[ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

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[ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Boas.
preciso da vossa ajuda.
sei que não é um golf, mas é um PD, neste caso PD75, AMF.

Ultimamente, e cada vez mais frequentemente ao ligar o carro faz o que se ve no video.
trabalhar irregular e fumarada, que passados uns segundos ou de andar com o carro, ele limpa e trabalha normalmente.
o que poderá ser?
injetores?

https://www.youtube.com/watch?v=C9q9qyuiKxo

https://youtu.be/C9q9qyuiKxo

o carro já levou novo:
Bomba tandem (pierburg)
turbo novo
n75
tubos de vacuo
tem EGR (apenas corpo com borboleta, de resto foi soldada), ou seja, é um supressor de EGR com borboleta funcional.
tubo de respiradouro da tampa das valvulas a funcionar.

mesmo depois de levar isto tudo, o problema persiste e está cada vez mais frequente.
a quente não faz.
mas se fizer uma viagem curta e parar o carro, ao ligar pode voltar a fazer.

Será problemas de injetores?
no VAGCOM não dá nenhum erro.

Obrigado
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

Vou mover o tópico para a zona correta.

Em relação ao problema, pela tua descrição e vídeo parece um caso já muito avançado de problemas na injeção ou compressão.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 20 fev 2021, 11:38 Vou mover o tópico para a zona correta.

Em relação ao problema, pela tua descrição e vídeo parece um caso já muito avançado de problemas na injeção ou compressão.
Mas é normal passados andar um pouco ele ficar normal?
Às vezes não acontece.

Alguma oficina na zona de VFX/Alverca/Lisboa que recomendem?

Obrigado
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres problemas tanto a nível de compressão como de injecao eles vão-se manifestar bastante mais a frio pois a frio há muito maior dificuldade em "pegar", podendo no caso da injeção dar também ares da sua graça a quente quando tenta fazer a estabilização.

Recomendo veres este tópico, não é sobre o teu motor mas os problemas são os mesmos:
viewtopic.php?f=32&t=116865

E recomendo acima de tudo é que facas um diagnóstico em condições, dar palpites por vídeos e descrição, nunca é muito acertivo, no entanto se o motor não te gasta óleo nem água, se nunca fizeste manutenção aos injectores, coisa que pouca gente faz, é muito provável a causa ser de lá, as vezes tinha carros na oficina que quando os ligava a frio tinha de ventilar a oficina toda que não se aguentava o cheiro/fumo a frio.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 20 fev 2021, 13:59 Se tiveres problemas tanto a nível de compressão como de injecao eles vão-se manifestar bastante mais a frio pois a frio há muito maior dificuldade em "pegar", podendo no caso da injeção dar também ares da sua graça a quente quando tenta fazer a estabilização.

Recomendo veres este tópico, não é sobre o teu motor mas os problemas são os mesmos:
viewtopic.php?f=32&t=116865

E recomendo acima de tudo é que facas um diagnóstico em condições, dar palpites por vídeos e descrição, nunca é muito acertivo, no entanto se o motor não te gasta óleo nem água, se nunca fizeste manutenção aos injectores, coisa que pouca gente faz, é muito provável a causa ser de lá, as vezes tinha carros na oficina que quando os ligava a frio tinha de ventilar a oficina toda que não se aguentava o cheiro/fumo a frio.
Por curiosidade, o facto de ter colocado o dito pseudo supressor da egr fez despoletar isto, ou o mal já la estava?
Voltar a meter a egr original será que resolve o problema?
Água não gasta. Óleo gastava, que penso que seja do turbo (uma das razões para ter trocado, além dos safe mode).
A troca do turbo foi feita ontem, daí não conseguir dizer se o consumo de óleo ficou resolvido.
O consumo de óleo era elevado, mas tinha muitas fugas(egr, muitos tubos ressequidos, até da ficha da cablagem perdia óleo, do turbo também pingava).

Tenho que mandar o carro para casa que veja a injeção e faça um diagnóstico.

Já agora, o diagnóstico deve ser como?
Software apenas? Ou tem que abrir a tampa das válvulas para ver o estado deles?

Obrigado
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

A egr não te despoleta isso, mas como não tens egr, os gases que antes iam para a admissão agora vão diretos pelo escape e vês sair em maior quantidade, mas a egr em si não tem nada a ver.
O turbo pode originar fumo se estiver com passagem, aquece o óleo no escape e cria uma bela neblina.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 20 fev 2021, 18:47 A egr não te despoleta isso, mas como não tens egr, os gases que antes iam para a admissão agora vão diretos pelo escape e vês sair em maior quantidade, mas a egr em si não tem nada a ver.
O turbo pode originar fumo se estiver com passagem, aquece o óleo no escape e cria uma bela neblina.
Em relação ao fumo sim, mas o trabalhar incerto é que acho estranho.
Coincidência é que começou a fazer depois de ter trocado a egr.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

O trabalhar incerto é o motivo de desconfiar da injeção, pois a injeção provoca fumo e trabalhar incerto e geralmente também se queixa mais a frio.
A egr podia estar apenas por algum motivo a disfarçar o problema mas posso garantir que mesmo que a metas novamente e o problema desapareça, não o vejas maus, vai lá continuar o problema na mesma, apenas escondido, a egr é apenas um dispositivo para recirculação de gases de forma a baixar as temperaturas nos cilindros em algumas situações e consequentemente baixar as emissões de NOx, a egr é uma válvula que te liga os gases de escape á admissão, gases que se o motor estiver saudável são inertes.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

estes valores dos injetores são normais?
medição feita com o carro quente (90 graus, tanto de oleo como de agua).
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obrigado
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

Esses dados não dizem grande coisa na verdade, pois tens de testar em condições de esforço diversas, geralmente não aparece o defeito escarrapachado á frente dos olhos, tens de testar isso em situações de esforço e que gerem oscilações, mas já dá para perceber que a compensação não está perfeita, mas esse teste também é muito limitado, já apanhei carros com injectores literalmente desfeitos(já com os chapéus de molas partidos e os vedantes cortados), com menos desvio que o teu, mas esse teste tem muitas limitações.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 03 mar 2021, 00:05 Esses dados não dizem grande coisa na verdade, pois tens de testar em condições de esforço diversas, geralmente não aparece o defeito escarrapachado á frente dos olhos, tens de testar isso em situações de esforço e que gerem oscilações, mas já dá para perceber que a compensação não está perfeita, mas esse teste também é muito limitado, já apanhei carros com injectores literalmente desfeitos(já com os chapéus de molas partidos e os vedantes cortados), com menos desvio que o teu, mas esse teste tem muitas limitações.
Existe algum software/máquina que consiga diagnosticar sem ter que abrir?
Por curiosidade.

Obrigado
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

Não, mas vai por mim que não percebo nada disto....
Vê o outro tópico, o que foi dito lá em relação a testes e manutenção necessária também se aplica ao teu, infelizmente não há uma solução mágica para tudo e é um facto que ninguém faz a manutenção aos injetores, que se for feita a tempo é uma coisa que se paga fácilmente a si própria, deixar andar é o pior que se pode fazer pois eles vão causar estragos.

O VCDs e qualquer sistema obd o que faz é uma comparação, compara os impulsos da cambota e depois faz o cálculo de correção para a duração de injeção, se for ex tiveres os 3 injetores todos escanados, mas escanados por igual, o que é normal pois o conjunto anda todo no mesmo motor logo tem desgaste parecido, ele não vai ver diferença entre eles.

Independente do teu problema ser unicamente lá, é algo que deve ser verificado, pois se não for já, será mais tarde que irá precisar, deixar andar, vai chegar a um ponto que já não tem remédio, se for agora será relativamente econômico, deixar andar fica sem remédio pois a reparação irá superar largamente o custo de uma substituição.

Se quiseres fazer mais um teste, arranja uma estrada com alguma inclinação, a subir, experimenta ver os valores em tempo real, e arranca com muito baixa rpm, a causar esforço,insiste bastante e bastantes vezes, vais ver que ao fim de algum tempo vai aparecer valores bem diferentes nos injetores de conseguires testar ao ponto de causar variação, não sei se vais conseguir pois a maioria das pessoas não consegue, requer alguma técnica, basicamente é o ponto em que a tensão da mola do injetor não é suficiente para compensar a folga.
A ferramenta de diagnóstico que usaste é boa para comparar o efeito antes e depois de se fazer a correção da folga, mas olhar só para aí não diz grande coisa.
Também há um campo que tem importância, que é o switch time deviation, salvo erro, campo 23.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 03 mar 2021, 19:10 Não, mas vai por mim que não percebo nada disto....
Vê o outro tópico, o que foi dito lá em relação a testes e manutenção necessária também se aplica ao teu, infelizmente não há uma solução mágica para tudo e é um facto que ninguém faz a manutenção aos injetores, que se for feita a tempo é uma coisa que se paga fácilmente a si própria, deixar andar é o pior que se pode fazer pois eles vão causar estragos.

O VCDs e qualquer sistema obd o que faz é uma comparação, compara os impulsos da cambota e depois faz o cálculo de correção para a duração de injeção, se for ex tiveres os 3 injetores todos escanados, mas escanados por igual, o que é normal pois o conjunto anda todo no mesmo motor logo tem desgaste parecido, ele não vai ver diferença entre eles.

Independente do teu problema ser unicamente lá, é algo que deve ser verificado, pois se não for já, será mais tarde que irá precisar, deixar andar, vai chegar a um ponto que já não tem remédio, se for agora será relativamente econômico, deixar andar fica sem remédio pois a reparação irá superar largamente o custo de uma substituição.

Se quiseres fazer mais um teste, arranja uma estrada com alguma inclinação, a subir, experimenta ver os valores em tempo real, e arranca com muito baixa rpm, a causar esforço,insiste bastante e bastantes vezes, vais ver que ao fim de algum tempo vai aparecer valores bem diferentes nos injetores de conseguires testar ao ponto de causar variação, não sei se vais conseguir pois a maioria das pessoas não consegue, requer alguma técnica, basicamente é o ponto em que a tensão da mola do injetor não é suficiente para compensar a folga.
A ferramenta de diagnóstico que usaste é boa para comparar o efeito antes e depois de se fazer a correção da folga, mas olhar só para aí não diz grande coisa.
Também há um campo que tem importância, que é o switch time deviation, salvo erro, campo 23.
ok. esclarecido.
vai mesmo para uma casa especialista na coisa.
outra coisa que me está a preocupar é que ele agora está sempre a entrar em safe mode devido a não atingir a pressão.
levou turbo, n75, tubos de vacuo, bomba tandem, e cada vez tá pior.
constantemente a entrar em safe mode.
poderá os injetores provocar o safe mode do turbo não atingir a pressão?
ou isso é outro problema?

os consumos andam parvos (medias de 7.2).
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Mario_Marques »

Ele para te entrar em safe mode por falta de pressão é porque não a faz(algures um componente do sistema de gestão do turbo ou turbo ou algum problema no motor que faça com que a produção de caudal de gases de escape seja baixa um problema de injeção ou comando pode potencializar isso mas geralmente nunca é a causa principal), não a lê(sensor map ou cabelagem)ou porque a perde em algum lado(fugas).
Qualquer uma das situações é relativamente fácil de encontrar através de um diagnóstico completo bem feito.

Não te recomendo trocar peças á sorte/sem certezas pois dá para diagnosticar com até bastante precisão esses problemas.
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Re: [ajuda]problema ao ligar - fumo e trabalhar irregular PD

Mensagem por Jackyl »

3 feira vai para a Arrudiesel.
depois digo o que era... caso eles consigam apanhar o gato...
obrigado
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