1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Responder
alllright
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 04 out 2012, 13:34
Veículos: Golf VI 1.6 TDI; Tiguan 1.6 TDI

1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por alllright »

Boa tarde a todos,

Tenho um Tiguan 1.6 TDI 115CV, comprado há 22 meses e que está prestes a fazer a sua primeira revisão dos 30.000Kms, sendo que ainda tem garantia durante +3 anos ou 70,000kms (o que ocorrer primeiro).

O concessionário onde o comprei (Santogal) só usa óleo Galp, ou seja, o carro foi comprado novo com esse óleo. O incrível, é que no friso lateral da porta do condutor está lá o já conhecido autocolante que diz: "A VW recomenda o uso de óleo Castrol"....

No passado, tive 3 Golfs (MKII, MKIV e MKVI) e todos levavam óleo Castrol e sempre andei muito satisfeito com o desempenho vs desgaste em todos eles (o MKII chegou a levar óleo da extinta Texaco mas, assim que esse desapareceu do mercado, passou a levar Castrol).

Pessoalmente, não recomendo o óleo Galp (as especificações do data sheet deixam muito a desejar, comparativamente com outras marcas de óleo) e parece mesmo afetar o rendimento do motor, especialmente a frio. Assim sendo, não o quero mais no Tiguan.

Alguém aqui já conseguiu convencer os gajos da Santogal (ou de outro concessionário) para colocar óleo de outra marca que não aquela que eles vendem, a pedido do cliente?

Julgo que a questão da perda da garantia não se coloca aqui, visto estar salvaguardado no contrato de compra que as revisões podem ser feitas em qualquer oficina, desde que esta respeite as normas e diretrizes indicadas pela marca.

Então VW, recomendas Castrol (lá fora) e recomendas Galp (cá dentro)?

Obrigado e cumps a todos,
Jota
Lisboa
"There is only one good, knowledge, and one evil, ignorance." by Socrates
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por SuperGolf »

O importante é a norma e não a marca...

Não quero mandar bitaites, mas essa modelo deve usar 506.00 ou 507.00.

Outra coisa: NUnca usar oleo mais do que 15k....isso de Long Life e fazer 30K, é uma valente treta.
Se fosse carro novo meu, mudava logo aos 5k....mas isto sou eu.
alllright
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 04 out 2012, 13:34
Veículos: Golf VI 1.6 TDI; Tiguan 1.6 TDI

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por alllright »

Obrigado pelo feedback.

Sim, eu sei a norma. Não mencionei porque para mim, já está implicita.

O problema aqui é que a marca realmente interessa porque os sintéticos são desenvolvidos de formas distintas e se olhares para os data sheets de várias marcas, mesmo com normas iguais, logo percebes diferenças na viscosidade, pontos de inflamação e fluidez, densidade, propriedades e prestações, etc, etc.

Como seria de esperar, há sempre interesses nos bastidores, quando se fazem parcerias entre marcas automóveis e marcas de óleos mas isso é como tudo na vida. O que interessa aqui é que tenho uma boa experiência com os óleos Castrol e queria continuar com eles. Não vou colocar mais óleo Galp isso é certo, mas queria (tentar) fazer essa revisão no concessionário de compra, daí ter questionado se aqui alguém já tinha passado por uma situação semelhante.

Quanto à história do óleo fazer 30,000Kms, pessoalmente nunca tive qualquer problema com isso. No meu MKVI (com DPF), fiz quase 450,000Kms e foi sempre usado óleo Long Life e mudanças normais aos 29.000 - 30.000Kms. Os cuidados têm que se ter em todo o lado e eu costumo ser muito metódico e cuidadoso nisso ao ponto de ter uma base de dados detalhada com todos os registos de tudo o que foi feito no carro desde que o comprei e uma estimativa do que tem que ser substituído e/ou revisto no futuro.

Sabemos que os aditivos presentes no óleo Long Life são a peça-chave para ajudar a conservar durante mais tempo as propriedades deste em diferentes condições de utilização. Se houver um assassino que goste de acelerar a fundo com o motor a frio ou, num carro a diesel, ande acima das 2500 RPM's com alguma frequência, ou ainda, se tiver o carro parado durante largos períodos, ou ainda se fizer muitas vezes curtas distâncias no pára-arranca, então não haverá óleo Long Life que lhe valha. O tipo de condução é que ajuda a fazer o "Long Life" funcionar e, se esta condução for adequada, o óleo contém as características que ajudam o condutor a prolongar as revisões periódicas.

Na realidade, há alguns motores (nomeadamente da BMW e da Mercedes) que permitem períodos de intervenção alargados até aos 50,000Kms, desde que, como mencionei em cima, os seus donos tenham os cuidados devidos. No futuro, e enquanto houverem carros alimentados a combustíveis fósseis, será normal que estes períodos de mantenham ou sejam mesmo alargados, tendo em conta que há constantes evoluções e melhorias nos processos de aditivagem e, sobretudo, nos componentes usados nos motores, que são cada vez mais resistentes, leves e menos sujeitos a desgaste.
"There is only one good, knowledge, and one evil, ignorance." by Socrates
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por SuperGolf »

Pegando pelo fim, não sou o mais entendido para explicar de uma forma mais cientifica, mas em versão curta:
- Esses óleos aos 8K já perderam grande parte das propriedades.
- Susceptibilidade de criarem mais depósitos no motor, nomeadamente tubagens do turbo e levarem a falhas de lubrificação e consequente morte prematura do mesmo.
- Probabilidade de falha no filtro do óleo, devido a um esforço acrescido.

Depois vem a questão das propriedades químicas dos óleos, reacções, etc,etc, mas aqui não estou tão a vontade.

Sinceramente, e falo por mim, que também sou minucioso até dizer chega no que meto no motor, é fazer 10K e mudar. A prova é que tiro a tampa da cabeça do motor e está tudo a brilhar, sem manchas.

Castrol, Mobil1, são consensualmente boas marcas. Pessoalmente uso Motul.

Esqueci-me de dizer que tenho o carro alterado e isso também altera as variáveis. Ma mesmo que não fosse, manteria a mesma politica.

Talvez o user Mário possa elucidar acerca do uso dos LL.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Super, os 1.6 não sofrem dos mesmos problemas dos antigos 1.9, os 1.9 foram "adaptados" para sistema long life, originalmente não eram, os 1.6 já foram construídos de raiz com isso presente, são completamente diferentes, e nesse departamento são muito melhores.
É certo que se renovar o óleo mais cedo ele tem maior proteção, mas os 1.6 não fazem o mesmo massacre no óleo que os antigos 1.9.
Quem tiver o carro modificado ou faça um uso desportivo deve na mesma encurtar as mudas de óleo bastante, agora uso normal nestes carros, não há problemas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado pelo esclarecimento Mário.

Pensei que os LL por si, fossem algo mau, independentemente do motor em si.

Sempre a aprender.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Deram muita barracada ao início em que os motores não estavam devidamente preparados para isso, eram basicamente motores antigos em que enfiaram um óleo diferente, entretanto já muita coisa mudou, e os motores já são construídos de raiz preparados para isso, os próprios óleos também evoluíram
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
alllright
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 04 out 2012, 13:34
Veículos: Golf VI 1.6 TDI; Tiguan 1.6 TDI

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por alllright »

Obrigado a ambos pelos esclarecimentos e partilha de experiências.

Já mandei mudar o óleo (não na marca) e levou Castrol GTX 5W30 C3.

Nunca usei o GTX (usei anteriormente no MKVI, o Edge normal e o Edge Professional) mas, pelo que fui informado, este óleo parece ter sido feito para optimizar a limpeza e proteção do motor e parece também minimizar o consumo residual de óleo.

O preço por litro foi adequado, que comparado com o Edge ou Magnatec, está de acordo com o espectável.
"There is only one good, knowledge, and one evil, ignorance." by Socrates
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: 1ª Revisão em Tiguan 1.6 TDI (30.000kms) - Marca do óleo

Mensagem por SuperGolf »

Recentemente comprei EDGE salvo erro 5-30 norma 507.00, e dei 43 euros por 5Litros.
Responder