Golf I Cabrio Young Line

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Re: Golf I Cabrio Young Line - Ajuda pag.14

Mensagem por rui 130 »

Em posição para a fase final da Certificação pelo CPAA. Agora é esperar pelo certificado.
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catskills
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por catskills »

Qual é a vantagem dessa certificação? Cá na Alemanha também se faz, mas o carro tem de estar mesmo todo original e não pagas num lado, pagas no outro, as contas feitas não compensa, tinha cá karmann ghia e deixei de fazer certificação.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Aqui em Portugal toleram algumas coisas(dá época e originais) e a maioria do pessoal que tem modificações tira-as para ir fazer a certificação(o que é errado mas pronto), depois voltam a montar.
A vantagem que seduz muita gente, que para mim não é vantagem nenhuma é essencialmente alargar os intervalos de inspeção e ficas com um certificado a dizer que o carro é um veiculo de interesse histórico, e depois podes andar com o carro em zonas limitadas a veículos com níveis de emissões mais baixas, tipo algures no centro de lisboa.
A parte de pagar num lado e gastar no outro também acaba por acontecer um pouco aqui, mas isso já se sabe que ninguém dá nada a ninguém ou andam a trabalhar á borla, é perfeitamente compreensível.
Isto por exemplo é o que o ACP diz, o primeiro paragrafo é um bocado atirar com areia para os olhos, mas pronto, a parte da inspeção, sendo veículos desta natureza acho uma péssima ideia(o oleo dos travões não dura 4 anos e muita gente vai-se baldar completamente com isso por exemplo e muitas outras coisas).
Já levei 2 carros para fazer a certificação e fiquei bastante desapontado, um carro implicaram com acessórios ORIGINAIS DE FÁBRICA DO CARRO(!!!!!!!!!!!!!!!!), outro carro era por acaso um cabriolet como o do amigo rui, tinha varias alterações e tinha até uma porra de uma sigla gti na frente e o inspector não implicou com nada, logo para mim morreu ai a validade disso e nunca mais lá meto os pés, só devia era de ter feito queixa e não fiz....

"Principais vantagens da certificação
-Reconhecimento como veículo histórico que atesta o mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.
-Clássicos certificados como veículo de interesse histórico e com mais de 30 anos estão isentos de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).
-Clássicos certificados e com primeira matrícula portuguesa ou de um país da EU com mais de 30 anos estão isentos do pagamento de IUC.
-Isenção da restrição de circulação na Zona de Emissões Reduzidas da Câmara Municipal de Lisboa."

Tens ai o link do site do ACP com mais detalhes, as outras entidades são mais ou menos semelhantes pois todas têm de respeitar o mesmo regulamento legal.
https://www.acp.pt/classicos/ter-um-cla ... rtificacao
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por joaodh92 »

No caso de 1 acidente em que não somos responsáveis, o certificado não pode ajudar para se conseguir obter um valor de cotação do carro?
Sempre tive está dúvida como proceder com um clássico em caso de acidente.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Isso era algo que eu antes de estar bem informado achava importante e que só certificando conseguia essa proteção, mas tem exatamente o mesmo "peso" ou menos até, do que teres um registo fotográfico completo e detalhado de todo o carro, registo de manutenção, registo de inspeção e despesas detalhado, isto vai ter muito mais utilidade para fazer uma avaliação, e o facto de se ter seguro de clássico já por si só tem peso, porém é preciso ter atenção as restrições/exclusões/cláusulas especiais e particulares dos mesmos.
O que me foi aconselhado a fazer por um especialista na área foi criar um portfólio sempre atualizado e registar tudo, torna muito mais fácil fazer a avaliação.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por rui 130 »

catskills Escreveu: 12 jun 2021, 15:48 Qual é a vantagem dessa certificação? Cá na Alemanha também se faz, mas o carro tem de estar mesmo todo original e não pagas num lado, pagas no outro, as contas feitas não compensa, tinha cá karmann ghia e deixei de fazer certificação.
O Mario Marques acabou por dizer tudo mas discordo com algumas coisas.
- Como vantagem (que me levou a avançar), é o facto de o carro todos os anos não ter que levar com as pancadas nos Centros de Inspecção. Para um carro antigo e que faz cerca de 500 ou 600km por ano aquilo torna-se um bocado violento.
Nesta certificação feita pelo CPAA, é verificado o estado dos componentes e a eficácia da travagem, logo se não estiver a travar bem não passa na Certificação. Verificaram também o funcionamento de luzes, piscas, número de motor, número de chassi, etç., tal como numa IPO normal. O meu carro levou suspensão e sistema de travagem novo, assim como foles ou retentores que havia de levar, e todos os anos mando fazer a Revisão dos fluidos e o que tiver que mudar, dentro das prioridades mudo.
Como vantagem é também o facto da Isenção de IUC que no meu caso são cerca de 80€/ano. Em caso de acidente também tem vantagem por causa do valor a indemnizar. O valor que pago por 4 IPO dá para o que pago para fazerem a Certificação. Por último, o meu carro é de 1991 mas foi importado em 2001 e detesto ver a matricula com o ano/mês. Para pedir uma matricula da época (1991) tinha que ter o carro Certificado ou pedir um Certificado de interesse Museológico, que foi o que fiz. Falta ir ao IMT e avançar com esse processo.

- Como desvantagem, não vejo nenhuma. O que pago pela certificação e pela quota do Clube a que estou associado (4 anos cerca de 190€) é inferior ao valor que teria que pagar por IPO e IUC (4 anos cerca de 421€). São cerca de 60€ ano a menos.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Rui, não falo do teu carro em específico, mas conheço algumas pessoas, tenho alguns colegas, familiares e amigos e pertenço a um clube também, isto tudo com carros antigos, não é um nem dois, regra geral não fazem manutenção nenhuma usando o princípio do não anda, não faz kms, não precisa de nada está tudo bem, o problema é que há coisas que se degradam mesmo estando parado, uma delas os travões, aquilo que fazem no centro de inspeções, irá acontecer bem pior numa situação de emergência, se um carro não aguentar aquilo na boa está lixado, quantos e quantos carros já vi por exemplo rebentar um tubo de travões no IPO, ou um vedante de uma bomba de travões, mais vale rebentar lá que na estrada numa situação real de emergência.
Podia adicionar a lista pneus, sistema de combustível, suspensão, o que pode acontecer na estrada é muito pior que no IPO, mete confusão as pessoas mas aquilo não é nada comparado ao que acontece ao passar por ex num buraco.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por rui 130 »

Boas Mario. Como referi a Certificação do CPAA exigiu a verificação de inúmeras coisas, sendo os travões devidamente testados nos rolos. A suspensão não foi testada mas sabes bem que na IPO passam carros com os amortecedores nas últimas. Penso que a Certificação a que o carro foi sujeito foi adequada e com alguma exigência. O resto cabe ao proprietário do carro ter brio em ter o carro em ordem não só estético mas principalmente em termos de segurança.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Rui, eu estou a criticar essas certificações mesmo porque como referi já fui fazer certificações, tenho 2 carros certificados, conheço e assisti a todo o procedimento, além disso tenho conhecimento técnico e experiencia que me permite ter uma perspetiva provavelmente muito diferente de muita gente no que toca a segurança, como se costuma dizer, olhos que não vêm, coração que não sente.
Eu acho bem que exista algo especial para carros clássicos, agora, o que não concordo, é quero frisar aqui não é uma questão de gostar ou deixar de gostar, apenas me estou a basear em técnica/engenharia e experiencia no ramo, a forma como as coisas estão estruturadas não é ainda a melhor/ não é protetora o suficiente.

Há muita coisa que é suscetível de passar na inspeção até certo ponto, mas não passa geralmente uma coisa que esteja em risco de ceder, controla as emissões, fugas, potencia e equilíbrio de travagem, coisas que no geral nunca se sabe se vai ceder se não for testada com vigor, e posso assegurar que o vigor que usam no teste no centro de inspeção é tipo 5% da força daquilo que o carro sofre numa situação de emergência real.

Como também referi, sou ligado a um clube e vejo lá por exemplo putos novos e mesmo pessoal que já tinha idade para ter juízo, que mal têm dinheiro para gasolina, compram um carro "clássico" fazem seguro de clássico para andar no dia a dia, gastam 50 paus a certificar, mal chegam a casa da certificação metem logo o material todo que tiraram para ir fazer a certificação que no fundo é uma treta no caso destas pessoas, e andam 4 anos sem fazer qualquer inspeção ou qualquer cuidado com o carro, andam á sexta á noite ai na picaria........., isto está a acontecer muito mesmo, infelizmente não há controlo sobre isto, e o próprio sistema em si não tem mecanismos que "force" as pessoas a zelarem e cumprirem as regras, e as pessoas não têm o tal bom senso que referes, o que vai acontecer é que por causa disso um dia vai haver qualquer mudança radical nisto, como tem acontecido com montes de coisas no mundo dos automoveis.

Tenho felizmente a possibilidade de ter os meus carros a nível de manutenção impecáveis, como muita gente, também não gosto obviamente de ir ao IPO e gastar 30 paus, mas na verdade é que fico mais descansado depois de lá ir, pois há coisas que só numa inspeção existem meios técnicos para testar em esforço e avaliar com numeros, podes ver no meu projeto por exemplo o caso da minha bomba principal de travões, eu a andar normal não notava nada, bem pelo contrario, o carro travava super bem, mas numa travagem tipo vir a 140 e travar completamente a fundo tinha uma ligeira tendência de torcer um pouco nada de assustador, em emergência mesmo, uma travagem tipo mesmo agressiva daquelas que nunca se faz a não ser uma dia que se precise mesmo, foi detetado lá que havia uma irregularidade coisa pequena e passou, vi a percentagem e roda que era, depois disso fui logo investigar o carro, e vi que a bomba estava a um fio de se lixar pois a bomba estava corroída tem fotos no meu projecto.
Podia mencionar aqui montes de casos que apanhei estes anos não de travões mas de muitas outras coisas que detectei ou falharam na inspecção e que em condições normais ou um teste suave nunca se iriam revelar, bem como problemas em motor no controlo de emissões.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 01 jul 2021, 23:17 Rui, eu estou a criticar essas certificações mesmo porque como referi já fui fazer certificações, tenho 2 carros certificados, conheço e assisti a todo o procedimento, além disso tenho conhecimento técnico e experiencia que me permite ter uma perspetiva provavelmente muito diferente de muita gente no que toca a segurança, como se costuma dizer, olhos que não vêm, coração que não sente.
Eu acho bem que exista algo especial para carros clássicos, agora, o que não concordo, é quero frisar aqui não é uma questão de gostar ou deixar de gostar, apenas me estou a basear em técnica/engenharia e experiencia no ramo, a forma como as coisas estão estruturadas não é ainda a melhor/ não é protetora o suficiente.

Há muita coisa que é suscetível de passar na inspeção até certo ponto, mas não passa geralmente uma coisa que esteja em risco de ceder, controla as emissões, fugas, potencia e equilíbrio de travagem, coisas que no geral nunca se sabe se vai ceder se não for testada com vigor, e posso assegurar que o vigor que usam no teste no centro de inspeção é tipo 5% da força daquilo que o carro sofre numa situação de emergência real.

Como também referi, sou ligado a um clube e vejo lá por exemplo putos novos e mesmo pessoal que já tinha idade para ter juízo, que mal têm dinheiro para gasolina, compram um carro "clássico" fazem seguro de clássico para andar no dia a dia, gastam 50 paus a certificar, mal chegam a casa da certificação metem logo o material todo que tiraram para ir fazer a certificação que no fundo é uma treta no caso destas pessoas, e andam 4 anos sem fazer qualquer inspeção ou qualquer cuidado com o carro, andam á sexta á noite ai na picaria........., isto está a acontecer muito mesmo, infelizmente não há controlo sobre isto, e o próprio sistema em si não tem mecanismos que "force" as pessoas a zelarem e cumprirem as regras, e as pessoas não têm o tal bom senso que referes, o que vai acontecer é que por causa disso um dia vai haver qualquer mudança radical nisto, como tem acontecido com montes de coisas no mundo dos automoveis.

Tenho felizmente a possibilidade de ter os meus carros a nível de manutenção impecáveis, como muita gente, também não gosto obviamente de ir ao IPO e gastar 30 paus, mas na verdade é que fico mais descansado depois de lá ir, pois há coisas que só numa inspeção existem meios técnicos para testar em esforço e avaliar com numeros, podes ver no meu projeto por exemplo o caso da minha bomba principal de travões, eu a andar normal não notava nada, bem pelo contrario, o carro travava super bem, mas numa travagem tipo vir a 140 e travar completamente a fundo tinha uma ligeira tendência de torcer um pouco nada de assustador, em emergência mesmo, uma travagem tipo mesmo agressiva daquelas que nunca se faz a não ser uma dia que se precise mesmo, foi detetado lá que havia uma irregularidade coisa pequena e passou, vi a percentagem e roda que era, depois disso fui logo investigar o carro, e vi que a bomba estava a um fio de se lixar pois a bomba estava corroída tem fotos no meu projecto.
Podia mencionar aqui montes de casos que apanhei estes anos não de travões mas de muitas outras coisas que detectei ou falharam na inspecção e que em condições normais ou um teste suave nunca se iriam revelar, bem como problemas em motor no controlo de emissões.
Boas Mário.
Concordo com o que dizes, apesar de que quando fiz a minha certificação era o proprietário mais novo que lá estava e já passei dos 40. A grande maioria era pessoal já mais velhote com os seus clássicos.
O limite de quilometragem poderá ser uma das medidas para evitar o abuso do pessoal que usa as certificações para fugir às IPO e depois fazer o dia-a-dia com o carro, pois um carro Certificado deveria ser só para passeio e não para carro de trabalho.

Abraço.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por catskills »

Não sei como está ai em Portugal, mas cá na alemanha já começam a apertar muito com os carros mais antigos, se não estiver 100% original, exceto os mini kats, que isso até é recomendado cá meter senão paga-se um imposto tremendo de emissões, não permitem alterar nada e as inspeções são regulares e muito rigorosas.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

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Últimas atualizações feitas.
- Montagem do volante do Polo igual à versão Sportline;
- Montagem da barra inferior;
- Montagem do kit de vidros elétricos.

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Como não é só coisas boas, estou com problemas na coluna de direção. O rolamento rebentou. Já comprei duas peças no Ebay mas penso que ainda falta o rolamento que se vê solto na fotografia.
Rolamento rebentado:
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Penso que este será o indicado mas não tenho a certeza:
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O que já tenho em casa:
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Rui, não te esqueças dos Casquilhos da caixa da direção, o que faz esses rolamentos falharem é quando a caixa de direção começa a mexer-se em várias direções quando está em carga, move-se e puxa a coluna com ela, depois os casquilhos da coluna consequentemente acabam por ceder.
Os golf 1 não tem pinos de guia na caixa de direção, nem nenhum suporte solido como acontece nos carros mais modernos, ela é fixa apenas por 2 casquilhos de borracha com as respectivas abraçadeiras, a borracha é uma coisa flexível e a idade não perdoa.
Este vídeo é o que melhor ilustra uma caixa de direção de um golf 1 :lol:
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 16 ago 2021, 23:06 Rui, não te esqueças dos Casquilhos da caixa da direção, o que faz esses rolamentos falharem é quando a caixa de direção começa a mexer-se em várias direções quando está em carga, move-se e puxa a coluna com ela, depois os casquilhos da coluna consequentemente acabam por ceder.
Os golf 1 não tem pinos de guia na caixa de direção, nem nenhum suporte solido como acontece nos carros mais modernos, ela é fixa apenas por 2 casquilhos de borracha com as respectivas abraçadeiras, a borracha é uma coisa flexível e a idade não perdoa.
Este vídeo é o que melhor ilustra uma caixa de direção de um golf 1 :lol:
Boas Mário.
Pois. Já me tinhas falado nisso. Consegues identificar-me quais são esses casquilhos?
Obrigado.
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Re: Golf I Cabrio Young Line

Mensagem por Mario_Marques »

Tens fotos disso no meu projeto, e espero que hoje em dia tenhas melhor sorte do que tive na altura pois não consegui arranjar isso novo em lado nenhum, então a solução foi fazer uns, um deles serve dos carros sem direção assistida, mas o outro é específico de carros com direção assistida e está descontinuado, para carros sem direção assistida é fácil arranjar, com direção assistida, pelo menos na altura, não havia
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