Passat tdi 130 lento a desenvolver

Responder
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Já tenho este carro á algum tempo e sempre tenho sentido que nunca puxou como era suposto ser um pd130. O carro chegou ás minhas mãos muito maltratado e tenho vindo a repará-lo aos poucos, sempre notei o motor algo apagado e em autoestrada mesmo a velocidades de 120km/h a 130km/h mesmo a passear o consumo é sempre alto. A velocidade de ponta leva tempo a chegar e fica-se pelos 180km/h e se quiser andar mais leva muito tempo e se houver uma descida sempre ajuda mais ,recuperações é lento e em reprises está lentíssimo.
Bem tenho vindo a fazer algumas reparações, já substitui os tubos de vácuo, mudei filtro de gasóleo e todos os filtros, limpei o colector de admissão e anulei a Egr e apliquei juntas cegas, e muito recentemente mandei trocar a bomba tandem por ter um tubo de vácuo partido e desconfiava que fosse a principal causa de não desenvolver, além de uma falha de travagem que acontecia esporadicamente.
Tudo isto feito continuo a notar a mesma coisa, no entanto o carro não faz safe mode, e com o vag-com não tem qualquer erro o que torna mais difícil conseguir fazer um diagnóstico mais completo. Já procurei por todo o lado mas não chego a nenhuma conclusão concreta.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Golf_4_TDI »

Antes de mais essa EGR anulada está eliminada também electronicamente?
Faz um teste de atuadores à N75 e vê o curso da geometria variável do turbo se funciona em condições.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Já antes da eliminação da EGR tinha este problema, limpei tudo e apenas coloquei juntas cegas e tapei a entrada de vácuo para desligar a EGR. Tenho outra Passat pd 115 que fiz o mesmo e não deu nenhum problema, mas são sempre motores diferentes apesar de serem muito semelhantes. Será que isso fará diferença ter que desligar electronicamente.
Eu fiz o teste no vcds para ver o que aparecia mas isto penso que não seja a melhor maneira de ver alguma coisa, mas irei fazer um log com gráfico e em andamento para ser mais completo.

Saturday,17,November,2018,14:41:57:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401


Address 01: Engine (038 906 019 GQ)

14:41:55 Group 011: Charge pressure control (3rd gear - 3000rpm - full load)
1407 /min Engine speed 2850-3150
OFF Spec. intake press. 2200-2400
947.7 Actual intake press. 2100-2600
99.6 % D.cycle MAP 35-80%
Saturday,22,June,2019,17:11:49:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401



--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Address 01: Engine (038 906 019 GQ)

17:11:46 Group 011: Charge pressure control (3rd gear - 3000rpm - full load)
1407 /min Engine speed 2850-3150
ON Spec. intake press. 2200-2400
1111.5 Actual intake press. 2100-2600
0.0 % D.cycle MAP 35-80%
Saturday,22,June,2019,17:14:15:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401


Address 01: Engine (038 906 019 GQ)

17:14:12 Group 011: Charge pressure control (3rd gear - 3000rpm - full load)
1407 /min Engine speed 2850-3150
OFF Spec. intake press. 2200-2400
971.1 Actual intake press. 2100-2600
99.6 % D.cycle MAP 35-80%
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Golf_4_TDI »

Vamos esquecer a EGR por agora, é relativamente importante que esteja desligada electronicamente.

Faz o teste que indiquei no meu post anterior.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Mario_Marques »

Com os erros que aí tens não há muito que enganar, tubos de vácuo, bomba de vácuo, n75 ou turbo.
Nos Passat/a4 é frente o turbo e cravar devido a injeção desafinada, o carro não faz uma boa queima e carboniza o turbo rápido.
Se for realmente o caso e reparares o turbo sem rever a injeção o mais provável é em pouco tempo voltar ao mesmo.

A Egr nesse carro em particular não faz qualquer diferença, só piora os consumos bastante.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Estes logs foi de apenas experimentar ligar o grupo 011 para fazer a geometria mexer e ver o que aparecia, é que erros é coisa que não aparece no vcds. O carro sempre pegou lindamente e tem um bom trabalhar e até arranca bem, mas nunca foi aquela coisa a desenvolver e os consumos são sempre altos para o que deveria ser. Os tubos de vácuo já foram substituídos e a bomba de vácuo também foi trocada á dias, o que noto também é que partir das 3000rpm parece que perde a potência tal como acontecia antes. Oiço também a frio quando troco de mudanças um barulho tipo de descompressão a lembrar uma dump valve. Se ainda aparecessem erros ao ligar o vcds ainda ajudava alguma coisa, mas assim sem detectar nada e o carro trabalhar normalmente e sem fazer safes é que baralha as coisas.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Golf_4_TDI »

O mestre Mário já te deu os melhores conselhos para seguires com o diagnóstico. Vê se a geometria variável do turbo se mexe em conformidade com o teste de atuadores da N75.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Liguei o vag-com e com o carro em andamento deu-me este resultado
Imagem
Imagem
Pela tabela no grupo 003 os valores da maf estão fora dos valores especificados que deveria estar, mas isto é apenas a minha conclusão. O que me aparenta que não esteja boa, mas o resto só vendo porque ver coisas em vag-com ainda sou iniciante. Apenas pesquisei mas existe muita informação e bastante confusa por vezes, e cada caso é um caso.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Mario_Marques »

Esse teste que fizeste não é dos melhores para se tirar conclusões, não recomendo fiar muito no que aí está, tens de fazer o teste a fundo, em esforço, de terceira para cima, desde baixa rpm até alta, sem tirar pé, podes sim tirar pé e calcar novamente para ver o tempo de correcção e precisão de correcção mas tem de ser num ponto especifico e depois de já teres um teste completo bem feito.
O que é que deve conter esse teste? Deve conter maf, actual e pedido, map, actual e pedido, voltagem e temperatura de motor, posição do pedal de acelerador.
Nesse teste a única coisa que salta á vista é o turbo e ciclo de n75, mas como o teste está mal feito, não é dos melhores, não é de fiar.
A maf se não estivesse ok dificilmente te faria 1024mg/str, a maf só lê o ar que o turbo realmente admite, pode-se ver claramente que o turbo andou quase sempre a dormir, logo é normal ela não ler nada, ela não vai ler o que não existe, se o fizesse estava avariada. :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Este assunto não ficou "Morto", apenas foi sendo adiado por falta de tempo e de necessitar do carro para o meu dia. Aproveitei uma folga e marquei um diagnóstico numa casa de reparações de turbos, mais também para poder certificar-me se haveria alguma coisa mal aí. Se algo fosse encontrado já estava preparado para substituir o turbo se fosse esse o caso. Feito o diagnóstico e tudo testado e verificado, nesta parte está tudo em condições. Todos os sensores a funcionarem bem, o turbo sem folgas e a até a fazer boa pressão, todos os tubos impecáveis e colector de admissão limpo sem carvão.
A pessoa que fez serviço tem um bora pd130 e notou logo falta de binário e foi isso que me foi transmitido. Foi-me recomendado fazer um teste de compressão ao motor e talvez até verificar a árvore de cames se não estará desgastada devido á quilometragem que o carro tem.
Neste caso foi a melhor coisa a fazer foi mandar verificar o sistema do turbo primeiro para eliminar hipóteses e não gastar dinheiro á toa. Agora é aguardar pelo resto do que se vai fazer daqui para a frente.
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Este assunto ficou finalmente resolvido por mim, isto após trocas de causas de avarias com o mecânico,e não concordando com as hipóteses sobre o que poderia ser, resolvi despistar mais causas prováveis. Lembrei-me que este carro tinha tido um problema grave com os abastecimentos de gasóleo no passado , e lembrei-me que foi substituído o depósito de combustível devido a estar complemente cheio de porcaria. Ora se o depósito estava assim, a bomba também estava entupida, foi limpa e aparentemente funcionava...mas não em condições, e os sintomas eram audíveis quando dava á chave quando ouvia o barulho que parecia que chupava ar. Mas nunca soluçou e sempre pegou bem á primeira, foi sempre andado e nunca mais se pensou nisso.
Investiguei mais a fundo a questão da bomba, e quando não estão em condições, o carro fica muito semelhante a ter uma maf estragada por exemplo. Nisto resolvi substituir a bomba por uma nova e assim que experimentei o carro ficou com uma nova alma, mesmo nada a ver com o que era antes. O mecânico quis ajudar a não cobrar por uma bomba nova e provavelmente nem se lembrou que iria ficar assim, de facto andava, mas andava mal. Por causa de andar e nunca ter falhado, nem se lembrou mais disso. Mas o que é certo é que a causa estava toda aqui, e o facilitar ao não trocar certas peças que apesar de trabalhar não estão totalmente boas, e depois aparecem estes problemas.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Silver_Ajm »

Knox Escreveu: 05 dez 2019, 21:56 Este assunto ficou finalmente resolvido por mim, isto após trocas de causas de avarias com o mecânico,e não concordando com as hipóteses sobre o que poderia ser, resolvi despistar mais causas prováveis. Lembrei-me que este carro tinha tido um problema grave com os abastecimentos de gasóleo no passado , e lembrei-me que foi substituído o depósito de combustível devido a estar complemente cheio de porcaria. Ora se o depósito estava assim, a bomba também estava entupida, foi limpa e aparentemente funcionava...mas não em condições, e os sintomas eram audíveis quando dava á chave quando ouvia o barulho que parecia que chupava ar. Mas nunca soluçou e sempre pegou bem á primeira, foi sempre andado e nunca mais se pensou nisso.
Investiguei mais a fundo a questão da bomba, e quando não estão em condições, o carro fica muito semelhante a ter uma maf estragada por exemplo. Nisto resolvi substituir a bomba por uma nova e assim que experimentei o carro ficou com uma nova alma, mesmo nada a ver com o que era antes. O mecânico quis ajudar a não cobrar por uma bomba nova e provavelmente nem se lembrou que iria ficar assim, de facto andava, mas andava mal. Por causa de andar e nunca ter falhado, nem se lembrou mais disso. Mas o que é certo é que a causa estava toda aqui, e o facilitar ao não trocar certas peças que apesar de trabalhar não estão totalmente boas, e depois aparecem estes problemas.
Referes-te à bomba do depósito correto? Ainda bem que a coisa ficou resolvida. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Mario_Marques »

Isso é uma daquelas que ninguém iria adivinhar :lol:
Todos os sintomas e feedback que indicaste apontavam para outras coisas
Mas ainda bem, se tivesses dado atenção ao que disse em cima e testado a bomba tandem terias fácilmente chegado a essa conclusão, de onde vinha o problema, fica o conselho para quem vir o tópico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Knox
Amateur
Amateur
Mensagens: 271
Registado: 05 jan 2008, 13:38
Veículos: VW Passat Variant 3B TDI 115 / VW Golf 7.5 1.6 TDI
Localização: Moita

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Knox »

Hoje já experimentei com a minha deslocação diária e deu para experimentar mais a sério, agora sim já puxa como deve de ser :mrgreen: :mrgreen: é como digo, não tem nada a ver.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Passat tdi 130 lento a desenvolver

Mensagem por Silver_Ajm »

Knox Escreveu: 06 dez 2019, 16:47 Hoje já experimentei com a minha deslocação diária e deu para experimentar mais a sério, agora sim já puxa como deve de ser :mrgreen: :mrgreen: é como digo, não tem nada a ver.
Só mesmo alguém muito experiente nesses carros, ou que conhecesse esse histórico da mistura de combustíveis iria dar com o gato... :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder