Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Entretanto apareceu-me o negócio de umas snowflake, não era as jantes que tinha em mente. Mas parece-me um excelente negócio mesmo estando uma danificada. A ver se amanhã às vou buscar. Mesmo que acabe por não montar no carro acho que valem sempre o dinheiro
Anexos
IMG_20200312_180152_copy_1600x1200.jpg
IMG_20200312_180156_copy_1600x1200.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Com isto do covid o golf tem estado parado, pois não está em minha casa :(
No entanto chegou mais uma peça para avançar com a montagem.
Chegaram os 4 amortecedores koni sport.
Vamos lá ver se o conjunto koni sport + eibach pro kit, aprova.
A ideia é ter o carro um pouco mais desportivo sem perder muito conforto.
Anexos
IMG_20200327_152600-1200x1600.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Tenho o mesmo setup no meu mk1 faz algum tempo, amortecedores koni sport+molas eibach pro kit.
Os amortecedores são mesmo muito bons, as molas, para te ser franco fiquei desiludido em comparação ás originais "vw sport", não é que sejam más, mas as de origem no meu caso são melhores, as eibach são confortáveis e metem o carro "bonito"(isto se a definição de bonito por rebaixado), mas a taragem é demasiado branda, deviam ser mais duras, isto falando do meu caso que tenho motor 1.8 e o meu mk1 não é propriamente leve.
Pela experiência que tenho, é muito importante teres atenção aos batentes de amortecedor da frente, é importante que fiquem mesmo com a medida ideal e sejam algo progressivos na compressão, e não podem ficar nem muito longos nem muito curtos.
Eu consegui montar as molas eibach praticamente sem necessitar de um compressor de molas, elas têm o mesmo numero de elos das originais e usam a mesma espessura de aço e mesmo diâmetro, a diferença é apenas no ângulo dos elos que as faz rebaixar o carro e serem mais moles.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mas é como já tinha referido Mário, as minhas molas uma estava partida e outra já não era de GTI :s
Como este carro é mais leve pode ser que fique melhor, do que a experiência que tens no teu.

Quanto aos batentes dos amortecedores o que consideras a medida certa?
Eu estava a pensar usar os que tenho numa suspensão de um golf 1 que ainda são os originais e estão em bom estado pelo que vi.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Eu no meu caso estou a usar as molas recomendadas pela eibach para o meu carro pelo que as coisas são mesmo assim.
Tens de medir o curso da mola e do amortecedor, depois meter um batente que basicamente impeça os elos de baterem e o amortecedor de encostar no fundo, vai ser algo como o original mas com menos uns milímetros, atrás não terás problemas, é só na frente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

No manual dos amortecedores tem lá o binário com que devemos apertar os amortecedores. O valor a ser usado é esse ou o que é especificado pela vw?
Mário tens alguma dica para segurar o veio ao apertar a femea?

Deixo aqui uma fotos do estado dos antichoque que tenho aqui originais. Estão em muito bom estado
Anexos
IMG_20200330_134614-2000x1500.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bem hoje foi dia de limpar e testar a bóia de combustível e está OK.
O depósito de combustível tinha bastante ferrugem no interior. Foi todo limpo através de ácidos e revestido no interior com uma resina baseada em epoxy. Podia comprar um novo, mas ao fim de uns anos ia ficar com ferrugem. Assim fica defenitivo.
Anexos
IMG_20200331_170742-2000x1500.jpg
IMG_20200331_170125-2000x1500.jpg
IMG_20200331_164518-2000x1500.jpg
IMG_20200331_164433-2000x1500.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

João, eu uso a força indicada no manual dos amortecedores, os koni específicos de mk1 trazem a documentação toda completa, inclusive setups ideais de afinação, pelo menos os meus traziam e até aquele autocolante clássico da koni, da aí uma vista de olhos.
viewtopic.php?f=64&t=110765&start=315

Para montar, eu tenho bastante ferramenta pois tenho uma oficina só de VW, ao longo dos anos fui comprando o que ia precisando, mas basicamente é uma chave 11 de caixa para segurar o veio e depois outra aberta para a fêmea com dinamometrica, se não tiveres nada....meia volta antes de partir :D
Apenas não uses nunca chaves de impacto nos koni senão as válvulas kaput!

Os teus batentes parecem estar ok, mas depois ao andar é que vais perceber se é preciso cortar ou não, nota-se bem se precisar de ajustes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Vou então montar os batentes sem cortar. A ver se entretanto mando as estruturas dos amortecedores para o jato de areia.

Hoje foi dia de andar de volta dos tubos de gasolina.
Este carro está cheio de tubos e tubinhos, dá uma trabalheira enorme fazer todos os tubos de novo. Deixo algumas fotos do ensaio dos novos tubos, antes de serem cravados.
Anexos
IMG_20200401_172330-1600x1200.jpg
IMG_20200401_161247-1600x1200.jpg
IMG_20200401_161238-1600x1200.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Vou deixar aqui mais umas fotos da limpeza de 2 peças. A borboleta de admissão e as falanges de água do motor.

As falanges da água neste motor. 1.6 EG, são terríveis. A falange frontal é muito difícil de encontrar. Felizmente tive sorte em arranjar uma num estado aceitável pois a minha estava completamente podre. A minha lateral foi limpa mas está podre e vou tentar recuperar enchendo com alumínio a ver o que dá.

P.S- se alguém tiver alguma falange destas em bom estado e esteja disposto a vender que me diga. Gostava de ter umas como suplentes
Anexos
MVIMG_20200402_200204-1600x1200.jpg
IMG_20200314_150323-1600x1200.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

João á partida se usares anticongelante sempre e o substituírem quando preciso isso não corrói nunca mais, isso hoje em dia está tudo estragado pois já se sabe como era o pessoal antigamente, bota água...
Eu aqui á tempos comprei uma flange do termostato em alumínio, também vinha toda comida, enchi, maquinei e ficou impecável.
Um conselho, já que estás com a mão na massa, testa a borboleta e troca o oring do parafuso do ralenti.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

O engraçado das falanges que vi podes é que por dentro estão boas, mas ficam corruidas na zona em aperta o tubo.

A borboleta vou trocar o vedante do relantim e os o-rings que trabalham juntos com os 4 rolamentos da borboleta.
Hoje já foram declarados as estruturas dos amortecedores e ainda levaram aparelho para não oxidar.
Anexos
MVIMG_20200402_154004-1200x1600.jpg
MVIMG_20200403_182803-1200x1600.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Se estão boas maravilha, essa corrosão nessa zona é normal, acontece sempre nessa zona e em curvas de um dos lados, devido ao formato essa zona fica estagnada quando há deslocamento de líquidos e vai acumular mais minerais, acontece em todos os carros.
Fazes muito bem em rever isso tudo, mais tarde poupas trabalho e dores de cabeça.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

As obras continuam, hoje foram os espelhos para o sítio e as fardas das portas. Um pormenor interessante é o plástico de vedação das portas. Ainda é o original :D
Anexos
MVIMG_20200409_201011-1600x1200.jpg
MVIMG_20200409_193031-1600x1200.jpg
MVIMG_20200409_183626-1600x1200.jpg
MVIMG_20200409_182445-1600x1200.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Hoje foi dia de montar a grelha do carro, o símbolo do GTI ainda vai ser ser reparado pois está um pouco desgastado.
Anexos
MVIMG_20200411_193638~2-1600x1200.jpg
MVIMG_20200411_165323~2-1600x1200.jpg
MVIMG_20200411_152631-1600x1200.jpg
Responder