Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

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Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

As coisas lá vão continuando com pouco gaz, continuo a ver coisas e coisinhas no sistema elétrico.

Brevemente vou recuperar o regulador e vou deixar um pequeno diy de como fazer, o procedimento é simples e poupa umas belas notas, para referência futura fica o part number do regulador Bosch original, felizmente tirei a referência antes de o limpar pois ao limpar as letras saíram, 1197311028, segundo vi, está descontinuado e os que há originais são carotes, concorrência é aquilo que se sabe pelo que vou recuperar este que ainda se encontra perfeitamente recuperável e apesar do meu aspecto ainda dava bem conta do recado mas as escovas já estão muito gastas e uma delas já estava a começar a ficar em cunha
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Silver_Ajm »

Impecável também já recuperei um regulador desses de um mk3, é bastante parecido a esse... Esse regulador da 2a foto já estava com as escovas mesmo quase nas últimas...
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

A primeira foto é uma foto de catálogo, a segunda é do real, está mesmo a precisar de ser revisto, ainda pensei meter novo mas são carotes, o único sítio onde tinha era mais de 100e, como está bom vou só trocar escovas, já se sabe que a qualidade das escovas de concorrência não são tão boas mas fazem o serviço.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Silver_Ajm »

Pois, eu também me apercebi que as escovas originais bosch são superiores às de concorrência... No alternador que reparei até acabei também por trocar os rolamentos e o coletor do induzido que já tinha muito desgaste, ainda dá algum trabalho, mas até se faz com paciencia...
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Eu testei o alternador e ele está até muito bom, além de escovas só precisa de uma limpeza e rever pontos de ligação no próprio alternador, também só tem pouco mais de 100mil kms, a coisa é que estes carros mamam bastante corrente por causa da gestão eletronica antiga e as 2 bombas de gasolina.
Eu tinha-o testado á uns meses e rolava na casa dos 14,20volt sem estar no segundo estágio das bombas de gasolina on.
Aqui á tempos revi os cabos todos do carro, agora o alternador e depois provavelmente quando trocar o motor vou dar uma vista mais a fundo, felizmente o carro não tem nenhum problema mas são estas pequenas coisas que mais tarde se podem tornar em um, depois com o novo motor vou possivelmente aplicar o alternador do golf 3 GTI e nesse vai ser tudo feito a rigor e vai passar a usar uma correia de pistas, mas para já é só para prevenir.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

As escovas já estão trocadas, isto para quem quiser fazer em casa não tem grande ciência, desligar bateria, tirar os 2 parafusos que fixam o componente ao alternador, limpar tudo, medir/marcar a altura das escovas, ferro de soldar remover a solda, meter as novas á medida correta, soldar bem.
Não houve nenhuma melhoria pois apesar do aspecto ainda fazia bem a sua função, mas previne as coisas ficarem piores e estragar o anel coletor.
Porém ao mesmo tempo dei uma revisão total ao sistema de ignição e aí sim, houve uma melhoria bem notória, tanto que a minha embriagem já era, quinta, rpm muito baixa esmagando pedal direito começou a patinar, é muito powaaa :) o que vale uma embraiagem para isto custa tuta e meia e já tenho cá uma guardada desde que comprei o outro motor.
Consegui arranjar umas escovas de substituição de boa qualidade, também cobreadas, coisa rara geralmente no material de concorrência.


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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Silver_Ajm »

Mário há alguma explicação para o facto de normalmente haver sempre uma escova com maior desgaste? Por acaso quando troquei as escovas do regulador do alternador do mk3 também coloquei dessas cobreadas, exatamente da mesma marca dessas, são as mais parecidas às originais que encontrei também...
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Isso é uma questão que com certeza absoluta eu não te sei responder, mas deduzo que tenha ficado apenas presa, carros com muitos anos e pouco uso é frequente aparecer coisas assim ou piores e de facto havia muito lixo no orifício das escovas, o alternador nestes carros está relativamente exposto a tudo que apanha na frente do carro.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Não tem havido novidades porque não há grande tempo, mas vou ver se começo as prestações os trabalhos no bloco para poder finalizar o motor.
O bloco esteve de molho uns meses, literalmente, agora é desmontar, limpar tudo, tirar medidas para ver se ainda está tudo nas tolerâncias de fabrica que á partida estará, depois montar e fica pronto para mais tarde instalar.
Á primeira vista para um motor com quase 30 anos sendo que esteve uns 20 parado num jardim não está mau.lol
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por SuperGolf »

Ui adorava ver isso ao vivo.....mesmo top!
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Tens de passar cá, por acaso a partir desse dia não fiz mais nada ainda, a não ser deixar o bloco de molho.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Sem grandes novidades, lá comecei as obras no bloco, o propósito é tirar fora, tirar a crosta de carvão dos orifícios dos segmentos, limpar tudo, medir tudo e ver se ainda está tudo nas especificações de fábrica, vou tentar reciclar o máximo de componentes bons, bloco não tinha chegado ainda aos 90mil mas nota-se alguma negligência de cuidados, é por isso que nunca se deve pegar num motor usado e instalar sem rever, eles vão sempre funcionar, por vezes não dao na realidade é o rendimento que deviam de dar.
Este motor pela análise que fiz devia fazer viagens curtas, poucas mudas de óleo e usar óleo mineral, o termostato não deveria estar a funcionar bem como se vê por algumas marcas nos pistões, ainda muito ligeiras pois tinha poucos kms.
Tinha uma marca de detonação ligeira no pistão do cilindro 1, muito provavelmente por ter alguns defeitos de fundição na cabeça que fazem criar pontos quentes.
Um ponto positivo, tanto pistões, como segmentos e bielas tem uma qualidade excelente, os pistões são da mahle e tem uma qualidade espetacular.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por gongasfrs »

assim como todos os teus projectos dá gosto ver a dedicação e empenho que tens. Quando cá vieres tens de trazer essa máquina
Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Obrigado gongasfrs, Opa, para te ser sincero, podia fazer melhor, mas infelizmente o tempo neste momento é ainda menos que o habitual e as minhas coisas pessoais acabam sempre por ficar para quarto, quinto plano.... :D

A folga de segmento anda em torno dos 0,19/ 0,20mm nos 4 cilindros, que é o valor em novo, sendo que o limite max é de 1mm.

Vou ver se depois coloco cá umas fotos interessantes para explicar algumas coisas que acontecem nos motores no geral, nomeadamente a importância do termostato, de usar bom óleo e mudar regularmente.

Para quem nunca viu como se vê o estado dos segmentos fica a foto, a medição é feita em 3 pontos, cima, meio e fundo, os valores devem ser iguais nos 3 pontos, se não for está deformado e podera ter problemas.

Na foto parece que está tudo borrado e está, é massa para não deixar enferrujar.
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por gongasfrs »

Mario_Marques Escreveu: 14 Set 2020, 22:25 Obrigado gongasfrs, Opa, para te ser sincero, podia fazer melhor, mas infelizmente o tempo neste momento é ainda menos que o habitual e as minhas coisas pessoais acabam sempre por ficar para quarto, quinto plano.... :D
Como eu te entendo ;) ahah estou na mesma situação as minhas coisas são sempre as últimas...
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