Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por SuperGolf »

Por curiosidade: A maior deformação é no topo do cilindro Mário?
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Acontece na zona onde a pressão é maior, ou seja, perto do ponto morto superior, na parte de cima do cilindro, a pressão máxima ocorre toda nessa zona, isto falando de coisas normais de um motor saudável, na parte de baixo já acabou a queima e a válvula de escape já está a fazer descarga para iniciar o ciclo de exaustão do cilindro, neste caso há um cruzamento de válvulas (overlap) de cerca de 110 ou 113 graus, já não me recordo bem, com a árvore de cames que ele trazia de fabrica.
Mas há outros tipos de desgaste, por ex, neste caso o meu motor tem uma cambota de curso longo, há zonas onde o esforço lateral é mais pronunciado que num motor de curso curto, a vantagem do curso longo é que consegue produzir mais binário por causa da alavanca extra.
Eu escolhi particularmente uma cambota de curso longo pois este motor com a centralina/processamento de mapa de ignição original nunca vai poder fazer mais de 6300rpm 3 nunca vou conseguir alterar isso, só consigo alterar o ponto de ignição estático e consigo alterar o mapa de combustível, mas faça o que fizer nunca faz mais rpm.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado pela explicação cientifica. O meu velho Kadett 1.3 salvo erro tinha motor superquadrado ou curso curto.

É sempre fascinante saber estes pequenos detalhes acerca de macânica....obrigado uma vez mais, Mário.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Um motor de curso curto, no caso de uma preparação para performance, tem a vantagem de geralmente conseguir um óptimo desempenho em altas rpm, óbviamente com tudo o resto a acompanhar.
Eu no meu caso escolhi bloco longo e tudo o resto para extrair o máximo possível em regimes até max 6300rpm e vou usar também uma caixa com relação diferente para manter o motor mais tempo em regimes mais baixos, só com a alteração de curso, por norma num motor VW 8v é expectável sempre um aumento de pelo menos 20Nm em toda a faixa de regime, geralmente estes blocos(só a troca de bloco apenas)produzem cerca de 160-180Nm.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Bem, hoje sinto-me realizado e venho partilhar :mrgreen:

depois de muito maturar onde expremer mais uns limões no motor original, estilo troféu FEUP, ou seja, tentar tirar tudo que for possível usando só aquilo que o carro já tem de origem e pouco mais e depois tentar a técnica de condução mais limpa possível, consegui de uma miséria fazer um herói, ora fica o antes, onde está ainda pior que de origem, perdi 1segundo inteiro por causa dos travões maiores

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E isto foi o que consegui em modo "tudo que dá"
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Isto foi conseguido com jogar com pressão dos pneus, alinhamento, novo acerto de ignição (forçosamente tive de usar gasolina 98 para não correr o risco de fazer KaBuM!), Isolar o coletor de admissão, knock sensor com um pequeno kitanço, remoção do sistema de aquecimento de ar e uma entrada de ar adicional, ajuste do afm, reprogramação, suspensão, técnica de condução a 200% e este arzinho super frio que está agora de noite.

No miserável teste anterior já tambem praticamente todas coisas descritas em cima, só não tinha o ajuste de ignição maluco, não estava frio como hoje, alinhamento e pressão dos pneus por rever e a minha condução foi tipo 70% pois a visibilidade não era boa.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por SuperGolf »

Nao sou expert, mas os valores reduziram mais de 1 segundo, pelo que vejo.....

POde nao ser muito....mas acaba por o ser.

Um dia tenho de ver isso, mas ao vivo e a funcar.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Super, o ganho foi de 3,7segundos no clássico 0-100, o que não parece mas é uma brutalidade, tendo em conta o que fiz que foi só espremer o que já tinha, imagina virem dois carros, passa um, contas 3,7 segundos, passa o outro.
Sendo que quando troquei a travagem perdi 1 segundo inteiro em aceleração, o carro original fazia em torno dos 11seg e com os travões passou logo para 12seg, foi bem notória a perda de aceleração com a montagem dos travões maiores, devido ao seu também peso maior.

Obviamente que isto foi mesmo tipo experiência de laboratório com todas e mais algumas condições ideais a favor e ninguém imagina o trabalho que deu, andei mais de um mês com experiências só na ignição, pressão de pneus e alinhamento, sem o frio que se fez sentir ontem, sem a pressão atmosférica ideal de ontem, sem o valor perfeito de humidade de ar de ontem não seria possível, é daquelas coisas que se me contassem sem mostrar provas eu não me acreditaria.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por gongasfrs »

gabo te a paciência para esses testes todos :mrgreen:

estas de parabéns Mário
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Albernas »

Foi de facto um ganho significativo . É de gabar toda a paciência e o trabalho minucioso para se obterem as condições perfeitas e estes resultados . :D
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Mestre Mário trabalho excelente.Mas só ao alcance de quem domina a mecânica de A a Z.
Parabéns.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Esses 3.7 segundos dos 0 aos 100km/hora é fenomenal.
Também quero o meu assim. ☹☹☹.

Abraço.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Rui, atenção, não fez 3,7, senão até lhe saia a tinta, baixou foi 3,7 segundos, de 12,4 para 8,7, é preciso ter atenção que isto é extremamente difícil de repetir, eu basicamente usei tudo que era possível para fazer isto andar para a frente e foram várias tentativas até conseguir isto, fiz basicamente como o pessoal que vai para as pistas de sal no deserto onde tentam tirar cada migalhinha possível, onde até o vento faz diferença, mas espero como o motor 2.0 conseguir isto diariamente.

Por falar no 2.0, já está a aguardar a montagem da cabeça, isto será só uma primeira fase, vou meter o motor a rolar uns 5000kms e depois abrir novamente, agora quero só ver se o bloco está ok, pois este motor não anda á mais de 20 anos.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Boas Mário. Sim os 3.7s de ganho aos 100km/hora.
Fazer 8.7 é excelente. E se dizes que perdeste 1 segundo por causa da alteração da travagem ainda mais diferença há.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

Parece (a olho) em bom estado o motor.
Como te conheço, mas medir todos os parâmetros possíveis....ehehe
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

O bloco foi desmontado peça a peça, limpo e medido, mas para já foram reutilizadas todas as peças do bloco original, vou acabar a montagem do motor para o poder montar no carro, andar com ele alguns kms e depois aí será novamente aberto e será renovado com peças novas, como ele está parado á muitos anos e o estado real dele é uma incógnita, vou andar com ele para melhor poder avaliar o estado.
A única coisa especial para já vai ser a cabeça que preparei e vou usar neste motor, tudo o resto para já será original.
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