Golf Gti 1982 -> 16vT - 17 anos depois, a luta continua
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 17 anos depois, a luta continua
Obrigado pessoal
Última edição por Bandarra em 20 mar 2023, 10:06, editado 1 vez no total.
-
- Amateur
- Mensagens: 222
- Registado: 05 mai 2007, 22:43
- Localização: Lisboa-vialonga
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Boas Bandarra
Já algum tempo tenho acompanhado o teu tópico. Em relação ao facto da tua indecisão com o turbo ou sem eu compreendo que queiras mais uns cvs extra mas pela experiência que eu tenho com o meu GTI mk1 1.8 KR estou muito satisfeito só atmosférico pois como disse e bem o Mário Marques, já tem uma boa dose de rapidez e velocidade por ter só 850kg. Além disso se calhar eu natarriscava a montar já o turbo. Pois tens que fazer a inspeção e já tens o motor diferente mas não vão dar por isso. Mas se tiveres turbo vão logo desconfiar de ”Tunning” e podem mandar-te para uma inspeção B. Aí vão-te dar dores de cabeça.Eu não arriscava como no meu caso vai á inspeção e até passa com destinção pois por natsaberem que o KR já está preparado para gasolina sem chumbo os valores do CO estão sempre abaixo dos que devia ter com o EG. Depois de teres a inspeção feita então decidias por turbo ou então por Cames para mais uns cvs. Para mim o ideal embora com te digo por experiência do meu acho muito equilibrado e endiabrado. Chega mesmo para muitas máquinas recentes com mais cvs já para não falar que quando em estradas com curvas xau Laura.
Pesa bem às opções que tens logo te decidirás.
Qualquer coisa que eu possa contribuir para te ajudar dispõe.
Abraço
Mário
Já algum tempo tenho acompanhado o teu tópico. Em relação ao facto da tua indecisão com o turbo ou sem eu compreendo que queiras mais uns cvs extra mas pela experiência que eu tenho com o meu GTI mk1 1.8 KR estou muito satisfeito só atmosférico pois como disse e bem o Mário Marques, já tem uma boa dose de rapidez e velocidade por ter só 850kg. Além disso se calhar eu natarriscava a montar já o turbo. Pois tens que fazer a inspeção e já tens o motor diferente mas não vão dar por isso. Mas se tiveres turbo vão logo desconfiar de ”Tunning” e podem mandar-te para uma inspeção B. Aí vão-te dar dores de cabeça.Eu não arriscava como no meu caso vai á inspeção e até passa com destinção pois por natsaberem que o KR já está preparado para gasolina sem chumbo os valores do CO estão sempre abaixo dos que devia ter com o EG. Depois de teres a inspeção feita então decidias por turbo ou então por Cames para mais uns cvs. Para mim o ideal embora com te digo por experiência do meu acho muito equilibrado e endiabrado. Chega mesmo para muitas máquinas recentes com mais cvs já para não falar que quando em estradas com curvas xau Laura.
Pesa bem às opções que tens logo te decidirás.
Qualquer coisa que eu possa contribuir para te ajudar dispõe.
Abraço
Mário
GOLF GTI 1-KR 16v viewtopic.php?t=22868
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
-
- Amateur
- Mensagens: 222
- Registado: 05 mai 2007, 22:43
- Localização: Lisboa-vialonga
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Há desculpa esquecido te dizer que em relação ao facto de estar sem inspeção a tantos anos o meu já esteve 3 anos sem inspeção mas como estava com selo e sem matrícula cancelada foi só assinar um documento eu eles na indo-te dão como termo de responsabilidade em como a viatura não circulou durante esse tempo. No teu caso por serem 10 anos acho que é igual mas passa por um centro de inspeções e pergunta eles dizem-te logo.
Abraço
Mário
Abraço
Mário
GOLF GTI 1-KR 16v viewtopic.php?t=22868
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Mario muito obrigado pelas dicas! Sim cada vez tendo mais para o atmosferio por essas varias razoes que tanto tu como o Mario Marques disseram mas tambem acho que o carro fica mais facil de se trabalhar pois nao ha tantos periferios no motor etc, fica com mais espaco.mil46 Escreveu: ↑27 fev 2019, 19:10 Boas Bandarra
Já algum tempo tenho acompanhado o teu tópico. Em relação ao facto da tua indecisão com o turbo ou sem eu compreendo que queiras mais uns cvs extra mas pela experiência que eu tenho com o meu GTI mk1 1.8 KR estou muito satisfeito só atmosférico pois como disse e bem o Mário Marques, já tem uma boa dose de rapidez e velocidade por ter só 850kg. Além disso se calhar eu natarriscava a montar já o turbo. Pois tens que fazer a inspeção e já tens o motor diferente mas não vão dar por isso. Mas se tiveres turbo vão logo desconfiar de ”Tunning” e podem mandar-te para uma inspeção B. Aí vão-te dar dores de cabeça.Eu não arriscava como no meu caso vai á inspeção e até passa com destinção pois por natsaberem que o KR já está preparado para gasolina sem chumbo os valores do CO estão sempre abaixo dos que devia ter com o EG. Depois de teres a inspeção feita então decidias por turbo ou então por Cames para mais uns cvs. Para mim o ideal embora com te digo por experiência do meu acho muito equilibrado e endiabrado. Chega mesmo para muitas máquinas recentes com mais cvs já para não falar que quando em estradas com curvas xau Laura.
Pesa bem às opções que tens logo te decidirás.
Há desculpa esquecido te dizer que em relação ao facto de estar sem inspeção a tantos anos o meu já esteve 3 anos sem inspeção mas como estava com selo e sem matrícula cancelada foi só assinar um documento eu eles na indo-te dão como termo de responsabilidade em como a viatura não circulou durante esse tempo. No teu caso por serem 10 anos acho que é igual mas passa por um centro de inspeções e pergunta eles dizem-te logo.
Abraço
Mário
Em termos de inspecao, matricula, selo etc parece que o meu caso exactamente igual ao teu sim por isso acho que vou por essa via, e tal como disseste, por o KR a trabalhar como esta e com o megasquirt ja nao era pequeno feito. Depois em estando a andar etc a seu tempo se poe o turbo se for caso disso etc. mto obrigado pelas dicas!
Ja agora, chegaram hoje as calhas dos vidros mas sem borrachas, onde os vidros apoiam, sabes onde se arranjar?
Abraco
-
- Amateur
- Mensagens: 222
- Registado: 05 mai 2007, 22:43
- Localização: Lisboa-vialonga
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Boas
Já tentaste no site da mecathecnic França ou a wheritage no UK.? Cá em Portugal só conheco em Lisboa a auto Maria pia que trabalha com Vw. Mas não sei se terão essas borrachas. Onde vives? Talvez não sejam muito difícil de comprar nas casas de borrachas. Antigamente havia em Lisboa uma casa que tinha muitas borrachas cópias mas não sei se ainda está aberta. Era as Borrachas Berna na Av. de Berna. Vi na net e está em funcionamento. Não sei se tens como saber se teên essas borrachas porque antes tínhamos que levar amostra a loja.
Abraço
Mário
Já tentaste no site da mecathecnic França ou a wheritage no UK.? Cá em Portugal só conheco em Lisboa a auto Maria pia que trabalha com Vw. Mas não sei se terão essas borrachas. Onde vives? Talvez não sejam muito difícil de comprar nas casas de borrachas. Antigamente havia em Lisboa uma casa que tinha muitas borrachas cópias mas não sei se ainda está aberta. Era as Borrachas Berna na Av. de Berna. Vi na net e está em funcionamento. Não sei se tens como saber se teên essas borrachas porque antes tínhamos que levar amostra a loja.
Abraço
Mário
GOLF GTI 1-KR 16v viewtopic.php?t=22868
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
GOLF CABRIO viewtopic.php?f=64&t=76954
Feedback viewforum.php?f=117&start=270
-
- Rookie
- Mensagens: 100
- Registado: 12 mai 2016, 21:36
- Veículos: Volkswagen Golf II
- Localização: Viseu
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Eu estou a acompanhar o projeto mas estou um bocado como o paulo_1337...
Eu "moro" aqui na secção ao lado dos Golf MK2. xD
Se fosse a ti retirava o turbo e mantinha-o atmosférico. Fica menos complexo para trabalhar, menos peças possíveis de dar problemas…
Abraço!
Eu "moro" aqui na secção ao lado dos Golf MK2. xD
Se fosse a ti retirava o turbo e mantinha-o atmosférico. Fica menos complexo para trabalhar, menos peças possíveis de dar problemas…
Abraço!
-
- Amateur
- Mensagens: 686
- Registado: 18 jun 2017, 11:21
- Veículos: Golf IV
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Atmosférico vs turbo: eu ia para atmosférico, sem sombra de dúvidas, dá mais gosto de conduzir e não estás "dependente" do turbo (em situações de curva, mais especificamente), mas claro, cada um com as suas ideias!
Mais uma vez, boa sorte Bandarra
Abraço
Mais uma vez, boa sorte Bandarra
Abraço
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
O carro chegou a ser todo acabado e testado de mecanica\eletronica com o setup turbo?
O que tens concretamente a nivel de preparação, motor, chassis, suspensão, travagem, electrónica?
Falando na opção turbo, uma maneira de fazer perceber bem as coisas, um termo de comparação, um porsche 911 turbo(996) tem uma relação de 4kg\cv, um golf mk1 de 900kg com 250cavalos tem uma relação de 3,6kg\cv, porém não tem tudo o resto que o porsche tem, o que quer dizer que estamos em maus lençois, que foi basicamente a minha experiencia, obviamente que por mais que eu tente explicar o quanto o carro era mau não vai dar para perceber, mas o carro era um completo pesadelo quando era turbo, a direito, uma bala depois dos pneus agarrarem, mas tudo o resto, zero, não dá para conduzir um carro assim, é da mesma categoria dos g40 turbo e afins, fica mesmo muito mau, só serve para andar a direito e fazer videos p youtube....
Devias atualizar a página 1 do projeto.
O que tens concretamente a nivel de preparação, motor, chassis, suspensão, travagem, electrónica?
Falando na opção turbo, uma maneira de fazer perceber bem as coisas, um termo de comparação, um porsche 911 turbo(996) tem uma relação de 4kg\cv, um golf mk1 de 900kg com 250cavalos tem uma relação de 3,6kg\cv, porém não tem tudo o resto que o porsche tem, o que quer dizer que estamos em maus lençois, que foi basicamente a minha experiencia, obviamente que por mais que eu tente explicar o quanto o carro era mau não vai dar para perceber, mas o carro era um completo pesadelo quando era turbo, a direito, uma bala depois dos pneus agarrarem, mas tudo o resto, zero, não dá para conduzir um carro assim, é da mesma categoria dos g40 turbo e afins, fica mesmo muito mau, só serve para andar a direito e fazer videos p youtube....
Devias atualizar a página 1 do projeto.
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Ola Mario, obrigado pelas dicas, mto bom! Vi na vw heritage e ha e ate sao baratinhas por isso pra poupar mais uns euros ate sou capaz de as mandar vir quando tiver la, vou ter que ir ao UK! mto obrigado e ja ficam os vidros e as portas todas montadasmil46 Escreveu: ↑27 fev 2019, 21:11 Boas
Já tentaste no site da mecathecnic França ou a wheritage no UK.? Cá em Portugal só conheco em Lisboa a auto Maria pia que trabalha com Vw. Mas não sei se terão essas borrachas. Onde vives? Talvez não sejam muito difícil de comprar nas casas de borrachas. Antigamente havia em Lisboa uma casa que tinha muitas borrachas cópias mas não sei se ainda está aberta. Era as Borrachas Berna na Av. de Berna. Vi na net e está em funcionamento. Não sei se tens como saber se teên essas borrachas porque antes tínhamos que levar amostra a loja.
Abraço
Mário
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Ya como bastante gente ja disse e tu tambem, acho que por muitas e varias razoes faz mto mais sentido atmosferico e acho que vou por ai sem duvida. Tambem como disseste em termos de chassis, travoes etc ta praticamente stock por isso nao vale a penaMario_Marques Escreveu: ↑01 mar 2019, 16:10 O carro chegou a ser todo acabado e testado de mecanica\eletronica com o setup turbo?
O que tens concretamente a nivel de preparação, motor, chassis, suspensão, travagem, electrónica?
Falando na opção turbo, uma maneira de fazer perceber bem as coisas, um termo de comparação, um porsche 911 turbo(996) tem uma relação de 4kg\cv, um golf mk1 de 900kg com 250cavalos tem uma relação de 3,6kg\cv, porém não tem tudo o resto que o porsche tem, o que quer dizer que estamos em maus lençois, que foi basicamente a minha experiencia, obviamente que por mais que eu tente explicar o quanto o carro era mau não vai dar para perceber, mas o carro era um completo pesadelo quando era turbo, a direito, uma bala depois dos pneus agarrarem, mas tudo o resto, zero, não dá para conduzir um carro assim, é da mesma categoria dos g40 turbo e afins, fica mesmo muito mau, só serve para andar a direito e fazer videos p youtube....
Devias atualizar a página 1 do projeto.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Eu perguntei se testaste o carro porque existe um "mas" na possibilidade turbo.
Algumas centralina permitem ajuste por mudança e controlo de tracção e há vários tamanhos de turbo, em vez de usares um setup monstro podes fazer algo mais utilizável para uma potência mais baixa mas muito mais utilizável, como se fosse algo vindo de fabrica.
No meu caso ficou horrível pois usei tudo material que já tinha e o turbo mais pequeno que eu tinha era enorme e também fiz electrónica com base numa ecu dos anos 80 com gestão por Boost que nem tps tinha.
Algumas centralina permitem ajuste por mudança e controlo de tracção e há vários tamanhos de turbo, em vez de usares um setup monstro podes fazer algo mais utilizável para uma potência mais baixa mas muito mais utilizável, como se fosse algo vindo de fabrica.
No meu caso ficou horrível pois usei tudo material que já tinha e o turbo mais pequeno que eu tinha era enorme e também fiz electrónica com base numa ecu dos anos 80 com gestão por Boost que nem tps tinha.
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Tenho tudo montado de novo mas nunca testado. Alias o setup todo eh um bocado experimental, ha varios assim no mundo mas nao mtos. Tem e boost control por wastegate mas nao eh variavel. Para centralina vou usar megasquirt que ja tenho montado ah mto tempo, mas se for complicado e nao me arranjar com aquilo posso sempre meter o original digifant etcMario_Marques Escreveu: ↑04 mar 2019, 20:05 Eu perguntei se testaste o carro porque existe um "mas" na possibilidade turbo.
Algumas centralina permitem ajuste por mudança e controlo de tracção e há vários tamanhos de turbo, em vez de usares um setup monstro podes fazer algo mais utilizável para uma potência mais baixa mas muito mais utilizável, como se fosse algo vindo de fabrica.
No meu caso ficou horrível pois usei tudo material que já tinha e o turbo mais pequeno que eu tinha era enorme e também fiz electrónica com base numa ecu dos anos 80 com gestão por Boost que nem tps tinha.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Tu com algumas MS consegues fazer controlo de Boost com solenoide, consegues ter wideband, tps, Maf, map e também controlo de Power por mudança, consegues ter injeção sequencial, bobines independentes, sensor cambota, sensor cam, controlo de tracção, etc, dependendo claro da versão.
-
- Amateur
- Mensagens: 525
- Registado: 08 abr 2006, 03:22
- Localização: Lisboa
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
ya, praticamente tenho isso tudo no ms, so nao tenho maf e bobines independentes, mas bobines independentes acho que vou porMario_Marques Escreveu: ↑04 mar 2019, 23:05 Tu com algumas MS consegues fazer controlo de Boost com solenoide, consegues ter wideband, tps, Maf, map e também controlo de Power por mudança, consegues ter injeção sequencial, bobines independentes, sensor cambota, sensor cam, controlo de tracção, etc, dependendo claro da versão.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Golf Gti 1982 -> 16vT - 13 anos depois, a luta continua
Agora é uma questão de decidires o que fazer com o carro e preparar a mecânica e carro nesse sentido.
Há coisas que vale a pena, outras que não.
Já há mais novidades?
Abraço
Há coisas que vale a pena, outras que não.
Já há mais novidades?
Abraço