Agua no Óleo ou vice versa

Responder
Omrcravo
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 13 abr 2020, 10:45
Veículos: Vw passat 1.9 tdi 115 cv motor pd ajm

Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Omrcravo »

Caros amigos

Tenho uma Passat de 99 motor 1.9 tdi 115cv Sigma ajm
Queria opiniões sobre um problema que tive e penso que vou ter novamente, a minha carrinha começou a desaparecer anticongelante do vaso de expancao, todos os dias metia agua destilada no vaso, um dia tiro a vareta do óleo e verifico que tenho óleo acima do Max ai uns 2 cm,abro a tampa por onde se mete o óleo e verifico que tenho uma jorra espessa de massa preta, fui ao mecânico e a deixa dele foi que nao era provável que fosse junta de cabeça queimada. que pelos sintomas apontava ser permutador de óleo, deixei a carrinha na oficina para ele mudar o permutador,
quando a carrinha estava pronta, foi buscar a oficina e o mecânico disse que teve que tirar a tampa da cabeça para limpar torra a jorra preta que tinha e aspirar o cárter, mudei tudo, filtros de óleo,ar,habitáculo,gasóleo,levou óleo da marca WOLFF e anticongelante G12, o mecânico me disse para andar com a carrinha e verificar o nível de agua que poderia precisar de por um bocado,ja andei ai uns 80 km,e hoje foi ver o nível de anticongelante esta a nível ainda,mas quando a tampa por onde se mete o óleo esta com o fundo todo branco nao era cor café com leite era branco olhei para dentro da tampa das válvulas e vi a tampa branca, cor que fica a mistura do óleo solúvel com agua que se utiliza nos tornos mecânicos e nas maquinas de corte, o nível de óleo ainda nao subiu e o anticongelante ainda nao desceu nada, a temperatura nao sobe a mais de 90º, o que poderá ser?
Sera que tenho junta de cabeça queimada??
Gostaria de ter opiniões vossas
Obrigado
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por gongasfrs »

não leves a mal mas ninguém vai conseguir adivinhar o problema sem realmente ver.

o mecânico fez a bem a limpeza completa do motor?
podem ser restos do que ai anda ou então um novo problema, mas o melhor é sempre ir ter com o mecânico que fez o serviço
Omrcravo
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 13 abr 2020, 10:45
Veículos: Vw passat 1.9 tdi 115 cv motor pd ajm

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Omrcravo »

gongasfrs Escreveu: 13 abr 2020, 15:52 não leves a mal mas ninguém vai conseguir adivinhar o problema sem realmente ver.

o mecânico fez a bem a limpeza completa do motor?
podem ser restos do que ai anda ou então um novo problema, mas o melhor é sempre ir ter com o mecânico que fez o serviço
Obrigado pela sua opinião, tive ontem no mecânico e ele me disse que sim,pode ser restos do liquido de limpeza, tivemos um bocado com o motor a trabalhar e aquela cor começou a desaparecer, menos mal aliviou a minha moral,,, mas o que ele realmente achou estranho foi notar que o tubo de cima do radiador fica um bocado rijo e quente e aquele que vai ao termostato estava frio mesmo com a carrinha a 90º,
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por gongasfrs »

Omrcravo Escreveu: 14 abr 2020, 11:14
gongasfrs Escreveu: 13 abr 2020, 15:52 não leves a mal mas ninguém vai conseguir adivinhar o problema sem realmente ver.

o mecânico fez a bem a limpeza completa do motor?
podem ser restos do que ai anda ou então um novo problema, mas o melhor é sempre ir ter com o mecânico que fez o serviço
Obrigado pela sua opinião, tive ontem no mecânico e ele me disse que sim,pode ser restos do liquido de limpeza, tivemos um bocado com o motor a trabalhar e aquela cor começou a desaparecer, menos mal aliviou a minha moral,,, mas o que ele realmente achou estranho foi notar que o tubo de cima do radiador fica um bocado rijo e quente e aquele que vai ao termostato estava frio mesmo com a carrinha a 90º,
quando atinge os 90º de ponteiro o real são a volta de 70º, o termóstato abre muito mais tarde
Omrcravo
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 13 abr 2020, 10:45
Veículos: Vw passat 1.9 tdi 115 cv motor pd ajm

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Omrcravo »

gongasfrs Escreveu: 16 abr 2020, 19:09
Omrcravo Escreveu: 14 abr 2020, 11:14
gongasfrs Escreveu: 13 abr 2020, 15:52 não leves a mal mas ninguém vai conseguir adivinhar o problema sem realmente ver.

o mecânico fez a bem a limpeza completa do motor?
podem ser restos do que ai anda ou então um novo problema, mas o melhor é sempre ir ter com o mecânico que fez o serviço
Obrigado pela sua opinião, tive ontem no mecânico e ele me disse que sim,pode ser restos do liquido de limpeza, tivemos um bocado com o motor a trabalhar e aquela cor começou a desaparecer, menos mal aliviou a minha moral,,, mas o que ele realmente achou estranho foi notar que o tubo de cima do radiador fica um bocado rijo e quente e aquele que vai ao termostato estava frio mesmo com a carrinha a 90º,
quando atinge os 90º de ponteiro o real são a volta de 70º, o termóstato abre muito mais tarde
Bem depois de andar uns km afinal o mecânico tinha razao a minha preocupação desapareceu,já nao aparece mais a cor na tampa agora esta tudo preto, mas a agua desaparece na mesma, o mecânico meteu uma maquina no vaso expansivo e deu pressao a maquina ate 1,3 bar e deixou a maquina ai 1 minuto e a pressao nao baixou, ele diz que em principio nao tenho problemas na junta de cabeça, ele teve a sangrar e meteu agua da torneira com G12 e eu perguntei o porque da agua de torneira , e nao agua destilada a resposta dele foi que se pode usar agua da torneira, eu como nao paguei nada pelo serviço fiquei calado ,mas agora estou a pensar mudar aquilo tudo e meter G12 com agua destilada, tenho e medo de nao sangrar bem, como poderei fazer para ficar bem feito??
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Danidasanic »

Se fosse eu preferia usar g12 concentrado e fazer 50\50 ou 40\60agua destilada mas água desapareceu toda do vaso de expansão ? isso acontece todos os dias ?

Se deixares foto do autocolante com as referências do carro eu posso ver o que o software da marca diz sobre o procedimento para troca do líquido
Última edição por Danidasanic em 18 abr 2020, 14:47, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por gongasfrs »

como vai chegar o verão e o tempo quente até podes andar só com agua destilada e nunca agua da torneira.
para limpar o circuito costumo andar só com agua destilada um tempo, depois tiro e volto a meter até sair tudo limpo, quando sair limpo meto g12.
não podes é fazer este processo em pleno inverno, a agua destilada é barata e assim poupas o g12 que é caro.

tiras a agua toda, depois enches no vaso até não dar mais, vais dar uma volta e vais enchendo até abrir o termostato, esse circuito ferra por ele não tem sangradores
Omrcravo
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 13 abr 2020, 10:45
Veículos: Vw passat 1.9 tdi 115 cv motor pd ajm

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Omrcravo »

gongasfrs Escreveu: 18 abr 2020, 13:01 como vai chegar o verão e o tempo quente até podes andar só com agua destilada e nunca agua da torneira.
para limpar o circuito costumo andar só com agua destilada um tempo, depois tiro e volto a meter até sair tudo limpo, quando sair limpo meto g12.
não podes é fazer este processo em pleno inverno, a agua destilada é barata e assim poupas o g12 que é caro.

tiras a agua toda, depois enches no vaso até não dar mais, vais dar uma volta e vais enchendo até abrir o termostato, esse circuito ferra por ele não tem sangradores
Bem consegui resolver o problema
Depois de tantas opiniões e boas,verdade seja dita,
Mecanico da VW deu uma dica de como se sangra a vw passat e bem, a 2 tubos que vão ao radiador da solvagem 1 deles tem 1 furo ai de 3 mm, este mesmo tubo tira se a braçadeira e mete se o furo a vista sem tirar o tubo do sitio só de maneira que a agua saia pelo furo, atesta se o vaso expansão ate a cima e vai se apertado os tubos que vem do radiador ate ao motor para que entre o Max possível de agua destilada dentro do motor quando a agua nao descer mais do vaso expansão enche se ate ao cimo o vaso e fecha se o vaso, em seguida dentro do caro mete se o ar condicionado no quente e no Max,depois de fazer este serviço mete se o carro a trabalhar, e vai se ver se começa a sair agua pelo furo do tubo quando começar a sair agua do furo em esguicho certo, empurrasse o tubo para o sitio e mete se a braçadeira, nao se desliga o caro ate disparar a ventoinha 1 ou 2 vezes quando isso acontecer pode se desligar o carro, assim fiz o que o mecânico da VW me disse e ate hoje nunca mais tive pressao nos tubos e nao desceu a agua do vaso já fiz hoje 140 km com a carrinha e nada aconteceu .
Por isso agradeço as opiniões aqui do pessoal na mesma, e fica registado aqui a dica do mecânico da VW. que comigo deu resultado.
Obrigado
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por sflopes »

Ainda bem que está resolvido.menos uma preocupação para si.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por gongasfrs »

Omrcravo Escreveu: 20 abr 2020, 21:04
Bem consegui resolver o problema
Depois de tantas opiniões e boas,verdade seja dita,
Mecanico da VW deu uma dica de como se sangra a vw passat e bem, a 2 tubos que vão ao radiador da solvagem 1 deles tem 1 furo ai de 3 mm, este mesmo tubo tira se a braçadeira e mete se o furo a vista sem tirar o tubo do sitio só de maneira que a agua saia pelo furo, atesta se o vaso expansão ate a cima e vai se apertado os tubos que vem do radiador ate ao motor para que entre o Max possível de agua destilada dentro do motor quando a agua nao descer mais do vaso expansão enche se ate ao cimo o vaso e fecha se o vaso, em seguida dentro do caro mete se o ar condicionado no quente e no Max,depois de fazer este serviço mete se o carro a trabalhar, e vai se ver se começa a sair agua pelo furo do tubo quando começar a sair agua do furo em esguicho certo, empurrasse o tubo para o sitio e mete se a braçadeira, nao se desliga o caro ate disparar a ventoinha 1 ou 2 vezes quando isso acontecer pode se desligar o carro, assim fiz o que o mecânico da VW me disse e ate hoje nunca mais tive pressao nos tubos e nao desceu a agua do vaso já fiz hoje 140 km com a carrinha e nada aconteceu .
Por isso agradeço as opiniões aqui do pessoal na mesma, e fica registado aqui a dica do mecânico da VW. que comigo deu resultado.
Obrigado
sinceramente se for o mesmo mecânico que meteu agua da torneira e diz que não faz mal até fujo :roll:

nunca me dei a esse trabalho e sempre sangrou bem o circuito, alias nem chego a deixar as ventoinhas disparar porque o sistema de arrefecimento da vw é tão bom que em 10 anos só ouvi umas 4 vezes as ventoinhas do meu e tudo em pleno verão e depois de puxar por ele algum tempo
Omrcravo
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 13 abr 2020, 10:45
Veículos: Vw passat 1.9 tdi 115 cv motor pd ajm

Re: Agua no Óleo ou vice versa

Mensagem por Omrcravo »

gongasfrs Escreveu: 21 abr 2020, 21:37
Omrcravo Escreveu: 20 abr 2020, 21:04
Bem consegui resolver o problema
Depois de tantas opiniões e boas,verdade seja dita,
Mecanico da VW deu uma dica de como se sangra a vw passat e bem, a 2 tubos que vão ao radiador da solvagem 1 deles tem 1 furo ai de 3 mm, este mesmo tubo tira se a braçadeira e mete se o furo a vista sem tirar o tubo do sitio só de maneira que a agua saia pelo furo, atesta se o vaso expansão ate a cima e vai se apertado os tubos que vem do radiador ate ao motor para que entre o Max possível de agua destilada dentro do motor quando a agua nao descer mais do vaso expansão enche se ate ao cimo o vaso e fecha se o vaso, em seguida dentro do caro mete se o ar condicionado no quente e no Max,depois de fazer este serviço mete se o carro a trabalhar, e vai se ver se começa a sair agua pelo furo do tubo quando começar a sair agua do furo em esguicho certo, empurrasse o tubo para o sitio e mete se a braçadeira, nao se desliga o caro ate disparar a ventoinha 1 ou 2 vezes quando isso acontecer pode se desligar o carro, assim fiz o que o mecânico da VW me disse e ate hoje nunca mais tive pressao nos tubos e nao desceu a agua do vaso já fiz hoje 140 km com a carrinha e nada aconteceu .
Por isso agradeço as opiniões aqui do pessoal na mesma, e fica registado aqui a dica do mecânico da VW. que comigo deu resultado.
Obrigado
sinceramente se for o mesmo mecânico que meteu agua da torneira e diz que não faz mal até fujo :roll:

nunca me dei a esse trabalho e sempre sangrou bem o circuito, alias nem chego a deixar as ventoinhas disparar porque o sistema de arrefecimento da vw é tão bom que em 10 anos só ouvi umas 4 vezes as ventoinhas do meu e tudo em pleno verão e depois de puxar por ele algum tempo
Boas

kkkkkk esse mecânico ficou logo apresentado para mim,

Não este mecânico trabalha na VW e ele e que me deu esta dica, mas também disse que pode-se sangrar de varias maneiras,mas que para ele esta maneira era das melhores, e me disse que tinha que usar sempre óleo dentro da norma VW e anticongelante G12,

Obrigado pelo apoio e ajuda
Cumps
Responder