Finalmente sou o feliz proprietário de um golf mk1.
A procura foi extensa mas finalmente adquiri um e foi um GTI.
O carro encontra-se em mau estado no entanto vai ser todo restaurado, provavelmente ficava mais em conta comprar um em bom estado mas nunca iria ficar como eu queria.
O carro a nível de chapa está bastante bom, no entanto a mecânica e interior está bastante mau.
Vou deixando aqui algumas fotos do processo apesar de não serem muitas e de o carro já estar quase todo desmontado.
Não pretendia que o carro fica-se demasiado duro. No entanto os coilovers podia ser uma mais valia pois por agora o carro vai andar com jante 13 e num futuro talvez ande por vezes com jante 15.
Algum feedback de algum destes conjuntos montados num golf mk1?
Experiência pessoal, quando estava na mesma situação que tu, a pensar no que comprar experimentei alguns carros de pessoal que me deixou, e aconteceu tipo o pessoal na opinião deles estar altamente e dizerem maravilhas e quando testei fiquei completamente desiludido em alguns casos (os ap foi um deles) com o conforto e a condução no geral, sendo que o meu ponto de comparação era o meu carro com suspensão original VW sport(gti, gli, sportline cabriolet, rivage cabriolet) em franco bom estado, nos carros de jante 13 ainda consegues ter um Conforto muito aceitável por muito mau que seja o conjunto, com 15 a conversa é outra, fica bastante pior e em algumas situações horrível!!!!!!
Se procuras o melhor compromisso deixa as molas originais se estiverem ainda ok e forem mesmo as originais e coloca uns amortecedores de qualidade, mas depois já se sabe que é uma questão de prioridades de cada pessoa, para mim a prioridade é condução e conforto, mas depois também vai depender de cada pessoa, experiência que tem e comparação.
Eu meti os koni sport e molas eibach pro kit, de todos que testei era o que tinha o comportamento mais parecido ao original o carro ficou esteticamente agradável e se fores ver por aí fora o melhor feedback é sempre bom tanto dos amortecedores como das molas no mk1, mas estou seriamente a pensar voltar as molas originais porque as eibach são muito moles e com pneu 50 em algumas situações bate muito a mola, é muito mole e fecha-se, outro problema é que ao baixar o braço fica inclinado para cima se não levar extensão na rótula e afeta muito o conforto nestes carros além de colocar muito esforço no túnel do chassis.
Resumindo, experimenta todos os carros que puderes, mas experimenta bem, bom piso, mau piso, lombas, apertar nas curvas, dar gás, se das bastante valor ao prazer de condução de um carro espigadito vais acabar por perceber o que quero dizer.
Boas Mário, obrigado pelo feedback.
Infelizmente uma das molas do GTI está partida, tenho outro setup de molas mas é de um golf 1 normal. Vou ter mesmo de adquirir o setup completo.
Infelizmente aqui na zona não conheço ninguém com golf mk1 que tenha um dos setups que eu estava a pensar.
Como o pessoal antigamente gostava de inventar. A consola foi cortada para colocar o rádio.
Enquanto não aparece uma consola direita arranjei um suporte para os manómetros, depois de pintada acho que vai ficar aceitável.
Tenho uma consola de um cabrio mas infelizmente não é igual.
De que zona és? Se fores do porto ou arredores conheço pessoal que não se importa de deixar dar uma volta.
Eu creio que existe á venda umas molas réplica fiel das originais, na verdade são muito idênticas as eibach prokit, mas as eibach tem pitch diferentes, mesmo diâmetro de aço, mesmo número de elos, só muda o pitch o que faz com que o carro fique um pouco mais baixo e mole, as originais são mais duras que as eibach prokit.
Podes também tentar numa sucata e afins, as molas são fáceis de identificar pelas marcas de tinta, se vires as tuas elas têm umas marcas de tinta, essas marcas definem o modelo de mola.
Mario_Marques Escreveu: ↑15 Set 2019, 20:43
De que zona és? Se fores do porto ou arredores conheço pessoal que não se importa de deixar dar uma volta.
Eu creio que existe á venda umas molas réplica fiel das originais, na verdade são muito idênticas as eibach prokit, mas as eibach tem pitch diferentes, mesmo diâmetro de aço, mesmo número de elos, só muda o pitch o que faz com que o carro fique um pouco mais baixo e mole, as originais são mais duras que as eibach prokit.
Podes também tentar numa sucata e afins, as molas são fáceis de identificar pelas marcas de tinta, se vires as tuas elas têm umas marcas de tinta, essas marcas definem o modelo de mola.
Sou de Famalicão, ir ao Porto é na boa. Gostava de andar num com coilovers da AP para ver se realmente é desconfortável ou não.
Boa noite, por vezes os restauros não passa apenas por comprar e reparar peças. Aqui fica a nova aquisição. A ver se me vai ajudar a testar o sistema k-jet bem como nos esquemas eléctricos
Por vezes arranjam-se bons negócios na Amazon, este é a edição antiga que tem boa informação
Se quiseres dar um salto ao Porto um dia destes consigo-te arranjar a testares possívelmente 2 sets de koni diferentes bem diferentes, um deles num carro com praticamente tudo novo em folha Material aftermarket e molas eibach pro kit aplicado e jantes de 15, outro com jante 13 e o kit performance original VW da época que é só amortecedores koni com molas VW originais( tenho de confirmar com o dono que não sei se está nas boxes em obras) os ap ficam em Condeixa perto de Coimbra.
Já andei em mk1 com kit suspensão/mola, os referidos koni e aprova bem, mas ficas sempre pendente da altura das molas. Coils já testei muitos, JOM, TA, KW, AP e BC Racing. De todos, a nível de preço/qualidade e é o que tenho montado no meu jetta são os AP, para mim foi a melhor coisa que fiz depois de ter rolado algum tempo com TA. Kw, são muito bons, mas para uma kw v1 prefiro dar menos dinheiro e ter os AP que fazem o mesmo. Por 890€ já consegues os Bc Racing que são muito bons, já com algumas regulações tal como os kw v3.
A única queixa que tenho no meu são as molas especificamente na frente, muito moles para o amortecedor, possivelmente vou trocar as molas ou instalar anéis de compressão.
Por serem muito moles com koni na minha configuração perde conforto na frente em algumas situações pois os koni ajustam descompressão e não dureza como toda a gente diz, ou seja, bons para molas duras, maus para molas moles, devia ter metido o conjunto completo da koni que trazia molas penso que Fabricadas pela h&r.
A altura com 15 ficou assim, está ao ponto de ficar fixe sem entrar no mundo de criar muitas limitações ao uso do carro, sendo que a minha prioridade é a condução e não o aspeto.
As molas são as eibach prokit, muito mais baixo já me ia começar a causar problemas.