Boas pessoal,
Tenho um Seat Ibiza 6K2 SDI com motor AQM (o mesmo que equipa o Polo 6N2 e Golf 4) que conta com 390M Km e o motor está completamente original, nunca foi aberto. A minha dúvida prende-se com o consumo de óleo. O carro está a consumir cerca de 2L de óleo entre revisões de 10M Km. Este carro sempre consumiu cerca de 700 mL a cada muda mas nas ultimas 3/4 mudas de óleo comecei a notar que em vez de um acrescento de óleo tenho de fazer pelo menos dois.
Estes motores saíram com um problema de consumo de óleo, porque a tampa de válvulas das primeiras unidades vinham sem o deflector de óleo. O meu é do último mês de fabrico e já veio com esse problema resolvido. Sempre usei óleos de qualidade neste motor e os intervalos entre revisões nunca ultrapassaram os 15M km. Usei sempre viscosidade 5W40. Há cerca de 150M Km que uso LiquiMoly.
Este consumo de óleo, é algo com que me deva preocupar? Ou vou deixando andar e vou acrescentando?
Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.
Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14965
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
já começa a preocupar, mas os kms também não ajudam já se sabe. o meu AQM também consumia cerca de 1l a cada muda..
esse está a consumir 1l a cada 5mil kms o que já começa a ser um pouco
esse está a consumir 1l a cada 5mil kms o que já começa a ser um pouco
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Sim, os Km já começam a ser bastantes. A minha dúvida, é se vale a pena fazer já alguma reparação do motor, ou vou deixando andar? Nestas situações, o que se costuma reparar ou trocar no motor?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
O teu consumo de óleo excessivo pode não ser indicativo de problemas de compressão.
Para diagnosticar isso deves primeiro medir a compressão, se estiver ok o problema muito possivelmente vem dos vedantes de válvulas, umas 8 peças que custam nem 3 euros cada, para fazer gastar óleo as que vão á vida são das válvulas de admissão, uma desvantagem dos motores atmosféricos, como há muito vácuo, havendo má vedação suga óleo.
Também é muito importante garantir que a admissão está limpa(desde filtro até às válvulas) e em bom estado pois senão faz o mesmo efeito, vácuo alto = sucção de óleo.
Com o uso de algumas ferramentas e técnicas especiais da para trocar os vedantes sem ter de abrir o motor.
Para diagnosticar isso deves primeiro medir a compressão, se estiver ok o problema muito possivelmente vem dos vedantes de válvulas, umas 8 peças que custam nem 3 euros cada, para fazer gastar óleo as que vão á vida são das válvulas de admissão, uma desvantagem dos motores atmosféricos, como há muito vácuo, havendo má vedação suga óleo.
Também é muito importante garantir que a admissão está limpa(desde filtro até às válvulas) e em bom estado pois senão faz o mesmo efeito, vácuo alto = sucção de óleo.
Com o uso de algumas ferramentas e técnicas especiais da para trocar os vedantes sem ter de abrir o motor.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
São essas peças da imagem que causam o problema de consumo de óleo alto em grande parte dos automóveis.
Esses da foto, um deles está bem danificado.
Não sei quanto óleo gastava pois nunca vi esse motor trabalhar e nem 90mil kms tinha, mas além desse sinal havia mais sinais, óleo nas válvulas e na câmara de combustão.
Quando essa peça está má há consumo de óleo e há geralmente em muitos casos fumo a primeira vez que se liga o carro a frio, num carro catalisado normalmente não se vê esse fumo.
Esses da foto, um deles está bem danificado.
Não sei quanto óleo gastava pois nunca vi esse motor trabalhar e nem 90mil kms tinha, mas além desse sinal havia mais sinais, óleo nas válvulas e na câmara de combustão.
Quando essa peça está má há consumo de óleo e há geralmente em muitos casos fumo a primeira vez que se liga o carro a frio, num carro catalisado normalmente não se vê esse fumo.
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Obrigado pela dica Mário. Não há nada como ouvir quem realmente percebe do assunto. Olha e os segmentos do motor, será que também já poderão ter algum desgaste? Valerá a pena substitui-los também, ou substituindo esses vedantes conseguirei resolver o problema?
Na tua opinião, num motor destes, com quase 400M Km, que outros componentes poderão precisar de atenção?
Não noto fumo quando ligo o carro.
Na tua opinião, num motor destes, com quase 400M Km, que outros componentes poderão precisar de atenção?
Não noto fumo quando ligo o carro.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Os segmentos e válvulas é o motivo de se ver a compressão, na verdade os segmentos não devem ter grande desgaste se nunca andou sem óleo ou comeu com lixo, mas as válvulas são só a peça que mais trabalha no motor todo e levam porrada velha.
Reconstruir um motor que não tenha danos é viável, mas é preciso fazer bem contas de quantos anos mais de pretende usar o carro pois ainda é um investimento alto se for tudo feito com rigor.
Reconstruir um motor que não tenha danos é viável, mas é preciso fazer bem contas de quantos anos mais de pretende usar o carro pois ainda é um investimento alto se for tudo feito com rigor.
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Sim, sempre tive muito cuidado com as revisões e faço sempre acrescentos de óleo de entre revisões. Não tenho ferramentas para medir a com pressão, mas vou ver se o meu mecânico me quer fazer isso, para tentar perceber o que me origina a perda do óleo.
Estando a compressão dentro dos parâmetros aceitaveis, a muda dos vedantes das válvulas deverá resolver o consumo de óleo, certo?
Estando a compressão dentro dos parâmetros aceitaveis, a muda dos vedantes das válvulas deverá resolver o consumo de óleo, certo?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18418
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Se a compressão estiver ok o consumo de óleo vem das válvulas, dos vedantes, deixam passar óleo e com 400mil já não estão de certeza muito bons, o teste de compressão vai servir mais para teres uma ideia do que precisas de reparar do que propriamente para saber se os vedantes de válvulas estão bom pois com esses kms com certeza não estão já muito bons.
-
- Amateur
- Mensagens: 421
- Registado: 19 jun 2012, 20:36
- Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI
Re: Consumo de óleo SDI (Motor AQM)
Mario, obrigado mais uma vez pela ajuda. Na próxima revisão vou ver o que disseste. Depois dou feedback.