leve e vai ficar mais rápido e mais pesado, e as minhas jantes não ajudam na ventilação, fazia uma serrita e as jantes ficavam tão quentes que não se conseguia aguentar a mão nelas muito tempo mas mesmo assim como estava tudo novo não senti nunca fadiga grave na travagem, bem pelo contrário, o meu golf mk4 com 312mm na altura portava-se bem pior.

Ah! E o carro não está parado, só o paro á medida que tenho as coisas prontas para aplicar, neste momento é acabar o motor 2.0 8v que está parado devido a outras prioridades.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

So para atualizar, a última novidade, cabeça de motor concluída e pronta para ser instalada.

Aqui são os últimos retoques e medições:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


E aqui a menina finalizada com guias de válvulas novas, retentores novos, sedes de escape especiais já no sítio, face preparada, agora só apertar no sitio :D


Imagem

Em resumo tudo que foi feito na cabeça, remoção de imperfeições, trabalho nas válvulas de admissão e escape a nível de angulos, trabalho nas sedes a nível de angulos, alteraçao da taxa de compressão que subiu um pouco mas que ainda está nas tolerâncias de uso para gasolina 95 octanas, trabalho de condutas de escape e admissão na zona próxima as válvulas, remoção de potenciais pontos quentes da câmara de combustão, remoção de pontos quentes das condutas de escape, teste de estanquicidade de válvulas, substituição de guias de válvulas, substituição de retentores de válvulas.
As válvulas originais foram reutilizadas pois estavam impecáveis, esta cabeça usa válvulas de sede de 8mm em vez de 7mm e que por isso custam também uma pequena fortuna e ainda por cima as de escape são enchidas a sódio o que faz delas umas óptimas válvulas, muito superiores a qualquer válvula normal de concorrência.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Silver_Ajm »

Sempre a aperfeiçoar vai ficar melhor que novo! 😉
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Sempre tudo ao pormenor com este senhor. :D
Era mesmo necessário fazer isso tudo?
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Silver_Ajm Escreveu: 28 abr 2020, 23:08 Sempre a aperfeiçoar vai ficar melhor que novo! 😉
Geralmente não concordo, mas neste caso é verdade, se a VW fizesse uma cabeça destas sem limite de custos era algo do gênero que iriam fazer. 8)
Apesar de visualmente nas fotos não parecer muito, na prática há muitas melhorias.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

catskills Escreveu: 30 abr 2020, 22:14 Sempre tudo ao pormenor com este senhor. :D
Era mesmo necessário fazer isso tudo?
O motor quando o comprei estava a trabalhar bem e inclusive tinha poucos kms, não tinha sequer 90mil, estes cuidados são necessários para melhorar performance para quem quer manter 8v.
As guias de escape também já não estavam boas e tiveram de ser trocadas, caso contrário ia ter problemas de consumo de óleo e a compressão não ia ser tão bom pois com o tempo ia comer as sedes de válvulas.


Há muitas formas de fazer um upgrade para aumento de performance, esta, em 8v para mim é das melhores.
Há quem simplesmente monte o motor usado direto ou apenas o bloco e use tudo o resto original, eu optei por fazer o que para mim funciona melhor.
Obviamente que eu antes de tudo fiz um plano e projeto que inclui até calculos, de tudo o que tenho de fazer para o meu objetivo.

Fica info útil, eu não estou a usar tudo o que aí está pois alterei válvulas, mas tem aí info útil para quem estiver a reconstruir um motor.

Imagem
.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Ok, mas na prática o que faz esse trabalho todo, dizes que aumenta a performance, mas como? Válvulas maiores, abrir canais para passar mais ar, polir para ser menos rugoso?
Vê-se em preparações daquelas de competição ou topo fazer modificações na cabeça mas ninguém diz concretamente como isso funciona, só dizem que melhora.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Não dá para explicar bem o que isto faz pois implica muito mais do que aquilo que visualmente aparenta, a ideia que muita gente tem é que isto é abrir canais o maximo possivel, polir tudo e deixar tudo bonito e acertar as medidas dos canais, na verdade essas 3 coisas são as menos importantes de tudo.

O que te limita a potência que consegues fazer num motor atmosférico e no geral em qualquer motor a gasolina, é a quantidade de ar que se consegue lá meter, gasolina e ignição há sempre solução, ar, é complicado pois estas dependente da capacidade de aspiração do motor.
Para aumentar a capacidade de aspirar ar e fazer mais potência pode-se fazer muitas coisas mas tudo se resume a aumentar a cilindrada pois fica com mais volume de ar automaticamente, aumentar o número de ciclos, aumentar a capacidade e eficiência da cabeça e tudo que liga nela.
Eu aumentei a cilindrada e aumentei ainda só parcialmente a eficiência e capacidade da cabeça, parcialmente pois o escape original não está adequado as capacidades máximas da cabeça do 1.8 original muito menos a este 2.0 com cabeça preparada, logo é o meu fator limitador, o escape não deixa usar o potencial máximo (já medi e cria uma pressão alta no coletor).
O trabalho que foi feito na cabeça nas fotos parece simples mas na realidade bem feito não é, é bastante complexo, para identificar os pontos a melhorar na cabeça, alguns eram bastante óbvios, as válvulas e sedes, mas outros só com ferramentas próprias consegues identificar, as ferramentas basicamente o que fazem é identificar pontos onde a velocidade e fluxo do ar é baixa ou nula, pois contrariamente ao que as pessoas imaginam o ar não passa em todo o lado, segue sempre o caminho de menor resistência e reduz fluxo e velocidade, a ideia é portanto equalizar todo o percurso do ar e eliminar pontos de obstrução e pontos onde a velocidade é zero ou baixa.

A tua maior obstrução começa na coisa mais "simples" e geralmente mais ignorada, por ser a mais complicada de modificar bem, a propria valvula e sede , que geralmente esta muito mais obstruida que todo o resto da cabeça, seja por causa dos acabamentos das sedes, seja por causa dos acabamentos da propria valvula, medidas ângulos, seja pela area circundante á valvula, de nada serve uma válvula de 40mm se a tua sede tem 34mm por ex.....essas coisas foram modificadas, as sedes foram alargadas e os angulos alterados, as valvulas foram modificadas e o primeiro ângulo alterado, a area circundante da valvula na camara foi alterada para permitir melhor passagem neste caso para permitir mesmo passagem pois entre a válvula e a lateral da camara de origem nada lá passa, é uma zona sem fluxo.
Obviamente que as janelas foram limpas e acertadas ás juntas e está tudo alinhado, mas isto é na verdade a coisa menos importante apesar de ser o mais fácil de fazer de tudo.
Abrir muito os dusctos e á sorte é mau para o rendimento quase sempre, geralmente os ductos de fabrica nos carros mais ou menos modernos não são maus, abri-los, se não tiveres já uma zona de valvula muito bem preparada não vai dar qualquer aumento de rendimento e vai até piorar em algumas situações pois vai reduzir a velocidade do ar piorando a atomização e enchimento do cilindro.
Na camara de combustão foram eliminados pontos quentes, os pontos quentes são basicamente arestas, saliencias ou zonas confinadas que fazem com que se acumule muito calor ai, estas zonas depois têm um afeito muito negativo no controlo da ignição.

Isto parece muito mas estou a falar de uma forma muito básica pois explicar isto em condições é extremamente complexo e implicava explicar antes uma porrada de coisas para depois perceberem o resto, nem com um mecânico convencional consigo ter este tipo de conversas pois o conceito dos mecanicos no geral também é maior, melhor e polido e isso é errado, logo com alguém que não perceba nada ainda pior.


Estas imagens estão no clubgti e são do user Brian G., é uma cabeça AGG, 8V unilateral que é parecida á minha, com a diferença que a minha gasta molas de valvulas duplas e haste de 8mm, o Agg tem mola simples e haste de 7mm e tem 5 mancais, a minha só tem 4.


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


De uma forma resumida, isto não é um trabalho de sorte, tem ciência por detrás e é muito fácil cometer erros e quem não tiver muita experiência e ferramentas de medição para ver os resultados não sabe sequer que os está a cometer, os erros aqui são irrevesiveis, um corte a mais, cabeça para o lixo, e o trabalho tem de ser adequado ao resultado e aplicação pretendida.

Dito isto tudo, que é um bocado seca para quem não se interessa, a cabeça de motor é a peça mais importante num motor atmosférico, não adianta de muito fazer o que for sem uma boa cabeça.

Uma cabeça 16v original é bastante melhor que uma 8v original, além de melhores ductos, tem uma área de cortina de válvula muito superior, a 1mm de abertura tem muito mais caudal, porém tem menos velocidade, daí os 8v serem tão bons em regimes muito baixos.

As guias de válvulas eu troquei por 2 motivos, 1 desgaste, já estava nos 1.3mm de folga radial que é o max permitido, o outro, mesmo que não tivessem desgaste ao mexer na sede pode causar desgaste acelerado em guias usadas pois o perfil de assentamento fica diferente.
E não mencionei em cima mas o topo das válvulas também foi ajustado para corrigir a diferença das sedes.

Outra pergunta que as pessoas colocam geralmente é, se isso é assim tão bom porque é que já não vem assim de fabrica?
A resposta é simples, custos de produção elevados, mão de obra qualificada e também não procuram o máximo de rendimento possível, mas se forem ver mecânicas de topo geralmente fazem um serviço do gênero:



A Honda na capacidade máxima, falando de uma fábrica super equipada, só conseguia montar no max 20 motores desses por dia, devido ao tempo que consomem, no mesmo dia tinha capacidade máxima para em sistemas automáticos fazer mais de 500 motores convencionais em montagem automatizada, logo da para perceber a diferença de custos multiplicando os custos de mão de obra, custa só em mão de obra no mínimo 25 vezes mais comparando a motores convencionais isto só montagem, se se for ver material de construção e afins ainda torna o custo maior.

Não é por acaso que esse motor 1.8 16v dohc Honda fazia 200cv na especificação de fabrica mais forte e mais de 8000rpm e acima disso a Honda dava uma garantia de 2 anos, é porque o motor era mesmo bom, feito sem olhar muito a custos, feito para ser o melhor de sempre e aguentar muita porrada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Pois, Honda é Honda, tudo ao pormenor nos motores de topo.
E diz-me uma coisa, isso da para fazer assim em qualquer motor?
Quanto é que se ganha e quanto é que fica um trabalho desses por ex no meu 20vt?
Vou-te enviar PM.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

A resposta á tua pergunta vai no encontro de tudo o que expliquei, isto não é uma receita standard para todos os motores, isto foi feito especialmente para a minha aplicação, e para melhorar algumas coisas e corrigir outras que são características desta cabeça em particular, não podes simplesmente pegar numa cabeça e corta prai á sorte ou parecido a outra, depende de muitas coisas e num motor turbo geralmente a diferença também é bastante menor pois o turbo faz melhor serviço a meter ar num motor do que uma cabeça preparada num atmosférico, além de que mesmo de origem VW existem já cabeças diferentes entre si, no caso dos 1.8 20vt tens a cabeça de ductos largos e estreitos, as sedes também trazem alguns defeitos e há outras coisas que podem ser melhoras, mas pessoalmente gastava dinheiro em muitas outras coisas primeiro, só num motor desses muitoooooooo preparado justifica fazer tal coisa, a não ser claro que a cabeça tenha problemas ou por algum precise de ser revista ou sair para justificar estar a tirar a cabeça fora.
Um carro atmosférico/aspirado pode fazer muita diferença, um turbo só por motivos muito especiais se faz algo do gênero pois não justifica no geral.
:wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Pois, faz todo o sentido, mas a verdade é que vejo muita gente fazer isso nos 1.8 20v, nos tdi e outros motores, mas de facto nunca vi grandes ganhos a não ser para quem vendeu a preparação.lol
Obrigado pela informação toda e conhecimento que partilhas, muito pouca gente faz isso, especialmente uma pessoa que faz trabalhos ao nível dos teus, de topo, e especialmente num fórum nos dias de hoje.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Um turbo por si só faz um trabalho muito superior a qualquer cabeça preparada, só quando é um turbo que tem realmente um caudal elevadíssimo e uma preparação já bastante avançada é que vai haver ganhos significativos de uma cabeça preparada falando apenas em potencia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder