Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Bom dia pessoal,

Estou a trocar a junta da tampa de válvulas de um motor VP. Já tenho a tampa limpa, mas agora tenho duvidas sobre qual será a melhor cola a utilizar para colar a junta?

Envio uma foto da tampa já limpa:

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Vê o perfil, se ainda estiver macio e sem cortes ou vincos á partida não precisas de nenhuma cola.
Caso optes por meter mesmo assim cola, é usar um silicone próprio, uma camada fina e devidamente aplicada.
Muito importante, usa os apertos corretos
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Mário, como sabes estas juntas originais são vulcanizadas na tampa que não tem encaixes para prender a junta. Queria colar porque caso contrário, não consigo colocar a tampa no local com a junta 100% direita. Que silicone recomendas? Silicone de juntas normal? Daquele que se aplica por exemplo no carter?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não estou a perceber uma coisa, tu removeste a junta da tampa?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Sim, removi e tenho uma nova para aplicar.

Eu sei que nestes motores se troca a tampa completa, mas deram-me uma tampa e arranjei uma junta nova barata, resolvi tentar substituir apenas a junta.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Nunca usei silicone de juntas, mas tenho ideia que a fixação não é permanente, certo? Para esta junta não seria melhor uma cola que desse fixação permanente?
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 28 mai 2020, 16:41 Eu não estou a perceber uma coisa, tu removeste a junta da tampa?
Aqui vão umas imagens ja junta que comprei:

Imagem
Imagem
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Passei numa loja de peças e recomendaram-me o seguinte silicone:

Imagem

O que vos parece, é adequado para colar a junta à tampa de válvulas?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Nunca fiz nada do genero, pois geralmente consigo aproveitar a junta original dessas tampas e quando é necessário mesmo por motivos obvios de ter de dar garantia do serviço na oficina não arrisco em remendos, leva novo.
É assim, silicone não foi inventado para substituir juntas, geralmente até só se usa hoje em dia em superficies planas maquinadas ou zonas, tipo um carter ou zonas onde pode haver pequena flexão, tipo junto de mancais, não faço ideia se essa junta que vais usar tem capacidade de se ajustar bem á tampa.
Os conselhos que te posso dar é limpa tudo bem, não pode ter gordura, aplica bem o silicone, ou seja, bem espalhado a cobrir bem mas sem excessos, os excessos devem ser removidos, muita gente não tem noção mas o silicone pode mandar um motor para o galheiro, facilmente pode obstruir uma galeria de oleo ou a bomba de oleo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

A minha junta está a verter óleo, uma tampa nova custa cerca de 150€. Esta junta custou-me 7€, o silicone 9 e a tampa para bricolar foi oferecida. Acho que justifica tentar 😁. Se não resolver depois, lá vai ter de levar uma original. Estou a pensar fazer o seguinte: Colar a junta apenas com um fio pequeno de silicone, colocar a tampa no local, dar um pequeno aperto apenas para colar e ficar com a forma correta. Depois tirar a tampa novamente, remover o silicone em excesso e depois montar a tampa no local com o aperto final.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, eu percebo bem o teu ponto de vista, a diferença de preço é muito grande, mas como já estou escalado de por ex, "as juntas de concorrência nos motores afn nunca vedam" , para um cliente que quer eliminar uma fuga eu não posso cravejar um motor de silicone e de meio em meio ano o carro voltar á oficina pelo mesmo motivo.
Está aqui o resultado de uma oficina que fez um serviço do gênero, o óleo saiu todo numa viagem, resultado, motor gripado por falta de óleo, o óleo saiu todo por uma abertura, agora por causa de uma junta de 30e ou 40e vai uma troca de motor de prai 1000.
Aquelas coisas que toda a gente acha que nunca acontece.
Na foto não se vê bem mas saíram 3 litros de óleo por esse sítio, o dono do carro mandou trocar a junta e meteram silicone e junta concorrência, foi levantar o carro e arrancou para uma viagem grande, durante a viagem o óleo ia ficando para trás até o motor fazer KaBuM!
A probabilidade disto acontecer é extremamente reduzida mas pelos vistos é possível.
Anexos
IMG_20200605_142406_9.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por sflopes »

Martins SDI, com esta opinião do Mestre Mário pense bem no assunto.
O barato por vezes torna-se muito caro.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

No caso do Martins, estando ele a fazer isso para uso próprio acho que não tem mal até porque ele tem sempre outra, gora dei o. Exemplo de um carro com remedeio que de seguida arrancou de Gaia para Barcelona, foi, mas veio de reboque, quando uma pessoa faz viagens curtas tem tempo de controlar, numa viagem de uma porrada de kms sempre a rolar durante horas muita coisa pode acontecer, provavelmente se fosse num golf 3 esse afn não tinha morrido pois o que ajudou o óleo a sair forte foi a combinação da fuga no sítio exacto que era com inclinação de origem do motor e o tempo que andou sem parar, a fuga é apenas naquele ponto na foto, o resto do motor está sequinho, o carro agarrou ainda com 1 litro de óleo no Carter, o resto do óleo está na blindagem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por sflopes »

Ok, M.Mário tudo bem, mas eu nunca faria um trabalho que soube-se que à partida podia por o motor em perigo.
Cpmtos
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Sim, isto vai ser para testar. O máximo que poderá acontecer é a junta ficar a verter e aí a solução também é simples. É ir à Seat e comprar uma nova e original. Para terem uma ideia, a minha junta original está assim:

Imagem
Responder