Aplicação de turbo em motores SDI

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda.

Tenho um carro com motor SDI (motor AQM). Já há algum tempo que tenho ideia de o turbinar, mas surge-me sempre a dúvida se ficará uma coisa em condições. Também tenho algumas dúvidas sobre o que é recomendado alterar. Já pesquisei bastante e cheguei à conclusão que será necessário alterar/instalar:

- Turbo e respectiva linha de lubrificação;
- Colector;
- Alterar linha escape;
- Alterar caixa do filtro de ar;
- instalar IC e tubagens IC (facultativo).

Agora as minhas dúvidas prendem-se com a parte da injecção. Poderá funcionar com a bomba e injectores originais? A nível de gestão electrónica, que alterações poderá ser necessário fazer? O meu objectivo não é ganhar velocidade de ponta, até porque a caixa original não o permite, mas sim, um pouco mais de genica em recuperação, subidas, ultrapassagens, etc e se possível manter o carro sem fumo exagerado.

Este tópico tem como objectivo debater a modificação nos motores SDI e não um SWAP completo por um motor TDI. Essa opção já sei que é plug & play. Por isso, peço que as respostas sejam dadas apenas no sentido da modificação SDI.


Agradeço desde já a ajuda que me possam facultar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Podes usar a gestão electrónica original mas ficas sem possibilidade de controlar o turbo electronicamente, a injeção original dá, não te vai é dar grande rendimento e vai fumar por não teres correção por map.
O resto da mecânica aguenta sem problemas desde que não tentes fazer nenhum avião.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Pois Mário, isso de fumar é que não queria. Não há forma de contornar isso? Este motor de origem tem 68cv, mantendo a injecção original, que ganho de potência é espectável, sabes-me dizer mais ou menos?

Relativamente ao material, pensei aplicar um turbo de um TDI de 90cv que é praticamente Plug&Play.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Há uns anos apareceu um cliente com um golf 4 sdi com turbo aplicado, veio para fazer uma conversão comoleta para 110, o carro não andava mal mas não andava mais que um TDI de 90 alh, ele tinha lá uma geometria variável com uma invenção para trabalhar por pressão e por causa disso tombou o motor pois fazia imensa temperatura e pressão de escape e cabeça, aquilo basicamente o que fazia era travar os gases até criar pressão, com o carro parado estava sempre a travar o motor.
Além disso, a ecu não conseguia saber quando devia meter mais ou menos gasóleo pois não sabia quanto ar lá estava e o mapa estava feito apenas com base no sinal do pedal de acelerador, temperatura e rpm, fumava em algumas situações o que acelerou a morte do motor.
Pessoalmente acho que era possível fazer muito melhor no sdi que aquilo que ele lá tinha mas é preciso fazer contas e definir planos, é sempre uma despesa e tem os seus compromissos e sem uma gestão eletronica boa para usar no dia a dia limita muito as coisas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Mário, se conseguisse colocar o meu carro a andar como um TDI 90 já me dava por satisfeito. :D Tens alguma sugestão da melhor forma de fazer aplicação de um turbo num motor destes, de forma a ficar com uma condução normal e fumar o menos possível?
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Não há por cá ninguém que tenha feito uma conversão destas em Golf 3, Golf4 ou mesmo nas Caddys e que possa dar feedback?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Eu fiz em golf 4, e outros, motores 1.6 antigos e motores1.9, o problema é sempre o mesmo independente do motor, o pessoal quer sempre mais, e os problemas surgem dai, a somar ao facto de que muitas vezes o motor onde se está a trabalhar não está propriamente muito bom.

Nos motores antigos é relativamente fácil resolver o problema do fumo com um lda na bomba que faz o efeito de um sensor map/maf num motor antigo.

No teu carro se não exagerares fica aceitável, se exagerares vai dar fumo e problemas, aliás, diesel, fumo=problemas a curto ou longo prazo.

E como já disse em cima, convém fazer contas, o que para mim é mau trabalho devido ao meu nível de exigência, para muita gente é bom ou aceitável, olhos que não vêm, coração que não sente.
Eu tenho clientes que acabo de montar o carro e no dia a seguir estão a ir para o Estoril com o carro ou como já aconteceu com alguns Nürburgring, Jerez de la Frontera, Fiorano, etc, se o carro não estiver perfeito vai rebentar, coisa que para mim não é aceitável até porque tenho clientes que investem alguns milhares...a questão na realidade não é o facto de investirem milhares é o facto de que a mecânica não é uma magia nem sorte, é uma ciência que obviamente tem uma lógica científica por detrás.

E basicamente o que te disse não é uma questão de opinião, é um facto, agora tu podes ou não aceitar ou tentar encontrar algo alternativo que vá de encontro ao que pretendes.

Se é o teu sonho turbinar isso, se tens dinheiro de sobra para torrar, se não tens grandes problemas se partir o que te digo é força nisso independentemente de te dizerem que não é bom.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Não é o meu caso. Este carro é um carro de dia-a-dia e por isso não pretendo nada exagerado. O que pretendo é uma coisa soft, mas que fique com um comportamento idêntico a original e sem fumo exagerado como já vi alguns projetos que andam pelo Youtube. Este motor até nem se mexe mal para um motor com 68cv, apenas o considero lento em recuperação, e em subidas longas e mais acentuadas e era isso que queria melhorar.

O carro em si, é um Ibiza 6K2 SDI, mas já o tenho há 17 anos e ao longo deste tempo já investi bastante no carro. Para teres uma ideia, neste momento o carro já tem praticamente todos os extras que saíram para este modelo (e alguns que não saíram, mas que adaptei de outros modelos VAG) e está com uma aspeto de um Cupra R. A nível de travagem já tem 280mm na frente e travagem de disco na traseira. Tem uma suspensão Cupra, com amortecedores, rotulas, sinoblocos, etc, todos novos. Tem interior estofado em pele/alcântra, AC, que já foi adaptado por mim, pintura imaculada, etc, etc. Como deves compreender, não pretendo gastar 3 ou 4 mil € para adaptar um turbo, até porque o carro não vale isso, mas não de importo de gastar alguns €€, se tiver a certeza que fica um trabalho minimamente em condições. A instalação de um motor TDI, ainda não a descartei, mas pelo que já pesquisei não é algo simpes, porque para ficar uma coisa em condições obriga a trocar, para além do motor, a caixa, centralina, cablagem completa do motor, transmissões, selector, etc,etc...

A nivel de adaptação mecânica, até eu conseguiria fazer isso em casa. Sei que o bloco deste carro já vem com buraco para a linha do óleo do turbo e que também tem saída no copo do filtro para o mesmo. Sei que adaptar um turbo por exemplo de um TDI 90 é praticamente P&P. Terei apenas de adaptar a linha de escape e caixa do filtro do ar e ligar o IC toda a linha do IC, caso opte por isso. O que não sei, é o que fazer ao sistema de EGR original, como colocar o turbo a funcionar e como adaptar a electrónica (visto que já é um carro de injeção electronica). Era nesse sentido que precisava de ajuda, para perceber se esta adaptação é possível, se ficará alguma coisa de jeito.

Eu não trabalho na área da mecânica, mas sou um autodidacta e vou fazendo muitas coisas em casa por carolice. Esta adaptação, se for possivel, seria mais uma delas. :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Como te expliquei, o fumo a partir de um determinado ponto é inevitável.
Num carro turbo a gestão do combustível é feita com relação no turbo, tens a maf e map, iat para calcular a quantidade e densidade de ar e depois a injeção e ajustada para a relação estequiométrica adequada para não haver nem combustível a mais nem a menos, mesmo quando carregas a fundo não é injetada imediatamente o combustível correspondente a 100%, a ecu corrige sempre para a quantidade ideal, o acelerador é eletrônico, basicamente só dizes é á ecu o que pretendes e ela calcula e ajusta tudo.
No teu caso ao usares a gestão de um atmosférico não consegues controlar isso, daí que mesmo com pouca potência faça por vezes muito fumo pois só vai utilizar dito de uma forma extra simplificada, rpm e carga de acelerador independente da quantidade real de ar que existir, o ar varia com muita coisa, pressão, temperatura, altitude, humidade.

Eu não desaconselho o que queres fazer, tens é de ponderar muito bem os custos e limitações, já há pessoal a vender mecânicas completas a preços bons, tu por muito pouco que gastes vais sempre gastar algum, meter só o turbo não te vai dar ganhos consideraveis pois de origem a tua injeção já está com muito mais ar que gasóleo, vais ter de reprogramar pelo menos.
É exatamente a mesma coisa quando pegas num TDI 110 original só reprogramado e metes um turbo grande, fica igual ou pior pois não tem gasóleo para tirar partido do turbo extra, depois não é só meter gasóleo, tem de entrar na altura e quantidade corretas.
Este carro foi o tal que tinha um turbo aplicado num 1.9d, eu fiz conversão completa para TDI.
Não tenho fotos de como estava antes mas o carro parecia uma obra de arte de serralharia. :D
O carro hoje em dia tem mais alterações de performance e está aí para as curvas, pertence a um artista musical português relativamente bastante conhecido do hip hop e já fez 4 tours Portugal e alguns países da Europa, ainda não rebentou mas os kms no quadrante metem respeito.
No vídeo foi o primeiro arranque do carro em 1 ano, ainda frio e sem a injeção ajustada.
Apesar do seu sucesso comercial, ainda se mantém fiel ao seu primeiro carro, o golf 4, mas tem hoje em dia outras bombas alemãs jeitosas.

Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Mário, neste teu ultimo post acabaste por responder à minha dúvida, com a explicação da limitação do sistema de gestão electrónica do meu carro. Compreendo o teu ponto de vista e concordo que a melhor opção seria, sem dúvida, o SWAP por uma mecânica completa. Já percebi que potência sem fumo no meu carro será algo dificil de se conseguir, por isso e para já, a opção será deixar o carro estar como SDI. O carro neste momento conta com 400M km e está a começar a consumir um pouco de óleo. Prevejo que num futuro próximo terei de fazer uma grande intervenção no motor. Nessa altura decidirei se reparo este motor, ou se opto então por uma mecânica nova.

Já conhecia esse video desse carro que colocaste. Ficou uma aplicação excelente, parece mesmo original. Aproveito para te perguntar, porque também é algo que tenho bastantes dúvidas. Um carro como esse, que ficou com uma mecânica original TDI, passa sem anotações na IPO?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

A mecânica até não necessitas, mas a gestão eletronica e injeção é extremamente importante e é basicamente o que faz um TDI ser bom.
Na inspeção.......tem tido sorte de nunca ninguém ter reparado pois a aplicação está mesmo perfeita, é uma aplicação que não parece uma aplicação, não tem um único "remendo", talvez por isso nunca tenha dado nas vistas, o carro em si é também bastante discreto, não faz barulho, não faz fumo, está totalmente original de aspecto exceto umas santa Mônica legalizadas e umas molas eibach e amortecedores koni sport, quem não souber o que ali está não imagina pois o carro está normalissimo, apesar de modificado ter turbo e injeção hoje em dia, até catalisador tem.
Se ele já te consome óleo, com turbo a pressão interna irá subir para o dobro pelo menos(1bar, 1 atmosférica adicional)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Se algum dia optar pela conversão, será para fazer algo desse tipo, o mais original possivel, daí ter como requisito essencial, não fazer fumo. E sim, turbinar este motor sem resolver o problema do consumo de óleo está fora de questão. A ideia de turbinar ou mesmo fazer swap para TDI surgiu porque prevejo que mais tarde ou mais cedo terei de abrir o motor e nessa altura fazia a alteração.

Relativamente ao IPO, a informação que tenho vai de encontro ao que referes. Na ultima inspeção que fiz, perguntei ao inspector que fez inspeção ao meu carro se o carro passaria com turbo aplicado. O que ele me disse foi que, se o carro passassar no teste de gases e o motor tiver uma aparência original não implicam.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa que não sei se dá para perceber bem no que escrevi, tu se montares só o turbo vais notar diferença, apenas essa diferença vai é ser uma migalha comparado com o "standard turbo" ou seja, para o dinheiro e trabalho investidos os ganhos são muito baixos e se quiseres esticar vai fumar pois não tens como controlar correctamente a mistura com a gestão de motor atmosférico, não consegues controlar nem o turbo nem o enriquecimento de combustivel necessário.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Aplicação de turbo em motores SDI

Mensagem por Martins SDI »

Sim, eu percebi essa parte. Obrigado pelo teu feedback. 😉
Responder