Tiguan - Ruido caixa DSG

Responder
Pamox
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 19 jul 2020, 00:47
Veículos: Tiguan 1.5 TSI

Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por Pamox »

Boa noite,

Tenho um Tiguan 1.5 TSI de 2020 com caixa DSG 7 e tenho notado desde início um ruído / chocalhar que surge de forma mais audível nas passagens de caixa de 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª quando efetuadas a baixa rotação - com rotação mais elevada não noto o barulho. Sinto por vezes este "chocalhar" ao abrandar para, por exemplo, passar uma lomba de pavimento.

Alguém tem conhecimento deste comportamento e a que se deve? É algo normal?

Cumprimentos
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por Golf_4_TDI »

Esse comportamento pode ser considerado o funcionamento normal da caixa DSG até determinado ponto. Uma vez o carro ser novo é abordar essa situação a uma concessão VW.

Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por smdp23 »

Em principio é mesmo normal, nota-se mais quando vamos a uma velocidade e rotações de motores baixas e a manter a velocidade e em pisos de paralelos ou com pequenos desníveis.


Vídeo para ver se é mesmo este ruído




Já vou na 2ª caixa DSG, no meu caso a DQ250 (DSG 6 velocidades) e ambas com essa característica
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Pamox
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 19 jul 2020, 00:47
Veículos: Tiguan 1.5 TSI

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por Pamox »

Golf_4_TDI Escreveu: 19 jul 2020, 16:07 Esse comportamento pode ser considerado o funcionamento normal da caixa DSG até determinado ponto. Uma vez o carro ser novo é abordar essa
Vou levar esta semana à oficina, mas não sendo um ruído muito elevado é percetível nas passagens de 1ª para 2ª e ainda mais de 2ª para 3ª. Vamos ver que resposta tenho da oficina...

Obrigado.
Pamox
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 19 jul 2020, 00:47
Veículos: Tiguan 1.5 TSI

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por Pamox »

smdp23 Escreveu: 20 jul 2020, 08:54 Em principio é mesmo normal, nota-se mais quando vamos a uma velocidade e rotações de motores baixas e a manter a velocidade e em pisos de paralelos ou com pequenos desníveis.
Já vou na 2ª caixa DSG, no meu caso a DQ250 (DSG 6 velocidades) e ambas com essa característica
Noto um "chocalhar" algumas situações, tais como a subir pequenas lombas e a circular em zona de piso mais degradado, contudo, o que tenho em preocupação é um barulho que surge na passagem de caixa das relações mais baixas.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por smdp23 »

Pamox Escreveu: 26 jul 2020, 13:11 Noto um "chocalhar" algumas situações, tais como a subir pequenas lombas e a circular em zona de piso mais degradado, contudo, o que tenho em preocupação é um barulho que surge na passagem de caixa das relações mais baixas.
Se existe mais algum ruído, aconselho a visita a um profissional ou mesmo o concessionário, como esse Tiguan está coberto pela garantia de fábrica, eles que resolvam o problema.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tiguan - Ruido caixa DSG

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, um conselho, se tem garantia não adie, apanhei alguns casos muito semelhantes no que toca ao som e situação, problema no volante do motor, o problema é fácil de testar por um mecânico tirando o motor de arranque fora e inspecionando, o volante não estando em carga fica demasiado solto, se tocar no acelerador em modo manual para ele não trocar, provavelmente o barulho vai desaparecer se fizer carga suficiente no volante do motor, qualquer situação que crie carga no volante o barulho vai desaparecer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder