Olá a todos.
A minha Sharan 1.9tdi do ano 98 motor afn tem sido sempre uma máquina que até hoje é meter gasóleo fazer as devidas revisões e nada a dizer, até hoje....vinha para o trabalho de manhã como todos os dias, depois de sensivelmente 18 kms tenho o único semáforo, ao arrancar no mesmo que fica a 200m do local de trabalho ,por meu espanto começa a soluçar ,tive de carregar na embreagem acelerar a seco e tentar chegar ao trabalho, estacionei e assim ficou até agora ao sair e ir para casa, desta vez falhou logo ao inicio da viagem mas menos e lá cheguei a casa e parecia estar todo bem.
A alguém já aconteceu isto?
Alguém sabe o que poderá ser?
Obrigado.
Sharan 1.9tdi soluçar
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Quando o electrónico da bomba avaria costuma ser esse o sintoma
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Será aquela peça preta em frente da bomba?
Entretanto já mudei o relé 109 e ficou na mesma.
Quais os sintomas da massa de ar?
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Massa de ar, normalmente apenas faz o carro entrar em safe mode, não costuma gerar esse soluçar.
O filtro de gasóleo tem sido feito a devida manutenção?
É mais ao relantim que tens esse problema e com o motor já quente?
O filtro de gasóleo tem sido feito a devida manutenção?
É mais ao relantim que tens esse problema e com o motor já quente?
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Sim quando faço revisão meto tudo novo,por muitas vezes só não mudo o de ar.
Ela faz isso mais depois de aquecer,mas noutro dia fez logo de manhã.
Por vezes está a trabalhar em relantin e simplesmente desliga,depois não pega abro o capô mexo na fiagem dou há chave e pega. Esquezito mesmo.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Foi há máquina acusou 2 erros,sensor combota e maf.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Se esse carro for tipo o meu, o erro da maf pode ser despolutado por muitas situações. O que diz o erro em específico?
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
O da cambota tem muito mais a ver com a tua descrição do problema do que a maf, a maf a unica coisa que faz é eventualmente limitar a potencia, mas de resto tudo funciona igual, já problemas de comando fazem o carro não pegar, soluçar entre muitas outras coisas pouco agradaveis, pois a ecu não consegue comandar a injecção, agora, sendo um AFN, é preciso ter atenção se não está com problemas na cambota, pois quando isso acontece um dos sintomas é despoletar erros de sensor de cambota além do carr trabalhar mal, despoleta pois o motor sai do ponto, e chega a uma altura em que já nem pega mais ou causa danos graves.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Isso já não sei, vimos aquilo há hora de almoço e como deve imaginar o tempo é pouco.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
E como resolvo isso???Mario_Marques Escreveu: ↑05 jul 2021, 22:27O da cambota tem muito mais a ver com a tua descrição do problema do que a maf, a maf a unica coisa que faz é eventualmente limitar a potencia, mas de resto tudo funciona igual, já problemas de comando fazem o carro não pegar, soluçar entre muitas outras coisas pouco agradaveis, pois a ecu não consegue comandar a injecção, agora, sendo um AFN, é preciso ter atenção se não está com problemas na cambota, pois quando isso acontece um dos sintomas é despoletar erros de sensor de cambota além do carr trabalhar mal, despoleta pois o motor sai do ponto, e chega a uma altura em que já nem pega mais ou causa danos graves.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Boa noite,resolve isso indo a uma oficina . Se for o sensor da cambota e uma peca na casa dos 100 euros. Eu aconselho a ver a admissão do carro, turbo e egr. O user Mário poderá ajudar . O que tem acontecido e que se muda o sensor e não se resolve o problema.( Que tem a ver com o seu erro da maf). Assim mande inspeccionar o estado do coletor de admissão,válvula egr e turbo.( Pode tar a dar menos ou mais pressão e fax disparar a maf). Mas questione o Mário . Vá pelo diagnóstico. Não mude peças.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Já comprei as peças e foi 55€ já com portes.golf31996 Escreveu: ↑07 jul 2021, 21:55 Boa noite,resolve isso indo a uma oficina . Se for o sensor da cambota e uma peca na casa dos 100 euros. Eu aconselho a ver a admissão do carro, turbo e egr. O user Mário poderá ajudar . O que tem acontecido e que se muda o sensor e não se resolve o problema.( Que tem a ver com o seu erro da maf). Assim mande inspeccionar o estado do coletor de admissão,válvula egr e turbo.( Pode tar a dar menos ou mais pressão e fax disparar a maf). Mas questione o Mário . Vá pelo diagnóstico. Não mude peças.
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Boa noite okay. Depois coloque um post sff a dizer se ficou okay so com o sensor da cambota... Se for teve mta sorte. ( Dentro do azar claro). A admissão normalmente leva a esses sintomas também... Mas coloque a questão ao Mário para ele lhe explicar as causas da maf não estar okay( excluindo qd ela nAo funciona).
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Isso na marca custa 47euros e tens de trocar também o parafuso central e depois tem de ser apertado com a força correta(quase toda a gente falha nisto por não terem as ferramentas para o serviço!!!!!!), e antes de tudo deverias ter verificado se realmente o problema era de lá caso não tenhas verificado, vais precisar de auxilio de um torneiro para garantir que essa reparação ponta da cambota pode precisar de ser maquinada/reparada, eu pessoalmente costumo aplicar pino de reforço nesses motores e noutros da mesma geração que sofrem do mesmo problema.gtdII Escreveu: ↑08 jul 2021, 18:38Já comprei as peças e foi 55€ já com portes.golf31996 Escreveu: ↑07 jul 2021, 21:55 Boa noite,resolve isso indo a uma oficina . Se for o sensor da cambota e uma peca na casa dos 100 euros. Eu aconselho a ver a admissão do carro, turbo e egr. O user Mário poderá ajudar . O que tem acontecido e que se muda o sensor e não se resolve o problema.( Que tem a ver com o seu erro da maf). Assim mande inspeccionar o estado do coletor de admissão,válvula egr e turbo.( Pode tar a dar menos ou mais pressão e fax disparar a maf). Mas questione o Mário . Vá pelo diagnóstico. Não mude peças.
Atenção que isto deve ser sempre confirmado se tem realmente ou não um problema, isto não é uma reparação para se ir fazer ao "manel guê tê", é uma reparação que para ficar impecavel e durar outros 30 anos requer ferramentas próprias e trabalho especialista, se houver uma imperfeição na face vai voltar a acontercer o mesmo igual ou pior.
Normalmente isto é o problema, para se fazer bem uma reparação destas, a face da cambota tem de ser medida e corrigida, medida, não basta olhar para ela, tem aqui casos no forum de pessoal que fez esta reparação 2, e mais vezes porque nunca a fizeram bem á primeira, até que desistem e vendem o carro a alguém.............
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Re: Sharan 1.9tdi soluçar
Mário bom dia , obg por explicar. Poderias também explicar ao user a questão da limpeza da admissão q provoca ou pode provocar uma massa de ar estar a não funcionar corretamente( a questão da pressão negativa e/ ou positiva sff)