Força com isso João.
Não te posso ajudar muito com os vidros, eu tenho um vidro riscado no meu, um dia que tenha tempo vou tentar polir ou mandar polir os vidros num especialista.
Golf mk1 GTi 1.6 L97A
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Boas Mario, mas acho que nesta minha dúvida me consegues ajudar.Mario_Marques Escreveu: ↑28 dez 2019, 23:47 Força com isso João.
Não te posso ajudar muito com os vidros, eu tenho um vidro riscado no meu, um dia que tenha tempo vou tentar polir ou mandar polir os vidros num especialista.
O volante de motor que se encontra no carro não bate certo com a referência do etka. Podes ver a referência numa das fotos.
Este volante tem o ponto de ignição a 0° TDC.
Sabes me confirmar se este é o valor correcto para o motor 1.6 EG?
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Aparentemente parece mesmo o original, pelo menos a marca do tdc0 é exatamente igual e logo ao lado tem aquela zona redonda de que me lembro bem, não consigo é perceber bem a referência que está na foto.
Esse carro vais afinar a ignição com vácuo e pistola com possibilidade de ajuste, só tem essa marca no volante se é essa a tua dúvida, há carros com 2 marcas ou 3, o teu só deve ter essa, o meu mk1 por ex tem duas mas eu tenho ignição eletronica, o meu GTI 1.8 também tinha duas marcas, já o GTI 1.6 que tive só 1.
Esse carro vais afinar a ignição com vácuo e pistola com possibilidade de ajuste, só tem essa marca no volante se é essa a tua dúvida, há carros com 2 marcas ou 3, o teu só deve ter essa, o meu mk1 por ex tem duas mas eu tenho ignição eletronica, o meu GTI 1.8 também tinha duas marcas, já o GTI 1.6 que tive só 1.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
A referência parece-me ser "067 105 273 B".Mario_Marques Escreveu: ↑31 dez 2019, 00:13 Aparentemente parece mesmo o original, pelo menos a marca do tdc0 é exatamente igual e logo ao lado tem aquela zona redonda de que me lembro bem, não consigo é perceber bem a referência que está na foto.
Esse carro vais afinar a ignição com vácuo e pistola com possibilidade de ajuste, só tem essa marca no volante se é essa a tua dúvida, há carros com 2 marcas ou 3, o teu só deve ter essa, o meu mk1 por ex tem duas mas eu tenho ignição eletronica, o meu GTI 1.8 também tinha duas marcas, já o GTI 1.6 que tive só 1.
Vejo vários sítios em que falam em 6°btdc nesse caso este volante deveria ter a marca desviada do 0.
No entanto vejo pessoas a falar que o 1.6 é a 0°.
Encontrei também este documento que diz 0° para gasolina 98, mas não sei a vericidade do mesmo.
Acho que vou montar este volante e ver no que dá.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
O teu carro não tem duas marcas, duas marcas tem os DX, 2h, JJ, KT, JH.
Que eu tenha conhecimento, GTI 1.6 eg, só tem essa marca, pode ter outras mas são feitas posteriormente, coisa que era costume na época fazer-se, mas não são de fabrica.
Na verdade não precisas das marcas para nada desde que tenhas uma pistola com ajuste manómetro de vácuo e saibas onde está o tdc0.
Nesses dados falta os valores de vácuo.
https://workshop-manuals.com/volkswagen ... ing_notch/
Que eu tenha conhecimento, GTI 1.6 eg, só tem essa marca, pode ter outras mas são feitas posteriormente, coisa que era costume na época fazer-se, mas não são de fabrica.
Na verdade não precisas das marcas para nada desde que tenhas uma pistola com ajuste manómetro de vácuo e saibas onde está o tdc0.
Nesses dados falta os valores de vácuo.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Está esclarecido
Entretanto começou-se a apertar umas coisas no motor.
Pois as peças são tantas e conforme se vai montando vê-se que falta coisas ou que algo não está bem.
Deixo algumas fotos do motor antes e depois.
O motor está todo reconstruído, basicamente de internos tem a cam, bielas e cambota de origem tudo o resto levou novo.
Espero que esteja tudo como manda a lei
Entretanto começou-se a apertar umas coisas no motor.
Pois as peças são tantas e conforme se vai montando vê-se que falta coisas ou que algo não está bem.
Deixo algumas fotos do motor antes e depois.
O motor está todo reconstruído, basicamente de internos tem a cam, bielas e cambota de origem tudo o resto levou novo.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Polimento de vidros não retira riscos profundos. Alias, com o polimento notas mais os mesmos..Mario_Marques Escreveu: ↑28 dez 2019, 23:47 Força com isso João.
Não te posso ajudar muito com os vidros, eu tenho um vidro riscado no meu, um dia que tenha tempo vou tentar polir ou mandar polir os vidros num especialista.
Falo por experiência própria.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
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https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Rodolfo, provavelmente o termo polimento que usei não é o mais adequado ao que mandei fazer, tive 2 situações distintas, á muitos anos mandei polir os vidros dos faróis de xenon no meu golf 4 numa casa de detalhe na Maia e aconteceu o que descreves, mais recentemente tive de mandar reparar o vidro traseiro do meu Porsche, alguém me riscou fundo o vidro traseiro, fui a Espanha com o carro, gastei 480e nos vidros todos para restaurar, ficaram como novos, eu não sei concretamente o que fizeram mas os vidros ficaram impecáveis, vi vários vídeos no YouTube de empresas que fazem serviços semelhantes, tiram mesmo riscos fundos.
Já ouvi falar que em Braga há também uma empresa de uns brasileiros que também faz isso.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
A nível de óleo o manual da Haynes diz 15W50.
Mas vejo muita gente a usar 10w40.
Qual aconselham?
Mas vejo muita gente a usar 10w40.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Se o motor foi refeito corretamente podes usar na boa 10w40, 15w50 á partida só encontras mineral á venda o que não é o melhor hoje em dia.
No tempo desses carros a maioria dos óleos eram mono graduados, minerais e de baixa qualidade, os óleos hoje em dia são imensamente melhores, especialmente no que toca a fluidez e densidade a várias temperaturas.
Uma coisa importante, antes de terem metido a correia deviam ter metido óleo e sangrado o sistema, não metas o motor a trabalhar sem primeiro sangrar o sistema, em especial se tiver o radiador de óleo a ar.
No tempo desses carros a maioria dos óleos eram mono graduados, minerais e de baixa qualidade, os óleos hoje em dia são imensamente melhores, especialmente no que toca a fluidez e densidade a várias temperaturas.
Uma coisa importante, antes de terem metido a correia deviam ter metido óleo e sangrado o sistema, não metas o motor a trabalhar sem primeiro sangrar o sistema, em especial se tiver o radiador de óleo a ar.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Boas Mário, o motor ainda não tem óleo, no entanto também ainda não tem a correia de distribuição no sítio, o motor vai ter o radiador de óleo arrefecido a ar.
Para sangrar a bomba de óleo basta rodar a polia da bomba de óleo?
Podes descrever como se faz o processo? Basta chegar óleo à cabeça do motor ou é preciso chegar ao radiador e encher o filtro de óleo?
Quero ver se não faço asneiras xD.
Penso que no manual da Haynes não refere nada de sangrar a bomba de óleo. Vou ler com mais alguma atenção.
Para sangrar a bomba de óleo basta rodar a polia da bomba de óleo?
Podes descrever como se faz o processo? Basta chegar óleo à cabeça do motor ou é preciso chegar ao radiador e encher o filtro de óleo?
Quero ver se não faço asneiras xD.
Penso que no manual da Haynes não refere nada de sangrar a bomba de óleo. Vou ler com mais alguma atenção.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Eu normalmente meto óleo e depois com a máquina rodo polia intermediária até ler pressão de óleo no manómetro, faço isto com as velas fora para o motor rodar mais fácil.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Neste momento, o carro já tem mais algumas peças no sítio. Começo a precisar que o estufador venha colocar o teto para poder meter os vidros todos ao sitio.
Deixo mais algumas fotos do estado atual
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
As obras continuam, neste momento o motor já está no sítio. Os parachoques foram recuperados mantendo os originais. As faixas pretas também já foram instaladas.
P.S Mário segui o teu conselho e sangrei a bomba de óleo antes de meter a distribuição.
P.S Mário segui o teu conselho e sangrei a bomba de óleo antes de meter a distribuição.
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Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A
Mais um update, abas dos guarda lamas no sítio.
Carro no chão, ainda está com uns amortecedores velhos que tinha para ali. Parece um jeep. Tenho de me decidir que setup de suspensão/molas meter.
Carro no chão, ainda está com uns amortecedores velhos que tinha para ali. Parece um jeep. Tenho de me decidir que setup de suspensão/molas meter.
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